Os 5 pecados deste Sporting

Acho que é o primeiro tópico que inicio neste forum, até agora tenho me mantido a responder ou ver outros topicos

Depois da derrota de ontem tentei analisar as causas profundas da situaçao actual do futebol do Sporting e cheguei a esta conclusao:

Os 5 pecados mortais

1. Falta de Qualidade Geral do Plantel

Temos um unico jogador de qualidade mundial no plantel: Rui Patricio

Em condiçoes normais jogadores como o Gelson, Xandao ou Pranjic nunca serian titulares no Sporting

Chegamos ao ponto de ter saudades de um Oguchi, Postiga ou até mesmo de um Djaló. Nem falo do Joao Pereira porque esse era um craque em comparaçao com quem ali está agora,

Também nao é normal um avançado vulgar como o Wolf nao ter alternativas neste plantel.

Já nem falo dos jogadores com problemas cronicos de lesoes

2. Falta de Amor à Camisola

Temos uma equipa A com excesso de estrangeiros, grande parte deles nao tem nem nunca teve consciencia do que é o SCP

Uma grande parte deles ainda está nem adaptaçao ao sistema de jogo, cultura ou mesmo o idioma, acredito que sejam os casos de um Rojo ou um Laybad ou mesmo ainda de um Carrillo.

Mas a sensaçao que falta amor ao clube por parte de alguns jogadores existe entre os adeptos e nao só em jogadores estrangeiros, falo por exemplo de um Cedric que nao estou a gostar nada das suas ultimas exibiçoes.

“Já realizámos jogos maus mas este foi o pior, quer ao nível da atitude, quer ao nível da entrega e ao nível técnico”,
Elias ontem depois da derrota de Basileia

Um exemplo a seguir: a nossa equipa B

3. Dança dos Treinadores

Desde a saida do Paulo Bento foi uma festa de entrada e saida de treinadores

Nao há uma equipa que aguente esta instabilidade

Observem o Porto :think: , mesmo com a mudança entre o AVB e o VP conseguiram manter o estilo e o sistema táctico. Nao houve grandes mudanças porque o VP era o seu adjunto e a unica revoluçao que teve que fazer foi encontrar substituto para o Falcao.

O Jorge Jesus no Benfica é também um bom exemplo. Pode ter os seus defeitos mas faz sempre temporadas muito melhores que o nosso clube e já ganhou uma liga.

É obvio que passaram nos ultimos anos treinadores que nao tinham nivel para o nosso clube mas um caso desses por exemplo o Paulo Sergio está a fazer uma interessante carreira internacional, ainda esta semana o seu clube deu 3-1 aos Braguistas. O Paulo Sergio nao era tao mau como pintavam.

Estou com curiosidade em seguir os proximos passos da carreira do Sá e sobre o Domingos nao tenho duvidas que vai ganhar taças e nao poucas.

Desconfio que o Vercauteren nao vai durar mais do que os ultimos. Para já tem um contrato até ao final da época que nao iniciou com objectivos exigentes. Era um bom treinador na liga Belga mas a liga Belga é muito inferior à Portuguesa. É outra cultura, outra velocidade, outras linguas, outros clubes. O Frank em pouco tempo tem de aprender como jogam equipas como o Paços ou o Moreirense e adaptar tacticas para ganhar a esse tipo de clubes. Nao é impossivel que triunfe mas um treinador estrangeiro com esta pressao e desconhecimento do nosso futebol terá mais dificuldades.

4. Falta de Tranquilidade e Pressao Excessiva

Temos adeptos exigentes. Normal o SCP é um clube com muita historia no futebol Portugues e Europeu.

Mas numa equipa em revoluçao constante, sempre a mudar de treinadores e jogadores essa pressao nao é a melhor para uma equipa em construçao.

Quando o Oguchi chegou ao Malaga disse ‘Sporting era uma grande confusao, nao quero voltar’ na conferencia de imprensa

O Gelson antes do jogo com o Basileia disse que nunca tinha encontrado um clube com tanta pressao como o nosso

Quando os resultados nao acontecem a pressao e a ansiedade aumentam

Qualquer forista aqui que tenha praticado desportos federados ou mesmo num exame escolar sabe que o excesso de pressao ou ansiedade nao conduzem a bons resultados.

Soluçoes para isto: Mais estabilidade a nivel de tudo, jogadores, treinadores ou direccao. Mais uma vez o exemplo do Porto.

Outra ideia que é muito seguida por equipas da NBA ou futebol americano: praticas de meditaçao, relaxamento ou yoga nos treinos.
Pesquisem sobre isso os métodos do Phil Jackson nos Lakers e nos Bulls e percebem o que quero dizer.

5. Uma Presidencia Fraca

Duque, Barbosa, Cristovao e Freitas demitiram-se mas o Godinho insiste em continuar a dirigir o clube quase sozinho.

Mesmo antes destas demissoes esta presidencia já era fraca. Basta ver a maneira como ganharam as eleiccoes. Por menos de 1% de diferença e isto se ganharam mesmo…

Depois é uma direccao que sabemos que nao nada em dinheiro. Nao tenho constancia de salarios em atraso actualmente mas a situaçao economica nao é boa. O Sporting gastou muito dinheiro em reforços em 2 anos e os resultados nao aparecem. Isto cria uma pressao cada vez maior para ter resultados e sem eles podemos entrar em descalabro econimico e desportivo.

obs; peço desculpa por alguns erros de ortografia, principalmente de acentos porque escrevi este tópico com um teclado da terra do Vercauteren :wink:

Acho que o último pecado é mesmo o mais grave e o que devia estar em primeiro lugar.

De resto, bom texto :clap: :clap:

a minha ideia era mesmo por os pecados mais importantes no final que no fundo é o causador de todos os outros

agora uma coisa que pouco se fala é que os jogadores estao a jogar com muita pressao, com uma pistola junto à cabeça mas que nao dispara e vejo duas reacçoes deles para esta situaçao:

Uns jogam de maneira muito nervosa apesar de fazerem um grande esforço, por exemplo o Gelson nao parece ser grande jogador mas ele nao acertou um unico passe ontem, de principio terá aprendido antes a jogar futebol… nao é normal, é um internacional suiço e dos principais…

Há outros que parecem que já nao têm a motivaçao e simplesmente estao-se a ca***r para isto e devem estar a buscar outro clube. Ainda vao fazendo um exibiçao ou outra para os olheiros de outros clubes. E assim nao dá para jogar em equipa.

Só vejo um pecado mortal terem sido eleições afinadas e não leais a partir dai está tudo dito.

1- Roquette
2- Dias da Cunha
3- Soares Franco
4- Bettencourt
5- Godinho Lopes

São estes os 5 pecados mortais do Sporting.

É isto. Está aqui o resumo do verdadeiro problema dito por quem interessa.

Não há estrutura e não há organização. Vieram aos magotes, iludidos, mas passado uns tempos perceberam onde se tinham metido.

Alguns putos outros mais velhos, todos perdidos, alguns sem falar a língua e rodeados de incompetentes descobriram que era cada um por si. A dada altura da época passada parecia que estavam de férias em Portugal. Mas agora já estão cansados do “deserto” de Alcochete e da incompetência. Foi giro e tal mas já chega.

Não tenho dúvidas que qualquer jogador que chegou nos últimos tempos se pudesse falar dizia o mesmo que o Onyweu.
E não é com uma estrutura com o velho jarreta do Godinho e o seu fiel lambe-botas Farinha que isto muda. Não é “agora é que vai ser”.

Por isso, para os que ainda não perceberam, só há um caminho: eleições. Para que a próxima época não seja mais uma pouca vergonha.

1. A espinha dorsal está lá, faltam é os foras-de-série. O plantel não é assim tão mau, temos guarda-redes, temos um central decente (Onyewu), temos defesa-esquerdo, um trinco que não sendo um fora-de-série como fazem aqui parecer é suficiente para o nosso campeonato, extremos bons mas algo inconsistentes.

O problema é que o plantel está mal formado não há nenhum Hulk ou James mas há muitos Varelas ou Enzos Perez.

1. Normal, é só ver a forma como eles tratam miúdos que nunca fizeram mal nenhum ao Sporting e que foram formados em Alvalade como o Carriço ou o André Santos. Não são nenhuns craques mas são claramente superiores a Bhoularouz, Xandão, Rojo, Gelson, Elias… E depois não há nenhuma figura que esteja há muito tempo no Sporting e conheça o clube ou melhor, haver até há mas são uns mansos do caralho não é Patrício?! Não é uma crítica, é apenas a forma de ser do rapaz dá para ver pelas entrevistas dele que é demasiado pacato e lento.

2. Dança dos treinador porque após o Paulo Bento não tivemos mais nenhum bom. Talvez o Domingos, no final de contas, devesse ter ficado mais tempo. Era o único a quem estaria disposto a dar o benefício da dúvida

3. Discordo, o que eles têm é tranquilidade a mais. Gostava de os ver com estes resultados no Panathinaikos (também não andam famosos mas esses ao menos admitem que estão tesos e não gastam um único cêntimo), Fenerbahce, Galatasaray,… Demasiado tranquilos aqui, política do deixa andar.

4. Capitão Óbvio

Eu acho que o que ia fazer maravilhas a este clube, para o bem ou para o mal, era alguém ser maluco ao ponto de espetar 4 ou 5 selos no focinho de um Elias, Rojo, Labyad…

:arrow:

Concordo com todos os pontos, excepto o primeiro.

Até posso concordar se falarmos em termos de comparação com os nossos adversários directos (puerto e benfas), já com o colosso braguinha, essa força desportiva impar no panorama nacional, temos um plantel uns pontos acima, não muitos, mas acima.

Com este plantel tínhamos a obrigação de estar no máximo a 3/6 pontos do primeiro lugar, à frente do Braga, na taça de Portugal e já qualificados em primeiro no grupo da Liga Europa.

Não sou grande apreciador das qualidades do Xandão, estavamos bastante melhores com o Oguchi, mas pronto, se é para ser gestão danosa, é gestão danosa all the way!!

Em relação ao Wolfs, não é um avançado vulgar. É um miudo com um enorme potencial, a quem lhe foi mandada para cima a responsabilidade de ser a referência atacante da equipa. O Wolfs, num clube minimamente bem gerido, seria acompanhado por um avançado experiente, que o pudesse fazer evoluir. Gosto do Wolfs, mas para ser a nossa referência ofensiva dentro de 2 anos. Até lá é um dos avançados mais promissores, ainda com muito para evoluir, é isso que ele é, e não um jogador já formado, no seu auge.

Cedric: Estava a jogar razoavelmente bem até ser encostado quando o Oceano pegou na equipa. Não foi simplesmente encostado, foi desacreditado. Depois de percebermos o que está por detrás disso, talvez venhamos a perceber um dos principais problemas desta equipa e porque jogadores da casa der repente deixam de sentir a camisola.

Por último, não percebo, mas também não acompanho os treinos atenção, porque carga de água André Martins ou Adrien deixaram de contar, até para o banco.

SL

Vinha precisamente apresentar essa listagem para responder a isto.

1- Presidente
2- Presidente
3- Presidente
4- Presidente
5- Presidente

Por ordem de responsabilidade, os grandes pecados e responsaveis deste Sporting:

1 - Nós Socios do Sporting Clube de Portugal que elegemos e permitimos que José Roquette e Dias da Cunha arruinassem o Sporting Clube de Portugal em nome da busca desenfreada de titulos a qualquer preço, pondo em causa a sustentabilidade e o futuro do Sporting.

2 - Nós Socios do Sporting Clube de Portugal por não termos produzido alternativas crediveis á estes assassinos, que dirigiram o Sporting nos ultimos 15 anos.

Relativamente ao Post inicial do Godsdog sobre os pecados capitais do futebol do Sporting, concordo plenamente com os Pontos que o Godsdog refere, nomeadamente:

• Presidencia Fraca
  • Falta Tranquilidade
  • Dança Treinadores
  • Falta de amor á camisola

E discordo completamente do Ponto Falta de qualidade geral do plantel.

A meu ver o Plantel é optimo, do melhor que já tivemos nos ultimos 10 anos. Podemos queixar-nos (e muito!!) da falta de rendimento, mas a qualidade está lá toda.

o plantel é desequilibrado, mas não é tão mau como o pintam. a conjuntura actual do clube e da equipa de futebol em particular é que acaba por desvalorizar estupidamente os elementos que o compõem.
mas não tenho a mínima dúvida que, bem liderados, seriam capazes de ir longe no campeonato e na liga europa (não é plantel para grandes figuras numa champions).

quero profissionais e de qualidade. não faço questão de ter jogadores com amor à camisola. isso, hoje em dia, é utopia.

não é tanto pela dança em si. é pela falta de qualidade nas escolhas.
o problema não é ter tido 5, 6 ou 7 treinadores em 2 ou 3 anos (para não recuar mais uma dezena de anos). é que, desses 5, 6 ou 7, nenhum deles era treinador com capacidade para liderar um plantel do Sporting Clube de Portugal. esse sim, é um dos dois grandes pecados do futebol (em particular) do Sporting. o outro é a inexistência dum modelo organizativo global para pensar e gerir o futebol do clube. é tudo feito em cima do joelho e completamente à deriva.

a pressão é inerente à dimensão e importância do clube. eu até acho que há pressão a menos, nesta altura, tal a apatia geral dos Sportinguistas.
a falta de tranquilidade nasce de pecados anteriores. acontece em todo o lado, quando as coisas correm mal.

uma sucessão de presidências más. cujos interesses são completamente o oposto dos do clube.
mas este pecado nasce também dum outro… não nos esqueçamos que eles vão para lá com os “nossos” votos. e muitas vezes me pergunto: o que é preciso mais para que os Sportinguistas acordem e corram de lá com esta corja?

Questionar a qualidade do plantel neste momento talvez seja um pouco desonesto. Certos factores são consequências do real problema deles todos…deste modo englobaria tudo no ponto 5! E passaria de uma presendencia fraca para presidencias fracas…fico me pelo adjetivo fraco…pois muitos mais poderiam ser adicionados.

Não entendo bem essa noção da falta de qualidade do plantel.

Tudo bem que temos 4 ou 5 jogadores que não deveriam ser titulares no Sporting, mas palpita-me que um plantel que conta com 1 internacional brasileiro, 1 internacional português, 2 internacionais holandeses, 3 internacionais argentinos (embora 2 deles não tenham sido convocados nos últimos meses, num dos casos por questões físicas), um puto de 19 anos que foi considerado pela UEFA um dos principais talentos na Europa e que aos 18 anos já era titular do PVS, um puto de 19-20 anos (Carrillo) que é talvez o jovem de maior potencial em Portugal (a par do James Rodriguez), dois ex-internacionais espanhóis (Capel e Jeffren já fizeram parte das convocatorias da selecção espanhola há poucos anos atrás) e um avançado de 20 e poucos anos que na sua primeira época marca 25 golos (recorde nos últimos 30 anos do Sporting, com excepção do Jardel) e que na época actual leva metade dos golos da equipa, sem penaltis…

GR - Internacional Português
DE - Internacional Argentino
DC - Internacional Argentino
DC - Internacional Holandês
DD - Internacional sub-21 Português
MD - Internacional Argentino
MC - Internacional Brasileiro
MC - Internacional Holandês
EE - Internacional Espanhol
ED - O jovem de maior potencial em Portugal, a par do James
AC - Recordista de golos na sua primeira época no Sporting nos últimos 30 anos (com excepção do Jardel, mas esse nem conta)

E no banco temos mais 3 ou 4 jogadores de qualidade individual inatacável.

Enfim, não brinquem comigo. Jogador por jogador, este plantel não é o melhor do Sporting desde 2004-05?

Tenho dificuldade em explicar estes resultados…

O plantel é muito melhor do que toda a gente pensa.
Falta-lhe dimensão física e poder de fogo.
Nada que um bombardeiro na frente e o regresso do Ony não resolvesse.

Os maus resultados resultam deste desiquilibrio e do desnorte emocional que os maus resultados trazem que provoca uma espécie de efeito avalanche.

Isso nos dias de hoje já pouco importa.
Mas percebo o que queres dizer.
O que na verdade falta é uma cultura de clube em que são valorizados valores como o trabalho, o sentido de responsabilidade e o respeito pela instituição.

Lembro-me de uma vez o porto ter ganho em Kiev com 2 golos no fim do jogo que os salvou da eliminação e os jogadores terem gritado “isto é porto”. Falta-nos isto!

Concordo.
Tivémos um. Não devia ter saído apesar de ter feito muitas asneiras…

Discordo em absoluto.
A pressão devia aumentar 50 vezes!

Concordo com quem diz que tudo se resume a esta…

Fossem só 5…

Parabéns pelo tópico, concordo praticamente com tudo! :clap: :clap:

Só não concordo com o 1º ponto. Eu acho que não temos um plantel fraco, acho que temos um bom plantel, e uma equipa para estar a lutar em todas as frentes que estava inserida só que os jogadores não conseguiram ter o desempenho que deviam ter, com a qualidade que têm e que já demonstraram no Sporting e fora do Sporting.

Com os outros pontos concordo, sobre o amor á camisola, eu vou interpretar esse ponto como falta de empenho em jogo, e vê-se muitos jogadores a terem uma falta de empenho brutal em jogo, um vergonha. Uma coisa é haver jogos em que as coisas não saem bem, outra coisa é jogos e mais jogos em que se vê jogadores a não correrem, a não darem tudo e mais alguma coisa em jogo, quando a equipa está em transição defensiva, não sprintarem para ajudar na defesa e quando a equipa está numa transição ofensiva estarem a andar para o ataque, enfim. Eu como desportista federado, num desporto coletivo (hóquei-patins), é das cenas que me mete mais nojo, é ver os meus colegas a não se esforçarem minimamente em campo, a fazerem só o que lhes apetece.

Treinadores, só tenho a dizer que o Domingos nunca devia ter saído, era o suposto ano zero, o godinho disse que sem domingos não fazia sentido haver projeto, etc, o Sá Pinto também saiu sem haver uma alternativa, enfim. E um treinador estrangeiro, podia ser uma solução, mas não era a meio de uma época e não era um treinador completamente a prazo, contrato 6 meses e sem equipa técnica, veio completamente sozinho.

Falta de tranquilidade e pressão excessiva também tenho de concordar, 1º ano do godinho, as coisas não começaram a correr bem nos primeiros jogos, até na pré-epoca, e já havia assobios e jogadores a serem completamente vaiados em campo, quando sabíamos que esta era uma equipa completamente nova, era o ano zero, e que o principal na época era conseguir montar uma equipa para o próximo ano começarmos atacar a sério o titulo nacional. Se um jogador não estiver na sua melhor forma, antes de apoiarmos o jogador, é deitá-lo abaixo, os jovens então coitados, como é que ganham confiança assim? Não se pode esperar que um rapaz de 20 anos que vem do estrangeiro e chegue à nossa equipa e ter logo exibições espetaculares, nos primeiros tempos é normal que tenha algumas exibições médias ou fracas, depende também do rendimento do coletivo.
A nossa equipa está num mau momento, e das duas uma ou apoiamos ou não apoiamos, mas o que fazemos realmente? Insultamos e vaiamos, isso ajuda alguém? Não me parece. Por muito que custe, devemos apoiar sempre os nossos jogadores, nos bons momentos, mas especialmente nos maus momentos. Se um jogador faz porcaria, não temos nada de vaiá-lo, mas sim apoiá-lo e dar-lhe força para a seguir correr melhor, senão o que acontece? O jogador faz ficar com medo de fazer porcaria, vai ficar pressionado e as coisas não lhe vão sair bem certamente.

Sobre a Presidência, não há muito mais a dizer, quero ver o Godinho na rua rapidamente, os homens principais da direção além dele já foram à vida, os vices PPC e o Carlos Barbosa, os homens para o futebol também já foram, Duque, Freitas e Domingos. A forma como tem dirigido o clube tem sido péssima.