O Sporting visto pelas crianças...

Já por diversas vezes esta questão aqui foi abordada. A dificuldade que existe em ter miúdos que espontaneamente se revêm e optam pelas nossas cores, ostentando com orgulho: Eu sou Sporting!

Para além do que é afirmado na reportagem, aponto ainda a guerra que é mantida, por vezes de forma artificial, nos media, com provocações dos dirigentes, que resulta numa focalização das paixões entre FCP e SLB.

Penso que existe aqui matéria para uma reflexão séria.

Engane-se quem pensa que o velho truque de seduzir as crianças com carrinhos de corrida ou chocolates Regina ainda assegura a continuidade da linhagem clubística de uma família. Os miúdos do novo milénio já não vão em cantigas da carochinha. Sabem opinar como os crescidos e conhecem de cor e salteado as linhas com que se cose o futebol. Em jeito de antevisão para o encontro desta noite entre Sporting e Benfica, o i foi à Escola EB N.o 101 de Alvalade tentar perceber se a depressão sportinguista e a euforia benfiquista também se sentem entre os adeptos de palmo e meio.

Lição n.º 1: ganhar! Um olhar apressado pela sala de aula da professora Ana Araújo não é suficiente para adivinhar o rumo da conversa. Só depois de uma contagem mais demorada de dedos no ar é que surge a inevitável pergunta: porque é que na sala do 4.o C há mais meninos do Benfica se a escola é em Alvalade? O reboliço instala-se e a resposta sai da ponta da língua de um benfiquista. “Isso não quer dizer nada. O Sporting não ganha em lado nenhum, nem sequer aqui em Alvalade”, protesta o Nelson. O mote está lançado, prepare-se porque o que se segue é uma análise profunda e erudita dos meandros do futebol português.

Mas antes, recuemos (muito rapidamente) até ao início da longínqua época de 2001/2002 e às incertezas de uma temporada no mínimo inesperada. O FC Porto não ganhava o campeonato há três anos, o Sporting vinha de uma época de desilusões e o Benfica carregava não só o fardo de um 6.o lugar como também o peso dos problemas financeiros de sempre. O título? Repousava na estante de um surpreendente Boavista que tencionava, obviamente, repetir o feito. Por essa altura os ainda recém-nascidos meninos do 4.o C não faziam mais do que comer e dormir. É por isso natural que não se recordem da dupla João Pinto/Jardel.

Lição n.º 2: ganhar, claro! “Não há crianças do Sporting porque o Sporting nunca é campeão”, arrisca a Patrícia. Venha então daí essa teoria: “Os jogadores do Sporting passam despercebidos nos jogos… vestem–se de verde e depois confundem-se com a relva”(será que alguém já tinha pensado nisto?). Do alto dos seus 10 anos, a Patrícia não se lembra dos festejos leoninos no Marquês de Pombal em 2002. Na verdade, nenhum destes meninos se recorda da euforia verde e branca porque o Sporting não voltou a vencer o campeonato. “Toda a gente é do Benfica porque é o clube que tem mais taças. E até já ganhou um campeonato!”, remata a Joana.

Lição n.º 3: saber jogar! Numa sala onde não há lugar para empates - são 13 benfiquistas, seis sportinguistas (todas meninas) e apenas um portista - não é difícil adivinhar para que lado acaba por rolar a conversa. “Eu não gosto de dizer que sou benfiquista só porque somos os campeões. Sou do Benfica porque é um clube que joga mesmo muito bem”. O Gonçalo não tem dúvidas e, sem saber, acaba por despertar as paixões do colega Pedro: “Para mim o Benfica está ao nível do Barcelona. Se jogassem os dois ficava com o meu coração dividido. E se fosse com o Manchester United era igual…”

Não há volta a dar, a geração dos Justins Biebers, das Hannahs Montanas e dos Beyblades (os piões dos tempos modernos, dominados por espíritos de criaturas místicas - sabia?) identificam-se com o Benfica mais do que com qualquer outro clube nacional. Mas não caia no erro de imaginar miúdos alienados de outras realidades. O Benfica, já se sabe, “é o melhor porque tem bons jogadores e faz bons negócios”. “Ganhou quase 100 milhões numa só época. Vendeu o David Luiz, o Ramirez, o Di Maria…”, recorda o Pedro. Então e o Sporting? Silêncio na ala feminina das resistentes leoas. A Laura acaba por confessar que até nem gosta muito de ver futebol porque acha uma seca, e só a entrada em cena da Joana ajuda a salvar o que resta do orgulho sportinguista. “Eu acho que para ser melhor o Sporting devia contratar o melhor treinador do mundo: o José Mourinho”. Da outra ponta da sala o Gonçalo torce o nariz à sugestão: “Nem com o Mourinho vocês conseguiam ser campeões. Já tiveram o Paulo Bento e ele deu tudo pelo clube e pelos jogadores, que eu sei muito bem. Acho que no Sporting foram maus para ele”.

Lição n.º 4: saber negociar! Ordem na sala. Que entrem então os ilustres Pedro (o nosso presidente) e Rui (o nosso treinador) para refrear os ânimos. Os conselhos que se seguem são de borla, até porque nenhum dos dois pondera entrar na corrida pela presidência do clube de Alvalade. “O problema do Sporting é que vende jogadores por pouco e depois compra outros por muito dinheiro. Para além disso, os jogadores precisavam de uma repreensão como aquela que o Génova deu ao Miguel Veloso: ‘‘Ou trabalham melhor, ou adeusinho’’. E o Liedson… venderam o Liedson que é um goleador e agora não conseguem marcar”. Bola para o Rui: “O Sporting faz muitas faltas dentro da grande área e assim é fácil sofrer golos. Mas eu acho que o problema até se resolvia facilmente. Era contratar o David Villa, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e ficava tudo bem”. A sala solta uma gargalhada que faz estremecer o bairro de Alvalade e a conversa muda de rumo.

Lição n.º 5: O FC Porto é o maior! Indiferente ao debate entre os colegas, Samuel só levanta o braço para reagir à provocação da Carlota. “Eu cá não gosto nem um bocadinho do Porto. Toda a gente sabe que eles compram os árbitros”, desafia a sportinguista. As cabeças rodam imediatamente em direcção ao único portista na sala. “O Porto é o maior. Estamos à frente no campeonato e por isso não estou preocupado. Não tenho mais nada para dizer”. Alguém insiste que os dragões só ganham jogos porque “o presidente dá muito dinheiro aos árbitros antes de o jogo começar e por isso eles nunca marcam faltas nem foras-de-jogo”, nem assim Samuel perde a postura.

Do dérbi já ninguém se lembra. Só a Joana ainda batalha que “o Sporting é bom” e que na verdade “as pessoas têm é vergonha de dizer que são sportinguistas”. Os colegas já desligaram há muito tempo e a resistente Joana acaba por ser engolida pelo burburinho da sala de aula. Não estão preocupados. Agora discutem coisas mais importantes. Falam sobre o maior rival do Benfica, “o Porto, claro”.

Fonte: i online
Link: http://www.ionline.pt/conteudo/105887-sporting-vs-benfica-nao-ha-criancas-do-sporting-porque-eles-nunca-sao-campeoes

É por isso que costumo dizer que alem do passivo astrónomico que ganhamos nestes ultimos 15 anos, aquilo que perdemos e para mim mais grave que o passivo, foram duas decadas de Sportinguistas.

Os putos de hoje são os Homens de amanhã, e não havendo Sportinguistas torna-se tudo mais dificil.

Acorda Sporting!

Triste, muito triste mesmo…imaginem então como será aqui em cima, para quem vive a 30 Km do Porto…uma autêntica desgraça…temos de dar a volta a isto porra…

Se fossem todos como eu, que tenho família só portista e benfiquista e sou deste GRANDE clube, estávamos mais seguros…

:xock: :xock: :xock:

Mas não há dúvida que existe aqui matéria para que os futuros candidatos à Presidência tenham muito em que pensar. E para o futuro Presidente, para além de pensar, haverá que agir, urgentemente.

Num mundo que continua a privilegiar o sucesso como imagem de marca, que incita cada um de nós à competição para sermos os melhores, é fácil extrapolarmos para os nossos filhos esses sentimentos.

Queremos que eles sejam alunos do Quadro de Mérito porque nós não fomos.

Quremos que ele tenham um curso superior porque nós não temos (independentemente de grande parte dos recém-licenciados estarem neste momento a engrossar as filas dos centros de emprego).

Mais, queremos que eles sejam médicos, economistas ou quejandos, para ganharem muito dinheiro.

Ou então, queremos que eles sejam futebolistas como o CR7 que é para fazerem como ele, sustentarem os luxos dos paizinhos, das mãezinhas e dos maninhos, porque já trabalhámos (not) muito para os criar.

Falamos com miúdos de 8,9,10 anos, e elas querem ser modelos e actrizes, eles querem ser futebolistas.

Esquecemos de lhes transmitir que o desporto não é só ganhar. Desporto é competição, é verdade, mas é também fair-play, saber perder, respeitar os adversários. Desporto pode também ser saudável. Não é só uma causa de morte súbita. A derrota faz parte do desporto. E é com as derrotas que se aprende a não (voltar a) cometer os erros que as causaram. É com as derrotas que se aprende a crescer.

Infelizmente, nos dias de hoje, os miúdos crescem sózinhos e quando damos por eles tornaram-se adolescentes desestruturados com um espírito e uma visão das coisas e da vida completamente distorcida.

Dantes, as revoltas faziam-se por causas, por causa da liberdade, da melhoria de condilções de vida, por causa do analfabetismo, por causa da guerra do ultramar ou do Vietname, por causa da liberdade de adoração, da liberdade de reunião e de opinião.

Hoje, as revoluções fazem-se por causa dos I-Pod’s, dos I-Phones’s, dos I-Pad´s, das roupas de marca… Somos superficiais até nos ideais.

Não me surpreende que para estes miúdos o Sporting nem sequer seja uma recordação. É tão somente uma imagem do fracasso, da depressão, da derrota… Porque é isso que eles veêm nos pais Sportinguistas, por exemplo.

Sem sucesso não se vai a lado nenhum, infelizmente. Mas estes jovens esquecem (porque nós adultos, os pais, os professores, os políticos, os governantes não os ensinamos), esquecem, dizia eu, que o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.

A culpa não é dos miúdos do 4º ano. É do sistema em que os miúdos do 4º ano crescem. Os do 4º ano e os outros. Até se transformarem em adultos deprimidos, frustados, sem esperança… Daqueles que dão tiros na cabeça deles ou dos outros.

Isto que se passa com o Sporting é ilustrativo do que se passa em todo o mundo. Assim não chegamos a lado nenhum.

Excelente post Gebeeme :clap: :clap:

perderam-se duas décadas de Sportinguistas, e estamos prestes a perder os poucos que restam, caso Dias Ferreira vença as eleições, acabou-se tudo para mim.

Gebemme, excepcional :clap: :clap:

O porto,um clube em que o presidente é mais importante que a instituição em si.

O benfica não é rival do porto,o benfica tem nojo do porto o que é completamente diferente.O porto bem queria ser rival do sl merda mas é preciso ter-se um história para isso.Claro que os miúdos não percebem isso mas quando me dizem que o maior rival do sl merda é um clube que existe hà 25 anos…é não ter noção do ridículo.

Se os miúdos tivessem pais, ou familiares Sportinguistas, que apertassem com eles…Eu nasci em 93 e não é por isso que não sou do Sporting.

Os pais mesmo sportinguistas estão-se nas tintas para o clube logo os filhos acabam por não ligar. Eu nasci em 92, lembro-me de 2 campeonatos, 2 taças e 2 supertaças e tenho o maior orgulho em ser Sporting.
O texto de Gebemme explica bem o que realmente se passa.

Pois explica.

E achas que precisamos daqueles “miúdos do 4º ano,frustrados,deprimidos e sem esperança” para alguma coisa"?Ser de um clube só porque ganha?Não têm noção das coisas ainda.Eles que mudem também de país já agora,atravessem a fronteira porque esses ganham tudo :wall:

Se as pessoas fossem “do clube que ganha” então o Sporting e o benfica estavam bem tramados

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Isto não me espanta. Primeiro, porque nasci e cresci numa zona em que a diferença numérica entre sportinguistas e benfiquistas tem vindo a aumentar com o passar do tempo. Se na minha infância, numa turma de 25 pelo menos 9 seríamos sportinguistas, hoje em dia, serão uns 3 ou 4 apenas. A depressão em que temos andado mergulhados é uma das explicações. A ausência de entusiasmo dos pais leva a uma menor presença do sportinguismo em casa, nas conversas, nos jogos que se vêem, até nas idas ao estádio, algo muito importante para transmitir a mística clubística a um miúdo.

Sobre este tema gostaria só de dizer que os pais têm sempre alguma inflência nas escolhas dos filhos.
O meu filho nasceu em 89, e eu tive imediatamente a preocupação de o tornar sócio do Sporting.
Um cartão de sócio de um clube dá-lhes sempre alguma vaidade…
Lembro-me que ainda pequenito andava dividido (o pai é do benfica) e na creche os miudos eram quase todos vermelho. Teve a sorte de ter o maior amigo dessa altura também Sportinguista.
No entanto eu ao perceber que o rapaz andava sem saber muito bem qual o clube do coração decidi começar a levá-lo a Alvalade. Foi a partir daí que eu também comecei a ir assiduamente ao Estádio. No velhinho estádio, ficava entre a Juve e a Torcida. Nessa altura a Juve tinha um poder vocal fantástico e o miudo começou a gostar do ambiente e tornou-se um verdinho, como mandam as regras…
Mas sei que se não insistisse provávelmente hoje teria em casa um portista ou um lampião :-[

Uma geração de gaiatos malcriados só podia ter as cores que tem. Os putos são ensinados a alinhar na trafulhice, no caminho mais fácil para o sucesso através da batota desde muito cedo e ainda por cima ao verem as verborreias de duas personalidades nojentas (PdC e LFV) que a nossa comunicação social faz questão de colocar em horário nobre, pensam que aquilo tudo é que está certo. A verdade é que está tudo ao contrário, a instituição que mais fez/faz pelo desporto em Portugal é achincalhada na televisão e os putos vão atrás, exaltando eles os clubes mais podres de Portugal devido às influências da TV tendenciosa. Sabem que mais? Prefiro ter uma base de adeptos menos numerosa mas de princípios e comportamento exemplar perante o desporto e a vida do que uma legião de labregos.

É um alerta mas não acredito muito no artigo. E passo a explicar, a realidade que conheço é algo diferente dessa. Analisando o artigo, 13 miúdos(altamente conhecedores do futebol nacional) do benfica ? e 6 meninas( que segundo o artigo até nem ligam a futebol) do Sporting?? - É curioso, pois sempre constatei o oposto, normalmente ninguém é adepto do nosso clube só por ser e ao longo da vida tenho encontrado miúdos e graúdos que se dizem adeptos do benfica que nem sabem o ultimo resultado do clube. E essa teoria do campeão cai um pouco por terra com a evolução do numero de adeptos do porto, que assim sendo deveria ser esmagadora tendo em conta os últimos 20 a 30 anos.

Gostava de ver um estudo nestes moldes: Não perguntem as pessoas de que clube são, pois qualquer velhinha ou pirralho diz que é do benfica porque no nosso Portugal somos condicionados para o dizer só porque sim. Os inquiridos teriam de provar que são desse clube , e bastariam 2 ou 3 perguntas para esses 6Milhões descerem a pique, por exemplo, diga nome e numero de um jogador do seu clube, ou diga o resultado do ultimo jogo do clube. Não quero com isto dizer que temos mais adeptos do que eles, é claro que não, mas esse fosso que querem mostrar é um mito.

Acho sempre graça a estas notícias que surgem antes de um derby, como se isto fosse reflexo de alguma coisa… 13 para 6 bate certo com a distribuição que sempre existiu. Não estou a ver qual é o problema. Os putos são do clube dos pais, se estes fizerem a respectiva lavagem. “Ganhar”, acham que algum miúdo sabe o conceito de ganhar até aos 5 ou 6 anos?! Nessa altura já tem de estar educado a ser do SCP, e mais nada. Numa altura em que o SCP não ganhava nada há 18 anos, eu fiz-me Sportiguista e vocês também, e outros milhares também…! Não dêem drama a algo que é oco, não alimentem estas tretas lamps, só serve para lhes encher o ego e para termos pena de nós próprios. Somos imensos Sportinguistas, o problema está em que a maioria está adormecida realmente porque não ganhamos, agora não é o ganhar que determina o clube, é a educação. Se nenhum puto souber o que é o bafica, se for passada a mensagem de que o bafica é cáca, decerto não irá torçer por eles.

Dessa turma de putos, só 6 se aproveitam. Tenho pena da prof.

Concordo. Os sportinguistas da nossa geração são do Sporting por tudo menos por causa de vitórias. Tive de esperar 9 anos de vida para ver o Sporting ganhar alguma coisa pela primeira vez, e ainda hoje me lembro de alguns lances daquele jogo contra o Marítimo e do duelo fantástico entre o Iorda e o Everton. E isto foi uma tacita, porque o que realmente interessa, um campeonato, só o vi aos 14…

Mas no meu caso, o meu pai e o meu irmão são do Sporting, mas pelo menos o meu pai não é verdadeiramente ferrenho e não me lembro de ter levado nenhuma ensaboadela para ser do Sporting e no entanto sou.

a noticia é mal intencionada e o dia da sua publicaçao diz tudo…

é obvio que a falta de conquista afasta os miudos do clube mas isso nao aconteceu durante os 18anos? e nao houve crianças de todas as idades a festejarem o titulo de 2000?! O Sporting tem de ter uma politica de angariação de crianças mas deve tar orientada para os Sportinguistas + velhos, por exe nao faz qqr sentido teres 20mil pessoas em alvalade e ter de pagar para levar uma criança de 5 anos ao futebol.

Os Sportinguistas tem de passar a mistica aos seus filhos e sobrinhos e isso tem de ser incentivado pelo própio clube, no meu caso é tudo facil em casa somos todos leoes por isso os meus 2 sobrinhos com 1 ano já são Sportinguistas sem o saberem ;D