Os 25 eleitos do plantel 2014/15

Será que o Capel já não é jogador do Sporting? :slight_smile:

Agora mais a sério, será que irá haver um clube a pagar aquilo qie o Sporting quer por ele?
Se calhar não.

O plantel que começo a ver talhado é este:

Guarda-Redes
Parece-me consensual que estamos bem e não é preciso mexidas. Dada a aparente desvalorização do Patrício não me parece que haja qualquer proposta minimamente atrativa que compensa a perda dele. Caso seja vendido é necessário ir ao mercado. Penso o Marcelo não é suficientemente bom para ser titular da equipa, apesar de toda a simpatia que desperta pela sua personalidade.

Lateral direito
Acho que está fechado com a entrada do geraldes. Não me parece que o Cédric esteja para sair. Caso houvesse uma boa proposta não veria assim com tão maus olhos a sua saída, porém, ficariamos com um problema a resolver. Não tenho a certeza se Geraldes ou Esgaio/Riquicho estejam prontos para serem lançados.

Lateral esquerdo
Ainda falta contratar um lateral esquerdo para concorrer pelo lugar com o Jefferson. Caso o Jefferson fosse vendido, que não me parece que vá acontecer, é certo que em vez de 1 precisariamos de 2 laterais novos, dado que na equipa B não vejo ninguém pronto para ser aposta

Centrais
Está fechado. E sou da opinião que, caso saia algum, qualquer que seja (Mauricio ou Rojo), é subir o Semedo ou Tobias e apostar em Dier e/ou Paulo Oliveira. Não me parece que precisemos contratar mais um central mesmo em caso de alguma saída.

Meio-Campo
Acho que está tudo mais ou menos definido. O Wallyson ficaria a jogar na equipa B mas com a porta da A aberta, sempre que seja necessário. Se sair algum jogador do meio campo, exceptuando o William, não ía ao mercado. Subia o Wallyson.
Caso o William saia, existem duas soluções. A aposta no Rosell e subida de Fokobo/manter Rinaudo ou ir ao mercado. Não tenho a certeza de qual será a melhor, provavelmente a ida ao mercado.

Extremos
Temos vários problemas neste sector, temos claramente um nº excessivo de jogadores, mas contudo falta 1 um patamar acima dos presentes e é com esta premissa que digo que é necessário contratar um extremo, este extremo. Se por alguma razão não for possível contratar este extremo que seja claramente para pegar de estaca a elevar o nível no sector, não quero que venha “mais 1” e, neste caso, é manter mais um dos que já temos ou apostar claramente no Iuri Medeiros.
Do lote que temos disponíveis, gostava de manter Mané e Carrillo. Shikabala não tenho grande opinião mas dada a aposta que foi feita e o aparente potencial dele, inclui nos eleitos.

Ponta de Lança
Fechado. Não acredito que Slimani saia, eu pelo menos faria de tudo para o manter e só cedia a uma proposta realmente irrecusável (>15M€). Caso haja alguma saída, terá que ser colmatada no mercado

Em suma
Parece-me que o plantel em termos de entradas está praticamente fechado, faltando então 2 contratações para elevar o nível na lateral esquerda e nos extremos.
Temos um claro problema em termos de saídas. É preciso colocar os excedentários rapidamente.
Caso haja saídas, pensar bem se vale a pena ir ao mercado ou se é possível colmatar as saídas com elementos que já existem no plantel.
Acho que já tivemos demasiadas entradas (ainda que todas elas me pareceram necessárias) e não gostava de ver mais do que 2 novas entradas. Demasiadas mexidas nunca dão bons resultados.

Pois se calhar não há, mas também têm de fazer contas ao ordenado bruto que tem, que é elevado… o que versus rendimento desportivo, leva a fazer muitas contas!

Eu pessoalmente não o incluo no meu “esquema” para esta época…

GR: Rui Patricio, Marcelo
DD: Cédric, Geraldes
DE: Jefferson, Contratação
DC: Rojo, Paulo Oliveira, Mauricio, Dier
MDC: Rosell, William
MC: Adrien, André Martins, João Mário, Slavchev, Vitor
Ext: Wilson Eduardo, Capel, Heldon, Carrillo, Mané
AC: Tanaka, Slimani, Montero

Este é o plantel neste momento.

O Shika para mim é uma incognita. Não mostrou fisicamente estar a bom nivel. Tem que ganhar o seu espaço ao Wilson na pré época… Foi uma contratação numa “vamos ver no que dá”, já que foi barato e traz visibilidade da marca sporting noutros mercados. Se tudo correr bem no 1º jogo teremos, contratação/heldon/carrillo/Mané/Shika, vendemos o capel e o Wilson Eduardo roda algures. Caso o Shika desiluda, não conseguirmos contratar ninguem que entre de caras no 11, ficava com o Wilson… continuo a achar que é um bom jogador para o banco que em certos jogos possa ser um abre latas…

O Gauld penso que vai começar na equipa B para se ambientar ao Sporting. Acredito que com o decorrer da época e com as inevitáveis lesões, será dos primeiros a ser chamado e no final da época fará parte dos 25.

Tanaka, Gauld, André Martins etc et etc, há polivalência para jogar com extremos ou 2 avançados…

                    R.Patricio
                     M.Boeck

           [b]P.Oliveira[/b]     M.Rojo           

Cédric E.Dier Maurício REFORÇO
Geraldes Jefferson
William
Rosell Adrien
Slavchev
A.Martins
João Mário
R.Gauld
Mané
Shikabala Tanaka
Iuri Montero REFORÇO
Slimani Dramé
REFORÇO

GR: Patrício, Marcelo
DC: Rojo*, Maurício, Dier, P. Oliveira
DD: Cédric, Geraldes
DE: Jefferson, [Contratação]
MDC: William*, Rosell
MC: Adrien, Slavchev, Gauld, João Mário, Martins
Ext.: Shikabala, Carlos Mané, Héldon, Capel*, Carrillo*
PLC: Slimani*, Montero, Tanaka

*jogadores passíveis de sair neste mercado

Muito difícil de ver este plantel neste momento, não me importava que saíssem jogadores como André Martins e Héldon que nada acrescentam e de ver JM e Iuri Medeiros com mais espaço neste plantel, mas duvido que tenham mercado.

1: Rui Patricio
2: Marcelo

3: Cédric
4: Geraldes
5: Jefferson

6: Rojo
7: Eric
8: Maurício
9: Paulo Oliveira

11: William
12: Rossel
13: Adrien
14: Slavchev
15: João Mário
16: André Martins

17: Gauld
18: Esgaio
19: Mané
20/21/22: Capel/Carrillo/Héldon/Shikabala/Iuri/Dramé/Contratação

23: Montero
24: Slimani
25: Tanaka

Pelo rendimento, regularidade e maturidade mostrada nas últimas duas épocas, o Esgaio tem que fazer parte do plantel principal. Se não fizer então não percebo o objectivo da equipa B. Dúvidas apenas quanto ao preenchimento de três lugares de extremo/médio-ofensivo. Defesa esquerdo alternativo pode ser o Rojo. Zezinho emprestar a uma equipa da primeira divisão porque o seu lugar ( 8 ) tem muitos concorrentes.

Não vou extender aqui o plantel ideal na minha óptica. A minha ideia está próxima do que já disseram. Tenho uma sugestão ligeiramente diferente em relação aos extremos.

Por mim o Carrillo e o Capel seriam bem emprestados. Não acho que vão acrescentar alguma coisa na próxima época e além disso poupava-se o salário avulso do Capel. Dava espaço, para o lado direito, a Mané e Heldon. Para o lado esquerdo, apostava no Shikabala e um jogador contratado que ofereça soluções diferentes dos demais. E não esquecendo também da aposta dos jovens Iuri e Dramé

Por amor de deus, o Carrillo já está cá há uns bons 3 anos e tem rendido muito pouco. o Heldon mal está cá um ano e já o querem despachar :wall:
Não faz sentido descartar o Heldon assim, afinal custou algum dinheirinho por isso mais vale dá-lo mais uma oportunidade a ver se vinga de vez no Sporting

1:Rui Patricio
2:Marcelo

3:Cedric
4:André Geraldes
5:Mauricio
6:Rojo ou Reforço
7:Eric Dier
8:Paulo Oliveira
9:Jefferson
10:Reforço

11:William Carvalho
12:Uri
13:Adrien Silva
14:João Mário
15:Slavchev
16:André Martins
17:Gauld

18:Carrillo
19:Carlos Mané
20:Iuri Medeiros
21:Shikabala
22:Reforço

23:Montero
24:Slimani
25:Tanaka

Era esta a equipa que eu gostava de ter após o fecho do mercado,e acredito que não será muito diferente,penso que elementos como Rojo e Slimani irão sair,e não era um espanto que Carrillo fosse vendido/emprestado e ficasse o Héldon,embora eu preferisse ficar com o peruano,se saísse mais um médio não me surpreendia,não sei é quem porque gosto dos 7.

Concordo consigo. Época após época dou por mim a admirar o Carrillo e a pensar que se se esforçasse mais e se fosse mais maduro dava um grande jogador mas o que é certo é que ano após ano o rendimento do jogador não tem tendência a melhorar, até pelo contrário. Contudo, também não acredito na viabilidade de Héldon ou Shikabala, este último é ainda uma incógnita por isso não me vou pronunciar. Quanto ao Mané, acredito que tem potencial mas ainda não pode ser lançado como titular indiscutível, especialmente nos jogos da Champions. Tudo isto faz da posição de extremo o nosso ponto fraco até ao momento e penso que a demora de soluções/contratações se deve a uma procura intensa por um jogador que encaixe bem nas escolhas de Marco Silva e das possibilidades do clube.

E de repente o Capel passou a ser o novo Yannick Djalo. Vá lá ser-se prior nesta freguesia…

Eu gostava era que aparecessem boas propostas pelo André Martins e pelo Capel. :dance:

Agora mais a sério, parece-me inevitável que o Rojo saia, pelo que gostaria que se apostasse de vez no Dier, que pelo seu 1,90m, versatilidade e jogando assiduamente o fariam num central de top.
Além disso, é sabido que as equipas inglesas adoram gastar milhões em jogadores ingleses, pelo que jogando o Dier com regularidade e numa prova com o mediatismo da Champions… facilmente um Liverpool, Arsenal ou Tottenham se chegariam à frente com 15/20 milhões de euros.

Acho que muitos se estão a esquecer de alguns jogadores que fazem parte do plantel do Sporting e que chegaram recentemente ao clube e que ainda têm alguma coisa para mostrar como é o caso do Dramé e Heldon.

Até agora todas as contratações têm tanta probabilidade de dar errado como de dar certo. Nenhuma é uma contratação de “gabarito”, por isso diria que continua a ser imperativo reforçar os extremos pelo menos com um jogador que não engane. O nosso extremo que mais garatias dá neste momento é o Mané, e isso diz tudo de como estamos para essas posições…

Depois falta um lateral esquerdo.

Do meu ponto de vista, e ainda com muitas indefinições, parece-me algo deste género:

GR - Patrício, Boeck
DD - Cédric, Geraldes
DC - Paulo Oliveira, Rojo, Mauricio, Eric Dier
DE - Jefferson, [b]Contratação/b
MDC - Rosell, William
MC - Slavchev, Adrien, João Mário,
MC - André Martins(2), Gauld, Esgaio(3)
EE - Mané, Carrillo/Heldon/Capel(4)
PL - Slimani, Montero, Tanaka
ED - Shikabala, [b]Contratação/b

(1) - Jonathan Silva parece-me perfeito;
(2) - não desdenharia uma venda de AM, a verdade é que pode ser um jogador útil, no entanto não o vejo a evoluir mais, e abria uma vaga para alguém da B;
(3) - vejo o Esgaio mais como um interior, do que como um extremo, coloco-o aqui mas poderia ser uma solução para outras posições no terreno, o que me parece certo é que deveria fazer para do plantel;
(4) - destes 3 jogadores só há espaço para um e de todos, Heldon talvez seja o que merece começar a época pelo que ainda pode mostrar, Carrillo é eterna promessa e já tem muito pouco espaço (talvez beneficasse com um empréstimo) sendo que Capel, apesar de ser na minha opinião aquele que tem mais e melhor crédito pelo que já fez, no entanto parece-me já em fim de ciclo e o que tem mais mercado, mas penso que esta vaga vai depender da capacidade de colocar os jogadores e até eventualmente até do que mostrarem na pré-época;
(5) - aqui teríamos de contratar uma clara mais valia, Carrizo agradar-me-ia, bastante.

Este plantel seria de 25 jogadores mas não devemos esquecer que vamos ter a CAN e a taça asiática, pelo que pelo menos Slimani e Shikabala iremos perder, ou até mesmo o Tanaka, sobretudo se estes jogadores mostrarem aquilo que todos esperamos. Portanto convinha ter isso em linha de conta e não me chocaria eventualmente ter 26 jogadores no plantel (mais um avançado, neste caso).

Relativamente aos dispensados :

  • Vitor para mim não conta, não lhe vi nada de especial, e ficar no plantel para mim é tapar um lugar a um puto da formação (Esgaio ou JM, neste caso);
  • Rinaudo também parece-me não ter espaço a menos que o William saia (e mesmo assim não sei…);
  • Miguel Lopes também era preferível colocar, a menos que não se encontre concorrência para o Jefferson;
  • Viola também me parece não ter espaço como extremo, ainda que pudesse ser o avançado solução para a ausência de Slimani durante a CAN;
  • Wilson Eduardo também não me parece acrescentar nada de especial, e por muito bom profissional e útil que possa ser, penso que seria melhor a sua cedência, a menos que possa ser a vaga 26 (na mesma situação do Viola);
  • Cissé provavelmente será emprestado novamente e bem;
  • Salomão, não entendo sequer a renovação deste gajo…

No que toca à rapaziada vinda da B, há para mim 3 grupos de jogadores com cenários diferentes:

1 - os que poderão fazer parte do plantel A, sendo aposta clara, ou caso contrário devem ser emprestados pois a B já não será o contexto competitivo certo para a sua evolução (Esgaio, JM e Iuri);
2 - os que na minha opinião não têm espaço este ano, apesar da qualidade, e beneficiariam com um empréstimo (pelo mesmo motivo do grupo 1), sendo estes Semedo, Betinho, Zezinho e Wallyson.
3 - os que poderão entrar na equipa A a espaços vindos da B mas que me parece que terão ainda beneficios em evoluir nesta, sendo estes Dramé, Chaby e Tobias.

De resto e no hipotético cenário da saída de Rojo, parece-me que Dier poderá assumir essa responsabilidade, eu não contrataria mais ninguém (contando com Semedo ou Tobias). Caso saia Dier juntamente com Rojo, então sim teríamos de ir ao mercado por mais um central (Rabia caía que nem ginjas).

Finalmente vejo pessoas a despacharem o Carrillo do plantel, é realmente impensável imaginar o que leva as pessoas quererem ser campeões e manter mais uma vez um jogador no plantel há 3 épocas que é sinónimo de impotência, desistência e seca de títulos.

Olhem um tópico destes nos fóruns dos outros que têm ganho campeonatos e ver lá gente a meter na equipa deles o Licá Peruano… Havia de ser bonito. Depois no fim das épocas ficamos admirados como empatamos com Guimarães, como não ganhamos a rivais e essa “estrela” fica no banco por opção por não mostrar nada durante semanas a fio. Desperdício de ordenados e de espaço.

E isso ( falta de vitórias e coiso ) tudo pelo Carrillo, não é? Santa paciência.

Ninguém afirmou isso, mas ele não está no plantel há 3 anos? Não é responsável? Achas aceitável um dos poucos que está lá há 3 anos ser despachado do ultimo jogo oficial do Sporting por falta de entrega ao clube? É um dos responsáveis. Não me viste ilibar os outros, a diferença é que muito poucos andam ali há 3 anos a ver pontos e titulos voarem enquanto entra o ordenado na conta pago pelo nosso clube.

O Patrício tem sido dos melhores do clube, dá tudo o que tem em campo e acho que todos sabemos disto. Queres metê-lo nas mesmas condições?

Se me disseres por exemplo que não queres o Capel no plantel pela mesma razão, mesmo gostando dele faz todo o sentido e concordarei contigo.

Há vários jogadores que considero não terem condições de serem mais valias no Sporting. Há 1 par de anos que digo que não temos extremos à altura e obviamente que incluo Carrillo, mesmo considerando ter potencialidades que os outros não têm e sendo de opinião que no minimo, não rendeu menos que um Capel ( com todo o respeito pelo espanhol ), por exemplo. Aliás, rendeu mais. Os números também assim o indicam. Mas percebo perfeitamente que se descarte o peruano. Não evoluiu o suficiente. Até concordarei com a sua saída e assinarei por baixo se quem vier, seja bem melhor. É crucial que assim seja.

Não concordarei é que se assente a próxima época em outros, que não mencionas nas “n” vezes que falas de Carrillo e se deixe cair este. Mal por mal, ficaria com o que tem verdadeiras valências técnicas e fisicas e é mais jovem ( obviamente que não me refiro a Mané, quando falo de “outros” ).

Porque é que abrir o espaço na folha salarial para apostar num novo jogador seja da B ou de fora que possa explodir como o Slimani ou William explodiram pode ser um “mal”?

Para mim a expressão certa ao que afirmaste seria “Bem por mal ficamos com o mal (Carrillo)”.

Mal é ocuparmos esse espaço com 1 jogador que não se destaca há 3 épocas enquanto outros ficam na prateleira. O jogador que ocupar a sua vaga também tem 2 pés, também tem potencial, o Carrillo não é o ultimo extremo do mundo.

Pela lógica que vocês aplicam ao Carrillo, o Rinaudo tinha sido titular esta época e agora não tinhamos um jogador no plantel que vale mais de 30 milhões. A esta hora estava o William na parteleira ou a rescindir para assinar pelo Braga como outros.

Esgaio por exemplo é um crime não lhe dar oportunidade para manter um jogador nestas condições. Não consigo entender como os Sportinguistas insistem nesta ideia. Apenas isso.

Se pensares na realidade do que afirmo tenho a certeza que consegues entender a minha admiração em relação a essa opinião de que o Carrillo ficar é algo positivo para o Sporting e para quem está no Sporting.