O que é o Sporting ?

O Sporting, de momento, é apenas um ideal.

Bom texto Nuno. Bastante reflexivo …

Que grande post!

Excelente post Nuno!

O Sporting actual é um clube pequeno, conformado, endividado, sem rumo, sem referências, sem liderança, sem valores e sem paixão.

Na sua base, nos seus alicerces é um clube diferente pela sua identidade, pela lealdade, ambição e superação dos seus atletas havendo uma clara valorização da componente desportiva que tornou o clube ecléctico. É também diferente pela cultura da mística Sportinguista que é visível pela excelência na formação (nas várias modalidades) bem como na “criação” do conceito de família Sportinguista, que transformou este clube e os seus seguidores numa realidade à parte da qual sempre me orgulhou e me fez apaixonar.

As consequências positivas que destaco foram a criação de uma claque (Juve Leo) que em tudo divergia das demais e ambição de vitória mas sempre motivada pela honestidade aliando sempre a componente humana à componente física/técnica. Um clube que aos fins de semana se reunia com os seus apaixonados numa perfeita comunhão, onde o simples desejo de vitória não chegava nem chegaria para a plena realização pessoal e colectiva, era um clube que buscava algo mais, uma espécie de sublimação.

O que me leva a dizer que sou Sportinguista actualmente, é essencialmente por aquilo que fomos e pela identidade que foi criada na sua base, mas sobretudo pela esperança que um dia o verdadeiro Sporting volte, que como foi aqui dito e muito bem, que volte a garra e os leões e que fujam os lagartinhos que estão a definhar o pouco que ainda temos.

É importantíssimo apostarmos na formação (pessoal e técnica), mas nunca tirar os olhos dos títulos, pois quer queiramos quer não, são eles que chamam os adeptos, que criam a dinâmica necessária a um clube desenvolver verdadeiros projectos e manter a sua identidade. Poderá ser longo esse trajecto, poderemos ter de dar 1 passo atrás para dar dois à frente, mas com ambição, cabeça tronco e membros, os verdadeiros valores do Sporting voltarão a nos colocar novamente no topo.

Para mim o Sporting será sempre o meu grande amor, aconteça o que acontecer, nem que um dia acabe, até ao dia que eu morrer irei sempre amar este Clube com todas as minhas forças, é inexplicável, não me interessa que em toda a minha vida só tenha visto o meu Sporting campeão duas vezes, não o trocava por nenhum Barcelona ou Real madrid desta vida.
Podemos estar numa fase má, mas eu tenho a certeza que um dia seremos ENORMES novamente, e aí todo o mundo vai ver a verdadeira força do nosso Sporting.

O primeiro texto desta Porta 10-A que me prendeu até ao fim. Com pouco mais de metade do tempo de Sporting que criador deste texto tem, também me deparo muitas vezes com estas questões…

Teria orgulho num Sporting formador com identidade forte, bem definida, mesmo sem títulos! E com todo o gosto trocava os pseudo-ataques aos títulos por este ideal!

Antes de mais, subscrevo a pertinência e a qualidade deste tópico.
Pego no post do Lion73, no qual me revejo.

Acho que um clube não é aquilo que queremos que seja. Torna-se. Um clube não nasce «grande». Pese embora o sua génese e a sua história, um clube torna-se algo, com o passar dos tempos. E é isso que me preocupa. No que nos estamos a tornar.

O Sporting tem vindo, efectivamente, a perder identidade. Pelo menos a identidade que eu (lhe re)conheci quando me tornei sportinguista.

:arrow:

Apesar dos problemas do Sporting não terem começado há 15 anos - até foram nestes 15 anos que ganhámos mais títulos no futebol, tendo em conta os últimos 30 - foi neste período que o clube se terá começado a perder (?).
E isso vai reflectir-se cada vez mais, à medida que os anos passam. Infelizmente.

O Sporting, nascido em berço de ouro, cedo se tornou um clube de excelência e de referência. E ao longo da sua história, até há «pouco» tempo, foi coleccionando feitos e glórias, representando o nosso país ao mais alto nível e servindo de exemplo. O Sporting tornou-se a maior potência desportiva de Portugal. Temos (ou tínhamos?) um alcance que nos distingue dos demais. Um clube multi-desportivo à escala nacional. Sempre pioneiros, moldámos o desporto em Portugal. Nós somos (ou éramos?) um emblema que carrega uma responsabilidade e um peso histórico enormes. É isso que ainda nos mantém grandes ainda hoje!

O problema não é sermos um clube formador ou não. Comprarmos ou vendermos. É a falta de reconhecimento e de exigência.

O problema é os nossos dirigentes, de há muito para cá, não saberem/ignorarem o que é (ou era?) o Sporting. Não reconhecerem a missão e o papel deste clube no panorama desportivo nacional e não só.

É não reconhecerem os princípios nos quais o nosso clube assenta. Lealdade, ambição, competitividade, inovação, respeito pelo desporto, pelos sportinguistas e pelos adversários.

É não reconhecerem o nível de exigência, a responsabilidade, a dedicação e o esforço envolvidos neste clube para o representar condignamente e o manter sempre no topo.

É não reconhecerem que o maior património que o clube tem são os seus adeptos - que o personificam - e que estes estão a ir embora um por um, ou estão a perder a cultura leonina.

É não reconhecerem a relevância de um clube que era diferente, nasceu diferente e se manteve diferente durante tanto tempo. Não vencemos no futebol durante 18 anos, mas jogávamos bem, os adeptos estavam sempre com a equipa, havia orgulho no clube, na sua história, esperança no presente e no futuro. Tínhamos na mão da claque a bandeira do bom futebol, da garra, do querer, do lutar até ao fim. Trazíamos isto tudo no coração. Havia um elo especial que nos ligava, que com certeza se sentia em quem representava o clube e que, se calhar, se está a perder. No fundo, falo da mística sportinguista.

É certo que o futebol - principalmente o futebol - mudou. Cada vez mais um negócio, cada vez menos um desporto. Mas isso não justifica tudo.

:frowning:

Percebo e concordo com a meta desta direcção de trazer sportinguistas e figuras do clube de volta a casa. Para ajudar a trazer essa mística de volta. Tentar aproximar o clube dos adeptos e os adeptos do clube. Faz sentido. O que não faz sentido - mas mesmo nenhum - é esquecer que é preciso competência e predicados para ocupar certa posição. Exigência.

Gostava de acreditar nesta direcção, não fossem eles os senhores que se seguem na linhagem Roquette. Linhagem essa que é leviana, é oportunista, é incompetente! E que é a principal responsável pelo afastamento dos sportinguistas.

Compete-nos a nós lutar contra isto como nos for possível. Continuar a enaltecer o clube, os seus feitos, defender os seus ideais, os seus atletas. Para que um dia voltemos a ser Sporting.
Não sei é se «apenas» isso será suficiente.

P.S.: O Godinho disse no outro dia que quer as pessoas certas nos lugares certos. Sob que justificação é que o Sá Pinto era, há 8 meses atrás, a pessoa certa para o cargo de treinador?! E em que medida é que Duque/Freitas são a dupla certa para comandar o futebol, se nem à segunda tentativa conseguiram construir um plantel competitivo, equilibrado e experiente q.b., nem tampouco conseguem vender os nossos activos pelo seu real valor?!