OPA da Sonae sobre a PT

Não discuto o assunto porque não o segui a fundo nem entendo patavina do tema, mas aproveito o balanço da recusa em AG da proposta de desblindagem de estatutos da PT, para convidar os foristas mais dispostos a aceitar as ingerências externas na SAD a lerem um pouco do que aconteceu e a lerem algo sobre a tendência mundial e sobre a revisão que se prepara do código das sociedades comerciais.

Infelizmente o assunto não pareceu obter muito interesse há uns dias, pelo que os tópicos foram ridiculamente participados. Em todo o caso acho que seria produtivo fazerem uma análise à informação disponivel, porque é mais que certo que daqui a uns tempos estaremos todos a falar do assunto no Sporting.

mas… o que é que a OPA à PT tem a haver com o Sporting? :slight_smile:

é que o título do thread sugere a discussão do desfecho da OPA, e para isso já havia um thread. Este é mais um para discutir SADs? tb já tinhamos um Rui.

Quanto á OPA em si provavelmente um grande “UF!” não assumido pelo belmiro, vitória em toda a linha. Conseguiu o objectivo de há muitos anos, desmembrar o monopólio da PT sem gastar um tostão, e provavelmente vai acabar por conseguir ficar à mesma com a empresa que queria, mais tarde.

Ganhou peito para forçar o objectivo e a AG permitiu-se sair na hora H ou seja, antes de começar a passar cheques.

Mission acomplished. O resto seria “Pirraça” e um grande peso às costas nos próximos anos.

Seguem-se certamente mais negócios e coisas giras. O país não será mais o mesmo, e eu agradeço-lhe como consumidor (não necessariamente como empregado :)).

queria sbr e’ como a PT vai pagar aquilo q prometeu aos seus accionistas… concerteza que nao vai ser baixando os preços das telecomunicaçoes nem o preço da internet em PT, caso contrario levariam imenso tp para o fzr. :roll:
Portanto vai manter-se td no mesmo, com estes preços so’ praticados em paises onde ha monopolios por parte d empresas deste genero

Quanto á OPA em si provavelmente um grande "UF!" não assumido pelo belmiro, vitória em toda a linha. Conseguiu o objectivo de há muitos anos, desmembrar o monopólio da PT sem gastar um tostão, e provavelmente vai acabar por conseguir ficar à mesma com a empresa que queria, mais tarde.

Ganhou peito para forçar o objectivo e a AG permitiu-se sair na hora H ou seja, antes de começar a passar cheques.

Mission acomplished. O resto seria “Pirraça” e um grande peso às costas nos próximos anos.

Seguem-se certamente mais negócios e coisas giras. O país não será mais o mesmo, e eu agradeço-lhe como consumidor (não necessariamente como empregado ).

Isto é que é defender o chefe :slight_smile:

Agora vamos ver quanto tempo vai demorar a PT para vender uma das redes :slight_smile:

Vender uma das redes não significa necessariamente mais concorrência, tudo depende da estrutura accionista que vier a ter a PT Multimédia. Se houver uma estrutura accionista muito igual entre as duas empresas (que é o que actualmente acontece) pouco mudará em termos de concorrência.

Quanto á OPA em si provavelmente um grande "UF!" não assumido pelo belmiro, vitória em toda a linha. Conseguiu o objectivo de há muitos anos, desmembrar o monopólio da PT sem gastar um tostão, e provavelmente vai acabar por conseguir ficar à mesma com a empresa que queria, mais tarde.

Seguem-se certamente mais negócios e coisas giras. O país não será mais o mesmo, e eu agradeço-lhe como consumidor (não necessariamente como empregado :)).

Parece o discurso daqueles políticos em noite de eleições, que apesar dos maus resultados cantam vitória.

mas... o que é que a OPA à PT tem a haver com o Sporting? :) é que o título do thread sugere a discussão do desfecho da OPA, e para isso já havia um thread. Este é mais um para discutir SADs? tb já tinhamos um Rui.

O processo em si mesmo nada, mas este é um excelente exemplo para memória futura, e essa foi a minha intenção, embora sabendo à partida que os resultados não serão muito efectivos.

Não pretendi grande discussão, pretendi mesmo alertar, mais uma vez, para os riscos efectivos que existem na perda de posição do Sporting na SAD para o futebol.

De qualquer forma isto ficará por aqui, talvez um dia cá volte!

Diria que o Mauras parece um dirigente do PCP (com todo o respeito aos comunistas, não pretendo melindrar ng), mas acabam de levar um dos maiores pontapés no cú da historia empresarial portuguesa e ainda vem cantar vitoria.

Maurex meu caro, a única coisa que eu agradeço ao Belmiro é obrigar a PT a separar o cobre do cabo, aí todos lucraremos, de resto sabe-se bem que esta OPA só tinha como destino evitar a falencia da Optimus a medio prazo e cortar o investimento no Brasil, para que a Telefonica espanhola fosse para lá sozinha.

E estás a dizer que ele não perdeu um tostão? LOL

Acções da Sonae SGPS e da Sonae com. em queda livre, hoje teve um prejuizo de milhões e a sorte foi suspenderem as acções em bolsa devido à assembleia geral.
As acções da PT também caíram, mas por outro lado as da PT Multimédia dispararam e tb foram suspensas.

Belmiro e o filhote foram finalmente postos no lugar, o tal ditado inglês “… more than they could shew”.

Metem-se com a CGD, insultam o Berardo, desafiam toda a nomenclatura da propria PT e esperavam sair de lá vitoriosos?

Banho de realidade, temos pena… (not)

[quote=“Incitatus”]

Diria que o Mauras parece um dirigente do PCP (com todo o respeito aos comunistas, não pretendo melindrar ng), mas acabam de levar um dos maiores pontapés no cú da historia empresarial portuguesa e ainda vem cantar vitoria.

Desnecessário e básico. Só quem como tu e os outros dois não sabem as motivações que levaram a sonae a avançar para esta OPA pode considerar isto uma azia pessoal e não a verdadeira opinião que tenho. Aliás era uma opinião que circula internamente desde o início. Nem tudo é preto ou branco na vida, e dentro da Sonae havia muita gente que desde o primeiro dia pensava nesta conclusão.

Maurex meu caro, a única coisa que eu agradeço ao Belmiro é obrigar a PT a separar o cobre do cabo, aí todos lucraremos,

Era esse o meu ponto, logo escusadas as avaliações. É isso também que agradeço ao meu “chefe”, pois ao contrário do que alguns comentários sugerem não tenho assim tanto que lhe agradecer. O que estás a agradecer não só não é pouco como era o grande objectivo desta OPA. Durante anos a Sonaecom apresentou exposiçoes na alta autoridade para forçar este tipo de acontecimentos. Como eu disse foi preciso ganhar corpo, ir buscar promessas de dinheiro e forçar os mesmos resultados.

Se me conseguirem explicar onde é que esta conclusão trás outra coisa que não seja o cumprimento dos objectivos primordiais que a sonaecom sempre teve e uma considerável redução do risco, eu meto a viola no saco.

de resto sabe-se bem que esta OPA só tinha como destino evitar a falencia da Optimus a medio prazo e cortar o investimento no Brasil, para que a Telefonica espanhola fosse para lá sozinha.

Não é verdade. Obviamente alguma coisa acontecerá à Optimus, estava cercada. Esta OPA conseguiu mexer completamente com o mercado e mudar o mapa no futuro, e obviamente à Optimus acontecerá alguma coisa. Ou se funde com a TMN na mesma ou com a Vodafone, ficando do lado de cá ou de lá. Isso é óbvio, é bem jogado e é de mestre. Quem quereria comprar a Optimus antes disto tudo ao belmiro? E agora, com tudo o que mexe, já é diferente não é? Pensem um bocadinho.

E estás a dizer que ele não perdeu um tostão? LOL Acções da Sonae SGPS e da Sonae com. em queda livre.

Esse raciocínio faz-me lembrar as contas do berardo. Como é que perdeu dinheiro se não o gastou? Cairam as acçoes? também irão cair as da PT. Caem segunda feira as da sonaecom como sobem logo a seguir quando começarem a surgir detalhes dos próximos episódios. É cedo para tirares essas conclusões quando a coisa ainda não acabou. Quando digo que não perdeu dinheiro digo que não se endividou provavelmente de forma irremediavel, como iria acontecer caso comprasse o monstro.

Belmiro e o filhote foram finalmente postos no lugar, o tal ditado inglês "... more than they could shew".

como já disse, no teu cego ódio aos bichos nem raciocinas, mas isso deve-se ao facto de desconheceres por completo de onde esta opa veio (embora eu já tenha explicado).

Metem-se com a CGD, insultam o Berardo, desafiam toda a nomenclatura da propria PT e esperavam sair de lá vitoriosos?

É giro ver-te aplaudir sabujos :). Alguns deles os mesmos que te lixam o Sporting. Aliás os cabecilhas do falhanço da OPA foram exactamente os mesmos senhores sérios que costumam ser enxovalhados no tema Sporting.

Os azevedos foram brilhantes. Foram para o ringue, levaram nos cornos no último round (por margem mínima) mas forçaram o opositor gordo caparroso a ter de se desfazer dos vicios e dos esquemas para poder continuar no concurso. Era esse o objectivo principal num combate que à partida era desigual e viciado. Em tudo isto acabou por não gastar um tostão do que ia gastar.

Só fazendo um desenho é que consigo explicar melhor porque é que, no seu escritório, o homem se deve estar a rir enquanto os outros o imaginam a chorar ;).

Isto é que é defender o chefe :)

:slight_smile:
olha q depois do grupo que levei este ano nem tenho muita vontade de o defender :).

Só que estive envolvido no passado nas consecutivas exposições à autoridade, e portanto sei de onde esta OPA veio e do que o motivou a lança-la com tamanho risco para tudo o que construiu.

Se ficasse com a PT, e por mais que tivesse a coisa bem montada, tudo seria uma incógnita, uma incógnita caríssima à qual bastaria um sopro de imprevisto para destruir tudo o que ele conseguiu e deixar o seu nome no lixo. Era um risco brutal.

assim conseguiu o que sempre tentou por outras formas e abriu caminho para negócios provavelmente menos espectaculares mas muito mais eficazes, como por exemplo vender a optimus a outra operadora e comprar a tv cabo, uma hipótese.

Será que isto faz assim tão pouco sentido?

O unico sentido és tu a defender o indefensavel, por mais que rabeies… :lol: :lol: :lol:

Maurex meu caro, a única coisa que eu agradeço ao Belmiro é obrigar a PT a separar o cobre do cabo, aí todos lucraremos, de resto sabe-se bem que esta OPA só tinha como destino evitar a falencia da Optimus a medio prazo e cortar o investimento no Brasil, para que a Telefonica espanhola fosse para lá sozinha.

E estás a dizer que ele não perdeu um tostão? LOL

Acções da Sonae SGPS e da Sonae com. em queda livre, hoje teve um prejuizo de milhões e a sorte foi suspenderem as acções em bolsa devido à assembleia geral.
As acções da PT também caíram, mas por outro lado as da PT Multimédia dispararam e tb foram suspensas.

Belmiro e o filhote foram finalmente postos no lugar, o tal ditado inglês “… more than they could shew”.

Banho de realidade, temos pena… (not)

Excelente Inci concordo em quase tudo. Os gajos da Sonae metem nojo, neste negócio funcionariam quase só com capital espanhol, da Telefónica e do Santander.
Em Lagos, é ilegalidades,subornos e corrupção dos Azevedos por toda a parte. Por isso,uma derrota deles é vitória minha

DESOPILEM DAQUI ESPANHOIS!

O unico sentido és tu a defender o indefensavel, por mais que rabeies... :lol: :lol: :lol:

agradecia argumentos.
Não tenho nada a rabiar.
Acho é curioso que aqui defendas os corruptos que noutros assuntos atacas. Perdes a face, és incoerente, só isso :).

No fim acabas por agradecer ao belmiro logo… se alguém está a fazer figura cómica és tu meu caro :).

Eu por mim caguei, como já disse a mim pouco me afecta, mas a quem bate palmas à vitória da corrupção, dos esquemas, dos eixos “bes - pt - estado” ai meus amigos… que continuem a ser roubados à grande pelos ditos que não merecem outra coisa.

PS - o mais giro é que os que são sportinguistas são roubados pelos mesmos, no Sporting :).

A família Pinto Magalhães pode muito bem atestar do espírito benemérito de Belmiro…

Curioso é ouvir os Azevedos dizer que a criaram a Sonae do nada, apesar de essa existir bem antes de Belmiro.

Perguntam como pagará a PT o que prometeu, mas ninguém pergunta como pagaria a Sonae uma empresa 16 vezes maior que ela. Se carregar nos preços, há sempre alternativas.

Ao contrário do que aqui alguém escreveu, a Telefónica não iria financiar a Sonae: preparava-se para receber a preço de saldo a VIVO, que actua no maior mercado da América latina.

Belmiro, de facto, irá ter um desfecho positivo: tem os argumentos necessários para se desfazer de uma organização que apenas gera custos - Optimus.

Mais uma vez JMF demonstrou que não é sério. Enfim, com bons amigos, nunca há riscos…

Oh Mauras os teus artificios de tentar dar a volta as situaçoes jogando com as palavras e tentando introduzir elementos novos na equação quando as coisas não correm como esperavas comigo não funciona.

Não me venhas com “estorias” de que estes é que roubam o SCP, eu não sou incoerente, sempre fui contra Belmiro desde o principio e mantenho a coerencia, entre corrupto x e corrupto y eu escolho o meu corrupto preferido, entendidos?

Tu é que és incoerente ao fazer aqui tanto alarido ao Belmiro como cavaleiro da armadura brilhante que ia matar o dragão “PT”, durante todo este processo, e agora vires dizer que te estás a cagar… Isso sim é incoerencia…

E mais, acusas os outros de bater palmas a corrupção, mas as palmas que tu baterias à corrupção do teu ídolo de pés de barro já seriam justas concerteza.

Levaram um pontapé no cú e dos grandes, espero que em tempos próximos o estado tenha a coragem de obrigar o conglomerado Sonae SGPS a separar-se e a acabar com esta vergonhosa fuga aos impostos praticados pelo maior chulo portugues, de seu nome Belmiro de Azevedo…

Porque é que as holdings do Grupo Sonae estão todas na Holanda (ou pelo menos estavam)?
Será que é para fazerem as Assembleias Gerais num Coffee Shop?

Quase 50% da Sonaecom é detida pela Sonae Investments BV, com sede na Holanda e que pertence ao Grupo Sonae.
Caso a OPA sobre a PT avançasse, as acções passariam pela Sonaecom BV, uma empresa detida a 100 por cento pela Sonae e que tem sede na Holanda. Só em imposto de selo sobre a garantia bancária dada pelo Santander, a Sonae pouparia 57 milhões de euros.

Ora aqui está mais um que não dorme…

Oh Mauras os teus artificios de tentar dar a volta as situaçoes jogando com as palavras e tentando introduzir elementos novos na equação quando as coisas não correm como esperavas comigo não funciona.

Pena que só agora me dês a entender que eu uso esses artificios, pelos vistos não só nesta questão.

sempre fui contra Belmiro desde o principio e mantenho a coerencia, entre corrupto x e corrupto y eu escolho o meu corrupto preferido, entendidos?

Claro que sim. Desde que não queiras conferir qualquer pretensão de racionalidade ou análise superior nesse tipo de raciocínio, por mim tudo bem

Tu é que és incoerente ao fazer aqui tanto alarido ao Belmiro como cavaleiro da armadura brilhante que ia matar o dragão "PT", durante todo este processo, e agora vires dizer que te estás a cagar... Isso sim é incoerencia...

Pelos vistos não me tens lido com a devida atenção.
Nunca defendi belmiro como cavaleiro de coisa nenhuma.
O que defendi foi a atitude de lançar a OPA, que do ponto de vista económico nacional e estratégico para a Sonaecom foi brilhante. Pouco me move neste momento para apoiar os meus patrões, mas nos meus conhecimentos parcos ainda sei reconhecer o que é uma jogada de xadrez que mexe com o panorama nacional. E esta foi uma delas. Falhou no seu designio principal? correcto, mas não falhou o secundário. E quem como eu foi confrontado com o secundário durante anos (ex. PT comer através do sapo conteúdos do público durante anos que nunca pagou, quando chegou ao momento de pagar queria pagar em “banners” por ordem da administração) sabe que nesse prisma existe uma vitória.

E mais, acusas os outros de bater palmas a corrupção, mas as palmas que tu baterias à corrupção do teu ídolo de pés de barro já seriam justas concerteza.

Como já te disse andas desatento e julgas-me mal. Não lhe bato palmas nenhumas, aliás até ando bastante desiludido com muitos dos seus delegados.

Levaram um pontapé no cú e dos grandes, espero que em tempos

próximos o estado tenha a coragem de obrigar o conglomerado Sonae SGPS a separar-se e a acabar com esta vergonhosa fuga aos impostos praticados pelo maior chulo portugues, de seu nome Belmiro de Azevedo…

Conclusão: não quero saber (porque a tua postura comigo neste tópico específico não me merece essa consideração) que tipo de violentação sofreste às mãos da sonae, mas deve ter sido forte, daí julgares esta questão emocionalmente e não racionalmente. Eu apesar de enrrabado recentemente ainda consigo ver a questão OPA na terceira pessoa ou seja, separando os meus eventuais azedumes para com o meu patrão da análise minimamente objectiva dos ganhos e perdas de todo o processo, que foi o que quis aqui debater.