O regresso do Capitão Ahab?

Estará o Capitão Ahab de volta?

[size=16pt][b]Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia[/b][/size]

22.06.2009 - 19h52 Ricardo Garcia

Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos. Aproximar as posições pró e contra a caça à baleia é a postura que o país está a manter na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal, Madeira.

:question: Terá Portugal, de facto, um ministro do Ambiente?

[size=16pt][b]O ministro e a baleia[/b][/size]

Portugal é um dos países que, depois da proibição à caça de baleias, melhor soube aproveitar mesmo do ponto de vista económico a «exploração» de cetáceos por via do turismo. Em vez de defender esta posição, vem agora o já inenarrável ministro do Ambiente, Nunes Correia, defender na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI),que se realizada no Funchal, que é aceitável «o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos».

Ora, parece-me que a melhor e principal medida de conservação dos grandes cetáceos é exactamente não os caçar. E depois mostrar e demonstrar que as eventuais valias económicas da exploração turística são maiores do que a exploração que implica o abate. E isto já sem falar nas questões de conservação das espécies e das questões éticas de abater espécies consideradas inteligentes. Mas isto era pedir muito ao ministro do Ambiente português que não gosta de levantar ondas, paninhos quentes para aqui e para acolá, amanhando compatibilidadezinhas bonitas para agradar a gregos e troianos. Enfim, só consegue ser uma coisa: mau ministro do Ambiente.

São umas atrás das outras neste país a fingir… :wall:

É uma vergonha.

Como é vergonhosa a caça feita pelo Japão mascarada de caça científica.

Se vir um selvagem a capturar alguma baleia aqui na costa da Ilha Terceira, so’ nao lhe dou cabo do canastro se nao puder…

Eu pego num semi-rígido e vou dar-te uma ajudinha. :wink:

Lendo a notícia, não minto que o meu primeiro pensamento foi “Há idiotas para tudo”.
Este Ministro, que nem sei bem o que faz, defende que os grandes cetáceos devem ser mais protegidos, dando em troca… os próprios cetáceos!!! É isto que ele propõe??? WTF??? Confusos? Eu sim… mas vivendo no país que vivemos, conhecendo a gente que salta e pula no poder nos últimos anos, nem me admiro que exista uma alma “caridosa” que tenha tido este ideia…

Faz-me lembrar aquele cromo da direcção do Sporting a tentar justificar simultaneamente o estado do relvado e a existência de concertos em Alvalade. Era qualquer coisa como isto:

Os concertos é que estragam o relvado. Mas os concertos pagam relvados novos. Então façam-se muitos concertos, para ter dinheiro para pagar relvados novos.

Tristeza…