Opiniões tacticas de um leigo na matéria

Como está expresso no titulo sou um leigo sobre materias futebolisticas… nunca joguei futebol 11, nao tenho curso de treinador, nao estudo questoes tacticas por isso o que vou expor seguidamente pode apresentar varias lacunas e alguns erros… esta opiniao nem sequer esta muito amadurecida e pretende, principalmente, levantar algumas questoes…

Quando se fala em futebol uma das primeiras coisas que procuramos entender é a forma como determinada equipa irá jogar… umas jogam em 4x3x3, outras 4x4x2 classico, 4x4x2 losango, 3x5x2 e por ai fora sendo que os treinadores procuram com estes sistemas ocupar os espaços da melhor maneira possivel aproveitando as caracteristicas dos jogadores disponiveis…

O Sporting joga normalmente em 4x4x2 losango sendo que tem como sistema “alternativo” o 4x4x2 classico…

A minha questao é a seguinte: isto faz algum sentido?..

Começando pelo inicio… a unidade basica do futebol é o jogador, é ele que se movimenta, que age, que influencia o decorrer dos acontecimentos… se nao fosse o jogador a bola nao saía do circulo central… ora esta unidade basica está munida de algumas caracteristicas que definem o seu papel em campo (velocidade, leitura de jogo, concentraçao, capacidade de passe e recepcao, imaginaçao etc…)…

se a unidade basica é o jogador a primeira forma de organizaçao será a relacao entre dois jogadores…
um exemplo:
se o abel conduzir a bola e quiser tabelar com o moutinho sao necessarias considerar diferentes passos e caracteristicas:

• passe do abel para o joao moutinho (velocidade e direccao da bola…)
  • arranque do abel
  • passe ao primeiro toque do joao moutinho (velocidade e direccao da bola…)
  • recepçao do abel
  • durante este processo é necessario que os jogadores tenham um entendimento entre si: para onde o abel se pode movimentar e para onde o moutinho pode passar a bola… sem este entendimento a accao nao se pode realizar…