Oceano

[center]Oceano Andrade da Cruz

[/center]

Dotado de um pulmão inesgotável, Oceano foi um jogador que conquistou a simpatia de adeptos e treinadores, devido à sua total entrega ao jogo e forte personalidade, que lhe permitiram construir uma grande carreira, apesar de ser um futebolista sem escola, e com algumas limitações no capitulo técnico, que superou com muito trabalho e uma grande dedicação, que o levaram a evoluir muito e tornar-se num jogador de topo, capaz de desempenhar várias funções no campo, que enchia com a sua enorme capacidade física e com a garra com que se empenhava em todas as jogadas.

Principiou por jogar em pequenos clubes dos arredores de Lisboa, nas divisões secundárias, até ser contratado pelo Nacional da Madeira, onde encontrou Pedro Gomes que o levou para o Sporting, quando na época de 1984/85 regressou a Alvalade como adjunto de John Toshack.

No Sporting a sua ascensão foi meteórica, entrando logo na equipa principal, ora como médio defensivo, ora com terceiro central, num sistema inovador introduzido pelo técnico galês e assim fez mais de trinta jogos logo na sua primeira temporada em Alvalade e estreou-se na Selecção A a 30 de Janeiro de 1985, num jogo particular frente á Roménia, participando depois na campanha para os Jogos Olímpicos de 1988.

Daí para a frente nunca mais saiu da equipa principal do Sporting, tornando-se num dos seus jogadores mais carismáticos e queridos pelos adeptos, e a 20 de Dezembro de 1987 teve a honra de erguer a Supertaça como Capitão da equipa, naquele que foi o seu primeiro troféu, conquistado após uma dupla vitória sobre o Benfica.

Um Oceano que enchia o campo

Em 1991 transferiu-se juntamente com Carlos Xavier para o Real Sociedad de Espanha, onde jogou durante três temporadas, com grande sucesso, numa altura em que também já era uma presença constante na nossa Selecção principal, ao serviço da qual esteve presente no Europeu de 1996, tendo atingido as 54 internacionalizações com 8 golos marcados.

Regressou ao Sporting em 1994 para mais quatro temporadas, ganhando então mais uma Taça de Portugal e uma Supertaça, e assumindo a liderança do balneário como o seu grande Capitão, mas após a conturbada temporada de 1997/98, onde com os seus 12 golos contribuiu decisivamente para evitar males maiores, acabou por ser dispensado quando já estava à beira dos 36 anos.

Convicto de que ainda tinha condições para continuar a jogar, terminou a sua brilhante carreira actuando uma temporada no Toulose de França, onde confirmou as suas aptidões realizando mais de 30 jogos e marcando 6 golos.

Depois de ter pendurado as botas o seu nome foi várias vezes ventilado como hipótese para integrar as equipas técnicas do Sporting e da Selecção Nacional, o que no entanto levou algum tempo a confirmar-se, mas o seu enorme prestigio e grande experiência acumuladas, permitiam-nos prever que ainda voltaria ao futebol, o que aconteceu a 20 de Junho de 2009 quando foi escolhido por Carlos Queirós para ser o responsável pela Selecção de Sub-21, mas não conseguiu qualificar Portugal para o Europeu, e acabou por acompanhar o Seleccionador Nacional, quando este foi despedido pela FPF em Setembro de 2010.

A 4 de Março de 2011, Oceano voltou a Alvalade para integrar a equipa técnica liderada por José Couceiro.

Info: WIKI Fórum SCP

Oceano Cruz - Sporting CP Video - memoriascp - MyVideo

Este vi jogar! Foi o 1º jogador a fazer nascer em mim o significado da palavra “massa”, “pau” e “pulmão”. :mrgreen:

Foi o nosso Makelele/Roy Keane, não tivemos ninguém assim desde então, e tanta falta faz um Oceano em qualquer equipa.

É uma pessoa 5 estrelas, pude partilhar com ele na mesma mesa umas pataniscas com arroz de feijão, umas imperiais e umas azeitonas por alturas do Alemanha VS Espanha do mundial 2010, extremamente simpático e tranquilo. Fico feliz de ele estar de novo no nosso clube! :great:

Os textos são teus ou estás a copiar da Wiki? Se for da Wiki, era de valor meteres a fonte.

Enchia o meio campo. Um poço de força como nenhum outro… que falta faz um tipo assim na equipa… há tantos anos!

Sempre vi no Oceano a mistica Leonina.

SL

Só quem o viu como eu jogar saberá como deixava a sua pele em campo por nós, tornou-se um enorme coração de Leão, no principio todos os chamavam de tosco, depois era um dos nossos mais acarinhados jogadores devido a todo o querer que punha em campo.

Obrigado Oceano, por toda a tua dedicação ao nosso Sporting.

Ainda me lembro de falhar um penalty na Arménia no último minuto, atirou ao poste, no apuramento para o Mundial de 98. Empatamos 0-0. E fizeram falta esses 2 pontos.

Um verdadeiro [glow=greenyellow,2,300]LEÃO[/glow]!

Lembro-me da desconfiança inicial com o tosco até a “chegada” da braçadeira de capitão!

Um simbolo que nunca devia ter estado afastado de Alvalade!

ÉS GRANDE!

Outro simbolo! Um poço de força e de vontade… E este presente num dos mehores festejos de golo de sempre! :lol:

Consegui ver o Oceano a jogar ao vivo em 1990.

Foi “apenas” e só um dos meus idolos de infancia,jogador que disfarçava a pouca técnica que tinha com uma entrega ao jogo fora do normal,quando veio da Real Sociedad veio mais completo com técnica e a fazer golos,que saudades do “velho alvalade” e ver a garra do grande Oceano já não era sem tempo o seu regresso.Desde o Oceano só mesmo a garra do Sá e ultimamente do vuk.
Grande capitão. :clap: :clap: :clap: :clap:

Sem dúvida excelente poço de força e garra!

O Oceano quando se estreou na equipa principal nunca ou quase nunca jogou no meio-campo, era sempre central. Foi alias nessa posicao que se estreou na Seleccao Nacional, num jogo disputado salvo erro no Estadio do Portimonense, num jogo que alias nao lhe correu bem. So avancou no terreno um tempo depois.

Reposta a verdade dos factos, sem duvida uma referencia do Clube e um dos jogadores preferidos dos adeptos, as vezes pelo que jogava, outras pelas que arreava. :lol:

Oceano de força!
Ainda me lembro de ver na tv um jogo, em que por circunstâncias que agora não me consigo lembrar com toda a certeza (acho que um guarda-redes nosso se lesionou e o outro foi expulso), teve que ir o grande Oceano defender a nossa baliza! Grande capitão!

Foi nas Antas!!!

SL

Mais um que merecia um pouco mais de respeito por parte dos dirigentes do Sporting Clube de Portugal. Grande homem. Um símbolo do Sportinguismo, uma pessoa que merecia ter sido campeão nacional.

Agora, nem na equipa técnica de Domingos pode ficar. Que vergonha. Esperamos para ver o que vai ser de Oceano Cruz.

Ainda não lhe consegui aferir qualidades enquanto treinador.

"Oceano não teme a entrada de um investidor no Sporting. O ex-jogador leonino acredita que é o único caminho possível numa altura em que o clube de Alvalade está em “falência técnica”.

“Na altura em que entraram os americanos no Manchester United, pensava-se que o clube ia perder a identidade e isso não sucedeu. Portanto considero que será inevitável que entre um investidor, estrangeiro ou português”, disse esta segunda-feira à Renascença. "

in Record

è uma figura do Sporting no entanto não lhe reconheço qualquer capacidade para aspectos financeiros para ter dito o que disse .

Opinião mais do que encomendada

Temos agora um “Oceano” na equipa. É argentino e corta bolas como se a vida dele dependesse disso.

O Oceano era dos poucos jogadores que conhecia o Sporting muito, muito bem. Se ouvirem o que o homem hoje diz sobre o clube, vão-se rever nas palavras dele. Ele entende o clube, principalmente os aspectos positivos e as vicissitudes todas do Sportinguismo (a virtuosidade da identidade Sportinguista, a impaciência, o sobe e desce emocional, etc).