O teu lugar é aqui! Agora tenta cá chegar...

Ontem a porta 3, ou porta CGD, ou lá o que é, a porta que dá acesso a metade da Superior Sul e a metade da bancada nascente foi mais uma vez palco do já conhecido e habitual apertão. Eu pessoalmente demorei cerca de meia hora a entrar, meia hora em que os garbosos agentes da PSP lá foram deixando o pessoal passar às pinguinhas, gerando uma enorme confusão e levando todos os que traziam crianças (incluindo eu próprio) a pô-las às cavalitas para evitar tragédias, fazendo prodígios de equilibrismo para se manter em pé. Meia hora com os habituais cacetetes em riste, gritaria e arrogância policial (não empurrem se não ninguém entra e outros dichotes do género).

Não consegui, mais uma vez, entrar a tempo de ver o pontapé de saída, embora tenha chegado à porta do Estádio com uns bons 20 minutos de antecedência.

Apetece perguntar como é possível que tais coisas se passem 20 anos depois de Hillsborough. Alvalade XXI? A julgar por esta porta é mais Alvalade XIX. Como foi possível conceber um Estádio em que o acesso a um quarto dos lugares é feito por uma passagem estreitíssima? Como é que ainda não perceberam que a solução é deixar o pessoal ir até aos torniquetes e fazer-se as revistas só quando lá chegarem? Como é possível que sejam tratados assim os sócios e adeptos do clube? Como é possível tratar assim quem pagou bilhete?

O lema da campanha da “gamebox” 09/10 é “o teu lugar é aqui”. Para quem usa a porta 3, o verdadeiro lema é “o teu lugar é aqui. Agora tenta cá chegar…”.

Mais uma vez se verificou que quem se apresenta à porta de um Estádio deixa de ser cidadão e passa a ser um criminoso. E, para quem não costuma ler o Diário da República, deixo aqui o link para a Lei 39/2009, publicada hoje, dia 30 de Julho, que “estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança” http://dre.pt/pdf1sdip/2009/07/14600/0487604886.pdf. Esta lei revoga outra de 2004, que por sua vez substituiu uma anterior que também pouco vigorou. Pelos vistos a violência nos espectáculos desportivos é uma das principais preocupações dos governos deste país.

Embora eu por princípio nunca “entoe” cânticos racistas ou xenófobos, nem tenha interesse na violência, não posso deixar de notar que a Lei impõe milhentos deveres aos adeptos e aos “grupos organizados de adeptos” (isto é, as claques, que por especial condescendência da Assembleia da República poderão continuar a usar megafones, tambores e o “artifício pirotécnico de utilização técnica fumígeno, usualmente denominado «pote de fumo»”). Cada vez mais o adepto é um suspeito, cada vez menos um cidadão.

Talvez assim consigam afastar o pessoal dos estádios de uma vez por todas, vai tudo para casa ver a Sport TV…

Ontem, na mesma porta, e sensivelmente na mesma altura (cheguei 15 minutos antes do jogo, entrei aos 3), depois de ter presenciado todo o espectáculo que o Pireza denunciou, ao entrar, um “Strong”, da empresa de segurança que faz os jogos do Sporting, que não tinha visto a minha box (porque não quis já que ela estava bem visível, mas aqui ainda admito que no meio daquela maralha fosse bem provável os gajos confundirem-se…), resolveu mostrar que tem autoridade naquele estádio, começando com “deixa cá ver essa ma, car*”. Obviamente que levou uma resposta do género e, não contente, desata a fazer com o dedo maior das suas manápulas algo que, por ventura, não tem entre as pernas, em resposta ao que estava a ouvir. Claro que isto tira qualquer um do sério e vai daí, como não sabia o nome dele, chamei-o pelo apelido materno, antes de lhe perguntar quem é que ele era para pensar que podia fazer aquilo no nosso estádio. “Vou-te apanhar”, disse o “Strong”, acabando com a conversa.

Estou-me perfeitamente a marimbar para o rapaz, nem dou crédito à ameaça porque não lhe revejo autoridade ali dentro para me apanhar seja em que situação for e, consequentemente, punir da maneira que ele entender.

É só mais um exemplo a corroborar a veracidade da vergonha que são as entradas no nosso estádio, questão levantada em boa hora pelo Pireza.

Também era por essa porta que entrava, até deixar de comprar GB, e o funil era constante. Verdadeiramente rídiculo. Mais uma brilhante pérola de design do arquitecto do cú.
E nem adianta queixarem-se ao provedor dos sócios, porque ainda se arriscam a ser chamados de palhaços, e tê-lo a crescer na vossa cara.
É ao ponto a que já descemos.

Passei a comprar bilhete o dobro do preço (de 10 pra 20 num jogo desses, p ex) para não ter que passar por essa palhaçada que é o tratamento dado aos que entram pela porta CGD (3).

É lamentável que todo jogo com mais público seja assim e que não se faça rigorosamente nada para mudar tal quadro.

Para melhorar a situação, podia-se colocar mais gradis formando corredores mais longos, isto é, tentar evitar que se forme aquele bolo que ao chegar nos corredores tenta buscar lugar.

Ingressos no dia jogo? Só se for nos outros postos. Ali, não mais.

Outra coisa para melhorar a situação: menos polícia e mais stewards para orientar aquilo antes da merda acontecer e não já em cima dos corredores…

também entro nessa porta, para o A16.
é uma vergonha. e também me aconteceu uma parecida com um fdp dum pirilampo.
cambada de frustrados lampiões que vão para ali.

:lol: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Já tinha ouvido falar dos problemas da porta 3, mas este ano um inteligente lembrou-se de mudar as gameboxes do B32 da porta 2 para a 3, acrescentando ‘cabeças à manada’ (pelo menos foi assim que me pareceu que fomos tratados ontem).

Não há nada que funcione, nada que esteja bem, nada que possamos causar inveja nos outros!
:cartao: ao estado deplorável a que chegámos!

Aponte-se uma coisa que esteja bem! Não há!

Que exagero. Pelo menos há um twitter presidencial. Nem o Pinto da Costa se lembraria duma dessas.

::slight_smile: Algo me diz que a porta 3 foi inspirada nas preferências sexuais do arquitecto . . . ^-^

Só faltava a porta 3 ter publicidade à Kookai. ???

Eu estou no B 32 e continuo a entrar pela porta 2, isso deve ter a ver com o facto de estares mais à esquerda ou a direita do sector, uma vez que é o sector central.
Mas pessoal, tentem chegar mais cedo, eu entro sempre à vontade basta que cheguem entre 30min a 1 hora antes, é claro que para muitos isso é impossível, mas ha ppl que espera pela ultima hora para comprar bilhete e entrar.

Concordo. É verdade que muita gente não pode, mas existem muitos que só se lembram do jogo à ultima da hora. Eu quando entrei (e foi bem cedo, foi mal as portas abriram) fui o primeiro e único na zona, entrei sem problemas, deu para uma troca de palavras com o segurança, entrei nas calmas e pronto. Nessa altura até estava sozinho (mais tarde, mas pouco, vieram alguns amigos) e soube bem apreciar o ambiente do estádio vazio.

Pela porta 3 só entrei uma vez e foi no Portugal - Sérvia. Foi um jogo onde levei a família à bola e eles entraram com antecedência e sem qualquer problema, mas eu como entrei mais tarde (devido ao atraso de um casal que ainda por cima não sabia onde era a entrada), já tive enorme problemas para entrar, sendo que muitas pessoas estavam à chuva, que era torrencial. Quando entrei, a poucos segundos de começar a partida e contei a confusão que estava, os outros não acreditaram, pois haviam entrado na maior.

Já cheguei 45mins antes, 30mins antes, algumas vezes entre 45 e 30, outras menos que 30 para o começo da partida, e a porta 3 estava sempre aquela confusão. Aconteceu em vários jogos, mesmo com vários minutos de antecedência por ali. Quando isto é recorrente (e chega a pedir que os adeptos estejam no estádio mais que 45mins antes de uma partida qualquer de liga), é porque algo tem que ser feito.

Detalhe: apesar do público anunciado, no jogo do Feyenoord entramos eu e minha esposa por ali, faltando uns 20mins para o início do jogo e quase não houve fila ou confusão…

:clap: :clap: Grande conquista!! Temos um twitter presidencial :great: :great:
Só uma pergunta. Em que é que isso nos ajuda?? E ainda por cima um twitter tão actualizado que nem vem lá referido o empate frente ao twente. :wall: :wall:

Não sei se percebeste, mas penso que não. Era uma ironia.

Era essa bela figura de estilo, sim senhor. Quando eu defender um twitter presidencial como factor determinante para a conquista, estou pronto para fazer uma visita a um hospício.

ponto 1, tens toda a razão Pireza, também entro por essa porta e passei pelo mesmo, perdi 10 m de jogo.

ponto 2, o pessoal entre todo e sempre à última da hora.

ponto 3, a certo pessoal das claques aquela confusão interessa para que a revista não seja minuciosa, depois joga-se aqui o jogo do rato e do gato, querem revistar uns quantos e deixar passar sem revista outros, mas a confusão é tanta que stewarts e bófia perdem-se… alguns ganham com isso outros perdem tempo precioso de jogo…

ponto 4, é necessário fazer algo naquela porta que facilite a entrada das pessoas mais velhas e com crianças, principalmente, nem que seja um corredor especial

Mas isso é algo impossível de prevenir, sobretudo quando se marcam jogos para sextas, e segundas-feiras no final de um dia de trabalho. Ao contrário da Inglaterra, a esmagadora maioria de nós não são do trabalho às 17h. Quando ainda tinha GB, acontecia-me sempre que os jogos eram às 19.45h, ter 45 minutos só para ir do emprego ao estádio. Invariavelmente ficava preso no funil para chegar ao sector A16, o que me chegou a custar não ver alguns golos.

É bem verdade. Mas porque raio havemos nós, comuns espectadores, sócios, adeptos e simpatizantes de ser penalizados uma vez mais por causa das claques organizadas? Definam-lhes uma hora de entrada, um corredor exclusivo, ou acabem com elas.

Concordo inteiramente. Em Portugal dificilmente há condições para levar crianças em segurança ao futebol. Por muitas estrelas que tenham os estádios. Mas infelizmente, não vejo ninguém preocupar-se com isso, nem antevejo que algo seja feito a esse respeito.

Lol, as ironias escritas são pouco susceptíveis. Nesse caso, boa ironia :lol: