O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Não desgosto desse autor.

1 Curtiu

1984, lido. O que aqui é descrito é a China dos dias de hoje. É igual e se adormecermos, acordaremos em algo semelhante.

Agora, Jesus Cristo bebia cerveja. Do Afonso Cruz.

1 Curtiu

image

image

Acabei de ler há uns dias. Custou-me mais a ler que o anterior que tinha lido do Dostoevksi(Crime e Castigo) porque em termos de história, não acontece grande coisa.

No entento, o livro não é desprovido de interesse. É um livro mais filosófico, com reflexões e debates sobre o cristianismo, o niilismo, realismo e a pena de morte. Há alguma subtilezas da sociedade russa do século XIX que me escapam e que por isso fazem alguns dialógos parecerem confusos para mim. Issso e obviamente o nome das personagens que me deu uma dor de cabeça. Recomendo para quem já leu Dostoevski, se ainda não leram… melhor começar pelo Crime e Castigo

1 Curtiu

@Burns
Já li praticamente tudo dele…
Destaco o jogador… um livro soberbo

2 Curtiram

Acho que o melhor para começar Dostoievski será Noites Brancas ou O Jogador.

Vou por na lista para ler. Têm algum feedback dos irmãos Karamazov? Comprei esse livro há 2/3 anos mas por vários motivos comecei e ler primeiro os outros 2(Idiota e Crime e Castigo)

@Burns
Eu gostei dos irmãos Karamazov também…
Os autores russos não são fáceis…eu gosto bastante de Tolstoi acima do Dostoievski
Começa pelo jogador se o tiveres, senão lê os irmãos
O próprio Freud na altura afirmou ser a sua obra favorita senão estou em erro

Para mim o melhor livro da literatura do leste é o Oblomov do Gontcharov.

Tolstoi ainda só li a Morte de Ivan Ilitch. Tenho o 1 volume do guerra de paz, ainda vai ser este ano que me meto nesta empreitada :smiley:

Agora estou a ler um português, Equador do MST

Consegue manter o interesse, apesar de anacrónico nas mentalidades…, parece-me.

O Jogador é um livro soberbo e, possivelmente, o livro mais fácil de ler do autor. Eu acabei agora de ler “O Duplo”. Ainda não li “O Idiota”, mas está na lista. O primeiro que li do Autor foi “Os Demónios”. Gostei mais do que d’“O Crime e Castigo”, até porque é baseado em factos reais. Não obstante, a edição que li penso que não é traduzida directamente do russo (o livro tem cerca de 30 ou 40 anos e era comum fazerem traduções do francês). Por isso, quando acabar de ler, vou reler aquele, com uma edição mais recente, traduzida directamente do russo.

É excelente. Também é um grande vadio. Fosse eu o Oblomov e a simples escrita deste parágrafo obrigaria a uma sesta.

ando a aproveitar este lockdown para voltar às bases… (em simultâneo, ando a rever no YT uma mini série, de 6 episódios, do Prof José Hermano Saraiva)

2 Curtiram

Vale Bd’s?

Esta foi a última, diria que é o Dark Knight returns versão Mulher maravilha.

Heavy metal em formato Bd.

1 Curtiu

Não li esse, mas das obras recentes tenho este e gostei.
image

2 Curtiram

Optimo livro. Principalmente para oferecer a amigos estrangeiros( a versão inglesa) para partilhar/espalhar os feitos do nosso grande país

1 Curtiu

As obras do Orwell entraram agora no domínio público, pelo que há uma data de edições novas dele nas livrarias.
Sobretudo o 1984 (3 ou 4 novas edições) e A Quinta dos Animais (nunca li, a ver se aproveito agora) mas tb os ensaios.

Acho o 1984 um livro assustador mas não vou tão longe quanto a China.
Há quem diga q o livro pode ser visto como 1 ataque ao partido trabalhista da altura.
Não sei se não é das democracias liberais e do seu futuro que ele está a falar, vejo com apreensão o uso que os mecanismos de controlo estatais de uma democracia liberal podem fazer das novas tecnologias.

2 Curtiram

Para mim, há ali uma cópia do que é hoje a China e do que podem ser as democracias mais avançadas com o desenvolvimento tecnológico. Parece-me que o Orwell criticava o que era na altura um comunismo com o avanço tecnológico.

Devo iniciar esta semana a leitura do A quinta dos animais.

1 Curtiu