Orçamento aprovado por larga maioria

A Assembleia Geral do Sporting realizada no dia 29 de Junho aprovou com 1.433 votos a favor, 161 abstenções e 41 votos contra o Orçamento para 2005/06. Estiveram presente 190 associados, com direito a 1.591 votos.

O Orçamento tem em conta o processo de reestruturação economico-financeiro do Grupo Sporting, o qual foi definitivamente encerrado durante o mês de Junho com os bancos comerciais e de investimento do Millennium e do Banco Espírito Santo.

No orçamento destacam-se a campanha de aumento de número de sócios com a criação de vantagens adicionais, que se encontra em fase final de preparação, o aumento do preço das quotas de sócio das categorias de efectivo e correspondente a ser aprovado em Assembleia Geral, o reajustamento do preçário e modo de pagamento da natação, ginástica e artes marciais. Também está prevista a consolidação numa estrutura administrativa única no Edifício Multidesportivo das várias estruturas administrativas por modalidade, com a consequente racionalização dos recursos humanos.

As modalidades terão que ter uma exploração económica equilibrada, com excepção do atletismo, que só terá de o fazer em 2007/08, não podendo no entanto ultrapassar um défice de 200 mil euros por época.

O documento prevê também o incremento da exploração comercial das várias áreas do Multidesportivo, designadamente através da exploração de protocolos com escolas, empresas e outras instituições.
Na rectificação do Orçamento foram também aprovadas a criação de uma Direcção de Comunicação do Clube, a qual irá absorver a actual estrutura da Sporting.com SA, sociedade cuja actividade será suspensa, e do actual gabinete de imprensa, mas também a criação da Direcção de Relações Externas, a qual irá integrar o ex-gabinete de releções públicas e o departamento de expansão e propaganda.

No Orçamento está incluída a tranferência para a SAD da gestão e manutenção da infra-estrutura da Academia Sporting e subsequente passagem do pessoal administrativo para os quadros daquela sociedade.

No orçamento previsto para 2005/06, que resulta num exercício positivo de 800 mil euros, contrariamente aos 1.500 euros de prejuízo do exercício do ano passado, está previsto um reescalonamento e realocação do passivo bancário no âmbito do Grupo Sporting, resultando para o Sporting uma redução significativa do endividamento bancário e consequente redução dos encargos com o serviço da dívida.

O desiquilíbrio entre as receitas e despesas da exploração do Bingo constatado no ano em curso e que implicou a tomada de fortes medidas correctivas também está previsto no orçamento “leonino” e caso as medidas não se mostrem suficientes, poderá implicar a extinção do mesmo no próximo ano.

No âmbito das comemorações do Centenário e da realização prevista de 100 eventos desportivos, culturais, sociais, institucionais e comerciais com a finalidade de consolidar o ideal “leonino”, a realização dos 100 eventos terá previsivelmente um défice global de 100 mil euros, não obtante se ter assumido o princípio de que as comemorações seriam auto-suficientes.

in http://www.sporting.pt

Há coisas que para mim são incompreensíveis.

No clube existem várias modalidades que desapareceram ou têm infelizmente grandes hipóteses de virem a ser extintas devido ao facto de não serem auto-suficientes. Outras por seu turno (refiro-me ao atletismo), até têm direito a um tecto de… prejuízo. Obviamente que esta medida administrativa relacionada com o atletismo tem o intuito de continuar a alimentar os caprichos pessoais de Moniz Pereira que encontrou nas actuais almas que comandam os destinos do Sporting, uma resposta cabal às suas preces de há tantos anos - engrandecer o atletismo leonino às expensas dessas tais modalidades e quiçá também de algum modo do futebol. Eu gostava de saber quantos meetings, quantas provas de atletismo existem durante o ano que atraem os sócios e simpatizantes do clube e em que estádio eles se realizam, porque o nosso estádio não tem pista de tartan.

Outra questão que me faz confusão, prende-se com o Bingo. Quando estava no antigo edifício (em frente ao viaduto do campo Grande), era dos mais famosos de Lisboa, bastante concorrido e nunca se falou na hipótese de vir a ter de fechar. Agora está localizado num cantinho ignorado dentro do Alvaláxia e pior que isso tudo, parece um cubículo. Fui lá 1 ou 2 vezes e realmente aquilo está praticamente às moscas, o que não admira, pois deve ser dos bingos mais pequenos que eu já vi em toda a minha vida. Nem a colectividade do bairro onde moro, tem um bingo daqueles - com prémios máximos de 15 - 16 contos, em abono da verdade, não há “cú que aguente”.

Realmente, acho que já cheguei à conclusão que não vale a pena sermos pioneiros em modelos de gestão financeira, quando os profissionais envolvidos não valem um chavo. O paradigma do que acabo de enunciar, está na SAD do Porto. Andámos nós a ensinar o Porto como se geria um clube através de uma SAD e agora são eles que nos andam a ensinar.

Enfim, são os “punhos de renda” e os apaniguados do ténis, do golfe e do horseball, não há nada a fazer. :evil:

Há coisas que para mim são incompreensíveis.

No clube existem várias modalidades que desapareceram ou têm infelizmente grandes hipóteses de virem a ser extintas devido ao facto de não serem auto-suficientes. Outras por seu turno (refiro-me ao atletismo), até têm direito a um tecto de… prejuízo. Obviamente que esta medida administrativa relacionada com o atletismo tem o intuito de continuar a alimentar os caprichos pessoais de Moniz Pereira que encontrou nas actuais almas que comandam os destinos do Sporting, uma resposta cabal às suas preces de há tantos anos - engrandecer o atletismo leonino às expensas dessas tais modalidades e quiçá também de algum modo do futebol. Eu gostava de saber quantos meetings, quantas provas de atletismo existem durante o ano que atraem os sócios e simpatizantes do clube e em que estádio eles se realizam, porque o nosso estádio não tem pista de tartan.

Outra questão que me faz confusão, prende-se com o Bingo. Quando estava no antigo edifício (em frente ao viaduto do campo Grande), era dos mais famosos de Lisboa, bastante concorrido e nunca se falou na hipótese de vir a ter de fechar. Agora está localizado num cantinho ignorado dentro do Alvaláxia e pior que isso tudo, parece um cubículo. Fui lá 1 ou 2 vezes e realmente aquilo está praticamente às moscas, o que não admira, pois deve ser dos bingos mais pequenos que eu já vi em toda a minha vida. Nem a colectividade do bairro onde moro, tem um bingo daqueles - com prémios máximos de 15 - 16 contos, em abono da verdade, não há “cú que aguente”.

Realmente, acho que já cheguei à conclusão que não vale a pena sermos pioneiros em modelos de gestão financeira, quando os profissionais envolvidos não valem um chavo. O paradigma do que acabo de enunciar, está na SAD do Porto. Andámos nós a ensinar o Porto como se geria um clube através de uma SAD e agora são eles que nos andam a ensinar.

Enfim, são os “punhos de renda” e os apaniguados do ténis, do golfe e do horseball, não há nada a fazer. :evil:

O atletismo é uma modalidade histórica no clube e desde que começaram a haver “profissionais” deu sempre prejuizo no nosso clube. Aquelas fantásticas equipas de cross custavam muito dinheiro. Desde há uns anos para cá o prejuizo tem vindo a baixar. Relembro que o déficit já chegou a ser mais de 100 000 contos, neste momento já não se admite um valor superior a 40 000 contos … por isso algo tem vindo a ser feito para que a modalidade não dê tanto prejuizo. Agora uma coisa é certa se queremos ter uma equipa competitiva, a modalidade dará sempre prejuizo, pois as receitas são práticamente nulas. No entanto tambem convem saber das cotas que os sócios pagam, se les estão “interessados” que esse dinheiro seja sómente canalizado para o futebol … tenho a impressão que se o Sporting fose só um clube de futebol, o numero de sócios reduzir-se-ia a metade! Infelizmente a “futebolite” que grassa em Portugal, tem impedido que outras modalidades se imponham. Qual é o acontecimento desportivo de maior impacto no mundo … é capaz de ser os Jogos Olimpicos, ou não? Qual é a modalidade rainha nos Jogos Olimpicos … é capaz de ser o atletismo, ou não?
Quanto ao Bingo, provavelmente são efeitos da concorrência e da crise. No Porto o bingo melhor há uns 2, 3 anos atrás era do Salgueiros, agora está fechado. A crise económica mais a concorrência fez com que o bingo deixasse de ser uma fonte de receitas interessante. Não conheço nenhum clube (futebol profissional) que esteja com receitas interessantes no bingo.

Extremamente infeliz a maneira como te referes ao Prof. Moniz Pereira. Moniz Pereira está para o Sporting como está Stromp, será (já é) um exemplo de sportinguismo. Barbosas, Rui Jorges e Hugos não chegam à “sola dos pés” (falando em termos sportinguistas) deste senhor do desporto português! Realmente neste forum já não me surpreende nada!

Lamento a forma com o SCP Always tratou uma das maiores figuras vivas do Sporting: Prof. Moniz Pereira.

Ele por tudo o que fez pelo atletismo em Portugal e no nosso clube, merece uma estatua, e não palavras tão descabidas.

O Prof Moniz Pereira é só o responsavel por terem passado pelo nosso clube, atletas de gabarito Mundial como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Naide Gomes, Rui Silva, Francis Obikwelo, entre muitos, muitos outros.

O que o atletismo tem dado ao Sporting nunca poderá ser apagado.

Lamento a forma com o SCP Always tratou uma das maiores figuras vivas do Sporting: Prof. Moniz Pereira.

Ele por tudo o que fez pelo atletismo em Portugal e no nosso clube, merece uma estatua, e não palavras tão descabidas.

O Prof Moniz Pereira é só o responsavel por terem passado pelo nosso clube, atletas de gabarito Mundial como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Naide Gomes, Rui Silva, Francis Obikwelo, entre muitos, muitos outros.

O que o atletismo tem dado ao Sporting nunca poderá ser apagado.

Concordo, aliás, houvessem no Sporting mais figuras com os mesmos “caprichos pessoais” do Prof. Moniz Pereira noutras modalidades e o ecletismo do clube seria bem superior ao que é e muito próximo do que já foi! :roll:

Este sim é que merece uma estátua: prof. Moniz Pereira.

Tb me parece que o Always se “esticou” um bocado…!!! :shock:

A partir deste momento já acredito que podem “espancar” qualquer um :shock:

Eu nao queria entrar nesta discussao,mas nao posso ficar sem me manifestar acerca do Prf. Moniz Pereira.

Este senhor sim ! Merece ser venerado pelos Sportinguistas!

Tudo o que o Sporting fizer por ele, e pouco para compensar tudo o que ele deu ao Sporting.

Lamento que nem ele escape neste Forum!

Este fórum é assim, Jade! :slight_smile:

Este fórum é assim e é igual a todos os outros onde as pessoas têm a liberdade de expressão. Como alguém aqui costuma dizer, não vou sequer discutir isto, porque “para este peditório, já dei”.

Eu talvez não seja das pessoas que melhor aqui escrevem, mas também não acredito que o meu português seja tão fraco que as pessoas de um modo geral não me entendam. Para todos efeitos, vou-me explicar “melhor”:

O prof. Moniz Pereira é um histórico dentro do Sporting, indefectível defensor do atletismo, mas é um sportinguista como outro qualquer que também pode cometer erros e não está isento de críticas, a menos que vocês achem que as grandes figuras do clube o podem destruir se lhes apetecer, só pelo simples facto de serem… históricos do clube. Se é essa a vossa opinião, eu demarco-me dela, porque para mim, o que está acima de tudo é o Sporting - instituição e as pessoas que vão “fazendo” essa instituição ao longo dos anos só serão merecedoras de elogios se e enquanto a defenderem. Para mim, não existe sportinguistas de 1ª e sportinguistas de 2ª. Somos todos sportinguistas e ponto final.

Ninguém aqui atacou directamente a figura do prof. Moniz Pereira. O que eu referi e volto a repetir, foi que o grande capricho do prof. Moniz Pereira foi e é o atletismo. Muitos de vocês se calhar ainda são muito novinhos e não se lembram dos velhos tempos em que o prof. Moniz Pereira atacava várias direcções do clube, insinuando que se dava muita atenção ao futebol e pouca atenção às outras modalidades. Com o advento da SAD e apesar do Sporting ter ficado sem o estádio antigo, o atletismo acabou por ficar bastante beneficiado porque se começaram a fazer contratações de bons atletas (mormente estrangeiros), o que antigamente não acontecia. Ora, eu ainda não ouvi o prof. Moniz Pereira vir a terreiro solidarizar-se com outras modalidades que acabaram, tais como o hóquei, o voleibol, o basquetebol, só para falar em algumas e não falando noutras cuja extinção já foi equacionada. Afinal, o problema não era exactamente as “modalidades amadoras”. Dizem-me que o atletismo é uma modalidade histórica dentro do clube e eu pergunto: o hóquei, por exemplo que nos deu várias Taças Europeias não é uma modalidade histórica?

Contudo, as reacções a este meu post, também não me surpreendem, porque muitos dos que as tiveram, são os mesmos que se colocam contra a SAD e a favor de jogadores com os quais o Sporting não pretende contar para a próxima época, sem sequer saber o que realmente se passou. Aí, eu gostava de perguntar se dão mais crédito aos jogadores que apesar de profissionais estão a defender os seus interesses, ou à SAD que tem de gerir os destinos do clube da melhor maneira? São sócios e adeptos do Sporting ou do Pedro Barbosa e do Rui Jorge? Se fosse no Porto, estas questões nem sequer eram colocadas, porque o Pinto da Costa faz e os outros limitam-se a dizer “amén”, mas enfim…

Nada mais a acrescentar. :!:

Always como é que queres que o Prof. Moniz Pereira, não tenha um “capricho” para usar uma expressão tua, pelo atletismo se ele sempre foi um homem dessa modalidade.

Ele entrou para o Sporting, para dirigir esta secção. Com o trabalho de grande qualidade e relevo que fez foi ganhando prestigio e notoriedade dentro do clube, de que hoje é um icone.

Tivessem existido outros Moniz Pereira, no hoquei, basquete, etc… e estas modalidades nunca teriam desparecido do clube. Digo te mais, com o Moniz Pereira, a vergonha que se passou com o hoquei este ano nunca teria aconteceria.

Este fórum é assim e é igual a todos os outros onde as pessoas têm a liberdade de expressão. Como alguém aqui costuma dizer, não vou sequer discutir isto, porque "para este peditório, já dei".

Eu talvez não seja das pessoas que melhor aqui escrevem, mas também não acredito que o meu português seja tão fraco que as pessoas de um modo geral não me entendam. Para todos efeitos, vou-me explicar “melhor”:

O prof. Moniz Pereira é um histórico dentro do Sporting, indefectível defensor do atletismo, mas é um sportinguista como outro qualquer que também pode cometer erros e não está isento de críticas, a menos que vocês achem que as grandes figuras do clube o podem destruir se lhes apetecer, só pelo simples facto de serem… históricos do clube. Se é essa a vossa opinião, eu demarco-me dela, porque para mim, o que está acima de tudo é o Sporting - instituição e as pessoas que vão “fazendo” essa instituição ao longo dos anos só serão merecedoras de elogios se e enquanto a defenderem. Para mim, não existe sportinguistas de 1ª e sportinguistas de 2ª. Somos todos sportinguistas e ponto final.

Ninguém aqui atacou directamente a figura do prof. Moniz Pereira. O que eu referi e volto a repetir, foi que o grande capricho do prof. Moniz Pereira foi e é o atletismo. Muitos de vocês se calhar ainda são muito novinhos e não se lembram dos velhos tempos em que o prof. Moniz Pereira atacava várias direcções do clube, insinuando que se dava muita atenção ao futebol e pouca atenção às outras modalidades. Com o advento da SAD e apesar do Sporting ter ficado sem o estádio antigo, o atletismo acabou por ficar bastante beneficiado porque se começaram a fazer contratações de bons atletas (mormente estrangeiros), o que antigamente não acontecia. Ora, eu ainda não ouvi o prof. Moniz Pereira vir a terreiro solidarizar-se com outras modalidades que acabaram, tais como o hóquei, o voleibol, o basquetebol, só para falar em algumas e não falando noutras cuja extinção já foi equacionada. Afinal, o problema não era exactamente as “modalidades amadoras”. Dizem-me que o atletismo é uma modalidade histórica dentro do clube e eu pergunto: o hóquei, por exemplo que nos deu várias Taças Europeias não é uma modalidade histórica?

Contudo, as reacções a este meu post, também não me surpreendem, porque muitos dos que as tiveram, são os mesmos que se colocam contra a SAD e a favor de jogadores com os quais o Sporting não pretende contar para a próxima época, sem sequer saber o que realmente se passou. Aí, eu gostava de perguntar se dão mais crédito aos jogadores que apesar de profissionais estão a defender os seus interesses, ou à SAD que tem de gerir os destinos do clube da melhor maneira? São sócios e adeptos do Sporting ou do Pedro Barbosa e do Rui Jorge? Se fosse no Porto, estas questões nem sequer eram colocadas, porque o Pinto da Costa faz e os outros limitam-se a dizer “amén”, mas enfim…

O Moniz Pereira não é só do atlestismo, tambem foi praticante e dos bons do voleibol do clube. Só quem não conhece o prof. Moniz Pereira pode pensar que ele apoiou a extinção dessas modalidades, foi “esmagado” pela maioria da direcção. O Prof. Moniz Pereira é contra a futebolização do desporto nacional, não é contra o futebol! Ele até já foi preparador fisico da nossa equipa principal e assistia (agora com a idade que tem, não sei …) a todos os jogos que se disputavam em nossa casa (quando não estava para fora como é óbvio).
Não compares o hóquei com o atletismo em termos de história e principalmente titulos. O atletismo é muito mais antigo no nosso clube que o hóquei e a nivel de titulos nacionais, europeus e olinpicos a diferença é esmagadora com vantagem para o atletismo.

É óbvio que ninguem no Sporting está imune a criticas, agora a palavra “capricho” soa muito mal numa pessoa como o professor Moniz Pereira. Eu ainda não percebi a tua posição, queres que o atletismo tenha as mesmas regras que as outras modalidades, isto é, se não der lucro (ou pelo menos que não dê prejuizo) acaba-se? Se sim, meu caro forista, o clube passa a ser um clube só de futebol (estou a falar em termos de alta competição).

NOTA: Eu só sou a favor desta directiva, se uma parte das quotas for entregue às modalidades do Sporting, porque há muita gente (pelo menos alguns) como eu que quer que parte das quotas seja para as outras modalidades. Se o clube passar a ser só de futebol, não deixava de ser sócio, mas era um grande desgosto.

Este fórum é assim e é igual a todos os outros onde as pessoas têm a liberdade de expressão. Como alguém aqui costuma dizer, não vou sequer discutir isto, porque "para este peditório, já dei".

O Moniz Pereira não é só do atlestismo, tambem foi praticante e dos bons do voleibol do clube. Só quem não conhece o prof. Moniz Pereira pode pensar que ele apoiou a extinção dessas modalidades, foi “esmagado” pela maioria da direcção. O Prof. Moniz Pereira é contra a futebolização do desporto nacional, não é contra o futebol! Ele até já foi preparador fisico da nossa equipa principal e assistia (agora com a idade que tem, não sei …) a todos os jogos que se disputavam em nossa casa (quando não estava para fora como é óbvio).
Não compares o hóquei com o atletismo em termos de história e principalmente titulos. O atletismo é muito mais antigo no nosso clube que o hóquei e a nivel de titulos nacionais, europeus e olinpicos a diferença é esmagadora com vantagem para o atletismo.

É óbvio que ninguem no Sporting está imune a criticas, agora a palavra “capricho” soa muito mal numa pessoa como o professor Moniz Pereira. Eu ainda não percebi a tua posição, queres que o atletismo tenha as mesmas regras que as outras modalidades, isto é, se não der lucro (ou pelo menos que não dê prejuizo) acaba-se? Se sim, meu caro forista, o clube passa a ser um clube só de futebol (estou a falar em termos de alta competição).

NOTA: Eu só sou a favor desta directiva, se uma parte das quotas for entregue às modalidades do Sporting, porque há muita gente (pelo menos alguns) como eu que quer que parte das quotas seja para as outras modalidades. Se o clube passar a ser só de futebol, não deixava de ser sócio, mas era um grande desgosto.

Eu não disse que ele apoiou a extinção das modalidades. O que eu disse, foi que enquanto o atletismo estava a ser semi-ignorado por diversas direcções, ele foi a voz da revolta a favor das modalidades amadoras e contra a futebolização do desporto, como tu dizes e depois, quando essas modalidades foram sendo extintas, não o vi defendê-las com o mesmo ânimo e empenho com que defendeu o atletismo, o que só nos leva a concluir que a sua “cruzada” afinal não era propriamente a favor das modalidades amadoras (“já estou servido, logo, já não faz sentido continuar a protestar”). Se ele fosse coerente, deveria continuar a manter a sua “guerra”, insurgindo-se contra a extinção das tais modalidades que ele tanto defendeu(?), ou não será? :!:

Quanto ao Bingo, provavelmente são efeitos da concorrência e da crise. No Porto o bingo melhor há uns 2, 3 anos atrás era do Salgueiros, agora está fechado. A crise económica mais a concorrência fez com que o bingo deixasse de ser uma fonte de receitas interessante.

O fecho do bingo do Salgueiros nao teve a ver com receitas , teve a ver com a direccao que enterrou todo o Salgueiros bingo incluido…

quando essas modalidades foram sendo extintas, não o vi defendê-las com o mesmo ânimo e empenho com que defendeu o atletismo

Aqui creio que estás certo, mas essa é apenas a minha opinião.

Em todo o caso, para se ver o “poder” do Grupo da Qta. da Marinha, até o velhote conseguiram “silenciar”.

Sim, que ele com outras direcções era bem pro-activo em defesa das amadoras… , mas com os “amigos Jet7” as coisas já não foram tão assim.

E dai, pode ter sido a idade e a falta de força para manter o mesmo registo… não sei.

Bora lá falar mal de outros caprichosos:
O Visconde de Alvalade que por capricho deu os terrenos ao neto
José Alvalade que por capricho (e acrescento, por birra!) criou este clube
Carlos Lopes que por capricho vestiu a nossa camisola
Obikwelu que por capricho se fez português

Enfim, vamos bater neles todos, carago.
:roll:

Isto de facto…acho que deviam voltar a ler este tópico desde o principio para ver a quantidade de mal entendidos que para aqui vai - na minha opinião…

Pois eu concordo com o always…o prof. moniz pereira é uma figura da história do Sporting, sem qualquer duvida. Mas como todas as outras figuras, terá o seu lugar reservado. E para mim - que sou sócio - o atletismo não tem qualquer lugar no Sporting…

Nota de rodapé: ainda não acredito que consigam colocar no mesmo post os nomes de carlos lopes e fernando mamede, misturado com outros como obikwelu…

Falam de atletismo como modalidade deficitária e assumem-no como tal…mas o hoquei terminou (mais uma vez!) - pergunto-me se o prejuízo do hoquei algum dia será tão alto como o do atletismo…

Meetings?!?!? mas quantos deste forum já assitiram ao vivo a meetings de atletismo???
Jogos Olimpicos?!?!? Que me interessa a mim os JO?!?! Por acaso vêem lá a camisola do Sporting nalgum atleta?!?!?
Querem ver que vos dá pica verem o obikwelu???
E preferem concerteza vê-lo do que ver o hoquei ser campeão, ou o andebol ou o futsal (para falar nas “amadoras”)!!!

O atletismo teve o seu período de fulgor no Sporting e este já terminou…a época é de crise e prefiro que se fale, por exemplo, do Sporting campeão europeu de hoquei em patins (que saudades das noites europeias na Nave…!) do que campeão europeu de atletismo…

Sejamos coerentes…mas acima de tudo, respeitem-se opiniões…eu respeito aquelas que são diferentes da minha (como a do Prof.Moniz Pereira) mas não estou de todo de acordo com ela…