A 29 de Janeiro de 1951, foi aprovado em Assembleia Geral do SCP um plano financeiro cujo objetivo era financiar a construção do Estádio José Alvalade. O plano incluía uma subscrição reembolsável, com mínimo de 10 escudos, que seria reembolsado nos anos seguintes à medida que fosse sendo possível.
Já no Jornal Sporting de 10 de Fevereiro se menciona que “alguém com notável espírito de humorismo apelidou os títulos de «LAGARTOS»”, e propõe-se que essa designação seja adotada “para mais fàcilmente a propaganda atingir os seus objectivos”.
No Jornal Sporting seguinte a denominação fica adotada, e aparece a frase curiosa: “felicitamos todos os «lagartos» por preferirem os «LAGARTOS»”, o que quer dizer que o nome “lagarto” era já usado para denominar os sportinguistas.
Não conhecia a origem do termo associado aos Sportinguistas mas sinceramente nunca foi algo que me incomodasse.
Aliás, tenho um grande orgulho quando qualquer simpatizante de “outras cores” me conota com o Sporting.
Entre leão, águia e dragão… nunca percebi o porquê do termo “lagarto”. :inde:
Pensava que tinha sido alcunha inventada por rivais.
Sempre gostei da alcunha, e tinha curiosidade sobre a origem. Obrigado pela relíquia. :great:
Independentemente da origem o facto é que hoje em dia é um termo usado para nos ofender, seja pelos rivais ou pelos orgãos de comunicação social. Enquanto sportinguistas, o pior que me podem fazer é tratar-me por “largarta” ou “lagartixa”. >:D
Ainda bem que esclareceste muitos foristas, @nunoni, já tinha reparado que muitos não sabiam de onde vinha a história dos ‘‘lagartos’’, falando mesmo noutras histórias que nunca percebi de onde vinham.
Btw, e porque quando nos chamam lagartos é quase sempre em tom ofensivo, odeio quando nos tratam dessa forma.
pois, a frase é ambígua de propósito; o que eu tenho só prova que em Fevereiro de 1951 já se chamava “lagarto” aos sportinguistas, não diz se antes já era, ou se só a partir daqui se começou a chamar.
O que posso dizer é que, em todas as minhas pesquisas , ainda não encontrei o termo antes. Mas também não li todos os artigos de todas as páginas de todos os Boletins Sporting anteriores…
Peço imensa desculpa por não me fazer entender, mas respondia a este post que deixo abaixo, mas que infelizmente não citei, mais uma vez as minhas mais sinceras desculpas.
E muito obrigado pela história que desconhecia na totalidade, mas não foi a história que comentei. :great:
Não tu tens razão nunoni, porque eu li a tristeza com que a SCasanova disse que não gostava que lhe chamassem lagartixa e apressei-me na sua defesa, quer dizer quis mostra-lhe que se borrifa-se para os lampiões que lhe chamam nomes, mas falhei porque nem sequer obrigado te disse pelo teu trabalho que como disse eu desconhecia.
A minha sede de ajudar um Sportinguista neste caso uma Leoa foi tanta que não vi mais nada, mais uma vez te peço desculpa e é na boa, não levei a mal nem podia levar, já que tu tens 100% de razão. :great:
Eu acho (e esta foi sempre a história que eu ouvi e vem uma versão disto no Livro a Bblia do Sporting) que a origem do termo lagarto vem antes dessa data, vem de um dos nossos primeiros emblemas, onde aparentemente por o Leão estar mal feito e por isso parecer um lagarto (também devido a sermos Verdes), levou a que ussasem isso de uma forma depreciativa. E quem o faria seriam as papoilas saltitantes.
Só vejo hipotese de isso acontecer no 1º emblema ou no máximo no segundo, ora são ambos bem antes de 1951.
O que pode ter acontecido, é que posteriormente alguém do Sporting com algum sentido de humor, tivesse pretendido virar esse nome a nosso favor ao criar esses titulos de subscrição.