O Regresso do Rei Leão

[center]O REGRESSO DO REI LEÃO!

[/center]

09 de Janeiro de 2005. Neste dia o Sporting CP vencia em Alvalade o Benfica por 2-1 com golos de Liedson e assumia a liderança isolada do campeonato nacional. Nesta altura todos nós estaríamos muito longe de pensar que só no final de 2013, quase 9 anos volvidos é que voltaríamos a estar nesta situação. A equipa tinha nomes sonantes como Liedson, Rochemback e os “campeões” Hugo Viana, Beto, Rui Jorge, Tiago, Barbosa ou Sá Pinto.

Dos convocados desse jogo, metade já pendurou as chuteiras enquanto a outra metade anda por campeonatos e divisões secundarias.

Dias da Cunha era nessa altura Presidente do Sporting CP. Seguiram-se-lhe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes, todos eles sem sucesso.

No Banco estava José Peseiro. Nessa época acabamos por perder a Taça Uefa em casa e o campeonato após o roubo de Paraty na Luz. Desse dia até hoje passaram pelo banco do Sporting CP 11 Técnicos: Paulo Bento, Leonel Pontes, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, Alberto Cabral, José Couceiro, Domingos Paciência, Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, Frank Vercauteren e Jesualdo Ferreira. Todos eles sem sucesso na Liga.

No país uma conjugação invulgar de Sportinguistas estava no poder. Sampaio na Presidência e Santana Lopes no Governo. Na vertente religiosa João Paulo II ainda era Papa. Seguiram-se-lhe Bento XVI e Francisco.

Da equipa que ontem conseguiu o regresso ao trono da Liga, Rui Patricio, Cédric, André Martins, Adrien, Wilson Eduardo estavam todos nas camadas jovens do Sporting. William só no ano seguinte chegou a Alvalade. Capel, Montero e Rojo estavam nas camadas jovens de Sevilla, Cali e Estudiantes. Do Jefferson não encontrei registo, provavelmente nem jogava ainda futebol.

Em termos políticos internacionais George Bush, Tony Blair, Gerhard Schröder, Jacques Chirac eram os principais lideres mundiais

Por essa altura andávamos todos “malucos” com o PES 4 para a PS2, tinhamos o Windows XP nos nosso PC´s e muito provavelmente tínhamos um Nokia no bolso.

O Prius ganhou o Prémio do Carro do ano 2005, o Óscar de melhor filme foi para Million Dollar Baby e o Emmy para música do ano foi para John Mayer com Daughters…

Serve este tópico para nunca nos esquecermos de onde vimos e para onde queremos ir.

Para que o Sporting CP nunca mais volte a definhar, para que a grandeza do Sporting seja verdadeiramente restaurada, sem esquecer os erros do passado com quem ainda temos muitas contas a ajustar, vamos olhar em frente e dar todos mais um pouco de nós enquanto Sportinguistas, fazendo-nos Sócios, comprando Gameboxs, camisolas, cachecóis, acompanhando a equipa, usando orgulhosamente as nossas cores, disponibilizando-nos como voluntários e mensageiros de uma instituição que é muito mais do que um clube desportivo.

Porque a nossa força é de facto BRUTAL!!!

Como curiosidade ficam os 11 de 2004/2005 e 2013/2014:

Passaram alguns anos mas á coisas que não mudam. Continuo com um Nokia no bolso, tenho o Windows XP á minha frente e o Sporting é a equipa que mais Portugueses utiliza nas suas equipas. Contei 6 em cada 11, já para não falar no banco.

A equipa de 2005, ganhava à actual?

Não.

Comparando

Ricardo e Rui Patrício - Estrada da Beira com a beira da estrada. Ricardo foi um razoável/bom GR, com um hype por causa do Euro 2004. Rui Patrício é um GR completo, do melhor que aí anda. RP está nos tops do mundo (Top3 para alguns, Top5 para outros, Top10 para os mais pessimistas), enquando Ricardo nunca foi top nada. Em suma, claramente RP.

Cedric e Rogério - Imcomparáveis. Rogério com a dualidade DD / trinco por vezes cumpria, outras não. Cedric é um grande lateral direito, com alguns aspectos a corrigir e a melhorar, mas já melhor que Rogério.

Polga/Beto e Maurício/Rojo - Equivalentes. Polga melhor que Rojo, Maurício melhor que Beto. Haverá que diga o contrário… Eu diria empate

Rui Jorge e Jefferson - Melhor Jefferson a atacar e melhor Rui Jorge a defender. Tenho que ser parcial, penso que Rui Jorge terá sido um dos melhores laterais esquerdos do Sporting que me lembro. Para mim, ganha Rui Jorge.

Custódio e William Carvalho - Custódio foi/é um bom trinco, mais de destruir jogo, pouca capacidade de construção. Por outro lado, William Carvalho tem a capacidade de destruir jogo de Custódio (mais até…), mas alia à capacidade de construção de jogo. Ganha William

Viana/Rochemback e Adrien/André Martins - Mais uma vez bastante equivalentes. Sou parcial, sempre gostei muito do futebol de Viana, mas este Adrien está imparável (e eu defendi a saída dele na pré-época… :wall:). Por outro lado, André MArtins e Rochemback tinham ou têem fragilidades, mas no computo geral, ficará ela por ela. André melhor numas coisas, Rocha noutras.

Carlos Martins e Capel /Wilson - Papéis diferentes, portanto difíceis de comparar. Mas genéricamente, e de uma forma individualizada Capel é muito melhor que o Carlos Martins, e o mesmo se aplica a Wilson Eduardo

Montero e Liedson/Duala - Mais uma vez jogadores diferentes. Liedson foi um grande ponta de lança, mas muitas vezes me tirou do sério, pois com as suas descidas e apoio ao meio campo, quando era necessário, não existia ponta de lança. Mas foi um grande jogador. Duala é uma situação injusta. Continuo a pensar que Duala (o de 2005) teria lugar no Sporting atual, como extremo. Montero é… … bem, é Montero. Um instinto para a baliza como não se via em Alvalade desde Jardel. Mortífero na grande área. Mas o que é certo é que, tal como Liedson, de vez em quando está no meio campo ofensivo a criar jogo. Portanto, Liedson ou Montero, eu preferia… os dois!

Resumindo. Sim, penso que hoje esta equipa ganharia à de 2005. E espero que esta alcance muito mais que a equipa de 2005! :dance:

Pro acaso o Rochemback desse ano era um jogador fantástico…

São equipas similares e muito diferentes ao mesmo tempo. Dizer que equipa ganha a quem é complicado de diagnosticar, mas lembro-me que essa equipa, que depois ainda teve Moutinho e tinha um tal Pedro Barbosa…, entre outros, jogava um futebol de topo.

Por curiosidade, pessoalmente, o que aproveitava de caras da equipa de 2005 para agora era o Rochemback e o Douala também fazia falta num corredor. Não era grande jogador, mas face à escassez que temos era capaz de fazer dupla com o Capel :slight_smile:

Obviamente que não enjeitava a oportunidade de ter um Pedro Barbosa neste elenco actual.

Mas a equipa de 2013 vale sem duvida pela sua personalidade, por ser uma equipa, pelo menos até agora, á imagem no nosso presidente. Combativa, sem medo, elegante e vaidosa.

Não referi Liedson o que considero injusto. Liedson foi sem duvida o nosso melhor jogador durante anos e anos. O que esta a fazer Montero neste momento faz esquecer claramente as qualidade de Liedson, mas naturalmente Montero ainda tem muito pela frente até dar a quantidade de alegrias que Liedson deu, o mais provável é que nunca chegue a dar metade dessas alegrias, provavelmente sai antes de ter tempo para tal proeza.

Jogava… quando calhava. 2004/2005 permanece como uma das épocas em que o Sporting mais derrotas sofreu, no campeonato.

2005? esteve lesionado 2004 quase todo e voltou com um futebol pouco melhor que sofrível, do que me lembro…

Sim, sem duvida foi muito irregular, por isso também perdeu tudo, mas foi unanimemente considerada a equipa que melhor futebol praticava, quando o praticava, é verdade.

Não tenho essa ideia, mas não atei-mo.

Eu só tenho saudades do Rogério: um Senhor, um profissional , um Homem …coisa que falta muitas vezes no futebol.

Essa equipa jogava bem, mas estava cheia de cobras, que jogavam quando queriam.

Prefiro de longe a equipe deste ano, juventude , vontade e um futebol menos dependente de fulano ou sicrano .

E depois só de me lembrar do Carlos Martins, até me dá arrepios ^-^

Do Jefferson não encontrei registo, provavelmente nem jogava ainda futebol.

Confirmo :great: Hoje a Bola fez algo idêntico, dizendo onde os jogadores estavam em 2005 e lá disseram que o Jefferson ainda não jogava.

Hum… Duvido, sinceramente! Já estava a fazer 17 anos! Com essa idade já praticamente todos jogam, ainda que em clubes de bairro…

Nao ha explicacao possivel para descrever a alegria que sente um emigrante ver o clube do seu coracao no topo da classificacao passados estes ano todos.

Nao ha explicacao para entender que um clube com a grandeza do Sporting possa estar tantos anos afastado do lugar que deveria ser seu regularmente.

Nao havera explicacao possivel se no final do campeonato este lugar que e agora e nosso com todo merito, seja mesmo nosso!!

O que se passou ontem em Barcelos nao no aspecto futebolistico , mas sim na moldura humana Sportinguista que acreditam que o rei leao esta de volta .

E Certo que temos de ter todos os pes bem assentes no chao , nao fomos estruturados para o clube ser campiao , mas e impossivel ja conter esta esta emocao !!

Estara mesmo o rei leao de volta?

O Liedson em nada fica atrás do Montero, são dois jogadores muito parecidos. Dois ratos de área, ágeis, inteligentes a ler o jogo, o Montero ligeiramente melhor no remate, o Liedson ligeiramente melhor no cabeceamento. Dois grandes jogadores, e espero que o Montero possa nos dar tantas ou mais alegrias como deu o Liedson, que só faltou ser campeão. O Liedson é um ídolo, mesmo com o percalço da sua passagem pelos corruptos.

Era um futebol muito oscilante o de 04/05.

Mas em dia sim, não tenho dúvidas que este Sporting perdia.

Portanto perdia 2 ou 3 jogos em 10.

Autoria de João Molinar.

:offtopic:

É pá, Armando, grande nó!

:beer: :beer:

:offtopic:

O plantel de 2004 tinha muito mais experiência e soluções. Basta passar os olhos na WikiSCP.

http://www.wikisporting.com/index.php?title=2004/05

Mas isso não invalida que o atual plantel consiga melhores resultados, como todos desejamos.