Em seguimento do último tópico…
Porque todos os anos no mercado nacional vários jogadores aparecem ou confirmam a sua qualidade/potencial, com as vantagens, entre outras, do baixo custo - alguns sim, outros não - e da adaptação ao país/campeonato, novamente um tópico para todos os foristas irem sugerindo jogadores que devemos olhar com maior atenção, sejam projetos a curto/longo prazo para o nosso clube ou por simplesmente terem qualidade.
O campeonato Português, apanhar de todos os subterfúgios, é sempre um ponto exportador de jogadores de qualidade ano após ano e o Sporting, tem se revelado atento a este, prova disso são algumas das contratações/rumores de este ano.
Referir ainda que pelo que tenho visto, este ano ainda vai ser mais pródigo do que o normal em qualidade.
Só de ver antigos fetiches meus como o Antonio Briseño no Feirense, ou jogadores que ainda o ano passado andavam na mira do Arsenal e Roma, como o Luís Enrique, deixa-me com altas expetativas para esta época.
Excluo, obviamente, alguns dos jogadores mais valorizados ou do mundo Mendes, como o André Moreira.
Até agora (lista em atualização):
Guarda-Redes:
Cláudio Ramos (Tondela);
Muriel Becker (Belenenses);
[b]Charles /b;
Aqui não há muito a dizer, não sou particularmente fã do Vaná nem do Miguel Silva.
Adoro o Claúdio Ramos, acho que é o 2º guarda redes mais completo deste campeonato, e também gosto do Charles, aqui debatido na época passada.
O Muriel parece ter um histórico interessante.
Defesa Direito:
Emmanuel Hackman (Portimonense);
Anthony D’Alberto (Braga?/Empréstimo clube 1ª liga);
Nesta posição não há ainda grandes jogadores interessantes para o Sporting, acredito que o Vitória de Guimarães e o Marítimo ainda vão ao mercado por esta posição para substituírem o Bruno Gaspar e Patrick, respectivamente.
Acho tanto o Hackman como o D’ Alberto, muito cuidado com este último, com capacidades físicas e técnicas para representarem um grande no futuro.
Defesa Esquerdo:
Ghislain Konan (Vitória de Guimarães) ;
[b]Florent Hanin /b ;
[b]Aílton Silva /b ;
Lumor (Portimonense) ;
Nesta posição é o oposto, o que não falta são laterais que poderiam perfeitamente fazer parte dos nossos quadros.
Os referidos são os principais, mas tenho curiosidade para ver o José Ricardo do Aves, porque normalmente o Rayo Vallecano tem bons prospects, o Bruno Silva do Moreirense e o Kiki do Feirense, um puto que há 2/3 épocas sugeri para a B.
Defesa-Centro:
Yordan Osório (Tondela);
Jadson (Portimonense);
Stéphane Sparagna (Boavista);
Mohamed Aberhourn (Moreirense);
[b]Antonio Briseño /b;
Victor Massaia (Chaves);
Dankler (Estoril);
Aqui está provavelmente o setor em que há mais qualidade em Portugal.
Desde o meu “puto” Briseño, o Jadson, que o Portimonense já pede balúrdios por ele ao Porto e Sporting, ou o Osório, que o ano passado acho que já mostrou que é provavelmente top 5 nos centrais jovens da liga, muita qualidade mesmo.
Mas o que tenho mais curiosidade é mesmo o Speragna, um miúdo de 22 anos que já somou mais de 50 jogos na Ligue 1, internacional francês por todos os escalões e cheio de boas referências.
Ainda há o Massaia, um central que sempre admirei no 2º escalão e o Dankler, dos centrais com melhor saída de bola da Liga.
O marroquino fez uns excelentes Jogos Olímpicos na equipa do Labyad, dos vídeos que vi dele parece ter muita qualidade.
Para além dos referidos ainda há outros jogadores a rever, como o Felipe Macedo (ex Monáco), Dylan McGowan ou o Marcão.
Falava-se no Pedro Franco para o Rio Ave há uns dias, seria de longe a transferência mais wtf que eu me lembro da nossa liga.
Um centralão de classe na saída de bola, que ainda há uns anos foi fortemente associado ao Porto.
Médio-Defensivo:
Jefferson (Chaves);
Christian (Paços de Ferreira);
Marcel (Portimonense);
Claude Gonçalves (Tondela);
Gamboa (Marítimo);
O Jefferson, fui alertado por um forista da sua qualidade e pelo que vi, já marcou num amigável.
O nome não é estranho e creio que na sua 1ª passagem por Portugal foi associado a nós, no Feirense.
De resto, há poucos jogadores interessantes na posição 6 para o Sporting, fruto dos clubes ainda preferirem troncos como o Idriss que só destroem, a jogadores com qualidade também na construção.
Médio Centro:
Lucas Evangelista (Estoril);
Pedrinho (Paços de Ferreira);
Ewerton (Portimonense);
Posição sem muito a acrescentar. Espero que no mês que falte chegue ainda mais “8”'s de qualidade.
Atento ao Bruno Jordão e Rúben Oliveira. Enquanto o primeiro ja é bastante cotado, o segundo a época passada fazia parte do meu post inicial, mas inexplicavelmente nunca jogou 1 jogo. Creio que não esteve lesionado, talvez não jogou por não querer renovar porque na época anterior tinha sido o melhor jogador dos fogaceiros.
Curioso para ver o Rafa Costa, que passou pela formação do Benfica e que vai substituir o Cauê. Pelo que dizem tem uma grande canhota.
Muita atenção ao Lucas Evangelista, ainda há cerca de 1 mês e tal o vi jogar pela Udinese em Milão e pensei que poderia estar ali um bom jogador para o Sporting.
Bom pé esquerdo.
Acredito que cá jogará pelo centro, mas gostaria de o ver a lateral.
Médio Ofensivo:
Bruno Xadas (Braga);
[b]Samu /b;
[b]Benny /b;
Matheus Índio (Estoril);
Tiago Galvão (Chaves);
Muita qualidade neste setor, talvez não nos interesse fruto do modelo do JJ, mas se houver qualidade é possível integrar noutras posições.
O Xadas dispensa apresentações, o Benny também é do agrado de alguns foristas, Samu voltou a nossa órbita no Fafe, estou curioso para ver o que produz este ano, o Matheus índio tem qualidade a potes, um míudo que aos 17 anos o Arsenal queria dar 5M por ele.
Tiago Galvão é uma incógnita mas apresenta bom histórico.
Expetante também ao Oscar Barreto do Rio Ave, contudo por norma jogadores desse perfil não tem sigrando cá, como o Montoya. Também estou com fé no Valdeir do Aves.
Extremos:
Raphinha (Vitória de Guimarães);
Awer Mabil (Paços de Ferreira);
Paulinho (Portimonense);
Etebo (Feirense);
Rui Costa (Portimonense);
Interessante ver o que vai ser a época do Paulinho, que pelos vistos o Portimonense pediu 10M ao Porto pelo seu passe.
O Rui Costa fez um jogo muito interessante em Alvalade e o Awer Mabil é um jogador com alguma cotação, mas a figura cerá certamente o Raphinha. Se a extremo é talvez o melhor do campeonato extra-grandes, não sei o que seria a lateral, que é onde mais vejo aquele miudo.
Depois há uma série interessante de jogadores vindos da América do Sul, com alguma indefinição se vêm para Extremo ou Avançado, como é o caso do Sebástian Rincón ou o Ricardo Clarke.
Eu pessoalmente, adoro o David Teixeira, que muitos consideravam ser o sucessor do Suarez no Gronningen, mas com este plantel do Vitória, acredito que será desviado para uma ala.
Nos jovens, tenho curiosidade no Erivaldo, que há uns anos vi nos Juniores desfazer a defesa do Porto inteira, e o Hélder Ferreira, sportinguista, já debatido aqui por ter dado nega ao Benfica.
Nestas posições, ainda prevejo grandes mexidas.
Avançado:
Oscar Estupinãn (Vitória de Guimarães);
Bulos (Boavista);
Luiz Phellype (Paços de Ferreira);
[b]Jordán Gil /b;
Aqui há jogadores para todos os gostos, mas eu considero estes os mais viáveis, para já, para seguir.
O Estupiñan parece me ter um potencial tremendo para singrar cá, o Bulos já foi debatido no outro tópico, pinheiro esquerdino muito bom.
O Luiz Phellype sou suspeito porque é um avançado fetiche, já há uns 3/4 anos quando o sugeri para a B.
O Jordán Gil pareceu-me menino para fazer uns golos cá, quando teve para vir no pacote Slavchev e mais tarde na era JJ.
Depois temos tanques à lá Marega que poderão dar alguma coisa como o Jose Valencia, o Kwame N’sor ou o Alexandre Guedes, que sempre achei um pedreiro quando era nosso.
Por fim há o Luís Enrique, que ainda o ano passado foi falado para o Arsenal e Roma, um avançado que apareceu muito jovem no Botafogo e o hype tratou do resto. Faz lembrar quem ? o Bruno Mendes, que com 16 anos no Botafogo parecia ser um dos melhores pl’s do mundo e nos últimos anos anda pelo Guimarães B.