gostos à parte, discordo deta opinião, isto porque já conheci “putos” com metade da minha idade que se embrenharam a sério na história do heavy metal, e que como conhecem as coisas mais recentes muito melhor que eu, acabam por ter um conhecimento superior ao meu. O que lhes falta é o ter vivido a cena na altura, por ex. hoje em dia as pessoas são incapazes de entender que Iron Maiden eram das bandas mais pesadas do mundo… hoje em dia, pensa-se que é música para bébes, e qualquer bandazeca manda mais peso. Puro erro, o que eles fizeram nos primeiros anos era brutal, e só em 1983 apareceu alguém a tocar realmente mais pesado que os Maiden. Da mesma maneira, para mim os Metallica para mim são uma coisa diferente do que são para pessoal que os ouviu depois - são a banda que mudou o mundo, com o speed/thrash, os que lançaram uma segunda revolução depois do NWOBHM.
O Master of Puppets foi uma das maiores desilusões da minha vida musical: depois de um álbum brutal (Kill Em All), e um álbum que surpreendeu por abandonar o speed puro e duro quando todos os outros (Slayer, Dark Angel Exodus, Destruction, Kreator, etc etc etc) foram na senda do faster harder brutal - o Ride the Lightning, com alguns dos riffs mais monumentais da história.
Outra, ainda maior, foi o Fighting the World dos Manowar. A complete sell out! Que porra que aquilo foi!
A maior de todas, no mesmo ano, o Sacred Heart de Dio. Eu não sabia que Dio podia fazer álbums medíocres… e eu sou fã fãzoca de Ronnie James Dio! Tenho tudo tudinho, incluindo coisas como Ronnie Dio a cantar os Beatles e os Stones (liberei tudo isso para a net, estava em K7s antigas que um dia apareceram à minha porta… a sério! e achei por bem partilhar)
Se houver por aqui pessoal dos anos 1980, que saiba o que foi o Purgatório do Heavy Metal, acuse-se
foi o primeiro clube de metal do país, numa altura em que ser headbanger era o mesmo que se ser pária. Cabelos pelas costas, coletes, patches, cabedal, correntes e pulseiras de picos, num Portugal que não tinha nada a ver com o de hoje, em que esses desvios da norma não eram aceites. Eu fui um dos dirigentes do Purgatório (organizámos o 1º Festival de Metal nacional, com bandas como Valium , Tarantula, STS Paranoid - eu entrei para o Purgatório uns poucos meses depois disso), e depois era o assistente para o thrash do Siderurgia, programa da RUT sábados da meia noite às 2 da manhã. Fomos os primeros gajos a passar Sepultura neste país! Entre outros.
E, como disse, há putos com metade da minha idade que sabem mais que eu, e acho que têm todo o direito de opinar o que quiserem! Isto dentro do metal, noutras áreas há-de haver o mesmo, putos que sabem do que falam!
ps. donwloads… eu não! à parte concertos ao vivo de Dio, claro! O resto não me interessa.