Acho que é o primeiro tópico que inicio neste forum, até agora tenho me mantido a responder ou ver outros topicos
Depois da derrota de ontem tentei analisar as causas profundas da situaçao actual do futebol do Sporting e cheguei a esta conclusao:
Os 5 pecados mortais
1. Falta de Qualidade Geral do Plantel
Temos um unico jogador de qualidade mundial no plantel: Rui Patricio
Em condiçoes normais jogadores como o Gelson, Xandao ou Pranjic nunca serian titulares no Sporting
Chegamos ao ponto de ter saudades de um Oguchi, Postiga ou até mesmo de um Djaló. Nem falo do Joao Pereira porque esse era um craque em comparaçao com quem ali está agora,
Também nao é normal um avançado vulgar como o Wolf nao ter alternativas neste plantel.
Já nem falo dos jogadores com problemas cronicos de lesoes
2. Falta de Amor à Camisola
Temos uma equipa A com excesso de estrangeiros, grande parte deles nao tem nem nunca teve consciencia do que é o SCP
Uma grande parte deles ainda está nem adaptaçao ao sistema de jogo, cultura ou mesmo o idioma, acredito que sejam os casos de um Rojo ou um Laybad ou mesmo ainda de um Carrillo.
Mas a sensaçao que falta amor ao clube por parte de alguns jogadores existe entre os adeptos e nao só em jogadores estrangeiros, falo por exemplo de um Cedric que nao estou a gostar nada das suas ultimas exibiçoes.
“Já realizámos jogos maus mas este foi o pior, quer ao nível da atitude, quer ao nível da entrega e ao nível técnico”,
Elias ontem depois da derrota de Basileia
Um exemplo a seguir: a nossa equipa B
3. Dança dos Treinadores
Desde a saida do Paulo Bento foi uma festa de entrada e saida de treinadores
Nao há uma equipa que aguente esta instabilidade
Observem o Porto :think: , mesmo com a mudança entre o AVB e o VP conseguiram manter o estilo e o sistema táctico. Nao houve grandes mudanças porque o VP era o seu adjunto e a unica revoluçao que teve que fazer foi encontrar substituto para o Falcao.
O Jorge Jesus no Benfica é também um bom exemplo. Pode ter os seus defeitos mas faz sempre temporadas muito melhores que o nosso clube e já ganhou uma liga.
É obvio que passaram nos ultimos anos treinadores que nao tinham nivel para o nosso clube mas um caso desses por exemplo o Paulo Sergio está a fazer uma interessante carreira internacional, ainda esta semana o seu clube deu 3-1 aos Braguistas. O Paulo Sergio nao era tao mau como pintavam.
Estou com curiosidade em seguir os proximos passos da carreira do Sá e sobre o Domingos nao tenho duvidas que vai ganhar taças e nao poucas.
Desconfio que o Vercauteren nao vai durar mais do que os ultimos. Para já tem um contrato até ao final da época que nao iniciou com objectivos exigentes. Era um bom treinador na liga Belga mas a liga Belga é muito inferior à Portuguesa. É outra cultura, outra velocidade, outras linguas, outros clubes. O Frank em pouco tempo tem de aprender como jogam equipas como o Paços ou o Moreirense e adaptar tacticas para ganhar a esse tipo de clubes. Nao é impossivel que triunfe mas um treinador estrangeiro com esta pressao e desconhecimento do nosso futebol terá mais dificuldades.
4. Falta de Tranquilidade e Pressao Excessiva
Temos adeptos exigentes. Normal o SCP é um clube com muita historia no futebol Portugues e Europeu.
Mas numa equipa em revoluçao constante, sempre a mudar de treinadores e jogadores essa pressao nao é a melhor para uma equipa em construçao.
Quando o Oguchi chegou ao Malaga disse ‘Sporting era uma grande confusao, nao quero voltar’ na conferencia de imprensa
O Gelson antes do jogo com o Basileia disse que nunca tinha encontrado um clube com tanta pressao como o nosso
Quando os resultados nao acontecem a pressao e a ansiedade aumentam
Qualquer forista aqui que tenha praticado desportos federados ou mesmo num exame escolar sabe que o excesso de pressao ou ansiedade nao conduzem a bons resultados.
Soluçoes para isto: Mais estabilidade a nivel de tudo, jogadores, treinadores ou direccao. Mais uma vez o exemplo do Porto.
Outra ideia que é muito seguida por equipas da NBA ou futebol americano: praticas de meditaçao, relaxamento ou yoga nos treinos.
Pesquisem sobre isso os métodos do Phil Jackson nos Lakers e nos Bulls e percebem o que quero dizer.
5. Uma Presidencia Fraca
Duque, Barbosa, Cristovao e Freitas demitiram-se mas o Godinho insiste em continuar a dirigir o clube quase sozinho.
Mesmo antes destas demissoes esta presidencia já era fraca. Basta ver a maneira como ganharam as eleiccoes. Por menos de 1% de diferença e isto se ganharam mesmo…
Depois é uma direccao que sabemos que nao nada em dinheiro. Nao tenho constancia de salarios em atraso actualmente mas a situaçao economica nao é boa. O Sporting gastou muito dinheiro em reforços em 2 anos e os resultados nao aparecem. Isto cria uma pressao cada vez maior para ter resultados e sem eles podemos entrar em descalabro econimico e desportivo.
obs; peço desculpa por alguns erros de ortografia, principalmente de acentos porque escrevi este tópico com um teclado da terra do Vercauteren