Os diferentes adeptos do Sporting

A questão é esta…
O que raio temos de diferentes?
Estou profundamente revoltado com a (não) atitude dos adeptos em geral do Sporting…A APATIA é total…Sei que em tempos de crise, há coisas muito mais importantes em nos preocupar, mas é grave o desprezo que a grandíssima maioria dos Sportinguistas olha para o clube.
Diria até que apenas estes adeptos virtuais que visitam diariamente sites de discussão sobre o clube(mais de metade destes não vai ao estádio) sabe o que se vai passando la dentro, o resto apenas sabe que o Sporting ganhou esta semana ao Rio Ave por 2-0…Por mais ridículo que pareça 90% do Mundo Leonino está assim, sabe quando joga o Sporting, as vezes ate sabem o nome do adversário, ate participam nas disputas com os rivais…MAIS NADA!! Falo por experiência própria pelos que sei e vejo dos meus amigos e conhecidos…
Nao está criada uma rotina com cultura de ir ao estádio, nutrem simpatia pelo clube, pouco mais…

Outro duro golpe que assisti…Sporting acaba de levar uma humilhação histórica, jogo a seguir…20mil carneiros vão ao estadio bater palmas e dar palmadas nas costas a quem manchou mais de 100 anos de historia…Ou seja, em vez de estar o universo leonino em peso a pedir cabeças, vão os cordeiros de sempre(que devem encaixar no perfil de: ja que tenho gamebox…)
Ainda tive amigos a gozarem de eu ter gastado metade da mesada para ir ao jogo(na minha ingenuidade)que seria o jogo da revolta…

E chego ao ponto de hoje quando falava de futebol com 2 outros amigos leoninos e lhes relatar o mais recente episódio de censura em Alvalade, um ainda achou normal a policia bater e retirar as faixas, segundo ele dentro do estádio é proibido dizer mal do clube…Total ignorância…

Isto para dizer que Sportinguistas PRECISAM-SE!! é preciso de deixarem de nos tratar como clientes, nós somos o Sporting…
Hoje em dia cada vez mais há um desinteresse que as gerações mais novas têm pelo Sporting, e isso combate se com vitorias, pois mesmo os adeptos que não ligam tanto ao futebol, se tiverem a ir ao Marquês festejar de 2 em 2 anos vão ganhar no mínimo curiosidade para ver o Sporting ao vivo, ter uma camisola, ganhar de novo aquele ambiente que eu senti em 2000 e 2002…Emoção, empatia e orgulho… Que contraste com este Sporting…

Escrevo o que escrevi num comentário no Sangue Leonino

O problema é que nos tempos antigos havia um sentimento associativo, uma simbiose entre Direcção/Jogadores/Adeptos.
Um ideial, algo que unia na felicidade e nas muitas tristezas.

A pseudo moderização de gestão, a linguagem tecnocrata, a falta de ambição, a diminuta imaginação, a ausencia de paixão de que passou neste 13 anos (talvez Dias da Cunha tivesse) mata lentamente esse sentimento que fala.
13 anos de “Projecto(s)” mataram tal cordão umbilical.

Este é o meu sentimento, como é o de muitos.

Saudações Leoninas.

Ora aí está! O verdadeiro remedio santo!

Faço mea culpa! Vivo a 250 km de distancia, estou teso e não vou ao estádio. Vou quando vai à Academica, Naval, por aqui perto! Infelizmente confesso… Mas sempre disse que Os clubes é para uma elite (que tem disponibilidade financeira e de tempo) ou para os lisboetas e arredores! Podem haver foristas que vão e poderão ser do Porto, Faro seja de onde for, mas está ligado com a minha primeira condição…

Que falta faz a porta 10A, local de reunião dos sportinguistas durante a semana. Agora passa-se tudo em Alcochete, no fim-do-mundo. Eles não sentem a pressão porque não ninguém a fazer pressão. O clube afastou-se dos adeptos, e o caso mais gritante é o das modalidades, que têm que jogar em pavilhões fora da diáspora citadina e onde não se vê o apoio dos adeptos (fora alguns estóicos). É uma vergonha. Os jogadores deviam treinar uma vez por semana em Alvalade, o pavilhão, a ser construído, tem que ser nas imediações de Alvalade. O clube tem que se aproximar dos adeptos ou então deixará de ter adeptos.

a acçao de hoje faz me ter alguma esperança na tal diferença.
O Sportinguista atual é um adepto traumatizado, essa é a diferença. nao tenham duvidas. o desgaste começa a fazer se sentir.
È necessario uma revitalizaçao entre nós para voltar a ser aquilo que ja fomos. As vitorias (ou a falta delas) sao um factor decisivo sem duvida, mas nao sao o unico factor.
Falta acima de tudo Exaltaçao ao nosso Sportinguismo. Falta sentido de familia, falta sentido de uniao (agora mais do que nunca). E isto combate se na minha perspectica com coisas como dinamica dos nucleos (completamente destroçados em termos de vivacidade), com datas tematicas (nao podem ser so os jogos do clube a juntar Sportinguistas) para realizaçao de eventos de cariz festivo, dar uma orientaçao mais intimista (nao elistista…elistismo so se mostra contra os nossos inimigos) ao nossso estadio (acho deploravel aquele Lidl) de modo a que cada vez que la formos nos sintamos em casa e nao num centro comercial, promover espaços á volta do estadio como locais tipicos de encontro Sportinguista criando assim uma ideia de territorio so nosso, um territorio de Sportinguismo para Sportinguistas…O Sporting tem de desejar tambem os seus adeptos e nao ve-los só como compradores e clientes. isso é um erro crasso. O Sporting tem de chamar a si a raiz popular porque é um clube popular.
enfim varias coisas que nos tambem podemos começar a pensar. Criar uma sinergia e uma corrente de pensamento que ajude a devolver em toda a pleniitude o orgulho de ser Sportinguista…o clube e os seus adeptos de modo algum podem estar de costas voltadas ou com falta de comunicaçao (como acontece hoje). acredito profundamente na força da imagem e da propaganda, acredito que um miudo na escola a escrever S.C.P. na parede do pavilhao ou na mesa de aula esta a dar uma ajuda fantastica á divulgaçao do clube…ainda que por meios ilegitimos :mrgreen: acredito profundamente na ideia de se assobiarmos a musica de uma das nossas claques no trabalho já é mais uma ajuda para a solidificaçao do espirito verde e branco…tantas coisas…apelando ao conceito Individual ou Colectivo o nome Sporting tem de ser expressado.
temos de começar a pensar seriamente em soluçoes …o tempo corre contra nós lembrem se disso. disse uma vez algures neste forum que o Sporting mesmo sendo um clube que nao ganhe ou ganhe pouco, os seus adeptos terao sempre ser vistos como vencedores. Porque um adepto vencedor é sempre um adepto que luta para que o Clube ganhe. para quem tem duvidas que isso seja possivel recuem as vossas lembranças ate á decada de 80 e 90.