O valor da marca Sporting – Receitas de Marketing

Como não encontrei nenhum tópico que fale deste assunto, achei por bem abrir um tópico …

Estava a ver os jornais da manhã e chamou-me à atenção o seguinte artigo:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=ac3ea0cb-00b5-4151-809e-f1e0dc9077f3&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024

O que acham desta situação?

Para já, mostra sem dúvida que o Sporting tem menos força do que os nossos vizinhos do lado.
E que essa menor expressão em termos de marca tem claro repercussões na nossa competitividade, visto que com menores receitas, temos também orçamentos mais baixos, e que na verdade nem se restringem ao Futebol mas também ao financiamento das modalidades.

E perante este cenário, porque é que isto acontece?
Será por causa das políticas adoptadas no clube que enfraqueceram a nossa imagem para o exterior?
Será porque os adeptos do Sporting não são tão fáceis de convencer em estratégias de marketing?
Será que os Sportinguistas não gostam de cerveja? :beer: ???

Simplesmente as estratégias de marketing não estão direccionadas para o público-alvo certo. Preferem utilizar formas que tiveram sucesso noutros sitios, mas que cá não resultam. E estão a levar anos a perceber isso. Um adepto de futebol em Portugal - nomeadamente no Sporting - não pode ser tratado como um cliente, como acontece nos E.U.A., por exemplo. E começando logo mal, é impossível implementar-se algo que resulte.

Edit: E depois de ler esta notícia só posso confirmar que é com naturalidade que as marcas prefiram patrocinar os nossos rivais. Se o FSF afirma numa entrevista que eles são mais, é natural que uma marca opte por eles em vez de optar por nós.

Só estamos a pagar por (mais) um erro do nosso presidente. É que nem que isso fosse verdade, ele podia fazer essa afirmação. E quando a falta de cultura Sportinguista começa no líder da direcção, é complicado conseguires convencer alguém a “consumir Sporting” (que termo de merda, mas é o que representa a realidade).

Benfica tem 2,2 milhões de adeptos
NÚMEROS APRESENTADOS POR ESTUDO ALEMÃO

Sport Markt" concluiu que o Benfica tem 2,2 milhões de adeptos, sendo o mais popular em Portugal.

O estudo desta empresa de marketing alemã, reduziu para menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo dados de um estudo da ‘Vox Populi’, INE e secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em março de 2006, os encarnados reuniam mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal e mais de 5,5 milhões na Europa.

Contudo, a empresa alemã atribuiu ao Benfica perto de 2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões) e o dobro do Sporting (1,1 milhões).

In Record 13/02/2008

De um dia para o outro perdemes 700 mil adeptos? Ontem havia um “estudo” que nos “dava” 1,8 milhões de adeptos.

A Sagres, como qualquer marca ou empresa, aposta em alvos que lhes possam dar retorno.
O benfica é uma melhor aposta do ponto de vista de retorno, pois tem mais público alvo, é mais visto, gera mais audiências.
O Sporting está pelas ruas da amargura neste ponto, não sei qual é a vossa surpresa.
Eu se fosse CEO da Centralcer e só pudesse apostar num clube, contrariaria o coração e seria neles que apostaria, para o bem da minha empresa.

Parece que a Unicer não concorda contigo.

Esse estudo para mim pouco vale , já que diz que temos os mesmos adeptos em Portugal que o Manchester United , isto só pode ser para rir.

[b]Estudo alemão atribui 2,2 milhões de adeptos ao Benfica[/b]

Hoje às 09:48

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo um estudo da SPORT+MARKT, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo dados de um estudo da «Vox Populi», INE e secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em Março de 2006, o Benfica reunia mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal, mais de 5,5 milhões na Europa e mais de 14 milhões no Mundo.

Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT indica que apenas 61,43 por cento, cerca de 4,7 milhões de portugueses, revelaram ser «interessados» ou «muito interessados» em ver futebol através da televisão.

Entre estes, a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo com a análise, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), segundo classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, terceiro luso (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9.600 mil adeptos da modalidade, de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os «encarnados» detém 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no «ranking» europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no «velho continente», e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinha Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos , a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), segundo e terceiro classificado, respectivamente.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1144301

É conhecido já que o BES vai deixar de patrocinar os três grandes. Pelo que vem na imprensa, os nossos adversários já se viraram para Sagres e Superbock respectivamente. Espero que o Sporting não perca tempo e consiga também assegurar um patrocínio que é fundamental em tempos de crise.

Como estamos ainda nos calha a Cristal. Ou a Fink Brau.

Pois. http://www.record.pt/noticia.aspx?id=4f625637-0fc6-442d-a3d9-f1af666ff6e6&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017

Ficaram a olhar para o ar e entretanto os 2 gigantes da cerveja cá em Portugal já encontraram um lar. ^-^
Agora sobra quem?

ps: que valores são esses? Esses 4 milhões de euros só podem ser engano.

A cerveja da Lidl! :lol:

Falando mais a sério, não sei quem poderá ser. Mas na última entrevista ao Record, FSF disse que estavam em negociações adiantadas com uma empresa que viesse substituir o BES. Quem será, não sei.

A notícia é esta:

[b]A cerveja serve-se fria[/b] SPORTING INDIGNADO COM QUEBRA DE COMPROMISSO DA SAGRES PODE VIRAR-SE PARA O RIVAL

O Sporting está ‘desencantado’ com a empresa que detém a marca Sagres por esta, alegadamente por razões financeiras, não ter renovado o contrato de patrocínio com o emblema de Alvalade, tendo no entanto fechado um acordo com o rival Benfica. Entre os dirigentes há mesmo quem diga que o clube foi vítima de ‘tratamento discriminatório’.

O facto de a Centralcer ter chegado a acordo com o Benfica depois de ter comunicado ao Sporting que não tinha meios financeiros para renovar o compromisso com o clube de Alvalade, deixou os dirigentes leoninos desiludidos e muito agastados.

História

No final do ano passado, o Sporting negociou com a Sagres a melhoria do seu patrocínio, que envolvia apenas as modalidades amadoras e a publicidade estática no estádio. O acordo entre o clube e a Centralcer estava praticamente acertado.

No entanto, nos últimos dias de 2008, a empresa da marca Sagres comunicou aos leões que o seu orçamento para 2009 não contemplava a verba adicional necessária à concretização do novo contrato publicitário com o Sporting.

A última gota

Ao serem confrontados com um almoço entre os presidentes do Benfica, Luís Filipe Vieira, e da Centralcer, Alberto da Ponte - encontro esse que selou um acordo de patrocínio abrangente que inclui o espaço nas costas da camisola da equipa de futebol, no valor de 4 milhões de euros -, os dirigentes leoninos acreditaram que, afinal, a Sagres tinha liquidez financeira para satisfazer os desejos do Sporting e que as negociações iriam ser retomadas. Acontece, porém, que a resposta da Centralcer voltou a ser negativa. Com o investimento feito na Liga, na Seleção Nacional e no Benfica, a Sagres argumentou que ficara sem condições para patrocinar o Sporting.

As relações entre o clube leonino e a Sagres esfriaram. O Sporting sentiu-se ‘discriminado e até enganado’, segundo nos confidenciou fonte de Alvalade. ‘Não é aceitável que a Centralcer esteja disponível para o Benfica e atue desta forma com um dos seus parceiros’, adiantou a mesma fonte.

Autor: ANTÓNIO MAGALHÃES
Data: Sexta-Feira, 13 Fevereiro de 2009 - 8:29

Se a última frase for verdadeira e proferida por alguém do SCP, então é de ficar realmente chocado com a forma como as pessoas dentro do Sporting vêem a questão dos patrocínios e do marketing pelo amadorismo e desleixo revelados.

Quanto à questão em si, os números do Marketing e Patrocínios no Sporting nunca foram muito famosos… melhoraram nos últimos anos, mas continua pobrezinho, sobretudo quando comparado com a evolução de Porto e Benfica. No Sporting é quase sempre tudo relaxadamente outsourced, ou seja, somos preguiçosos até mais dizer não, metemos alguém a fazer o que deveria ser o nosso trabalho e depois sentamo-nos à sombra da bananeira a ver o que recebemos… e o mais grave é que, mesmo que o recebido seja manifestamente pouco, está tudo bem, no pasa nada, se o Benfica, que tem uma grande projecção da sua marca (pressuposto errado, mas é o que vai na cabeça dos dirigentes), tem o mesmo patrocínio que nós então é porque o nosso é bom e não vale a pena chatearmo-nos com o assunto.

Este exemplo da Sagres é apenas o sinal de alerta em como a ‘belenização’ (termo que não gosto de empregar mas que é fácil de entender) do Sporting na sua mentalidade e adeptos tem como consequência lógica a ‘belenização’ na vertente económica. Um clube que assume ano após ano a sua incapacidade em aspirar a ser maior que qualquer outro em território nacional passa logo a ser menos atraente para as empresas que querem associar-se… é uma questão de projecção. Junte-se-lhe um pouquinho de crise económica para as empresas em geral e está a cena montada. Culpo FSF e os dirigentes actuais do Sporting por, em vez de tentarem inverter este ciclo negativo, o terem agudizado ainda mais com as consequências que começam a daí advir… vamos ver quanto tempo vai durar até acontecer o mesmo nos direitos de TV. ::slight_smile:

Pessoalmente acho que é o maior erro na angariação de receitas. Não existe, apesar da publicidade aos “gestores de topo”, quem agarre na marca, a fortaleça (e para isso é fundamental o associativismo) e a torne apelativa para quem quiser investir.

É quase sempre tudo entregue a terceiros e eles que façam o que quiserem (mais ou menos, ainda acredito que existam objectivos e um plano de acção discutido e aprovado pelo Sporting :think:). Depois as consequências são desastrosas.

Sem fazer crescer essas receitas e sem conseguir a participação dos sportinguistas, resta a venda de jogadores!

Ora se o que vai sendo dito em relação ao orçamento para esta época ao nível das despesas com pessoal é real (que andaria pelos 25M, quem sabe um pouco mais), e se por outro lado se começam a perder alguns investimentos, imagino que virá aí um exercício bastante negativo, isto sem vender jogadores… o que talvez explique o porquê de se ter negociado com o Bolton por uma verba muitíssimo abaixo da sua cláusula.

Porquê?

Se as despesas com pessoal caírem nos 25 significa cerca de 5-6 milhões a mais que na época que passou. Penso que teríamo condicões de suportar esse aumento com as receitas-extra da Liga dos Campeões, mas infelizmente temos 2 problemas adicionais: a compra dos passes de Izmailov, Postiga e Grimi que tudo junto deve dar + ou - 9 M€ e que o Sporting ainda não pagou a maior parte; a diminuicão dos sócios efectivos pagantes.

Ou seja, a coisa não vai ficar muito famosa no final da época e será muitíssimo difícil não vender seja que jogador for por números à volta dos 10 M€, chame-se o jogador a vender Moutinho ou o presidente eleito FSF.

Rumores que será o próximo sponsor…

Deixamos todos de beber Sagres. Sem espinhas. :twisted:

acho que podem existir várias razoes:

para além de serem mais em número os adeptos do benfica sao mais irracionais… não é que sejam muito mais militantes que os adeptos do Sporting mas acabam por ter uma relacao muito mais irracional com o clube e com tudo o que o rodeia… é isso que os leva a acreditar no luis felipe vieira, ou terem a paixao que têm pelo rui costa, ou a ideia de catedral, ou de serem enganados por este ou por aquele nome… agarrado a isso pode vir uma maior irracionalidade no consumo de tudo o que está ligado ao benfica, mesmo que inconscientemente…

o sportinguista se calhar até está mais informado sobre o clube, perceber melhor o que se passa, gostar tanto ou mais do clube do que um benfiquista mas têm um espirito critico e uma racionalidade mais vincada o que leva a que por exemplo nao se endeusem tanto os jogadores do clube… essa racionalidade pode ter reflexo no consumo, o sportinguista, talvez, nao se identifique com uma marca apenas por ser patrocinadora do clube…

sei que a intençao de uma marca ao patrocinar um clube (por exemplo) não é exclusivamente que os adeptos desse clube passem a consumir esse produto mas sim passar para o mercado uma imagem de capacidade, de credibilidade e de cravar no inconsciente de todos os adeptos de futebol o seu nome…

contudo pode levar a que a propria marca se identifique mais com um determinado clube (pelo comportamento dos seus adeptos em relaçao á marca…) e em tempos de vacas magras pode ser decisivo para uma aposta (ou seja em vez de investir no benfica e no Sporting investe tudo num só… )

outra situaçao pode ser a da tentativa da internacionalizaçao da marca… neste momento a politica do benfica passa por trazer jogadores de renome o que suscita o interesse internacional sobre o clube (principalmente no mercado espanhol com jogadores e treinadores a virem do país vizinho…) bem como a maior probabilidade de o benfica ir á champions no próximo ano…

para além disso o futuro a curto prazo do benfica está mais ou menos definido e no Sporting existem apenas dúvidas…

outro factor que pode ser importante é que o benfica adopta uma politica de clube de mercado (ter adeptos, ser conhecido, contratar nomes sonantes…) e o Sporting adopta uma politica mais low profile de clube formador…

PS: a partir de agora só carlsberg…

A unicer já assumiu que não comete loucuras. A Centralcer anda a comprar quota de mercado. O investimento na I Liga é muito exigente.
A Unicer não vê necessidade de tamanho investimento, ficando-se pela Liga vitalis e Taça da Liga.
Só vejo um produto que encaixe bem na nossa camisola. Carlsberg.

Como te disse são apenas rumores. Neste momento não é fácil encontrar quem querem gastar dinheiro neste tipo de negócio.