O Novo Far West

Não faz mal nenhum. Não andasse a roubar. >:(

Um pouco (enfim, bastante) mais contenção era de pedir. Não se pode falar aqui de reacção com força necessária (aproximação do termo jurídico correcto que me escapa), pelo que a pessoa que matou terá que responder pelos seus actos e ser punido em conformidade. Pena eu não teria se o assaltante tivesse apontado uma arma e levasse um tiro em resposta.

Isto transcende tudo e todos, porque uma vez dado inicio a uma acçao a mesma origina uma reacçao que nunca se sabe qual vai ser !- Concordo que a pessoa vitima da tentativa de assalto deve responder pela consequante morte de outro ser humano , mas è preciso ter em conta as atenuantes que neste caso sao muitas !- O ladrao por sua vez jà levou castigo !

Maio 2009 - 00h30

Bela Vista: Após funeral de jovem morto em assalto a caixa multibanco

Tentam invadir esquadra da PSP

'Toninho Tchibone’ era muito conhecido na Bela Vista, em Setúbal. Família e amigos revoltaram-se no sábado quando se soube que o jovem, de 23 anos, tinha morrido no Hospital de São José, em Lisboa, dois dias depois de a GNR o ter baleado na cabeça no Algarve. Foi impossível conter a raiva por o corpo só ter sido libertado para o funeral anteontem, cinco dias após a morte.

Ontem, depois de ‘Toninho’ ter sido sepultado em Algeruz, cerca de 200 pessoas regressaram ao bairro para ‘homenagear’ o falecido. ‘Passámos em romaria junto à casa dos pais, em frente à PSP’, disse ao CM Mónica Moreira, prima de ‘Toninho’.

As explicações para os distúrbios que se seguiram divergem. A PSP assegura ter actuado só após ‘apedrejamentos à esquadra e posterior tentativa de invasão’. Cerca de 70 agentes rodearam as instalações policiais, perante os insultos e arremesso de pedras da multidão, naquela altura já com mais de 300 pessoas. Automobilistas e motards tentaram intimidar a PSP, passando a alta velocidade.

Mónica Moreira desmente: ‘A PSP disparou quatro tiros de shotgun para o ar durante a homenagem. A Bela Vista está revoltada com as várias mortes. As pessoas cometeram erros, mas a PSP não tem direito de tirar a vida das pessoas que têm família e filhos’, disse ao CM.

As cerca de 300 pessoas começaram a dispersar pelas 21h45, mas a PSP manteve-se no bairro toda a noite.

‘FOI UM GOLPE MAL PLANEADO’

Tudo começou com um carjacking na noite de 29 de Abril, em Palmela. Ameaçado com pistolas, o dono do BMW 530D entregou as chaves. Com o carro potente, os cinco jovens da Bela Vista ‘voaram’ para o Algarve, para mais um ataque do gang do Multibanco – que já lucrou mais de dois milhões de euros em assaltos a caixas ATM. ‘Foi um golpe mal planeado – decidiram furtar o ATM do Hospital do Algarve, em Alvor, com um carro e não uma carrinha’, disse ao CM fonte próxima do grupo. Incapazes de carregar o ATM, retiraram o dinheiro e fugiram.

A GNR já os esperava e iniciada a perseguição um tiro é disparado do lado policial. A bala furou a nuca de Antonino de Jesus Vieira – o ‘Toninho Tchibone’. O jovem, de 23 anos, morreria dois dias depois no Hospital de São José. ‘Era um ‘bon vivant’, estimado no bairro. Deixa um filho com menos de um ano’, disse um morador.

PERFIL DO BAIRRO

SEIS MIL MORADORES

Criado em 1976, o bairro da Bela Vista tem três áreas (cada uma com a sua cor) e lá vivem mais de seis mil pessoas .

MORTE GERA CONFRONTO

A 20 de Junho de 2002 deram-se os mais graves confrontos com a PSP, após a morte de ‘Tony’ por um disparo policial.

‘FORAM DISPARADOS 4 TIROS PARA O AR’ (Oliveira Pereira, Director Nacional da PSP)

Correio da Manhã – O que se passou no Bairro da Bela Vista?

Oliveira Pereira – Após o funeral de um homem morto pela GNR na semana passada, no Algarve, houve um grande ajuntamento no centro do Bairro da Bela Vista. Pouco depois das 17h00, eram mais de 200 pessoas.

– Qual foi o procedimento da PSP perante isto?

– A atitude das pessoas presentes foi a de passar com carros e motos em frente à esquadra da PSP local [situada na avenida principal do bairro]. Ao efectivo da esquadra, juntaram-se quatro equipas de intervenção rápida da Divisão da PSP de Setúbal e duas equipas do Corpo de Intervenção que está de patrulha à cidade. Montaram protecção à esquadra.

– Foram feitas detenções ou disparados tiros?

– Nem detenções, nem identificações. Foram disparados quatro tiros de shotgun para o ar, quando houve um arremesso de pedras contra a PSP, mas longe da esquadra do bairro.

POLÍCIAS ALVO DE VIOLÊNCIA

Vários cocktails molotov foram arremessados ontem à noite contra os agentes da PSP que guardam a esquadra do bairro da Bela Vista, em Setúbal. Os incidentes começaram à tarde, após o funeral de ‘Toninho’, um jovem morto na semana passada pela GNR depois de um assalto a uma caixa multibanco no Algarve. Face à concentração de jovens em frente à esquadra, foi enviado um largo número de agentes para o local.

Ao princípio da noite de ontem os ânimos pareciam ter serenado, com os cerca de 300 jovens presentes no local a desmobilizarem. Mas, quando já nada o fazia prever, caíram sobre as forças policiais vários cocktails molotov, alguns vindos de prédios. Dois caíram em cima das carrinhas da polícia de guarda ao local e os outros aos pés de agentes.

A PSP, em grande número, desimpediu de imediato a zona. À hora de fecho desta edição, os agentes procuravam os autores dos arremessos e o clima continuava muito tenso. Nas buscas foi encontrado um saco com vários cocktails molotov.

João C. Rodrigues / Miguel Curado

http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=5AEE0B5A-D545-42A1-B35F-12222546C67F

Não consigo evitar um sentimento de resolver isso com tiroteio em cima dessa gente.

Então o gajo é baleado durante a fuga a um assalto por ele realizado, e a família vem reclamar?
Dass! Agora já sei, se um dia eu ou alguém próximo de mim sofrer um crime, vou lançar coktails molotov para as casas de marginais. >:D

Uiii Bela Vista, só inocentes :hand:

É daqueles bairros que entras vestido sais nu ::slight_smile:

Há inclusive lá um grupo formado mesmo so para assaltos a multibancos etc, o gang do multibanco ::slight_smile: Já ouvi falar disso mas não sei nem quero saber mais sobre isso.

Abraços

“Bon vivant” a viver de assaltos, que grande perda para a sociedade. ::slight_smile:

Há quem ache que a “exclusão social” justifica tudo. Se a acção da polícia foi descuidada ou injustificada averigua-se e puna-se. Senão, diria que podia servir de exemplo a outros moradores do bairro, mas sei que não é verdade, o que é mesmo valorizado aí é roubar.

Ainda hoje lá andei para ver se encontrava a minha carrinha… aquilo é mesmo o fim do mundo… quem “inventou” e permitiu bairros destes devia era estar preso…

e para além disto, como já disse noutro tópico, Portugal precisa de levar uma grande volta… precisamos de meia dúzia de anos de estado altamente repressivo, se necessario até tirando liberdades ao cidadao comum, com penas dúrissimas que deixem marcas e transmitam um sentimento de que o crime não compensa… e não é só aos pequenos delinquentes… é a toda a cadeia social… de cima abaixo… vassourada…

para juntar ao rol desta semana que apresentei no tópico da onda:

já tinha:

• roubaram-me uma carrinha na 2ª feira
  • partiram o vidro e assaltaram o meu carro na 4ª

ontem soube que no domingo apontaram uma faca a um amigo meu e roubaram-lhe o telemovel…

questão minha: será que não podemos fazer nada?..

será que temos de ser submissos a esta criminalidade?.. comer e calar?..

Porra! Diz-me onde moras para não passar por lá. :mrgreen:

Mas realmente a situação parece complicada. E o fazer justiça pelas próprias mãos já surgiu.

Poder os cidadãos podem fazer se quizerem , que é criar milícias , quanto às forças de segurança , elas só podem actuar dentro da lei vigente , esta só mudaria se os políticos fossem acossados , como não são , a lei não é mudada , não resta mais nada ao cidadão comum que aguentar e mais nada.

Quando há algum incidente sério , os políticos fazem logo pressões para abafar os casos , exemplo disso foi o arrastão da praia de Carcavelos , segundo alguns como a Ana Drago na altura lembro-me de dizer , que disseram que nunca existiu.
Eu até teria acreditado nesta versão , que seria um facto empolado pela imprensa , não fosse o facto de nesse dia que era feriado ter ído andar de bicicleta até Carcavelos , coisa que costumo fazer e quando cheguei à parte do Bar da Mistral resolvi voltar para trás porque não estava para ficar sem telemovel , nem a bicicleta dado os ajuntamentos que se viam à frente na praia.
Isto foi uma coisa que eu nunca percebi , ou aquilo foi uma excursão à praia de bairros sociais que se descontrolou , ou foi mesmo organizado , o que é certo é que para tanta gente se deslocar em grupo à praia tem que ter um mínimo de organização por trás ,falta saber se o 10 de Junho foi a motivação ou simples coincidência.

Tinha de surgir…

Digo isso porque tenho uma visão privilegiada: tive no 5ª e 6º ano numa escola em Mira-sintra(cacem), e vivo no cacem desde que nasci num bairro sossegado, mas com muitos bairros perigosos perto…

Os putos agora estão com uma mentalidade de 50cent enquanto no meu tempo a mentalidade era jogar a bola, brincar e miudas…
Ja aconteceu putos com menos 8 anos que eu me pedirem dinheiro e…tabaco ( ::)) e alguns destes putos andam com facas( :inde:)

Nas geraçoes mais velhas entao é nojento, a lei é ter roupa de marca, acessórios de marca, fumar e beber bue, ter bue respeito e bulir em biscates que aparecem…se nao aparecem é juntar um grupinho e ir dar umas voltas…

Essas voltas geralmente é perto de escolas, perto de jardins, bares, estação de comboio,…

Nao sei como é que esta mentalidade se entranhou assim em Portugal, mas tenho duas pistas-> imigração e mtv…estes últimos entao parece uma lavagem cerebral…desde vídeos com niggas que não fazem nenhum cheios de gajas e dinheiro á imagem de bons da fita que esses rappers levam…

Qual vai ser o futuro destes gajos? perderam os estudos, criaram uma mentalidade que sao os injustiçados da sociedade(ainda se dão ao luxo de culparem a policia por esta ter abatido um ladrao :hand:) e ainda temos nós, os portugueses decentes, de andar a pagar casas e bairros(que so aumentam a criminalidade) a estes selvagens…

margem sul rules!!!

nao sei como tem sido noutros sítios mas na localidade onde vivo, Pinhal Novo, tem sido de mais…

aqui há 6, 7 anos atrás era uma vila pacata, de vez em quando podia ocorrer um ou outro assalto, mas andava-se sem medo… nos últimos anos foi uma coisa incrivel… neste momento vive-se com medo, revolta, ódio… assaltos é o pão nosso de cada dia, até uma onda de carjackings já houve… aliás, o carjacking da notícia foi em palmela que é a capital de concelho e não fica a mais de 10 ou 15 quilómetros…

mas os acontecimentos não aconteceram todos no Pinhal Novo… o episódio da faca foi em almada e a do carro em lisboa… só a carrinha é que foi no Pinhal Novo…

e pior… havia um terreno muito grande que ia ser urbanizado com vivendas todas pipis… veio a crise na construção e ficou tudo em águas de bacalhau… resultado a urbanização das vivendas nunca começou, estão apenas feitos os acessos e os arranjos e iluminação exterior… vivendas nem uma… entretanto já se fala que em vez das vivendas o que vão construir é um bairro social…

isto está entregue aos bichos…

Mas agora as vítimas são os criminosos?

Não tivesse roubado, se tivesse um mínimo de consciência cívica não teria sido baleado.

:clap: :clap: :clap: às nossas forças policiais, é assim que se erradica o problema.

Este de certeza que não volta a roubar.

Além da enorme complacência do actual código penal, ainda temos o Estado que cada vez atribui mais Rendimento Social de Inserção (particularmente agora que existem eleições para ganhar) a esses sujeitos que não querem trabalhar, não querem cumprir as regras da sociedade, e ainda fazem do crime modo de vida.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=9587.msg538958#msg538958

com as adaptações necessárias.

[b]Furtos e vandalismo no primeiro dia do Dolce Vita[/b]

Maior centro comercial da Península Ibérica apenas requisitou seis agentes da PSP

Dezenas de furtos em lojas e a viaturas estacionadas no parqueamento ensombraram o primeiro dia de funcionamento do centro comercial Dolce Vita Tejo, na Amadora, o maior da Península Ibérica, mostrando enormes falhas de segurança.

Devido aos furtos em estabelecimento comerciais, registaram-se anteontem, no final do dia da abertura da megacidade comercial, na Amadora, mais de 20 detenções. Na maioria dos casos, jovens munidos de armas brancas e referenciados pelas autoridades, por comportamentos problemáticos, mais concretamente pela Divisão da PSP da Amadora.

Mas os números negros não se ficaram por aqui, sendo proporcionalmente rivais aos da dimensão do espaço: cerca de 50 viaturas foram vandalizadas anteontem à noite, vários seguranças privados contratados pela Chamartin - gestora do centro comercial - detiveram alguns assaltantes sem estarem habilitados para tais acções e, houve até, alguns estabelecimentos comerciais de reputadas marcas internacionais que sofreram um rombo nas finanças devido ao valor dos produtos furtados [ver texto em baixo].

Fonte ligada à PSP adiantou, ao JN, que apenas seis agentes foram requisitados pela Chamartin, a título de gratificados, tendo o grupo se mostrado impotente para a onda de criminalidade que ali se fez sentir. “Não há nenhum agente destacado de forma permanente para aquele centro comercial. Os que lá estiveram apenas o fizeram porque a própria administração pediu a sua presença. E os resultados foram catastróficos”, explicou aquela fonte, frisando que foi construído um espaço para acolher agentes, mas que ainda se desconhece se será uma esquadra - a exemplo do que acontece no centro comercial Colombo, onde existe uma equipa de remunerados, em turnos de quatro horas - ou espaço de simples atendimento.

Ao fim da noite de anteontem, no parque de estacionamento gratuito, com nove mil lugares, várias viaturas foram vandalizadas e de algumas furtados pertences dos seus proprietários.

A versão dos incidentes é, no entanto, negada pelos responsáveis do Centro. Aassessoria do Dolce Vita Tejo contrapôs com “um primeiro dia muito calmo”. “Não houve registo de assaltos e, muito menos, algo que se assemelhe a uma onda de criminalidade”, explicou o porta-voz da área comercial.

Até ao fecho da edição, a PSP não conseguiu fornecer dados exactos sobre os episódios de insegurança no primeiro dia de funcionamento do Dolce Vita. “É um espaço privado com segurança, também privada. Em caso de criminalidade, os agentes presentes, a título de remunerados, seriam reforçados pela esquadra mais próxima”, explicou Paulo Ornelas Flor, relações públicas da PSP.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Amadora&Option=Interior&content_id=1226330

12 Maio 2009 - 02h11

275 famílias do bairro recebem Rendimento Social de Inserção

Bela Vista custa 1 milhão em subsídio (COM VÍDEO)

Na Bela Vista, o problemático bairro de Setúbal onde moram cerca de cinco mil pessoas, mais de mil dependem do Rendimento Social de Inserção. São 275 as famílias que recebem “uma média de 300 a 350 euros por mês”, adiantou ao CM Manuel Pereira, director da ACM, associação que trata, em articulação com a Segurança Social, dos processos. Fazendo as contas a doze meses, as famílias apoiadas pelo Estado recebem cerca de 1,155 milhões de euros por ano do Ministério da Solidariedade Social.

Fique a saber mais na edição de hoje do jornal ‘Correio da Manhã’.

http://videos.sapo.pt/NvZzmea5Ld9cjGdhQUUL

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=37DDFDE6-D1AC-4020-8E6F-0B05D54D5A76&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181

Mas trabalhar para quê? Estar em casa a coçar a micose é melhor que estar nas obras, limpar valetas ou trabalhar no hiper a ganhar o ordenado mínimo!

Também não vamos julgar o geral pelo particular ou vice versa, sei lá.
Concerteza que há muita gente que necessita mesmo do subsidio, penso que julgar as pessoas assim de antemão é nefasto.

Eu pessoalmente até sou a favor do referido subsidio desde que bem controlado e em situações realmente miseráveis.

Quando a crise bate à porta, os pobres são os primeiros a sentir, não se esqueçam disso…