Os jogadores a seguir na Liga NOS 2017/2018

Em seguimento do último tópico…

Porque todos os anos no mercado nacional vários jogadores aparecem ou confirmam a sua qualidade/potencial, com as vantagens, entre outras, do baixo custo - alguns sim, outros não - e da adaptação ao país/campeonato, novamente um tópico para todos os foristas irem sugerindo jogadores que devemos olhar com maior atenção, sejam projetos a curto/longo prazo para o nosso clube ou por simplesmente terem qualidade.

O campeonato Português, apanhar de todos os subterfúgios, é sempre um ponto exportador de jogadores de qualidade ano após ano e o Sporting, tem se revelado atento a este, prova disso são algumas das contratações/rumores de este ano.

Referir ainda que pelo que tenho visto, este ano ainda vai ser mais pródigo do que o normal em qualidade.
Só de ver antigos fetiches meus como o Antonio Briseño no Feirense, ou jogadores que ainda o ano passado andavam na mira do Arsenal e Roma, como o Luís Enrique, deixa-me com altas expetativas para esta época.

Excluo, obviamente, alguns dos jogadores mais valorizados ou do mundo Mendes, como o André Moreira.

Até agora (lista em atualização):

Guarda-Redes:

Cláudio Ramos (Tondela);

Muriel Becker (Belenenses);

[b]Charles /b;

Aqui não há muito a dizer, não sou particularmente fã do Vaná nem do Miguel Silva.
Adoro o Claúdio Ramos, acho que é o 2º guarda redes mais completo deste campeonato, e também gosto do Charles, aqui debatido na época passada.
O Muriel parece ter um histórico interessante.

Defesa Direito:

Emmanuel Hackman (Portimonense);

Anthony D’Alberto (Braga?/Empréstimo clube 1ª liga);

Nesta posição não há ainda grandes jogadores interessantes para o Sporting, acredito que o Vitória de Guimarães e o Marítimo ainda vão ao mercado por esta posição para substituírem o Bruno Gaspar e Patrick, respectivamente.
Acho tanto o Hackman como o D’ Alberto, muito cuidado com este último, com capacidades físicas e técnicas para representarem um grande no futuro.

Defesa Esquerdo:

Ghislain Konan (Vitória de Guimarães) ;

[b]Florent Hanin /b ;

[b]Aílton Silva /b ;

Lumor (Portimonense) ;

Nesta posição é o oposto, o que não falta são laterais que poderiam perfeitamente fazer parte dos nossos quadros.
Os referidos são os principais, mas tenho curiosidade para ver o José Ricardo do Aves, porque normalmente o Rayo Vallecano tem bons prospects, o Bruno Silva do Moreirense e o Kiki do Feirense, um puto que há 2/3 épocas sugeri para a B.

Defesa-Centro:

Yordan Osório (Tondela);

Jadson (Portimonense);

Stéphane Sparagna (Boavista);

Mohamed Aberhourn (Moreirense);

[b]Antonio Briseño /b;

Victor Massaia (Chaves);

Dankler (Estoril);

Aqui está provavelmente o setor em que há mais qualidade em Portugal.
Desde o meu “puto” Briseño, o Jadson, que o Portimonense já pede balúrdios por ele ao Porto e Sporting, ou o Osório, que o ano passado acho que já mostrou que é provavelmente top 5 nos centrais jovens da liga, muita qualidade mesmo.
Mas o que tenho mais curiosidade é mesmo o Speragna, um miúdo de 22 anos que já somou mais de 50 jogos na Ligue 1, internacional francês por todos os escalões e cheio de boas referências.
Ainda há o Massaia, um central que sempre admirei no 2º escalão e o Dankler, dos centrais com melhor saída de bola da Liga.
O marroquino fez uns excelentes Jogos Olímpicos na equipa do Labyad, dos vídeos que vi dele parece ter muita qualidade.

Para além dos referidos ainda há outros jogadores a rever, como o Felipe Macedo (ex Monáco), Dylan McGowan ou o Marcão.

Falava-se no Pedro Franco para o Rio Ave há uns dias, seria de longe a transferência mais wtf que eu me lembro da nossa liga.
Um centralão de classe na saída de bola, que ainda há uns anos foi fortemente associado ao Porto.

Médio-Defensivo:

Jefferson (Chaves);

Christian (Paços de Ferreira);

Marcel (Portimonense);

Claude Gonçalves (Tondela);

Gamboa (Marítimo);

O Jefferson, fui alertado por um forista da sua qualidade e pelo que vi, já marcou num amigável.
O nome não é estranho e creio que na sua 1ª passagem por Portugal foi associado a nós, no Feirense.
De resto, há poucos jogadores interessantes na posição 6 para o Sporting, fruto dos clubes ainda preferirem troncos como o Idriss que só destroem, a jogadores com qualidade também na construção.

Médio Centro:

Lucas Evangelista (Estoril);

Pedrinho (Paços de Ferreira);

Ewerton (Portimonense);

Posição sem muito a acrescentar. Espero que no mês que falte chegue ainda mais “8”'s de qualidade.
Atento ao Bruno Jordão e Rúben Oliveira. Enquanto o primeiro ja é bastante cotado, o segundo a época passada fazia parte do meu post inicial, mas inexplicavelmente nunca jogou 1 jogo. Creio que não esteve lesionado, talvez não jogou por não querer renovar porque na época anterior tinha sido o melhor jogador dos fogaceiros.
Curioso para ver o Rafa Costa, que passou pela formação do Benfica e que vai substituir o Cauê. Pelo que dizem tem uma grande canhota.

Muita atenção ao Lucas Evangelista, ainda há cerca de 1 mês e tal o vi jogar pela Udinese em Milão e pensei que poderia estar ali um bom jogador para o Sporting.
Bom pé esquerdo.
Acredito que cá jogará pelo centro, mas gostaria de o ver a lateral.

Médio Ofensivo:

Bruno Xadas
(Braga);

[b]Samu /b;

[b]Benny /b;

Matheus Índio (Estoril);

Tiago Galvão (Chaves);

Muita qualidade neste setor, talvez não nos interesse fruto do modelo do JJ, mas se houver qualidade é possível integrar noutras posições.
O Xadas dispensa apresentações, o Benny também é do agrado de alguns foristas, Samu voltou a nossa órbita no Fafe, estou curioso para ver o que produz este ano, o Matheus índio tem qualidade a potes, um míudo que aos 17 anos o Arsenal queria dar 5M por ele.
Tiago Galvão é uma incógnita mas apresenta bom histórico.

Expetante também ao Oscar Barreto do Rio Ave, contudo por norma jogadores desse perfil não tem sigrando cá, como o Montoya. Também estou com fé no Valdeir do Aves.

Extremos:

Raphinha (Vitória de Guimarães);

Awer Mabil (Paços de Ferreira);

Paulinho (Portimonense);

Etebo (Feirense);

Rui Costa (Portimonense);

Interessante ver o que vai ser a época do Paulinho, que pelos vistos o Portimonense pediu 10M ao Porto pelo seu passe.
O Rui Costa fez um jogo muito interessante em Alvalade e o Awer Mabil é um jogador com alguma cotação, mas a figura cerá certamente o Raphinha. Se a extremo é talvez o melhor do campeonato extra-grandes, não sei o que seria a lateral, que é onde mais vejo aquele miudo.

Depois há uma série interessante de jogadores vindos da América do Sul, com alguma indefinição se vêm para Extremo ou Avançado, como é o caso do Sebástian Rincón ou o Ricardo Clarke.
Eu pessoalmente, adoro o David Teixeira, que muitos consideravam ser o sucessor do Suarez no Gronningen, mas com este plantel do Vitória, acredito que será desviado para uma ala.
Nos jovens, tenho curiosidade no Erivaldo, que há uns anos vi nos Juniores desfazer a defesa do Porto inteira, e o Hélder Ferreira, sportinguista, já debatido aqui por ter dado nega ao Benfica.

Nestas posições, ainda prevejo grandes mexidas.

Avançado:

Oscar Estupinãn (Vitória de Guimarães);

Bulos (Boavista);

Luiz Phellype (Paços de Ferreira);

[b]Jordán Gil /b;

Aqui há jogadores para todos os gostos, mas eu considero estes os mais viáveis, para já, para seguir.
O Estupiñan parece me ter um potencial tremendo para singrar cá, o Bulos já foi debatido no outro tópico, pinheiro esquerdino muito bom.
O Luiz Phellype sou suspeito porque é um avançado fetiche, já há uns 3/4 anos quando o sugeri para a B.
O Jordán Gil pareceu-me menino para fazer uns golos cá, quando teve para vir no pacote Slavchev e mais tarde na era JJ.

Depois temos tanques à lá Marega que poderão dar alguma coisa como o Jose Valencia, o Kwame N’sor ou o Alexandre Guedes, que sempre achei um pedreiro quando era nosso.
Por fim há o Luís Enrique, que ainda o ano passado foi falado para o Arsenal e Roma, um avançado que apareceu muito jovem no Botafogo e o hype tratou do resto. Faz lembrar quem ? o Bruno Mendes, que com 16 anos no Botafogo parecia ser um dos melhores pl’s do mundo e nos últimos anos anda pelo Guimarães B.

Vídeos de alguns jogadores citados, que se vão estrear no nosso campeonato esta época.

O Jefferson, trinco do Chaves (ex-Feirense), era um gajo que pensei ser inatingível para os clubes portugueses fora grandes e talvez Braga ou Vitória. Cheguei a pensar nele para nós até…

Lembro-me que o [member=3605]VeDrIx era grande fã do rapaz. :mrgreen:

Grande grande aquisição do Chaves.

Cada vez mais a qualidade das contratações dos clubes da 1ª liga sobe. Jogadores como Speragna, Jefferson Santos, etc, não eram fáceis de contratar pelos clubes em causa. Hoje em dia, fez-se.

Este ano para alem dos jovens do Sporting emprestados, vou seguir o Osório, Benny e Carlinhos. Estupinan também na watch lista. De resto conheço pouco, mas vou segui-los e ate neste tópico espero discutir potenciais aquisições.

[member=23136]valhalla1312 :mais:

O Osório, o Bulos e o Benny sei que os segues :lol:

O Carlinhos não sei se metade é dos orcs se não, apenas por isso :great:

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Curioso para ver o Lumor na primeira liga, estava a gostar bastante do que ele estava a fazer até ter saído para a Alemanha, de resto quero acompanhar a evolução de alguns jogadores como o Florent, o Carlinhos, o Osório, o próprio Karamanos entre outros, de malta que chega esta época conheço um ou outro, há alguns a darem bons sinais na pré época, estarei atento.

Tenho boas referências de alguns jogadores já aqui falados, mas vou precisar de vê los uns jogos ( umas 5 jornadas deve chegar). Em relação aos “velhos” vou continuar a seguir o Vaná,F. Ramos, Florent,T. Silva, Davidson, Carlinhos ( se ainda não for lamp…), M. Indio,
Whelton e kléber.

Muito bom o post, sempre útil para comentar os bons valores que vão surgindo no campeonato.

Numa lista tão extensa é difícil encontrar jogadores que faltem, mas assim de cabeça lembro-me:

[ul][li]Allano, que teve um óptimo impacto quando veio em Janeiro para o Estoril (Índio a partir da sexta jornada +/- desapareceu do mapa, parece ter sido mais hype que outra coisa).[/li]

[li]Zainadine é um eterno esquecido nestas listas :mrgreen: , tudo bem que já não é um puto e que já tem muitos anos de 1ª liga, mas é na minha opinião o melhor central extra grandes[/li]

[li]Ronaldo Peña. Bom trajecto nas camadas jovens da Colombia (grande escola de pontas de lança), gostei do que vi no mundial sub20, em que marcou à Alemanha (Watch 51' Peña makes it 1-0 Venezuela | Streamable)[/li]

[li]Nelson Monte não é propriamente uma novidade mas tem qualidade e vale a pena seguir de perto[/li][/ul]

André Pedrosa tem boas referências mas nunca vi jogar. E também gosto do Hackman, mas só o vejo numa equipa de nível superior como central (e para isso terá de corrigir as n falhas de concentração que tem por jogo)

Edit: enganei-me na nacionalidade do Peña, é venezuelano.

O Jefferson Santos é uma excelente aposta do Chaves e parece-me que não tardará muito a dar o salto pela envergadura física, velocidade, passada larga e forte na recuperação. A seguir com atenção também os brasileiros da Traffic que aterram na Amoreira e para além dos mencionados da temporada passada Lucas Evangelista é outro ainda jovem e apesar de ter tido poucos minutos na Udinese tem fortes possibilidades de ser bem sucedido no Tugão. De resto, penso que a equipa que melhor se tem reforçado é o Boavista (com o Desp. Aves a runner up). Criteriosos, os axadrezados foram buscar Sparagna, Alex Rodríguez ou Clarke que quanto a mim vão surpreender nesta edição da Liga.

:mrgreen:

Vou tentar diversificar. O facto da SportTV transmitir todos os jogos permitiu me acompanhar melhor outras equipas portuguesas.

O Estoril parece ter mais uma vez alguns bons jogadores jovens brasileiros.

Dois extremos que vale a pena estar atento: Wilson Manafá (muito forte fisicamente e que desequilibrava com facilidade no Portimonense, passou pela nossa formação, onde jogou várias vezes a lateral direito) e Tyler Boyd (emprestado pelo Guimarães ao Tondela. Ainda não deu o salto que se esperava, mas tem condições para isso, muito ágil e veloz)

O manafá chegou ganzado à apresentação no Varzim e tinham dito logo que queria sair o mais rápido possível.
Não sei se já corrigiu essa mentalidade ou não, mas é mau demais.

Awer Mabil, apenas 21 anos, posso estar enganado mas acho que vai dar muito que falar, ontem contra os fruteiros esteve muito bem principalmente na cobrança do livre, belo golo, o Paços tem dedo para escolher malta que bata bem os livres, Welthon, Pedrinho e Mabil, mais de metade dos golos deles vão ser de livre.
Pode estar aqui uma das revelações da Liga.

Bom tópico. :great:

Curioso para seguir os putos do Braga que estão a fazer a pré-época, o Xadas e o Pedro Neto. Também quero ver aquilo que o Joca (emprestado ao Tondela) vai fazer agora na 1º liga.

O Charles não vale apena… Foi sempre um ai jesus nas bancadas dos barreiros quando este keeper teve que assumir o lugar do Gottardi.

Inseguro e péssimo com os pés. A não ser que evolua muito, para mim é o ponto fraco da equipa.

Por outro Lado, Erdem Sem, o trinco turco que chegou a meio da época 16/17 é craque. Escrevam este nome e para mim seria banco do nosso 6 titular.

Gosto muito. Defende muito bem, um poço de força, e tem boa saída de bola.

concordo, é como o Pedro Silva, transmite zero segurança. Não entendo porque o valorizam tanto.

Gosto do Thierry Graça, mas não faço ideia como está agora dado que quase não joga

Também não vejo nada de especial no Charles…

Exato.

Se eu fizesse um onze extra grande e Braga seria:
C.Ramos
Florent Hanin
Briseño
Speragna
Hackmann
Jefferson Santos
Sen
Pedrinho
Matheus Índio
Raphinha