Faleceu no sábado, só o soube hoje.
Tive a sorte de o ver, há cerca de oito anos, num concerto “intimista” no “Café latino” em Ourense (café lindíssimo).
Depois do incrível concerto dos Avenged Sevenfold no Meo Arena em finais de Junho, para quem quiser perceber a incrível energia da banda ao vivo deixo aquilo um link com definição 4K do incrível concerto que deram no Rock Rio no Brasil há poucos dias. Umas das melhores bandas de sempre de metal.
Os Maiden, Metallica, Megadeth e os Sabbath riram-se de tal.
Para mim, Iron Maiden.
Vi todos esses ao vivo (menos os Sabath) e muitos mais (Gun N’ Roses, Tool, Nine Inch Nails, Slipknot, Sepultura, Opeth, Korn, Linkin Park, Limp Bizkit, Staind, Godsmack, Peal Jam, Steve Vai, Faith No More, Deftones, Soundgarden, Moonspell, Machine Head, Incubus, Don Broco, Electric Callboy, The Cult. P.O.D., Royal Blood, etc, etc)
Avenged Sevenfold é uma das melhores bandas de metal de sempre e tem dos melhores concertos ao vivo que já vi. O Synyster Gates, por exemplo, está no meu top 10 dos meus guitarristas preferidos.
E já tenho bilhetes para em Novembro ver os Dream Theater no Meo Arena. E para Fevereiro já tenho bilhetes para ir ver Trivium e Bullet for My Valentine no Campo Pequeno.
Sobre o Dream Theater ainda sou mais afirmativo. São a melhor banda de rock/metal progressivo da história da música.
Nenhuma banda de pop, rock ou metal teve ou tem tanto talento individual como os Dream Theater.
John Petrucci (guitarra), Mike Portnoy (bateria), Jordan Rudess (teclas) e John Myung (baixo) estão entre os melhores músicos de sempre dos seus instrumentos.
Não deves saber o que é King Crimson, certamente.
Os avós do género:
O pai de todos, criador e pai do género:
O afilhado do género que abriu as portas ao power metal progressivo e ao neoclássico:
É um shredder nessa lista de shred guitarists, um sub-género do metal e específico da lista dividida…
Punheteiro virtuoso e tecnicista. Too many notes à Yngwie Malmsteen que está acima dele na sub-lista.
Seguindo a lógica da lista que postaste:
Praise Iommi! Obey The Riff!
Este sim, o GOAT de onde o metal nasceu em todas as suas milhentas formas e géneros.
Não acho que o Tony Iommi seja o melhor guitarrista de sempre e nem sequer o melhor com que já tocou com Ozzy Osbourne.
Na minha opinião, o Zakk Wylde é melhor que o Iommi
Os riffs de Black Label Society são o quê? doom/stoner/sludge. Quem os inventou? Pois.
Eu não disse que o Iommi era um mau guitarrista (bem pelo contrário), acho é que o Zakk Wylde pegou e levou para um nível ainda mais elevado.