Observadores - Uma das principais misérias do futebol português!

Que o mundo do futebol é sujo em Portugal, na Europa e no Mundo, já é do conhecimento geral.
Que as instituições que gerem o futebol a nível internacional (como a UEFA e a FIFA) e a nível nacional (como a FPF e a LC) têm uma lógica de poder anti-democrática e corrupta, também me parece que já é algo que faz parte da percepção geral que as pessoas têm destas organizações.
Que os árbitros de serviço são um dos principais instrumentos utilizados por estas organizações para exercer o seu poder e garantir que certos interesses particulares são atendidos, também penso que já não é surpresa para ninguém.
O mundo do futebol é particularmente sujo. Criminoso mesmo…

Crio este tópico para dar visibilidade e chamar particular atenção para um grupo de sanguessugas subterrâneas cuja acção é tão ou mais perniciosa para o normal curso da competições do que os próprios árbitros:
Os observadores dos árbitros.

Toda a sua acção é subterrânea.
Trabalham às escondidas durante a maior parte do tempo, isto é, quando convém.
Por norma, as notas são secretas.
Aparecem com mais visibilidade também quando convém e permitem fugas de informação que servem como avisos à navegação à actuação dos árbitros.

São eles quem determina as classificações.
São eles que definem o que é positivo e o que é negativo numa actuação de um árbitro.
E, naturalmente, os árbitros sabem bem o que é que têm que fazer para ter uma boa ou uma má nota em determinados jogos.
O Marco Ferreira soube isto e outros árbitros de que falarei a seguir também o sabem já muito bem.

Isto é particularmente gravoso quando estas classificações determinam de forma decisiva quem é que sobe ou desce da 1ªcategoria e tem direito a arbitrar os jogos da 1ªliga.
Como é fácil de perceber, critérios de competência têm tido pouca relevância perante outros como a preferência clubística ou a disponibilidade para fazer determinado tipo de arbitragens mais habilidosas.

Deixo 3 exemplos absolutamente flagrantes do que quero dizer:

1. Benfica - Sporting 2012/2013

Estou só a falar da capelada dos 4 penalties roubados ao SCP num derbie decisivo para o título daquela época.
Ahhh… Esperem… Há benfiquistas que acham que não foram 4 penalties. Dizem que foram só 2 ou 3…

Foi só o maior roubo que já vi na minha vida num derbie a nível mundial!
Em nenhum país do mundo (e atenção que já vi muito jogo) eu vi uma equipa ser tão prejudicada num clássico.

Aquela arbitragem merecia uns 10% de nota.
E mesmo assim tenho dificuldade em perceber onde é que estariam esses 10% de aproveitamento…

Pois o observador Luís Ferreira (decorem bem este nome porque é inimido do SCP, do futebol em geral e o lugar dele era numa prisão de alta segurança) conseguiu dar 3,7 valores numa escala de 0 a 5! Ou seja, 74%!
Se isto não é uma prova de corrupção, então eu não sei o que é uma prova de corrupção…

http://www.record.xl.pt/futebol/arbitragem/detalhe/joao-capela-teve-bom-mais-no-benfica-sporting-818038.html

1. Benfica - Sporting 2016/2017

Este ainda está bem na nossa memória.
Foram 2 penalties roubados, 1 livre perigosíssimo na meia-lua mesmo no fim do jogo e uma parcialidade na marcação de faltas durante praticamente todo o jogo.
Até o Toni reconheceu que houve influência no resultado…

Pois o observador Carlos Silva (decorem também este nome porque outro inimido do SCP, do futebol em geral e cujo lugar era numa prisão de alta segurança) conseguiu dar 8,6 valores numa escala de 0 a 10! Ou seja, 86%!
Uma nota excelente!
Para comentar mais isto tinha que ser mal educado…

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=646472

Ou seja, em 2 derbies importantíssimos, o SCP é roubado de forma escandalosa, o SLB é beneficiado também de forma escandalosa, e em vários lances decisivos (boa parte deles de forma muito clara) por jogo.
Os respectivos observadores apressaram-se a vir aconchegar os árbitros com excelentes notas dando mensagem clara sobre aquilo que consideram uma arbitragem certa para eles.

Surge a pergunta:
Que aconteceria se um árbitro decidisse a favor do SCP num lance de dúvida?

1. Moreirense - Sporting 2015/2016

Isto contado nem se acredita.
Só mesmo visto…
O árbitro assistente recebe uma nota negativa por validar golo num lance praticamente impossível de perceber se o fez de forma correcta ou incorrecta num lance de alegado fora de jogo onde as regras dizem que se beneficia quem ataca.
Repito:
O árbitro assistente levou nota negativa por decidir UM SÓ LANCE de forma diferente daquela que o observador queria.
Agora adivinhem o nome do observador…
Eu digo:
Luís Ferreira!

Sim, o mesmo de um dos roubos de igreja em SLB-SCP’s!
A coincidência…
O mesmo que não achou importância nenhuma aos vários roubos de que o SCP foi vítima num derbie dando nota excelente (!!) para aqui, com um único lance duvidoso de fora de jogo já achar imperdoável o comportamento da arbitragem e disparar logo uma nota negativa!

Nem um esgoto a céu aberto é mais sujo do que este gajo…

Eis uma análise:

Ou seja:
Temos aqui um sistema em que o quadro de árbitros é benfiquizado e só árbitros com este tipo de preferência têm futuro.
Por trás a classificar temos um quadro de observadores do quilate que acabo de demonstrar e que determinam de forma bem clara e sem nenhuma vergonha o que querem ver os árbitros fazer e o que, de maneira nenhuma, querem ver acontecer em nenhum relvado.

Perante esta monstruosidade, quem é que pode ficar surpreendido com esta notícia?

http://www.cortinaverde.pt/2016/10/jose-eduardo-arbitros-festejaram-golos.html

Perante este modus operandi, quem é que pode ficar surpreendido que um conjunto de árbitros festeje golos sofridos pelo SCP?

Meus senhores…
Só falta criarem leis que proíbam anti-democraticamente que os clubes que são prejudicados se possam queixar…
Ou seja, têm que ser prejudicados e ainda ficar calados! :wall:

Ups…

Descobriste isso agora.
Já me bato na questão das subidas compradas há algumas épocas, porque era estranho aparecer tanto árbitro escumalha vindo do nada que eu não conhecia, só podiam ter observadores comprados para irem subindo de divisão, porque já tinha acontecido isso num dos apito dourado, creio que até foi no Manuel Mota ou o crl num jogo do Maia.

É somar 1 mais 1 e agora com o excelente trabalho do artista do dia e do [member=14672]johnfrusciante tem demonstrado fatualmente a existência dessas subidas, basta ver a do boi que nos apitou em Setúbal que até no exame de admissão copiou e foi apanhado.

Pessoalmente gosto do caso do Tiago Martins que agora apita tudo o que é jogo, um gajo que era um gordo de merda e que um 2 ou 3 subiu logo para a 1a divisão, sendo mais um internacional com o vitinho pereira a fintar os regulamentos.

Muito bom post!

Agora é necessário reunir mais informação acerca destes senhores que têm o poder na mão. Quem são? como chegaram ali? Têm o currículo/mérito/conhecimento que justifica terem chegado àquele cargo? Quais são as regras porque se regem? Quantos jogos avaliam por época e de quem são os jogos, de que clubes, de que árbitros? Acho que vamos ter mais “coincidências” infelizes.

Não há ninguém que não conheça o histórico criminal de um gajo como o João Capela.
O meu objectivo com este post é chamar a atenção para outros inimigos dos SCP noutro sector tão ou mais importante que o dos árbitros.

Estes observadores são inimigos do SCP!
Este Luis Ferreira então é um gajo cujo ódio ao nosso clube e amor aos lamps está ao nível de um Capela ou de um Pedro Guerra. Ora, é ele que avalia as arbitragens destes jogos chave…

O SCP tem que perseguí-lo até à China se for preciso…

PS:
E tem que se por nomes nisto!

Excelente análise [member=3466]Strikerr .

No ano passado houve alguns casos muito estranhos como por exemplo nas nossas vitórias contra Benfica (taça), Porto e Braga o árbitro teve nota negativa em todos esses jogos. E o árbitro do Paços vs Benfica que depois de uma arbitragem deplorável conseguiu ter nota positiva.

Acredito que muitos dos árbitros não entrem em campo mal intencionados, o problema é que já sabem qual é a nota que vão ter caso assinalem um penalty a clube x ou façam vista grossa a um penalty feito por clube y.

Não tenho a menor dúvida que Jorge Sousa sabia que a sua nota seria negativa caso tivesse marcado um dos dois penalties no jogo da Luz desta temporada.

Esse do Slimani, não foi o tal que depois ficou provado através de imagens virtuais que estava em jogo, dando razão ao fiscal de linha?!

Excelente trabalho.
Palmas.

Excelente post e tópico.

Isto, sim, é o sistema
Nem são tanto os erros dos árbitros. São os reflexos dos erros nas carreiras dos ditos. os prémios e penalizações.
A história dos vouchers, aliás, era aqui, nos observadores, que se tornava fulcral.

Tudo o que for nomes destes rapazes e discutir a sua acção é serviço público

Sim, foi.

Mas a equipa de arbitragem que o validou levou nota negativa à mesma. E, se bem me lembro, até era chefiada pelo Bruno Paixão.

nós perdemos o ano passado o campeonato muito por aqui neste jogo que ninguem falou e eu fiquei parvo com isso.

O filho da granda ■■■■ do mitroglou e o jardel fazem isto em todos os lances, o próprio Lisandro fez isto no golo do gajo no dragay, o Sergio Ramos e mais nao sei quantos milhares de jogadores fazem isto.
A quem é que o gajo anula ? A um jogador do sporting, surreal :lol:

Eu fiz esta compilação em 20 minutos…
Mas isto não é o meu trabalho.
Isto é o trabalho do Sporting Clube de Portugal…

Cabe ao SCP por 1 ou 2 pessoas a fazer uma compilação exaustiva de tudo o que se sabe sobre árbitros e observadores.
Com estatísticas.
Com nomes.

E apresentar este trabalho publicamente denunciando quem são as pessoas em quem não confia (e porquê com dados matematicamente tratados - não há coincidências) e quem são aqueles que claramente considera inimigos do SCP e do futebol.

Isto tem que ser feito!
Temos que por a arbitragem a ferro e fogo mesmo que isto implique castigos para o clube.

Chega de guerrinhas e de meias tintas que não levam a nada!
Tem que ser declarada GUERRA TOTAL à arbitragem!
Tem que se assumir que não consideramos o resultado destas competições legítimo.
Tem que se assumir que isto é tudo uma farsa!

Mas também tem que se ser claro a separar o trigo do joio.
Pode haver gente em quem confiamos e esses devem ser separados dos outros.
Mas tem que se falar claro…

Repito:
Nomes!
Números!
Acções!

TUDO DENUNCIADO EM PRAÇA PÚBLICA!

Um tópico que fazia muita falta. Nos dias que correm, no desporto e não só, a corrupção está mais refinada. Mais depressa se apanham os corruptos a montante que a jusante. A questão dos observadores é um dos casos mais flagrantes, e associado a isso vem a facilidade (selectiva) com que as notas são postas cá fora, e as respectivas justificações. Um descaramento sem igual, é um verdadeiro escândalo ninguém pôr mão nisto.

A questão dos vouchers também toca a estes, nunca se esqueçam. Quantos observadores dão uso aos vouchers? Com que regularidade? Quantos observadores existem na Liga? Quem são? Tudo o resto vem por arrasto…

O facto de não terem visibilidade é o que lhes dá uma impunidade ainda maior que a que os bois do apito já têm.

Também não percebo o porque de o Sporting não destacar alguém para fazer este tipo de trabalhos e meter a nu este tipo de situações.

Bom post mas os observadores são nomeados como os árbitros? Pelas mesmas pessoas? O que distingue um bom observador de um mau? Isto é, quem é que avalia os observadores? Eles avaliam os árbitros apenas tendo em conta aquilo que vêem no estádio ou depois auxiliam com imagens televisivas? É que eu posso ter uma ideia no estádio e mudar de opinião depois de ver na tv. O que faz de um observador mau e o que é que lhe acontece? Este método de avaliação dos árbitros é praticado em mais algum lado? Se não, e eu acho que não, porque é que não optamos por uma mudança de sistema? Porque é que não acabamos com os observadores? São assim tão importantes

Isto no fundo o cancro é sempre o mesmo.

Estes sim são o problema grave. São os juízes dos juízes.

Mais uma vez um excelente trabalho do forista [member=3466]Strikerr .
Curiosamente, há uns meses atrás, em conversações com outro forista cheguei a lançar a ideia de agregar todo esse tipo de informação em relação ao Sporting desde Bruno de Carvalho a Presidente (e também continuá-lo daqui para a frente). É um trabalho exaustivo e de preferência acompanhado com vídeos que suportem as observações sobre os lances.
Seria muito muito trabalhoso, estamos a falar de imensos jogos, mas é perfeitamente possível. Aliás, espanta-me que o Sporting ainda não tenha feito isso.

Tenho a certeza absoluta de uma coisa (e aqui digo-o sem ponta de fanatismo porque sei qual será o resultado), em lances idênticos há uma maior probabilidade de o árbitro prejudicar o Sporting em detrimento de Benfica ou Porto.
Sempre que digo isto com amigos ou familiares sou logo desvalorizado, vêm logo com a conversa chapada de jornais ou blogs de merda como o Visão de Merda, vão logo buscar um lance qualquer em que o Sporting foi beneficiado. Mas eu digo-o seriamente e estou plenamente convicto com isso.
Um dia destes hei-de começar uma análise dessas, nem que seja sem vídeos para já, apenas recordando lances capitais.

É urgente que o Sporting faça isto, chame em praça pública os bois pelos nomes. É a única hipótese que temos.

Excelente post.

Um dos problemas e’ que ainda existem Sportinguistas que acham que isto são “detalhes” e que, no fundo, ganha sempre a equipa com mais mérito.

Os observadores são o braço armado desconhecido do sistema. A denuncia destes agentes obscuros da corrupção e’ meio caminho andado para minar o esquema que esta’ montado pela lampionagem.

O Sporting tem de ter um gabinete activo e eficaz a tratar destas matérias. Ponto. Com denúncia constante e pressão nos cães de serviço.

Precisamente.

O problema seria a forma com os lampiursos conseguiriam “dar a volta” a essa denuncia com a ajuda dos 25% mais importantes que o nosso Presidente fala e que dominam esta podridão em Portugal. Os 25% pertencentes aos media.

Não dá para tirar a palavra cancros daí?