Octávio Machado - Diretor Desportivo

Octávio | Wiki Sporting Machado

[center][size=14pt][b]Bruno de Carvalho oficializou esta noite os regressos de Manuel Fernandes e Octávio Machado ao Sporting.[/b][/size][/center]

«Neste novo tempo que se inicia, é também tempo de regressos. Já hoje assinalámos com entusiasmo, no nosso estádio, o regresso a casa de Jorge Jesus, o nosso treinador. É com alegria que anuncio que Manuel Fernandes e Octávio Machado estão de volta a casa, para colaborarem com a estrutura do futebol profissional», afirmou o presidente leonino, no discurso que encerrou a 2.ª Gala Honoris Sporting, no Coliseu dos Recreios.

[b]Octávio Machado, conhecido no meio futebolístico como o ‘Palmelão’, por ser oriundo de Palmela (6 de maio de 1949), destacou-se como jogador de futebol no FC Porto dos anos 70, tendo começado a jogar no V. Setúbal, clube onde terminou também a carreira.[/b]

Como treinador, Octávio passou, entre outros clubes, pelo Sporting (96/97) e pelo FC Porto (2001/2002). Pelos leões ganhou uma Supertaça ao FC Porto (jogada em Paris) e foi à final da Taça de Portugal, que perdeu para o Benfica, no jogo que ficou marcado pelo caso do verylight que causou a morte de um adepto do Sporting.

Depois de ter sido também comentador desportivo na televisão e na rádio, Octávio Machado afastou-se do mundo futebolístico nos últimos tempos — 2001/2002 foi a última temporada que fez como treinador, no FC Porto –, tendo-se dedicado à agricultura na sua herdade de Palmela, onde produz vinho. Ligou-se também aos bombeiros locais e à política: foi eleito, como independente proposto pelo PSD, como vereador em Palmela.

[center][size=14pt][b]Octávio Machado de regresso a Alvalade: «Jesus assim o quis»[/b][/size][/center]

Ex-treinador acredita no projeto que agora se inicia no Sporting e quer clube de volta aos títulos

Octávio Machado está de regresso ao Sporting para fazer parte da estrutura de futebol do clube, não se sabendo ainda qual a função exata. «Há 72 horas jamais imaginaria que estaria aqui, mas Jesus assim o quis», revelou o próprio à margem da II Gala Honoris Sporting.

«Conheço a sua determinação, conheço tudo aquilo que o guindou ao treinador português com mais títulos, as dificuldades que ultrapassou. Estou-lhe grato por ouvir da voz dele, com determinação, a vontade que tinha que fizesse parte deste projeto», justificou.

«Disse diversas vezes que não voltava ao futebol, mas houve algo mais forte… a forma como as pessoas falaram e manifestaram a vontade de eu fazer parte deste grupo», revelou, para acrescentar: «Tenho muitos anos de futebol, é uma paixão com momentos extraordinariamente felizes. Estava numa situação de tranquilidade, mas este desafio teve tanto de surpreendente como de aliciante.»

«Tudo irei fazer para ser digno da honra de pertencer a este projeto, de mais uma vez voltar a esta casa, onde vivi uma paixão que me marcou profundamente», sublinhou.

Por isso, uma vez de regresso ao clube no qual foi treinador de 1995 a 1997, Octávio Machado tem um desejo claro:
«Trabalhar, trabalhar e contribuir para que sejam criadas as condições para que o Sporting possa atingir o desejo de ser campeão nacional.»

Para Octávio Machado a contratação de Jorge Jesus como treinador já é uma prova de que o Sporting quer regressar aos títulos e assim tudo será mais fácil.

«É um objetivo comungado por todos aqueles que se entregam nesta estrutura. Se esta equipa, estes jogadores conseguirem ter o coração, a determinação e a paixão da alma sportinguista, o Sporting vai alcançar o seu objetivo.»

Quem também está de regresso é Manuel Fernandes e Octávio Machado aprova: «Trabalhar com ele é bom, agradável. É uma figura deste clube e do futebol português, alguém que é uma referência e as pessoas do Sporting devem perceber quem são as referências que devem seguir, Manuel Fernandes é uma delas, como o Hilário, assim como Vítor Damas.»

Se o Presidente, pessoa que tem demonstrado por tudo ou quase tudo atras do Sporting, e o JJ, treinador a quem e meritoriamente reconhecida competencia, concordaram em trazer o Octavio Machado para o Sporting, e porque viram nele alguma utilidade. Desde que todos saibam os respectivos papeis, que certamente ja foram, ou vao ser delimitados, tem a minha confianca total.

O Octavio, pelo conhecimento que continua a ter das jogadas de bastidores no futebol Portugues, porque basicamente continuam a ser as mesmas de sempre, e caso o seu papel esteja de alguma forma ligado a esta area, tera uma utilidade muito maior do que aquela que possa a partida estar a ser-lhe atribuida.

O Sporting e assumidamente candidato ao titulo. A meu ver, todos os pormenores para que possamos efectivamente se-lo, estao a ser salvaguardados.

Já aqui o disse, conhece os cantos à casa (alguns) e conhece bem o “sistema” do futebol Português, que seja bem vindo e que traga conhecimento e sorte para levar o Sporting rumo a ganhar títulos.

Em União somos mais fortes.

Deve ser isso mesmo.Jesus tem conecimento interno das trafulhices dos piolhosos , e o OM entra para servir de cao de guerra…

Pareceu me que este vem por clara indicação do JJ , viu-se a falta de entusiasmo que o presidente falou da sua vinda , agora mesmo que nao goste ele e um dos nossos e ate prova ao contrario terá o meu apoio

A vinda do Manuel Fernandes, não me agrada… mas percebo que possa fazer sentido.

Agora do Octávio?! a sério?! o Octávio Machado…?!
ainda no outro dia o ouvia na cmtv, e pensava “dass, como é que é possivel este gajo já ter sido treinador, n pesca nd disto” e agora…
conhece os meandros do futebol? já não trabalha num clube á quase 15 anos… e sempre foi pólvora seca, sempre me pareceu ser mais ressabiamento pela forma como foi corrido do Porto do que outra coisa. “Reza a lenda” que foi ele que não quis o regresso do Jardel em quando treinador do Porto, acabando ele onde nós sabemos ;D (ótimo ato de gestão desportiva) , pelo menos já fez algo de positivo por nós! Porque enquanto treinador, tanto cá como a norte, sempre foi muito fraquinho.

Fosse outra direção e ficava completamente passado com a vida de tal “cromo” para ocupar um cargo de tão suposta relevância, mas como até hoje esta direção só nos tem dado razões para confiar, merece o meu voto de confiança e acredito (e espero) que tenham visto nele qualidades que desconheço.

Esta vinda vou precisar de muita agua para ajudar a digestao.
É apenas e so, ridicula.
Toda esta fabula directiva deade que o JJ entrou causa-me especie e desconforto.

Primeiro ponto de discordia com o Bruno

conhece os meandros do futebol português? ele e mais uns quantos. vai ser isto e aquilo? quem? o pólvora seca (definição perfeita, companheiro)? já o disse e repito, este tipo é como aqueles caniches irritantes que se fartam de ladrar mas, se dás dois passos na sua direcção… é vê-los a fugir de rabinho entre as pernas. é o corajoso da treta.

por amor da santa… que perfeita estupidez!
regresso ao passado mais deprimente! quando se esperava que a tão falada estrutura caminhasse no sentido da evolução, sai-me este passo atrás… enfim… gosto muito do JJ enquanto treinador mas quem manda no SCP ainda tem que ser a direcção e o seu presidente.

má notícia. siga.

Octavio tinha um doM e era o de não haver bufos quando ele era mister

Tb nao havia nada de interessante para bufar. Pobres tempos…

Mas hey é um bom acrescento ao Bruno.
Para alguem demasiado corajoso, tem de haver alguem demasiado cagao.
Para alguem que diz tudo e com nomes, tem se haver alguem que nao diga nada de concreto.

Balança da vida.

godverdomme…

Fico muito agradado com este regresso. Bem-vindo vizinho.

1 Curtiu

Nao gosto nada do homem, sp vejo interesse numa perspectiva:
dar o corpo as balas e resguardar o jesus e o bruno.
so assim vejo sentido, nisso ele é bom.
dispara em todos os sentidos e o jesus e o bruno podem trabalhar mais no silencio, o bruno precisa claramente disso, “desgastou” demasaido a imagem nestes dois anos, precisa fazer o que por ex o orelhas fez nas galinhas, no começo era tipo locutor de TV e dp passou a trabalhar mais no silencio.
se for para isto, ate posso engolir o otavio, pq nao gosto nada do homem, ele na tv dis mal de todos, do pai, da mae, da tia, do cao da avó… nunca o vi na tv sem estar a criticar e a dizer mal de alguem lol
abraço

Tento analisar “a estrutura” do futebol do SCP e ver onde,como e com que funções OM encaixa e que mais valias inegáveis poderá acrescentar…
Não está fácil…

Também eu. O homem é bruto todos os dias… :confused:

Já agora, quem o quiser encontrar é só ir ao restaurante o pescador (a caminho do Poceirão).
:slight_smile:

Só vejo a vinda do Octávio como escudo ao Bruno e ao Jesus.

Fiquei com um sentimento agri-doce em relação a isto. ???

Não gosto. Nadinha…

:arrow: muita água mesmo para a digestão >:(

Agora que e oficial, a entrada desta personagem e absolutamente patetica, seja para que função for, não há uma única explicação possível.
E não, não tenho grandes dúvidas que sairá do clube antes do primeiro mandato do Bruno terminar, e voltará a ser um papagaio contra o clube.

Tudo isto e demasiado surreal.