Olá amigos Leoninos,
Espero não ter colocado esta questão no local errado, nem que a mesma seja mal interpretada.
Sou presença assídua nos jogos do nosso Sporting em casa. Comigo a gamebox não fica em casa a descansar, faça chuva, frio, ou o que for, eu estou lá.
Sou da opinião que as claques do Sporting prestam uma enorme colaboração ao clube e até à modalidade, pois são parte importante e integrante do espectáculo em si. Dão mais volume às emoções que vivemos nos jogos. Fazem-nos estar mais presentes. Dão uma cor enorme ao espectáculo, e por vezes até são o garante do espectáculo em alturas em que a equipa não consegue ter o nível exibicional desejado. Longe vão os tempos em que se assistia aos jogos sem ruído de fundo, onde ocasionalmente se ouviam uns cantos e o mais comum eram uns assobios sempre que o árbitro marcava uma falta contra nós. Esse tempo passou. Hoje, as claques são parte integrante constante dos jogos do Sporting.
No entanto, o motivo que me faz questionar o que se passa, é que sinto que a presença das claques está a diminuir muito nos jogos em casa, em especial a nossa Juventude Leonina. Pior, é começar a ser uma constante ver um momento muito importante como é a entrada da equipa, onde todos os adeptos leoninos se levantam, batem palmas e cantam, e olhando para o sector da Juventude Leonina vê-se uma clareira enorme com quase todas as cadeiras vazias nessa zona (o Diretivo XXI está a ser melhor nisto). Isso começa a ser notado. Não sei se é algum protesto ou não, mas atenção que no limite pode ser interpretado como uma demonstração de pouco respeito para com a equipa/clube. Uma claque não é um grupo de adeptos normal. Tem responsabilidades acrescidas, logo chegar tarde e falhar um momento tão importante não pode ser aceitável.
Mais grave ainda é ver que não se trata apenas de um atraso, uma vez que o sector das claques, que nos últimos anos tem estado sempre repleto de gente e de muita energia, hoje em dia começa a ser um local com muitas cadeiras vazias. Fica mal ver por trás das enormes faixas das claques leoninas, ver tantas cadeiras vazias. Penso que no último jogo havia mais gente na superior norte do que na sul, o que deve ser algo inédito em Alvalade.
Quanto ao apoio durante o jogo, ele tem aparecido, e isso é muito bom. Como sócio e adepto do nosso Sporting o meu obrigado pela dedicação dos que não faltam com o seu apoio.
No fundo lanço este tópico para tentar perceber se está tudo ok com as claques, e também para deixar a minha opinião de que algo deve ser feito para que a qualidade delas não se perca, pois habituaram-nos a ver o Sporting ter as melhores claques de Portugal e das melhores da Europa.
Espero que entendam o meu post como uma questão / critica construtiva, mas acima de tudo uma preocupação para com as nossas claques a quem agradeço muito todo o empenho e qualidade que têm mostrado ao longo dos tempos, em especial nos últimos anos.
Abraço a todos os Sportinguistas.