O Bruno de Carvalho teve aquelas declarações pouco esclarecidas sobre o Carlos Vieira, já sob grande enorme desgaste. Que tenham levado isso à letra, também não não entendo, mas de facto o fanatismo é assim.

Rasputine:
Uma das razoes porque frequento menos este fórum (do que o habitual) tem a ver com um sentimento de total repulsa por alguns indivíduos que andam por aqui a literalmente poluir este espaço.
Primeiro pensava que este seria um sentimento temporário mas, com o passar do tempo, percebo que e’ algo definitivo e que me afecta ate’ 'as entranhas. Pura e simplesmente não me consigo ver a partilhar o clube com gente que, mais do que pensarem de forma diferente, me evocam sentimentos de nojo, que nem o mais acérrimo lampião consegue despertar.
A percepção que tenho e’ que, mais do que casos esporádicos, este e’ a forma de viver o Sporting de uma parte dos adeptos. Isso preocupa-me visto que sempre tive como certo que aquilo que unia os Sportinguistas era um ideal e forma de estar no desporto que os distinguia de todos os outros. Parece que não e’ assim. Alias, tenho a certeza que não e’ sim. Quando as pessoas pertencem a um clube e o vivem/ sentem de forma diametralmente oposta, parece-me evidente que esse clube tende a desintegrar-se.
Não estamos a viver uma crise passageira. Estamos a viver uma crise de identidade. Uma crise profunda. Comportamentos que antes identificava como lampionicos são agora prática corrente em alguns sectores do Sporting. Demonstrações de revanchismo, falta de carácter, desonestidade intelectual permanente, calunia e difamação constante são comportamentos habituais nesta estirpe de sportinguismo. Não posso nem quero partilhar o mesmo clube com gente desta.
Aqui chegamos ‘a questão fulcral: o que e’ realmente o Sporting? Um clube não pode ter visões e formas de estar que não se coadunam nem conseguem conviver dentro da mesma instituição. No meu ponto de vista esta espécie de “sportingados” (facção no poder agora) são um tumor que urge extirpar do Sporting antes que eles acabem definitivamente com o clube. Na minha opinião isto já deixou de ser (‘a muito) uma questão de escolher o que e’ melhor para o Sporting mas sim salvar o mesmo desta mutação genética que se desenvolveu ao longo de décadas.
Tudo isto pode descambar em cenários de separação da SAD e do clube (tipo Belenenses) ou de destruição total da instituição com a necessidade de uma refundação. Com toda a honestidade, mesmo estes cenarios radicais me parecem melhores do que a paz podre actual. E quando assim e’…
Não percebo o que é que esta tua réplica tem a ver com o post inicial.
E quando a maior parte das respostas no tópico foram bem argumentadas…
Concordo em absoluto que a maior parte das respostas respostas foram bem fundamentadas (concordando ou nao com os argumentos apresentados). O problema e’ que hoje em dia nao se consegue discutir um topico sem que aparecam as “attention whores” que poluem praticamente todos os topicos de relevo. Perco logo a vontade de discutir o que quer que seja.
[member=6989]Rasputine :venia: mais um grande post :venia:

Rasputine:
Uma das razoes porque frequento menos este fórum (do que o habitual) tem a ver com um sentimento de total repulsa por alguns indivíduos que andam por aqui a literalmente poluir este espaço.
Primeiro pensava que este seria um sentimento temporário mas, com o passar do tempo, percebo que e’ algo definitivo e que me afecta ate’ 'as entranhas. Pura e simplesmente não me consigo ver a partilhar o clube com gente que, mais do que pensarem de forma diferente, me evocam sentimentos de nojo, que nem o mais acérrimo lampião consegue despertar.
A percepção que tenho e’ que, mais do que casos esporádicos, este e’ a forma de viver o Sporting de uma parte dos adeptos. Isso preocupa-me visto que sempre tive como certo que aquilo que unia os Sportinguistas era um ideal e forma de estar no desporto que os distinguia de todos os outros. Parece que não e’ assim. Alias, tenho a certeza que não e’ sim. Quando as pessoas pertencem a um clube e o vivem/ sentem de forma diametralmente oposta, parece-me evidente que esse clube tende a desintegrar-se.
Não estamos a viver uma crise passageira. Estamos a viver uma crise de identidade. Uma crise profunda. Comportamentos que antes identificava como lampionicos são agora prática corrente em alguns sectores do Sporting. Demonstrações de revanchismo, falta de carácter, desonestidade intelectual permanente, calunia e difamação constante são comportamentos habituais nesta estirpe de sportinguismo. Não posso nem quero partilhar o mesmo clube com gente desta.
Aqui chegamos ‘a questão fulcral: o que e’ realmente o Sporting? Um clube não pode ter visões e formas de estar que não se coadunam nem conseguem conviver dentro da mesma instituição. No meu ponto de vista esta espécie de “sportingados” (facção no poder agora) são um tumor que urge extirpar do Sporting antes que eles acabem definitivamente com o clube. Na minha opinião isto já deixou de ser (‘a muito) uma questão de escolher o que e’ melhor para o Sporting mas sim salvar o mesmo desta mutação genética que se desenvolveu ao longo de décadas.
Tudo isto pode descambar em cenários de separação da SAD e do clube (tipo Belenenses) ou de destruição total da instituição com a necessidade de uma refundação. Com toda a honestidade, mesmo estes cenarios radicais me parecem melhores do que a paz podre actual. E quando assim e’…
[member=6989]Rasputine Percebo o sentimento.
Não percebo é a sua ligação aos comentário feitos ao que escreveste, isto ignorando o ogre do costume, obviamente,
O desabafo e’ mais generalista e nao especifico relativamente a este topico. No fundo, o meu comentario encaixa-se na maioria dos topicos ou em nenhum em particular. Ja’ quanto aos comentarios ao topico em questao, sem duvida que a maioria sao bem argumentados e aos mesmo vou dar a minha contribuicao a seguir.
Relativamente aos comentarios, devo primeiro esclarecer qual a minha opiniao sobre os homens invisiveis:
-
Jorge Jesus: um bom treinador mas nunca o “mestre” que ele afirma ser. Consegue resultados dentro de circunstancias especificas. Um pessimo gestor de planteis e um fraco lider de homens. A sua contratacao fez sentido no contexto em que foi feita. Ja’ a sua manutencao custou, na minha opiniao, a cadeira de presidente a BdC.
-
Carlos Vieira: excelente na sua area e um optimo braco direito para um lider forte. Deixou-se levar pelas loas de quem o queria como lider por ser mais discreto. Nao tem carisma nem qualidades para liderar um projecto mas devia ser mais expedito a defender o excelente trabalho que fez. O seu papel foi - injustamente - diminuido por BdC, mas tal aconteceu numa fase em que praticamente todos diziam disparates.
Dito isto, o teor do meu post tem menos a ver com as qualidades ou defeitos dos individuos em questao mas sim com as incongruencias constantes na massa adepta leonina. Quando convem, o JJ e’ o maior, depois ja’ nao vale nada e tem demasiado poder. Por fim e’ uma pobre vitima e ate’ era bem vindo de volta.
Com o Carlos Vieira passou-se algo semelhante: o “genio” financeiro por detras de BdC, o substituo ideal do mesmo por ser mais discreto e, nos dias de hoje, o tipo cuja area de actuacao mais e’ criticada. Os adeptos que apoiavam o Carlos eclipsaram-se e, curiosamente, alguns apoiam o Varandas.
O “eclipse Vale & Azevedo” - o fenomeno que identifica o deparecimento em massa de adeptos, evocando o facto de que e’ impossivel encontrar um lampiao que admita ter votado nele - tambem existe no Sporting. E de forma mais radical.
Quanto a BdC, obviamente que tambem tem responsabilidades no eclipsar do papel que os homens invisiveis tiveram num passado recente do clube. Alias, essas criticas foram por mim feitas na altura propria, quando os erros comunicativos se sucediam. Mas aquilo que se passa e’ bem diferente: so’ quem anda muito distraido (ou de ma’ fe’) pode negar o papel fundamental que Vieira e JJ tiveram no passado recente do Sporting. E por mais que BdC contribua para chamar a si todos os meritos e, inevitavelmente, os pecados dos ultimos anos nao podemos alinhar em revisionismos historicos, exponenciados pelo jornalixo que se faz em Portugal.
Ou seja, e colocando as coisas de forma simples: JJ foi o principal responsavel pelas duas ultimas epocas menos conseguidas do futebol do Sporting e Carlos Vieira o principal responsavel pela excelente gestao financeira do clube que agora o bando de golpistas tenta denegrir.

Isso da refundação continua a ser um conceito que me escapa. Quando o Sporting Clube de Portugal fechar portas, acaba. Não é por alguns ex-sócios se reunirem e criarem algo parecido que o Clube continua. É outro, o Sporting CP acabou.
A perda de identidade do Sporting CP tem décadas. Não é anda de novo. Acentua-se, mas não é recente. E tal como as guerras internas e as diferenças de ideias (tirando os que querem cadeira para beneficio próprio), acentua-se por causa da falta de vitórias. Não somos diferentes nisso. Nenhum clube em Portugal é diferente nisso.
No aspecto da refundacao temos opinioes diferentes mas deixa-me lancar um desafio que talvez ajude a explicar o meu ponto de vista:
- Usemos a situacao actual do Belenenses: quem achas que sao os “verdadeiros” adeptos do Belenenses nesta altura? Os que vao ao Jamor apoiar o Belenenses SAD ou os que vao ao Restelo apoiar a equipa das distritais?

- Usemos a situacao actual do Belenenses: quem achas que sao os “verdadeiros” adeptos do Belenenses nesta altura? Os que vao ao Jamor apoiar o Belenenses SAD ou os que vao ao Restelo apoiar a equipa das distritais?
O Belenenses SAD desaparece apenas desça de divisão. Ponto.

Ravanelli:
Isso da refundação continua a ser um conceito que me escapa. Quando o Sporting Clube de Portugal fechar portas, acaba. Não é por alguns ex-sócios se reunirem e criarem algo parecido que o Clube continua. É outro, o Sporting CP acabou.
A perda de identidade do Sporting CP tem décadas. Não é anda de novo. Acentua-se, mas não é recente. E tal como as guerras internas e as diferenças de ideias (tirando os que querem cadeira para beneficio próprio), acentua-se por causa da falta de vitórias. Não somos diferentes nisso. Nenhum clube em Portugal é diferente nisso.
No aspecto da refundacao temos opinioes diferentes mas deixa-me lancar um desafio que talvez ajude a explicar o meu ponto de vista:
Não tem nada a ver. O Clube de Futebol “Os Belenenses” não fechou portas, continua a existir. Joga nos distritais. A Belenenses Futebol, SAD, criada em 1999 pelo CF “OS Belenenses”, segundo o clube, agora é Codecity.

Rasputine:
Ravanelli:
Não tem nada a ver. O Clube de Futebol “Os Belenenses” não fechou portas, continua a existir. Joga nos distritais. A Belenenses Futebol, SAD, criada em 1999 pelo CF “OS Belenenses”, segundo o clube, agora é Codecity.
Sim, uma refundação é diferente. O que eventualmente poderia ser viável (e não o considero) era a separação da SAD do Clube. Mas, no nosso caso, tudo o que são instalações de futebol estão dentro da SAD por exemplo.

Rasputine:
Ravanelli:
Mas temos ter em conta que os adeptos do Belem preferiram honrar o Símbolo e a historia do Clube do que se vender às mafias que invadiram a Sad e proporcionaram a separação. No meu ponto de vista estes são um verdadeiro exemplo de amor e dedicação ao clube. Estão de parabéns.
E como isto anda já tenho mais prazer em ir ver um jogo do belem na distrital do que ver um do Sporting. É triste mas é a realidade.

Mas temos ter em conta que os adeptos do Belem preferiram honrar o Símbolo e a historia do Clube do que se vender às mafias que invadiram a Sad e proporcionaram a separação. No meu ponto de vista estes são um verdadeiro exemplo de amor e dedicação ao clube. Estão de parabéns.
O que é irrelevante para o que eu dizia. Os adeptos e sócios continuam no Clube de Futebol “Os Belenenses”, fundado em 1919. Não houve refundação nenhuma.

E como isto anda já tenho mais prazer em ir ver um jogo do belem na distrital do que ver um do Sporting. É triste mas é a realidade.
Então, se calhar, tens de ser sócio e adepto dos Belenenses.

leoesdalvalade:
O que é irrelevante para o que eu dizia. Os adeptos e sócios continuam no Clube de Futebol “Os Belenenses”, fundado em 1919. Não houve refundação nenhuma.
leoesdalvalade:
É um caso a pensar, revejo me muito mais na coragem dos socios do Belem, do que na cobardia dos socios do Sporting.
:great:

Ravanelli:
Rasputine:
Ravanelli:
Não foram os mesmos sócios que entregaram a SAD a essas ditas máfias?
Até o Sporting fazer isso, são situações incompatíveis. Aqui pedem “refundação” porque uma parte dos sócios não se identifica com a actual direcção. Isso não é refundação, é criar um novo clube.
De resto, o Belenenses não fica atrás do Sporting no que toca a más decisões.

Ravanelli:
leoesdalvalade:
leoesdalvalade:
É um caso a pensar, revejo me muito mais na coragem dos socios do Belem, do que na cobardia dos socios do Sporting.
:great:
És sócio do Sporting CP?

Rasputine:
Ravanelli:
Estas a fugir a questao. Quero la saber do Belenenses ou do que os levou a esta situacao. Sao apenas um instrumento para fazer valer um ponto de vista. O que me interessa sao os adeptos. Repito: tu - ou qualquer outro forista - consegue dizer quem sao os verdadeiros adeptos do Belenenses nesta altura? Os que apoiam a SAD ou o clube dos distritais?
Bons posts [member=9277]Ravanelli
Sobre possíveis refundações e o Os Belenenses escrevi isto num tópico do Ricciardi:
Deixa arder !!
Quando mais depressa a separação como o Belenenses melhor !!!
Que venha depressa porque já nao consigo estar ao pé de rabolhos verdes.
O Belenenses?
A propósito desse clube e os acontecimentos recentes que o envolvem( a questão da propriedade da marca), vocês têm noção que a marca Sporting está nas mãos da SAD?
Uma completa aberração que nunca nenhuma direcção se deu sequer ao trabalho de tentar ou corrigir definitivamente isso.Uma aberração!
Portanto nem pensem no Belenenses(o verdadeiro), o clube não possui a marca nem estádio ao contrário desses.Esse é um caminho que nunca poderemos sequer seguir mesmo que houvesse essa vontade.
Acho que é uma questão que pouca gente no Sporting tem conhecimento, e uma questão que acho grave.
A minha visão é a mesma do Rava, o Sporting para o bem e para o mal é este.Quando se criar outro clube esse já não será o Sporting Clube de Portugal.
O caso do OS Belenenses é bem diferente por aquilo que já expliquei.

sportius:
jdlf11:
O ódio destinado a Carlos Vieira revela muito de alguns intervenientes do fórum. O romanticismo à volta de JJ roça o absurdo (fora a crítica válida ao seu desempenho e resultados), mas o linchamento de Carlos Vieira é bem mais fantasmagórico.
Eu estimo que BdC esteja presente no boletim de voto, seja em 5, 10 ou 15 anos. Tenho uma convicção assumida que isso vai acontecer… Mas, para ter resultados positivos, é bom que aprenda a “estar”, só aprendendo com os erros do passado é que poderá evitar mais um fim inglório. Eu tenho esperança que consiga, nem que seja só para aumentar a qualidade da dissidência. Já estas falsas parábolas carregadas de romanticismo barato, ajudam bola.
Felizmente o mencionado tem tido outro tipo de presença, talvez propositadamente afastado de toda esta bajulação sem nexo. O futuro do Sporting é risonho, basta ele querer. De resto, os que ocupam hoje as cadeiras já lhe estão a fazer a papinha toda, tal a incompetência demonstrada até hoje.
O que te leva a dizer que há ódio ao Carlos Vieira por parte dos Sportinguistas?
Foi assumido prontamente no fórum, mal BdC lhe ter publicamente apontado o dedo. Dias quentes em que ninguém teve sensibilidade.
Aliás, este tópico é mais uma farpa.
Oi? Opa… :

leoesdalvalade:
Ravanelli:
leoesdalvalade:
leoesdalvalade:
:great:És sócio do Sporting CP?
Se é isso que te preocupa sim sou.
Não [member=6989]Rasputine, não estou. Para mim é bem claro: o Clube de Futebol “Os Belenenses” joga nos distritais. Onde é que eu fugi à questão?
[hr]

Ravanelli:
leoesdalvalade:
Ravanelli:
leoesdalvalade:
leoesdalvalade:
Não me preocupa nada. Estava só a pensar porque é que um sócio se diz cobarde, mas o facto é que nem tenho nada a ver com isso.

Não [member=6989]Rasputine, não estou. Para mim é bem claro: o Clube de Futebol “Os Belenenses” joga nos distritais. Onde é que eu fugi à questão?
[hr]
leoesdalvalade:
Ravanelli:
leoesdalvalade:
Ravanelli:
leoesdalvalade:
leoesdalvalade:
Não me preocupa nada. Estava só a pensar porque é que um sócio se diz cobarde, mas o facto é que nem tenho nada a ver com isso.
Queres tu dizer porque eu acho que temos socios cobardes é isso?
Olha ainda ontem estive a falar com um amigo meu de longa data Sportinguistas dos Açores. E por ele achou bem a destituição porque o garoto falava demais? Sabes o que eu acho é que a maioria das pessoas preferiu manter o seu ego do que manter o Sporting forte. Foi mais fácil entrar na onda de todos e disparar pelas falsidades da CS. Preferiram não entrar em disputas entre amigos e explicar as situações para “não ficarem mal vistos”. Enfim foram cobarde, não defenderam o clube.
Olha é como diz o outro que prefere um Sporting em 10º lugar do que não sei o quê
Uma nota final, é claro que não considero todos os socios cobardes. Aliás ainda há alguns que me identifico e muito e vai ser com esses que irei lutar pelo que acredito.
Um abraço e SL