O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

image

2 Curtiram

1 Curtiu

imagem

imagem

1 Curtiu

350x A-Doutrina-Secreta-Vol-2

1 Curtiu

Alegações interessantes…, mas sem apresentar provas documentais. No fundo diz o que quer e acredite quem quiser…

image

Vale bastante a pena… Algum desconhecimento sobre a Nobreza enquanto extrato social e duas grandes “bacoradas”: uma sobre a cruz de Cristo usada por Pombal que o autor liga à sua condição de familiar do Santo Ofício (não tinha nada a ver, pois era antes alusiva à sua condição de comendador da Ordem de Cristo, onde teve duas comendas) e a estrela flamejante dos mações confundida com a estrela do brasão de Pombal (muito mais antiga, medieval e dos Carvalho. Usada por Pombal para reivindicar a chefia desta família e o morgado de Carvalho e não para alardear a sua condição de mação)… O livro merece ser lido.

2 Curtiram

Já acabei de ler, mas tive de encomendar do Brasil pois a editora portuguesa parece que não faz tenção de traduzir este 4º volume!.. Foi o que depreendi do contacto telefónico que fiz para lá e do tempo que já passou desde que saiu o 3º volume. É um desrespeito pelo leitor.

Aproveitei para também encomendar este, o qual comecei há poucas horas… Afinal, história é história, por muito bom que sejam certos romances históricos como o anterior é de facto.

1 Curtiu

A ler:

  • A Guerra Colonial, de Carlos Matos Gomes e Aniceto Afonso (uma versão moderna de uma obra dos mesmos autores publicada há muito tempo, parece-me).

  • D. José, de Nuno Gonçalo Monteiro (o meu regresso às biografias da colecção Reis de Portugal, 4 anos depois)

  • A New World Begins, The History of the French Revolution (não resisto a livros sobre este evento)

  • Past Tense (Jack Reacher), de Lee Child

  • American Vampire Omnibus, de Scott Snyder

Terminei a leitura de um livro que saiu recentemente e que recomendo (interesse pela época e estima pelos temas que o autor estuda e sobre os quais tem escrito livros de bastante interesse): À Direita da Revolução, Resistência e Contra-Revolução no PREC, de Riccardo Marchi.

E, há coisa de 2 meses, nos EUA (mais propriamente em Austin, no Texas), deparei-me com uma das maiores surpresas, para mim, literárias de sempre, exposto na montra (!!!) de uma livraria chamada Bookpeople (eu tento visitar o máximo número possível de livrarias sempre que viajo):

Nesta biografia (que li praticamente de uma assentada na viagem de regresso à Europa) saliento o uso de fontes portuguesas (de todos os quadrantes ideológicos, de Franco Nogueira a Fernando Rosas) e a quantidade de informação que a obra contém (relaçãoes amorosas, Salazar antes do Estado Novo, etc.). Descreve eventos e identifica e estabelece ligações que não costumam figurar em obras de autores estrangeiros (cujos principais defeitos costumam ser a omissão de eventos que os nativos acham fundamentais e o foco excessivo - consequência de um estudo cuja duração e profundidade não se aproximam da dos historiadores “caseiros”, na maior parte das vezes por razões perfeitamente compreensíveis - em determinadas figuras), por exemplo.

2 Curtiram

O que é que ouvem nestas noites?

2 Curtiram

Terceiro e último livro da encomenda que fiz do Brasil… A começar a ler ainda hoje, talvez…

2 Curtiram

O subtítulo talvez tenha sido inspirado na famosa sentença de Salazar já perto do fim… “Morrer? Só morre quem quer!”… Talvez?

1 Curtiu

Leio a Classificação da Liga.
Tem um enredo curioso… Mas muita ficção.
A realidade entretanto não demorará.

mas nem de perto nem de longe :slight_smile:

dito isso, está no top qualquer coisa (100 de certeza, 10 talvez)

Há gostos pra tudo. :grin:

Mas já agora fiquei curioso, qual é o teu Top10?

terá que ter (tudo isto são ciclos, claro)

  • Malazan Book of the Fallen, sobretudo os do Steven Erikson, os do Ian C. Esslemont são interessantes mas se fossem só esses não estaria no top 10
  • Thousandfold thought de R. Scott Bakker
  • Future History mais alguns relacionados do Heinlein
  • Earthsea da LeGuinn
  • Mists of Avalon da Marion Zimmer Bradley
  • Simak pelo conjunto da obra
  • Farseer, os 4 primeiros ciclos, o 5º (Fitz and the Fool) é muito pior, da Robin Hobb

e realmente o Dune anda junto com estes no top 10 :slight_smile:

Boa lista. Gosto de muitos desses e alguns não conheco, mas Mists of Avalon dificilmente posso achar sci-fi. Fantasy sim, sci-fi não. Mesmo Le Guin tem alguns sci-fi, mas a maioria é mais fantasy também. Dune é ambos, é certo.

Uma obra que acho que tem um timbre comparável a Dune é, por exemplo, Foundation de Asimov. E os livros do Heinlein também são muito bons, só que não é o mesmo tipo de história com princípio, meio e fim como os 6 da série Dune ou os 7 de Foundation. Num registo mais moderno, mas com menos impacto (e maior assimetria na qualidade entre livros… que não li todos, confesso): Ender’s saga (ou Enderverse) do Orson Scott Card.

não é bem; há ali uma série de uns 20 livros que não estão relacionados dirteamente mas fazem uma história do futuro até ao séc 24 mais ou menos. É como se tivesses um livro sobre a 2ª guerra mundial, outro sobre a pandemia de 2020, outro sobre as guerras napoleónicas, etc. Mas tudo no mesmo universo, e fazem referência uns aos outros não em termos de personagens mas em termos de eventos.

O Ender: é fixe, mas para isso há vários tão bons quanto

O Mists of Avalon, pois, tens razão, é uma fantasia que só é fantasia se esquecermos que é a lenda do Rei Artur :slight_smile: Mas eu hoje em dia gosto mais de fantasia que de sci-fi.

O Asimov… pois, ligeiramente sobre-valorizado em termos de escrita (mas não em termos de criatividade). Tal como o Philip K Dick que se tornou culto entre os pseudo-intelectuais deste mundo mas nunca foi grande escritor. Há outros como o Philip Jose Farmer (Riverworld), E. E. Smith (Lensmen, uma military science fiction que mais ou menos definiu o género), que acabo por gostar mais.

Eu fiz coleção da Argonauta, tive para aí uns 40 ou 50 dos primeiros 100, e quase tudo depois disso. Um dia vendi tudo para comprar heavy metal :slight_smile:

Se não leste o Thousandfold thought… é a coisa mais inteligente que alguma vez li em fantasia. (e um dos universos de magia mais bem concebidos). É para lá de bom - mas não gostei de como acabou.

image