O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Grande Alan Moore.

Tenho em inglês e tuguês brasileiro, infelizmente.

Fantástico. Na altura, guardei dinheiro do Natal (era mesmo muito novo) para ir à FNAC comprar a versão que custava 50 euros, e ainda hoje guardo religiosamente.

Pá, desculpem-me o entusiasmo, mas fizeram me recordar coisas mesmo boas

Quando for a casa dos meus pais, vou tirar foto a minha coleção de BDs e meter aqui.

1 Curtiu

BD’s que eu ‘mamei’ tudo o que havia até aos meus 15 ou 16 anos, para além dos já mencionados, foram as do Lucky Luke. Um dos meus cães até se chama Luke por causa dele.

1 Curtiu

Mais rápido que a própria sombra !

Ainda bem que não lhe chamaste Rantanplan, isso não se fazia ao patudo.

:rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy:

Ou Gina…

Estes dois álbuns, para mim, são excepcionais, a magnum opus de Georges Rémi, aka Hergé:

Se não leram, mesmo que não gostem de BD, não sabem o que perdem.

5 Curtiram

A ler:

Também gosto dos livros de banda desenhada que foram comentados e recomendados e recordados aqui. Só não tenho a coleção completa do Astérix (ainda não adquiri qualquer um dos livros “recentes”). Do resto, tenho-os comprado à medida que vão sendo publicados (o de Berlim está a chonar sob a árvore de Natal)
Não sei se conhecem, mas há uma banda desenhada portuguesa, sobre Portugal e feita por um português, sobre um personagem chamado Porto Bomvento, da autoria do infelizmente esquecido, e falecido este ano!, José Ruy (escritor e desenhador). Vale a pena ler. Como fazê-lo, não faço ideia, porque os três volumes que tenho (um com duas estórias e dois que reúnem tudo) foram adquiridos há muito, muito tempo. Era chavalo quando os li pela primeira vez. É bem capaz de ter sido o meu primeiro encontro com os Descobrimentos (pois lembro-me de os ler ao mesmo tempo que lia os Hiper Disney).

O que não falta por aí são comics de grande qualidade para adultos: Ex-Machina, Crossed, 100 Bullets, Stray Bullets, Reckless, Criminal, The Incal, Grendel, American Vampire, Starman, Punisher Max (Garth Ennis), Ice Cream Man, Transmetropolitan, East of West, Sandman, Low, DMZ, Scalped…

4 Curtiram

Alguém aqui gosta de Ric Hochet?

1 Curtiu

Ando a ler o clube do crime das quintas feiras

É um dos meus preferidos. Li o pela primeira vez nas revistas do tintin. Adoro o desenho anos 70 e os argumentos são excepcionais. Tenho varios albuns religiosamente guardados.

As histórias do Ric Hochet merecem ser lidas por qualquer amante de BD.

Espetacular. E, pelo menos aqui em Portugal, estranhamente pouco conhecido.

Presente!

Tenho uma grande coleção das suas aventuras.

E do Bernard Prince…

E do Bruno Brazil…

E do XIII…

E do Alix…

E do Blueberry…

Eu disse-vos que era maluco por BD.

Confirmo!

O José Ruy foi um dos grandes, desenhador e argumentista top, recentemente desaparecido.

Tive o enorme prazer de o conhecer pessoalmente e de falarmos um pouco no Festival de BD da Amadora, a sua Amadora.

O José Ruy teve o azar de nascer neste retângulo à beira mar plantado.

Outro grande desenhador português foi o Carlos Alberto Ferreira dos Santos, aka Carlos Alberto.

A sua obra “A Vida Aventurosa de Camões” marcou-me muito aos 9 anos de idade. Li-o tantas, tantas vezes, até as páginas de rasgarem.

Também desenhou um álbum de cromos sobre Camões e outro da História de Portugal que fiz todos.

Tive cadernos cheios de cópias dos seus desenhos, que eu fazia e eram o meu entretém nas notas vagas.

Perdi esse livro com as mudanças de casa e hoje é muito difícil de encontrar, além de marcar uma fase da história de Portugal que a esquerda identitária hoje se esforça por apagar.

Para terem uma ideia, ficam aqui as capas e uma prancha.

imagem

6 Curtiram

O príncipe do Nilo :green_heart:

2 Curtiram

Eu também “li” alguns fascículos de uma coleção chamada Gina. Acho que o @Sigurd também folheou alguns…

2 Curtiram

Só uma vez. Depois as folhas ficaram misteriosamente coladas.

1 Curtiu

Um clássico. Nunca o tinha lido apesar da famosa adaptação para o grande ecrã, o melhor filme da casa Hammer.

2 Curtiram

E a Zakarella?

Criação de mais um criador tuga, Ross Pynn, aka Roussado Pinto de seu nome.

imagem

2 Curtiram

Oferta de hoje…, já estou a ler.
image

2 Curtiram