O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Esse livro é qualquer coisa! Muito bom mesmo.

2 Likes

Lê a Cruzada contra o Graal, do Otto Rahn.
Um livro brilhante sobre a estada e pesquisa em Montségur.

2 Likes

Melhores livros sobre:
Estado Novo (Dados, Estatísticas, Economia, História)
Regime Nazi de um ponto de vista mais económico (como funcionava e como o Reich gerava dinheiro)
História Geral de Portugal
Império Russo até 1917

Se me puderem ajudar.

3 Likes

image
É oficial, nunca li um livro tão pesado :smiley:

Cansa os braços depois de 1 hora de leitura

2 Likes

Estado Novo: com essa informação toda, talvez o volume sobre o Estado Novo da colecção do José Mattoso (o autor é o Fernando Rosas).
Regime nazi: The Wages of Destruction, de Adam Tooze (exclusivamente sobre a política económica); o segundo volume da Trilogia do Terceiro Reich (The Third Reich in Power; aborda tudo, da política cultural à social, económica, etc.).
História Geral de Portugal: o do Rui Ramos (História de Portugal), o da Maria Cândida Proença (Uma História Concisa de Portugal), o do Diogo Freitas do Amaral (Da Lusitânia a Portugal).
Império Russo até 1917: Os Romanov, de Montefiore (foi editado em Portugal, mas em dois volumes).

5 Likes

image

Tenho este:

3 Likes

Este grande Atlas Histórico ainda há puco tempo estava à venda por tuta-e-meia (comprei por 20 €) em livrarias desmontáveis junto a estações da CP (Cais do Sodré) e Metro (estação do Oriente), o meu foi adquirido numa dessas livrarias, mas na zona do porto de recreio de Oeiras, no passeio marítimo, há 3 ou 4 anos. (eu já tinha a versão original em inglês). A versão portuguesa tem um acrescento final sobre a nossa História muito interessante.
Para o que é…, é “dado”. Não deve haver melhor resumo da História Universal no mercado e com mapas magníficos. Não acredito que quem o compre se arrependa.
image

2 Likes

Estive há pouco a ler o artigo sobre a expansão do Império Russo entre 1815 e 1917, com excelente mapa, no atlas que apresentei na mensagem anterior… É uma base inestimável para posterior aprofundamento noutras obras.

1 Like

Sabes se dá para arranjar a colecção inteira dos Atlas (acho que são 10 volumes) e onde, já agora?

2 Likes

Não sei, mas as livrarias que referi têm, ou tinham, outros volumes…, lembro-me pelo menos do Atlas Geográfico.

Experimentem o Olx.
Foi através do OLX que eu comprei todas as enciclopédias e dicionários e outros livros de referência que tenho em Portugal. Tenho até um “dealer”, um tipo que me arranja livros de referência publicados há vinte ou mais anos em condições espectaculares. Todos os anos compro ao gajo pelo menos 50 livros. Vejo o que ele tem, envio-lhe um email, e depois vai alguém buscar os livros ao gajo.

Consegui arranjar a última edição da Enciclopédia Britânica (2010), em perfeitas condições, por 800 euros.
Há uns tempos vi uma edição anterior, em condições razoáveis, por 50 (sim, cinquenta) euros, acho eu.

Colocarei aqui, mais tarde, o que comprei no Olx (somente colecções com vários volumes).

2 Likes

O maçães não pára de escrever livros. Já temos um niall ferguson português :laughing:

Vai na volta e o teu dealer era o Rui Pinto.

1 Like

Encyclopaedia Britannica (32)
Collier’s Encyclopedia (29)
Artel Guia do Estudante (12)
Consultor Universal do Estudante (5)
Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura (22)
Activa Multimédia (13)
Enciclopédia Alfa (10)
Enciclopédia World Book (30)
Nova Enciclopédia Portuguesa (26)
Lexicoteca (22)
Enciclopédia Combi (5)
História Universal (18)
Enciclopédia Larousse (29)
Grande História Universal (16)
História do Mundo (19)
Biblioteca Geral de Consulta (7)
Enciclopedia International (20)
Enciclopédia Einaudi (41)
Grande Enciclopédia Universal (20)
Enciclopédia Ilustrada da Família (5)
Enciclopédia Básica do Estudante (12)
Enciclopédia de Povos e Países (12)

Tenho isto tudo em Portugal e foi tudo adquirido através do OLX. Isto e todas as histórias de Portugal (publicadas pela Círculo de Leitores), atlas individuais e multi-volume, dicionários, compêndios de saúde, sobre o planeta, etc.
Para cima de 1000. Em Portugal tenho 5428 livros, avaliados em, para arredondar, 75 mil euros (eu mantenho uma base de dados!). 95% destes livros foram adquiridos desde 2011. Se a estes cinco mil e tal adicionarmos a minha colecção de graphic novels e manga (praticamente 2000 volumes, entre trade paperbaks, hardcovers e omnibuses)…

8 Likes

O colecionismo é uma cena tramada :innocent:

2 Likes

Números impressionantes. Eu comprados por mim, nos últimos 5 anos, tenho uns 1200.
Mas acabei de fazer 27 anos, tenho tempo para chegar a esses numeros :wink:

3 Likes

Bibliófilos de todo o mundo, uni-vos!!

Vais lá chegar. Por razões óbvias, o ano passado foi o pior ano de sempre.
Eu vou dar uma party quando chegar ao número de livros da biblioteca do Umberto Eco: trinta mil.
Conto atingir a marca antes dos 50.
Leio entre 100 a 170 livros por ano, excluindo manga, etc. Isto significa que irei desta para melhor sem ter lido a maioria dos meus livros.

Já agora, ficam aqui duas recomendações de leitura para quem gosta de livros sobre livros:

9780141977492 BIBLIOTECA-À-NOITE

Ah, ia-me esquecendo de um ponto que considero absolutamente nuclear: ebooks não contam, amigas e amigos.

5 Likes

Isso é todo um outro nível :slight_smile: Entre kindle e os que comprei físicos devo ter só perto de 300 mas também por ano devo ler entre 25 a 30 livros.

1 Like