O pior português de sempre

É curioso como votam como o pior quem lhes permite falar livremente. Masoquismos...

Só me admira o Salazar não estar em primeiro, já o Soares estar em segundo só admira quem não sabe nada do que realmente interessa sobre a personagem.

Só uma precisão:

A primeira pergunta diz respeito ao responsável pela ruína de Portugal.

Pela = contracção de por + a. Logo, estamos a falar não de uma ruína de Portugal, mas de a ruína de Portugal, ou seja a que existe actualmente (se existe ou não não está em discussão, nem será isso que interessa ao “staff” e leitores do Inimigo Público). É a minha interpretação.

Por isso não faria sentido falar em Dom Sebastião, mesmo que seja a personagem histórica que em absoluto mais danos materiais causou ao país. Agora aferindo do nosso actual atraso em relação aos países com quem tentamos ombrear, não tenho qualquer dúvida que o principal responsável tenha sido o Tio António.

E já agora, muitos dos países actualmente mais desenvolvidos, alguns dos quais no início do século não estariam muito longe do nível de desenvolvimento de Portugal, nunca tiveram possessões ultramarinas ou desfizeram-se delas bem mais cedo e em condições bem mais vantajosas que Portugal. :arrow:

Parece que não houve dificuldade em responder... :arrow:

Pois não, porque nem sequer respondi às tuas acusações…continuas sem me dizer o que é que esses moralismos que queres impingir têm a ver com o que eu disse, o com o tópico em discussão, por isso não me vou adiantar mais em relação a isto.

Só uma precisão:

A primeira pergunta diz respeito ao responsável pela ruína de Portugal.

Pela = contracção de por + a. Logo, estamos a falar não de uma ruína de Portugal, mas de a ruína de Portugal, ou seja a que existe actualmente (se existe ou não não está em discussão, nem será isso que interessa ao “staff” e leitores do Inimigo Público). É a minha interpretação.

Por isso não faria sentido falar em Dom Sebastião, mesmo que seja a personagem histórica que em absoluto mais danos materiais causou ao país. Agora aferindo do nosso actual atraso em relação aos países com quem tentamos ombrear, não tenho qualquer dúvida que o principal responsável tenha sido o Tio António.

Angel, tendo em conta essa interpretação, ainda mais admirado fico por o teu voto ir para o Guterres. Também lá aparece o Salazar na lista, reparaste?

Mas a análise que fazes não me convence. Se o que estivesse realmente em questão fosse a “ruína actual” do país, que sentido faria colocar na lista de candidatos, nomes como D. Afonso Henriques, o cavalo do D. Afonso ou o D. Sebastião? A pergunta que lá está é muito clara: “Que político/personalidade mais contribiu para a ruína do nosso País?”

E já agora, muitos dos países actualmente mais desenvolvidos, alguns dos quais no início do século não estariam muito longe do nível de desenvolvimento de Portugal, nunca tiveram possessões ultramarinas ou desfizeram-se delas bem mais cedo e em condições bem mais vantajosas que Portugal. :arrow:

Não queres tornar a conversa mais interessante, dando exemplos?

Angel, tendo em conta essa interpretação, ainda mais admirado fico por o teu voto ir para o Guterres. Também lá aparece o Salazar na lista, reparaste?

O Tio António em que eu votei é também o Tio Oliveira e o Tio Salazar! :slight_smile:

Não queres tornar a conversa mais interessante, dando exemplos?

Sem ir para países de dimensão muito diferente e muito mais avançados industrialmente à data, que tal comparar o nosso desenvolvimento no século XX com o da Noruega (sim, sei que tem muito gás) ou da Finlândia?

Mas a análise que fazes não me convence. Se o que estivesse realmente em questão fosse a "ruína actual" do país, que sentido faria colocar na lista de candidatos, nomes como D. Afonso Henriques, o cavalo do D. Afonso ou o D. Sebastião? A pergunta que lá está é muito clara: "Que político/personalidade mais contribiu para a ruína do nosso País?"

Pode falar-se de efeitos mais de longo prazo. Mas como digo é a minha interpretação, não quer dizer que seja a única admissível.

Salazar o culpado?

Não me parece caro Angel, um gajo que não alinha com o verdadeiro eixo do mal, EUA, Grã-Bretanha e Alemanha (sao sp os mesmos nas guerras daí eu dizer isto), mantem o país fora da guerra, vende Volframio aos dois lados, enriquece o país ao ponto de lhe deixar reservas de ouro que ainda hoje existem e ainda se deu ao luxo de ter a 3ª moeda mais forte do Mundo… Ná… A culpa nao é seguramente dele, fez muita merda, nao sou salazarista de forma nenhuma, mas acho que há pior…

enriquece o país ao ponto de lhe deixar reservas de ouro que ainda hoje existem e ainda se deu ao luxo de ter a 3ª moeda mais forte do Mundo

Com toda a franqueza, tens noções bastante fracas sobre como é medida a riqueza dum país, tanto em termos tangíveis (variações sobre o PIB per capita) como intangíveis.

Não tenho tempo para procurar, mas as estatísticas sobre taxas de crescimento no século XX não me deixam mentir. Bons indíces de desenvolvimento, partindo de uma base muito fraca, só se conseguem encontrar a partir da década de 1960, contando com uma ajuda substancial das remessas dos que emigraram para fugir à guerra colonial e à miséria e foram ajudar a desenvolver outros países.

Relativamente a quem tenha feito pior: talvez haja quem tenha contribuido mais “por hora de serviço” para o atraso do país. Mas esses felizmente não estiveram lá mais de quarenta anos. :arrow:

Alberto João Jardim - Porque nunca passa das palavras aos actos naquilo da independência da Madeira

:roll: :arrow:

Melhor seria uma nação orc independente do resto.

:lol: :lol:

Como se ele fosse a favor da independência. :arrow:

Incitatus desiludiste-me.
Salazar deu ao pais pobreza, fome, miseria em todos os aspectos.

Para que servia o ouro e o povo passando fome todos os dias
ganhando miseraveis ordenados , sem as minimas condicoes de vida.
Com uma policia PIDE aterrorizando todos que nao pensavam o mesmo que a politica de Salazar, torturou,matou, envergonhou todo o pais Portugal.

So pode falar assim quem nao experimentou esse regime!

Eu acho estas sondagens uma estupidez pegada.

Cada personalidade dessas listas contribuiram, bem ou mal, para o País.
Não há como separar se fizeram só “bem” ou só “mal”.

Nem deveriam ser classificados porque foram acções por uma causa maior chamada pátria, cada um à sua maneira fez o que pode e nem sequer consigo entender como se pode sequer pensar que alguem Português tivesse tido em mente prejudicar o proprio país…
Sebastião morreu por ele.
Salazar tomou medidas pelo que ele achava serem melhores para nós. Mário Soares e Cavaco silva (até acho ofensivo lá estarem), senhores responsáveis pelos cargos mais importantes do nosso País que o dirigiram, mal ou bem, ao que somos hoje, e somos a cada dia que passa bem melhores do que eramos ontem e anteontem.

Para cá estarmos todos eles tiveram de “suar” ou mandar suar.

Eu por exemplo considero-me bem pior que qualquer um deles, nunca fiz nada pelo meu país. E vocês?

O Tio António em que eu votei é também o Tio Oliveira e o Tio Salazar! :slight_smile:

Ah bom! Desde o princípio que pensei que te estavas a referir ao António Guterres :lol:

Tá tudo explicado

end of discussion

Não sou Salazarista nem nada que pareça, mas por acaso sempre me dei muito bem com pessoas idosas, pessoas com mais de 60 anos, e pelos seus testemunhos as coisas não eram como muitas pessoas as pintam (principalmente as que tinham 18 anos se tanto na altura).
Sim ele fez muita asneira, mas pôs o País com supravit em 3 anos depois de ser ministro das finanças, algo que nenhum ministro depois (mesmo com camiões de dinheiro da UE) conseguiram, e não venham com a treta que era por causa das colonias, estas so deram lucro por volta de 60.
Alem disso envergonhou os “amigos” americanos controlando (sdegundo um estudo de um general americano, logo isento, a guerra estava mais “ganha” que perdida)uma guerra de contra-guerrilha quase sem recursos em frentes distintas e a muitos milhares de quilometros de Lisboa, com mais uns embargos pelo meio.
Claro que as perseguições sao vergonhosas, e tudo o mais. Mas lá que teve muitas qualidades teve, tantas como os defeitos.

Alberto João Jardim - Porque nunca passa das palavras aos actos naquilo da independência da Madeira

:roll: :arrow:

Melhor seria uma nação orc independente do resto.

:lol: :lol:

Como se ele fosse a favor da independência. :arrow:

Se Portugal estivesse dividido por regiões, ele seria tão a favor da independência como qualquer outro presidente de alguma dessas regiões portuguesas.

:twisted:

Com toda a franqueza, tens noções bastante fracas sobre como é medida a riqueza dum país, tanto em termos tangíveis (variações sobre o PIB per capita) como intangíveis.

Não tenho tempo para procurar, mas as estatísticas sobre taxas de crescimento no século XX não me deixam mentir. Bons indíces de desenvolvimento, partindo de uma base muito fraca, só se conseguem encontrar a partir da década de 1960, contando com uma ajuda substancial das remessas dos que emigraram para fugir à guerra colonial e à miséria e foram ajudar a desenvolver outros países.

Amigo meu, não tenho duvidas nenhumas que os teus conhecimentos sobre o assunto serão incomensuravelmente superiores aos meus, afinal és economista e eu nem uma equação sei resolver, mas uma coisa é certa, aquilo que escrevi não pode ser negado, nem tem refutação, ainda hoje tens reservas de ouro deixadas por ele (e aqui repara que não discutimos um aspecto moral, falamos de quem fez o que podia e o que sabia pelo país, como tal à conta de quem, ou como o fez, pouco importam os meios, interessam os fins) e volto a realçar que mais forte que o Escudo, só o Dollar e a Libra inglesa, é só a isso que me refiro.

Amiga Jade, eu só estou a olhar para a história sem pruridos politicos nem acepções ideologicas, também a minha familia sofreu na pele as vicissitudes do regime, volto a dizer, não tenho simpatias salazaristas, mas a César o que é de César e nesta questão, rabeiem à vontade, mas não há volta a dar, o homem fez o que mais ninguém fez, o resto é só o ódio residual que resta…

Incy o homem fez o que mais nenhum fez a que custo?

A custo do sofrimento do povo,que sofreu o que nao devia ser permitido
a nenhum dirigente politico fazer sofrer um povo.

Sei que nao ha volta a dar,mas fico muito triste quando leio alguem dizer que essa atitude dele arrecadar ouro a custa da fome de um povo, teve algum merito.

Salazar foi o pior portugues desde que me conheco.

Incy o homem fez o que mais nenhum fez a que custo?

A custo do sofrimento do povo,que sofreu o que nao devia ser permitido
a nenhum dirigente politico fazer sofrer um povo.

Sei que nao ha volta a dar,mas fico muito triste quando leio alguem dizer que essa atitude dele arrecadar ouro a custa da fome de um povo, teve algum merito.

Salazar foi o pior portugues desde que me conheco.

Amiga do peito (a brincar a brincar já lá vão 6 anos ;)), não tenho quaisquer duvidas daquilo que me diz e sei que para si que o sofreu na pele não é possivel separar as águas, como tal acredite que não tenho qq gozo em defender o homem, muito menos com tanta vitima feita, mas volto a repetir que apenas me refiro à vertente economica.
E aqui tenho que dizer, fosse a custa do povo, fosse a custa de quem fosse, ele tem esse mérito, só me resta pedir-lhe desculpa por qualquer ofensa que a minha opinião lhe transmita, pq este é dos tais casos em que se aplica, eu não estou a defender ninguem, estou a analisar factos, é diferente, mas não ligue, ao pé de si, eu sou apenas um fedelho que não sabe do que fala…

Por muito que doa, a Liberdade em que vivemos deve-se ao Soares e a Cunhal. Cunhal deu corpo ao manifesto, e não optou pelo exílio. Esses são os os factos.

Há outros que até ao dia 24 alinhavam e aplaudiam o regime, e que só no final do dia 25 se lembraram que eram defensores da Liberdade desde pequeninos…

O que realmente interessa sobre Soares? Queres chegar à frente?!

Só me admira o Salazar não estar em primeiro, já o Soares estar em segundo só admira quem não sabe nada do que realmente interessa sobre a personagem.

O moralismo passa pela sua resposta, e pelo chorilho de elogios deixou. Não perca o fio à meada…

Pois não, porque nem sequer respondi às tuas acusações...continuas sem me dizer o que é que esses moralismos que queres impingir têm a ver com o que eu disse, o com o tópico em discussão, por isso não me vou adiantar mais em relação a isto.

Fez jogo duplo, e aqui foi inteligente. Foi a única coisa positiva que fez, evitar a guerra.

Riqueza? Cinquenta anos de ignorância, fome, censura, tortura, isso é grandeza de espírito? Cinquenta anos que ainda marcam muito deste país. Basta recordar somente o Portugal em 1980 para perceber o grande homem que foi…

Com tanta riqueza, não se percebe a fome e miséria endémica…

Salazar o culpado?

Não me parece caro Angel, um gajo que não alinha com o verdadeiro eixo do mal, EUA, Grã-Bretanha e Alemanha (sao sp os mesmos nas guerras daí eu dizer isto), mantem o país fora da guerra, vende Volframio aos dois lados, enriquece o país ao ponto de lhe deixar reservas de ouro que ainda hoje existem e ainda se deu ao luxo de ter a 3ª moeda mais forte do Mundo… Ná… A culpa nao é seguramente dele, fez muita merda, nao sou salazarista de forma nenhuma, mas acho que há pior…