Que o mundo do futebol é sujo em Portugal, na Europa e no Mundo, já é do conhecimento geral.
Que as instituições que gerem o futebol a nível internacional (como a UEFA e a FIFA) e a nível nacional (como a FPF e a LC) têm uma lógica de poder anti-democrática e corrupta, também me parece que já é algo que faz parte da percepção geral que as pessoas têm destas organizações.
Que os árbitros de serviço são um dos principais instrumentos utilizados por estas organizações para exercer o seu poder e garantir que certos interesses particulares são atendidos, também penso que já não é surpresa para ninguém.
O mundo do futebol é particularmente sujo. Criminoso mesmo…
Crio este tópico para dar visibilidade e chamar particular atenção para um grupo de sanguessugas subterrâneas cuja acção é tão ou mais perniciosa para o normal curso da competições do que os próprios árbitros:
Os observadores dos árbitros.
Toda a sua acção é subterrânea.
Trabalham às escondidas durante a maior parte do tempo, isto é, quando convém.
Por norma, as notas são secretas.
Aparecem com mais visibilidade também quando convém e permitem fugas de informação que servem como avisos à navegação à actuação dos árbitros.
São eles quem determina as classificações.
São eles que definem o que é positivo e o que é negativo numa actuação de um árbitro.
E, naturalmente, os árbitros sabem bem o que é que têm que fazer para ter uma boa ou uma má nota em determinados jogos.
O Marco Ferreira soube isto e outros árbitros de que falarei a seguir também o sabem já muito bem.
Isto é particularmente gravoso quando estas classificações determinam de forma decisiva quem é que sobe ou desce da 1ªcategoria e tem direito a arbitrar os jogos da 1ªliga.
Como é fácil de perceber, critérios de competência têm tido pouca relevância perante outros como a preferência clubística ou a disponibilidade para fazer determinado tipo de arbitragens mais habilidosas.
Deixo 3 exemplos absolutamente flagrantes do que quero dizer:
- Benfica - Sporting 2012/2013
Estou só a falar da capelada dos 4 penalties roubados ao SCP num derbie decisivo para o título daquela época.
Ahhh… Esperem… Há benfiquistas que acham que não foram 4 penalties. Dizem que foram só 2 ou 3…
Foi só o maior roubo que já vi na minha vida num derbie a nível mundial!
Em nenhum país do mundo (e atenção que já vi muito jogo) eu vi uma equipa ser tão prejudicada num clássico.
Aquela arbitragem merecia uns 10% de nota.
E mesmo assim tenho dificuldade em perceber onde é que estariam esses 10% de aproveitamento…
Pois o observador Luís Ferreira (decorem bem este nome porque é inimido do SCP, do futebol em geral e o lugar dele era numa prisão de alta segurança) conseguiu dar 3,7 valores numa escala de 0 a 5! Ou seja, 74%!
Se isto não é uma prova de corrupção, então eu não sei o que é uma prova de corrupção…
- Benfica - Sporting 2016/2017
Este ainda está bem na nossa memória.
Foram 2 penalties roubados, 1 livre perigosíssimo na meia-lua mesmo no fim do jogo e uma parcialidade na marcação de faltas durante praticamente todo o jogo.
Até o Toni reconheceu que houve influência no resultado…
Pois o observador Carlos Silva (decorem também este nome porque outro inimido do SCP, do futebol em geral e cujo lugar era numa prisão de alta segurança) conseguiu dar 8,6 valores numa escala de 0 a 10! Ou seja, 86%!
Uma nota excelente!
Para comentar mais isto tinha que ser mal educado…
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=646472
Ou seja, em 2 derbies importantíssimos, o SCP é roubado de forma escandalosa, o SLB é beneficiado também de forma escandalosa, e em vários lances decisivos (boa parte deles de forma muito clara) por jogo.
Os respectivos observadores apressaram-se a vir aconchegar os árbitros com excelentes notas dando mensagem clara sobre aquilo que consideram uma arbitragem certa para eles.
Surge a pergunta:
Que aconteceria se um árbitro decidisse a favor do SCP num lance de dúvida?
- Moreirense - Sporting 2015/2016
Isto contado nem se acredita.
Só mesmo visto…
O árbitro assistente recebe uma nota negativa por validar golo num lance praticamente impossível de perceber se o fez de forma correcta ou incorrecta num lance de alegado fora de jogo onde as regras dizem que se beneficia quem ataca.
Repito:
O árbitro assistente levou nota negativa por decidir UM SÓ LANCE de forma diferente daquela que o observador queria.
Agora adivinhem o nome do observador…
Eu digo:
Luís Ferreira!
Sim, o mesmo de um dos roubos de igreja em SLB-SCP’s!
A coincidência…
O mesmo que não achou importância nenhuma aos vários roubos de que o SCP foi vítima num derbie dando nota excelente (!!) para aqui, com um único lance duvidoso de fora de jogo já achar imperdoável o comportamento da arbitragem e disparar logo uma nota negativa!
Nem um esgoto a céu aberto é mais sujo do que este gajo…
Eis uma análise:
Ou seja:
Temos aqui um sistema em que o quadro de árbitros é benfiquizado e só árbitros com este tipo de preferência têm futuro.
Por trás a classificar temos um quadro de observadores do quilate que acabo de demonstrar e que determinam de forma bem clara e sem nenhuma vergonha o que querem ver os árbitros fazer e o que, de maneira nenhuma, querem ver acontecer em nenhum relvado.
Perante esta monstruosidade, quem é que pode ficar surpreendido com esta notícia?
http://www.cortinaverde.pt/2016/10/jose-eduardo-arbitros-festejaram-golos.html
Perante este modus operandi, quem é que pode ficar surpreendido que um conjunto de árbitros festeje golos sofridos pelo SCP?
Meus senhores…
Só falta criarem leis que proíbam anti-democraticamente que os clubes que são prejudicados se possam queixar…
Ou seja, têm que ser prejudicados e ainda ficar calados! :wall:
Ups…