O que farias para evitar a extinção do Sporting?

Se porventura a extinção do Sporting Cube de Portugal estivesse perto de acontecer, o que vocês fariam pelo nosso querido clube? Que tipo de medidas deveríamos tomar em conjunto para evitar este cenario dantesco? :xock:

A medida que nunca é tomada… Eleger uma Direcção capaz e competente.

Enquanto meterem lá os Godinhos, Bettencourts, Soares Francos e Couceiros desta vida obviamente que ficaremos cada vez mais perto da extinção.

Eu já disse e repito, se todos os Sportinguistas dessem ao mesmo tempo mil euros ao clube isso daria uma verba de cerca de três mil milhões de euros…!!! :o Ora se o nosso passivo é de 243 milhões de euros… Falar em extinção é um abuso!
É preciso é vontade de resolver este problema de uma vez por todas e por todos! Nós somos o SPORTING CP! Nós é que podemos fazer dele um clube ainda melhor e maior! Temos é de estar em sincronia! É preciso ter boa vontade e conseguir a organização da massa adepta Sportinguista nesse sentido e após isso fazer uma boa gestão desses recursos por gente séria que ame o clube de verdade. Se todos pensassem como eu fazia-se já amanhã! E não digo se todos pudessem como eu porque há muitos e muitos Sportinguistas com uma superioridade financeira esmagadora em relação a mim. Portanto, as minhas contas até são feitas por baixo. Isto até podia ser tão fácil!

É mais provável o Dr. Who bater à minha porta do que 3 milhões de Sportinguistas - nem 100.000 doarem 100€ - doarem ao clube uma quantia de 3 mil milhões de euros, ou seja, doar ao clube um valor quase 7 vezes superior à receita global do Real Madrid. E, com esses 3 mil milhões de euros na conta bancária, passaríamos de um clube endividado para um clube capaz de lançar uma OPA sobre o BCP. :mrgreen:

Cesarium, não me leves a mal, mas essa ideia/possibilidade é tão sã quanto a lógica bizarra do Godinho.

Os Sportinguistas podem ajudar o clube recorrendo ao que existe presentemente: quotas, bilhetes de época e produtos oficiais do clube. Se o Sporting conseguisse 120.000 sócios pagantes, 30.000 bilhetes de época, umas quantas milhares de camisolas vendidas, a situação seria bastante facilitada.

Façam-se sócios, porque não só criam uma ligação extra ao clube ao mesmo tempo que entregam uma quantia certa de dinheiro, como melhoram o valor/dimensão da marca Sporting, porque um clube que movimenta centenas de milhares de pessoas é geradora de interesse - leia-se dinheiro - junto de quem quer promover as suas marcas/produtos.

Tens razão no que escreves, mas em caso de cenário de extinção real a curto prazo, julgo mesmo que poderia-se reunir um verba muito, muito razoável…
Tudo isto,é em algo que, ultimamente tenho pensado e muito, a ser mesmo verdade o quadro mais negro dos quadros negros que temos sido bombardeados…salários em atraso, rutura financeira, pré-falência, falência,etc, etc…bem isto dá-me arrepios, o facto de este amor, de este clube, pura e simplesmente acabar…e aí, nesse caso acho que teríamos de demonstrar a nossa grandeza para evitar tal cenário, falo da possibilidade de ter de haver mesmo uma tal Operação Coração Verde ou chamem o que lhe quiser, eu, que não sei viver sem o meu SPORTING e,por certo que tb ajudaria…e pensando num universo de 2 milhões (pelo menos), calculo que num cenário destes, se cada um desse 1 euro…bem, façam as contas…
Eu vou cometer aqui uma inconfidência que me envorganha até um pouco, não sou rico, longe disso atençao, tb não posso dizer que esteja mal…ok, mas dentro dos meus pesadelos, e se a coisa fosse mesmo necessária, algo bem organizado e explicado (quiça compra de capital social ou coisa assim), numa operação dessas poderia avançar aí com uns 5 mil euros, outros dariam mais por certo, outros menos e muito menos…mas se pelo menos 1 euro desse no mínimo cada simpatizante…façam as contas…o nosso clube não pode nem vai acabar…
Um adepto e sócio desesperado…
Abraços

Odeio estes tópicos, isto só serve para ajudar a eleger o Couceiro

Este tópico é um pouco patético, pois a “extinção” do Sporting só ocorrerá na observância dos seus Estatutos, e prevista no:

Artigo 67°
(Dissolução do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL)
1 – A dissolução do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL só poderá ser deliberada em Assembleia-Geral, expressamente convocada para esse fim, será tomada por votação nominal e terá de ser aprovada por três quartos do número dos sócios com representação estatutária em Assembleia-Geral.
2 – Em caso de dissolução, a Assembleia estabelecerá, nos termos e com os limites da lei, as regras por que se regerá a liquidação, procurando salvaguardar os troféus e medalhas, o mesmo devendo fazer quanto a outros bens e valores do Clube, os quais, contudo não poderão ser distribuídos pelos associados.

Ora o Sporting Clube de Portugal é uma Associação Desportiva nos termos dos artigos 1º. a 4º. Dos seus Estatutos:

http://www.sporting.pt/Clube/Estatutos/estatutos_capituloI.asp

e enquadrado na Lei de Bases do Desporto, nomeadamente pelo artº. 18º.

http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/Doc05_031.pdf

No “espírito” do forista green warrior, estará provavelmente qualquer coisa como o gradual desaparecimento da sua importância como Clube Desportivo, num cenário antecipado aqui:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=51561.msg2370142#msg2370142

Como a base de sustentação do grande Clube de 1906 e dos Sócios é sua liderança (como accionista maioritário) nas Equipas de Futebol, altamente (e principescamente) profissionalizadas, aquele cenário só poderá ser evitado com o predomínio do Clube na “Sporting Futebol SAD”, só por si, ou:

Em associação com uma “organização sem fins lucrativos” constituída por sócios, adeptos e apoiantes do Clube e das suas Equipas de Futebol.
Qualquer coisa que, especialistas em direito, gestão, finanças, mercados e cooperativismo poderiam desenvolver.
Cooperativismo e mutualismo são conceitos que, se poderão associar a uma “organização” desse tipo, como se pode ver, comparativamente em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montepio

Do Sporting SAD ? Nada

Daria mil euros ao Sporting, até dez mil, se me calhasse o Euromilhões. Em circunstâncias normais só o faria se perdesse a sanidade mental.
O passivo, as dividas, os problemas de tesouraria… Isto é tudo fruto de má gestão e quem tem de meter dinheiro do próprio bolso são aqueles que a praticavam. A nós, sócios, resta-nos dar os 12€ durante os “13 meses do ano”, ir ao estádio, comprar merchandising do clube e acima de tudo, fazer a escolha certa no momento de decidir.
Se porventura o Sporting estiver em risco de se extinguir, então que nos refundêmos com os valores e morais da fundação do nosso Sporting, longe de pseudo-elitistas que nos têm ajudado a cavar o próprio buraco.
O Sporting não é o dinheiro dos adeptos. É a força, o vontade e o querer.

penso que os socios ja fazem algo de notavel pelo clube. Talvez seria uma boa ideia arranjar uma campanha fortissima de aumento de socios! apelar a causa sportinguista!