Olheiros

Peço aos moderadores do forum para que mantenham este tópico inamovivel enquanto durarem os campeonatos internacionais de selecções. A ideia seria a de cada um de nós indicar potenciais reforços de futuro para o clube que tenhamos visto em exibição quer em toulon, no euro ou no mundial.

A meu ver, de Toulon iria observar muito atentamento o GR da China, que só tem 16 anos - ágil, destreza, sai bem aos cruzamentos com bom poder de impulsao e corajoso. Pode-se vir a tornar um bom reforço (e não menciono a hipótese deste reforço abrir as portas do mercado asiático ao sporting).

Estou a ver o portugal - frança e este medio do Bordeus Rio Mavuba parece-me ser um todo o terreno com bom potencial. Quem sabe a observar…

O Mavuba é um grande jogador, mas não é para o nosso bico. Já é internacional A e foi hipótese para o Mundial (além de que não é brasileiro, não está em fim de contrato nem é representado pelo Gilmar Veloz).

Um bom post!

Estive a ver jogo de Portugal, e fiquei a saber que um treinador muito, muito, muito, mas muito mau só colocou 5 jogadores nos 22 da França, e que deles 4 são titulares. É o treinador do Rennes…

O guarda-redes francês pareceu-me bom, bons reflexos, e sobretudo muita segurança. O nome é Steve MANDANDA e joga no modesto Le Havre.

paraver, paraver não te metas nisso, olha que o Incitatus aparece mesmo :stuck_out_tongue:

Tenho acompanhado o Torneio de Toulon e meus caros, dizem que precisamos de um central certo? Pois bem, recomendo o Manu (Manuel da Costa) da nossa selecção. Para um jovem demonstra uma classe e uma qualidade incrível, não sei mesmo se não ultrapassa o Zé Castro. Muito bom jogador, penso que joga no Nancy e já anda a ser seguido por grandes clubes por essa Europa fora. Pudera… mas aí está um bom valor. :arrow:

Ahpoiseh se o Bölöni tivesse ficado ja nos tinhamos mais jogadores da cantera na equipa principal…

Acho piada a essa conversa do Boloni.

Pesquisei na net e descobri o óbvio. O Rennes tem um centro de formação de jogadores desde 1977(!). De lá saíram nos últimos anos tipos como Dabo, Wiltord, Reveillere ou Silvestre, todos internacionais franceses.

É um clube com tradição formadora, produz bons jogadores, aproveita-os na sua equipa, e por acaso é o Boloni que lá está agora. Será que o Quaresma, o Viana ou o Ronaldo são bons jogadores porque o dentista os treinou durante uns meses? Ou foi porque tiveram uma boa estrutura e treinadores competentes nos largos anos do seu percurso antes de chegarem à equipa principal?

Pois, um está no Porto, outro no Benfica, outro vendido a preço da uva mijona ao MU… É assim que aproveitamos.

Sim, o dentista não faz nada. Por caso foi o que se lembrou de colocar Quaresma a jogar com 17 anos contra o Porto.

Será que o Quaresma, o Viana ou o Ronaldo são bons jogadores porque o dentista os treinou durante uns meses? Ou foi porque tiveram uma boa estrutura e treinadores competentes nos largos anos do seu percurso antes de chegarem à equipa principal?

É claro que o Boloni terá tido o mérito de os lançar, mas só esse. E mesmo esse mérito é muitas vezes mais forçado pelas circunstâncias (foi o caso de Viana, não de Quaresma).

Outro exemplo: foi o Zé Coveiro que lançou o Moutinho. Mas será que este é o jogador que é devido ao campino? Será que um instante de inspiração do treinador, ou a sua necessidade de compor o banco devido às lesões, apagam todo o percurso de 8 ou 10 anos que o jogador fez até então? Claro que não.

Oh Fll nao vale a pena entrar nessa porta se nao nunca mais saimos daqui.E nem e essa questao que interessa…por essa logica nenhum treinador tem merito em nada.

Mas voltando para o topico deste post…

E.Barreto(paraguaio)
J.Elmander(dinamarques-matador)
M.Da Costa(portugues)
S.Tyrala(alemao do dortmund 18 aninhos…vai dar mesmo muito que falar)

Mavuba e excelente mas ja e areia de mais po nosso camiao :frowning:

A selecção francesa é uma verdadeira EQUIPA que, apesar dos excelentes jogadores que possui, vale pelo seu grande colectivo e dinâmica. Há uma enorme diferença na concepção do “football association” entre as duas esquadras e, sobretudo, entre os dois treinadores. Um, o francês, que se dá ao luxo de “sacrificar” as vedetas da equipa em prol de uma estratégia onde não têm lugar os que menos talhados estão para dar o litro pelo colectivo, casos de Diarra, Flamini e onde mesmo Sinama Pongolle teve de rever as suas actuações para ter um lugar entre os eleitos de Girard. Outro, o português Agostinho, que representa as concepções mais tradicionalistas e arcaicas da geração dos treinadores de bigode (que não basta cortar para se “modernizar”) baseadas na presunção de que basta juntar 11 razoáveis jogadores para ter uma grande equipa e onde a concepção de preparação se resume a umas peladinhas e corridinhas à volta do campo. Assim, o inevitável aconteceu. O grupinho das pseudo-vedetas nacionais inchados pela imprensa portuguesa deu ontem uma imagem patética de um putativo candidato ao título de CAMPEÃO EUROPEU com chutão para a frente e fé no apanha-bolas tendo levado um verdadeiro banho de bola dos franceses.

É, sem dúvida, a dinâmica e a rapidez de pensar e executar que fazem toda a diferença no futebol de hoje. E foi nisso mesmo que nomes como Mavuba, Briand, e Toulalan (grande jogador) se destacaram claramente provando que estão muitos furos competitivos acima das “starlettes” nacionais. Qualquer um dos citados, e ainda Faubert, por exemplo, eram jogadores que muito gostaria de ter no Sporting, mas como disse atrás, treinados por alguém com concepções de ritmo e dinâmica de jogo muito próximas das patenteadas pela selecção francesa que ontem vi jogar.

NOTA
Apenas uma correcção ao SGuerreiro: Elmander não é dinamarquês, mas sim sueco, embora jogue na Dinamarca.

Nao vou falar so de jovens…
FREY esta em fim de contracto e do RENNES
ISSAKSON e guarda redes sueco esta no RENNES
LENI e muito jovem esta no FLUMINENSE
RONCATTO avancado de muito futuro esta no GUARANI
D’ÁLESSANDRO argentino fantastico esta no WOLSBURGO
SAVIO extremo esquerdo bom jogador e experiente esta em fim de contracto com o SARAGOÇA

Quanto ao BOLONI acabou de chegar a acordo com o AS MONACO 2º se diz em FRANÇA

RONCATTO avancado de muito futuro esta no GUARANI D'ÁLESSANDRO argentino fantastico esta no WOLSBURGO

O primeiro esteve nas nossas cogitações ainda na era Peseiro mas acabou por não vir, nem me parece que tenha havido proposta, apenas interesse. Se do primeiro não posso falar muito porque não conheço o seu potencial, já do segundo o posso fazer e digo que é um craque, um verdadeiro 10 que nos fazia muito jeito. Esteve emprestado ao Portsmouth esta época que terminou e apesar da cláusula de opção dos ingleses sobre este jogador, o mesmo é dado como um jogador que interessa aos vizinhos do lado. Espero que não passe disso mesmo e posso garantir que um craque destes na nossa equipa, FSF começava a ganhar pontos na sua luta dos 40.000 no estádio.

Boas sugestões, meu caro Bala :wink:

Um bom post!

Estive a ver jogo de Portugal, e fiquei a saber que um treinador muito, muito, muito, mas muito mau só colocou 5 jogadores nos 22 da França, e que deles 4 são titulares. É o treinador do Rennes…

O guarda-redes francês pareceu-me bom, bons reflexos, e sobretudo muita segurança. O nome é Steve MANDANDA e joga no modesto Le Havre.

Apesar de achar que o Boloni como treinador é uma merda, é indiscutível que de deteção de talentos, formação e trabalho com jogadores sub-20 é coisa que o dentista romeno domina. Não foi por acaso que a primeira vez que se falou em Derlei (Leiria) e Paulo Ferreira (Setubal) foi com o Boloni, os casos do Pepe (ainda muito novo) e do João Paulo que estiveram em Alvalade e os muitos jogadores que apareceram no Nancy e no Rennes (e nem todos vindos fa formação FIL, vide o Petr Cech)

Acho que foi mal aproveitado em Alvalade, onde para treinador não servia mas teria sido uma mais-valia certamente integrado na estrutura da formação do Clube. Aliás, se não estou em erro até houve aqui um forista (não foi o Mauras?) que lançou essa sugestão aqui muito precocemente…

e nem todos vindos fa formação [b]FIL[/b], vide o Petr Cech
"FIL"?! Eu li bem? Chamaste-me "FIL"?! :evil: :lol:

PS- A propósito, que será feito dele? Continuará a escrever o seu relatório de análise económico-financeira do grupo Sporting? :roll:

O Fil desde o ultimo desafio lançado, salvo erro pelo Angel, nunca mais apareceu…

O Boloni têm tudo para ser um grande Director Desportivo num Clube como o Sporting. Afirmei-o logo no final da temporada em que ele foi Campeão altura em que deveria ter sido chutado para cima.
Ouvi mesmo dizer que se pensou nisso mas ele queria encher a Academia de treinadores franceses e mexer com muitas coisas, e isso como se sabe não se coaduna com a nossa forma de estar pelo que preferiram deixá-lo arder em lume brando

Sorry… :oops: Não queria chamar almas do além… :lol:

Um abraço ao FLL e ao FIL porque não?.. :wink: 8)

Acho piada a essa conversa do Boloni.

Pesquisei na net e descobri o óbvio. O Rennes tem um centro de formação de jogadores desde 1977(!). De lá saíram nos últimos anos tipos como Dabo, Wiltord, Reveillere ou Silvestre, todos internacionais franceses.

É um clube com tradição formadora, produz bons jogadores, aproveita-os na sua equipa, e por acaso é o Boloni que lá está agora. Será que o Quaresma, o Viana ou o Ronaldo são bons jogadores porque o dentista os treinou durante uns meses? Ou foi porque tiveram uma boa estrutura e treinadores competentes nos largos anos do seu percurso antes de chegarem à equipa principal?

Não posso deixar de citar este teu post… Para além de concordar a 200% com o que dizes, passo a vida a insurgir-me contra esses supostos méritos do Boloni, portanto, nunca é demais frisar o óbvio. Ele não “produziu” nenhum jogador no SCP, apenas os lançou, no caso dos jogadores referidos, mas dada a sua grande qualidade também não era preciso ser muito inteligente para reparar e apostar neles.

PS- A propósito, que será feito dele? Continuará a escrever o seu relatório de análise económico-financeira do grupo Sporting? :roll:

Se prestares atenção, perceberás que ele te chamou DIL.

A.A.