O que dizem o Fivethirtyeight, o SofaScore e o Whoscored do Sporting

Algumas vezes tenho assim umas ideias, não me levem a mal.

Por forma a objectivar o progresso dos 3 grandes, alguns dados destes modelos de análise numérica. De todos o meu preferidos é, com vantagem, o Fivethirtyeight. Passem por lá e percebem porquê.

Fivethirtyeight (1º Liga+Competições europeias):
Sporting 67.1
Porto 78.5
Benfica 76

Whoscored (1º Liga)
Sporting 6.88
Porto 7.15
Benfica 7.08

Sofascore (1ª Liga)
Sporting 7.02
Porto 7.13
Benfica 7.15

Pois , até o Fivethirtyeight , lá de outro continente , vê aquilo que os pseudo 71 não quiseram ver no inicio do Golpe .

Não há dúvidas que, neste momento, estamos bastante atrás de Porto e Benfica.

Sporting 67.1»67.4
Porto 78.5»78
Benfica 76»75.5

Whoscored (1º Liga)
Sporting 6.88»6.83
Porto 7.15»7.04
Benfica 7.08»7

Sofascore (1ª Liga)
Sporting 7.02»6.96
Porto 7.13»7.07
Benfica 7.15»7.08

Pena o Sporting estar tão frágil, Benfica e Porto dão sinais de fraqueza mas continuam noutro nível.

enquanto estamos tão frágeis, até sugeria colocares o braga e o rio ave aí, só para termos uma melhor noção de a quantas andamos

até fui ver ao fivethirtyeight:

corruptos: 78
galinhas: 75.5
nós: 67.4
braga: 63
guimarães: 49.5

O Sporting, tem um longo caminho a percorrer se quer ser competitivo. Ganhamos menos e criamos muito menos oportunidades que Porto e Benfica.

claro que sim.
até fiquei surpreendido com a diferença que temos para o braga.
sei que aquilo tem em conta golos para lá do 1º de vantagem, ocasiões perdidas e isso, e vai ajustando o resultado para tentar encontrar um valor mais “adequado” para cada equipa, mas aquilo conta factores tipo valor de plantel, odds, ou coisa do género?

É um modelo puramente matemático, contam golos, oportunidades criadas e golos sofridos. Contam também a importância do jogo e o valor da plantel, bem como o valor de cada liga pelo histórico de resultados entre ligas. Está lá tudo explicado.

Não deixa de ser um modelo cego, sem opiniões, do valor de cada equipa.

O 538 no ano passado colocou-nos muito atrás nas previsões para a Liga Europa.
Sem ir ver estávamos só no lugar 20 nas previsões de vitória com poucas hipóteses de chegar aos quartos.
E acabámos por ficar nas últimas 8.
Concordo um pouco com o Mourinho, os “stats” num desporto como o futebol valem o que valem.
No basquetebol e noutros desportos os stats são utilíssimos, num desporto arcaico como o futebol, reservo-me no direito de considerar que ainda têm um longo caminho a percorrer.

Obviamente que tens razão. E se leres o que eles escrevem, são os primeiros a dizer isso.

No global tem uma boa taxa de acerto, não o suficiente para vencer as casas de apostas, mas não falham mais de 5%. Aliás, isso é fácil de confirmar pelo histórico que eles mantêm acessível.

Em minha opinião são bem úteis para perceber se uma equipa está a evoluir ou não. Curiosamente o Sporting até está a melhorar rating no 538, quando a nossa ideia geral é que a equipa está uma lástima. O Benfica ganhou ao Porto mas está a piorar rating.

Vale o que vale, concordo contigo, mas vale alguma coisa.

Só para concluir, pois não quero que fiques com a ideia que sou um dinossauro com um ódio primário aos novos avanços na análise.

-O 538 é uma ferramenta útil, um site bem desenhado com uma maneira graficamente interessante de apresentar as previsões. Se bem que no ano passado me tenha desiludido (colocava também o Milan muito acima na LE, p. ex.)

-Acho que o futebol pela sua natureza mais anárquica, menos esquematizada que um basquetebol, um andebol, uma NFL é um desporto mais difícil de ser captado por indicadores e dados. O futebol não tem a questão da posse tão bem definida, do momento de ataque, momento defensivo. Como no basquetebol em que até uma equipa fraca tem direito a montar o seu ataque. Ora, no futebol isso não acontece, dificilmente uma equipa fraca monta um ataque. Há perdas de bola e posses de bola ora muito longas, ora muito curtas. Há chutão para a frente, lançamentos laterais para a área, tudo coisas que não ajudam. Não é um desporto tão ritmado, tão compassado.

-Há outra questão que como antigo frequentador de forums de basquetebol me deixa algo nostálgico. Julgo que hoje em dia a discussão gira muito em torno dos stats, em torno de winshares, PER, VORP, TS%, etc. Perdeu-se uma certa ingenuidade e se é verdade que a discussão ficou mais evoluída também perdeu alguma magia.

Mas é verdade que tens no “expected goals” um indicador interessante e espero para ver a sua evolução, se penetra na discussão dos adeptos e entra nas estruturas das equipas. E quem sabe se no futuro não surgirão outros indicadores mais eficientes, mais adaptados à linguagem do futebol que consigam explicar os seus fenómenos. Se funcionarem não vou ser eu que vou oferecer resistência.

:arrow:

Percebes do tema bem mais que eu:) É preciso ter alguma cautela nestas coisas do futebol e números, há equipas muito maduras e eficientes que não precisam de muito para terem sucesso. No futebol o peso e a mística da camisola ainda conta. Por isso City e PSG, quando é a doer na Europa, ainda vacilam. Mas os números apontam o caminho e se uma equipa dá sinais de crescimento ou não. Estamos em sintonia, portanto.

Cada vez mais longe…

https://projects.fivethirtyeight.com/soccer-predictions/primeira-liga/

Sporting 67.1»67.4»67.7
Porto 78.5»78»78.4
Benfica 76»75.5»74.7

Whoscored (1º Liga)
Sporting 6.88»6.83»6.91
Porto 7.15»7.04»7.07
Benfica 7.08»7»6.94

Sofascore (1ª Liga)
Sporting 7.02»6.96»7.01
Porto 7.13»7.07»7.1
Benfica 7.15»7.08»7.05

Sporting a subir nos 3 índices e Benfica a descer em todos os índices e no desempenho nas competições nacionais apenas marginalmente superior ao Sporting. Contudo o Fivethirtyeight, o melhor índice dos 3 em minha opinião, mostra uma distância ainda bem grande do Sporting em relação ao Benfica e Porto. Porto a subir nos 3 índices, com estes valores dificilmente não será campeão (e com o VAR da última jornada então…)