O Nosso Puto em destaque no site do mundial

O jovem meio-campo do Sporting Clube de Portugal, João Moutinho, tem vivido uma ascensão muito rápida em sua curta carreira como jogador profissional. Com apenas 19 anos de idade, ele já está em sua segunda temporada como titular do time lisboeta, ganhou prêmios como maior revelação e melhor meio-campista do futebol português e realizou o sonho de defender a seleção principal de seu país. Se as coisas continuarem neste ritmo, é possível que dentro de algumas semanas vejamos o pequeno Moutinho concorrendo ao prêmio Gillette de melhor jogador jovem da Copa do Mundo da FIFA.

Filho de esportistas (seu pai foi futebolista, enquanto sua mãe foi jogadora de basquete), João Moutinho logo manifestou o desejo de seguir o mesmo caminho, e sempre foi muito incentivado.

“Sempre gostei de futebol e tive a oportunidade de poder acompanhar o meu pai quando ele era jogador. Recordo-me que ia com ele para os clubes onde jogou e ficava horas a brincar com uma bola. Creio que foi uma felicidade para o meus pais terem um filho a seguir uma carreira desportiva”, disse ele certa vez.
Ainda menino, Moutinho jogava futebol nas divisões de base do clube de sua cidade, o Portimonense, mas logo aos 13 anos surgiu a oportunidade de ingressar em um dos grandes clubes do futebol lusitano. À época, vários clubes demonstraram interesse em contar com o promissor jogador, mas sabendo do bom trabalho que o Sporting costuma fazer em suas categorias de base (de lá saíram Luis Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo, dentre outros), seus pais acharam que ele deveria seguir para Alvalade.

No Sporting, João Moutinho tornou-se um meio-campista completo, capaz de defender como apoiar com maestria. Mas é mesmo no passe preciso e numa visão de jogo preciosa que estão suas maiores qualidades. Apesar da pouca idade, ele já se mostra um grande organizador que conhece os atalhos do campo. Sabe cadenciar ou acelerar uma partida, quando preciso, e sabe se posicionar sem a bola muito bem. Ele subiu para o time principal na temporada 2004/05 e não demorou muito para que ganhasse a condição de titular.

Apesar de franzino (1,70m e 61 kg), demostra ser muito corajoso e não hesita em dividir bolas com jogadores muito mais fortes fisicamente. Suas grandes atuações, não só pelo campeonato português, mas especialmente pela Copa da Uefa, em partidas contra o Feyenoord e contra o Newcastle United fizeram dele um dos preferidos da torcida dos “Leões” na era pós-Cristiano Ronaldo.

Moutinho fez sua estréia pela seleção principal em partida amistosa contra o Egito, em 17 de agosto de 2005. Após essa participação, ele pôde defender Portugal em duas das últimas quatro partidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
À época da primeira convocação, Scolari afirmou que Moutinho já vinha atuando muito bem em seu clube e que mostrou ter condições de defender o time principal.

Recentemente, conversando com FIFAworldcup.com, o treinador da seleção, Luiz Felipe Scolari comentou que achava Moutinho um excelente jogador e que está contente por ele ter surgido nesta época pré-Copa do Mundo. Mas ele destaca, que como Moutinho, outros também surgiram, citando nominalmente Manuel Fernandes, do Benfica, Maniche, do Chelsea e Tiago, do Lyon. “Hoje nós temos uma possibilidade de escolha maior do que tínhamos anteriormente”, explica o treinador brasileiro.

Moutinho sabe que a concorrência é grande, mas lutar, surpreender e atingir os objetivos rapidamente parece ser uma marca registrada deste jovem português.

Uma vez que é do Moutinho que se trata, vou deixar passar em claro o facto do texto estar escrito em português do Brasil…
Será que o nosso puto vai estar no Mundial? Ou será preterido pelo Manelélé? Conseguiremos segurá-lo para a próxima época?

Sinceramente não me acredito muito que esteja no Mundial embora mereça mais que o Maniche na minha opinião. Acho que Scolari vai deixar o João potencializar todas as suas capacidades no Europeu de sub 21 devido ao facto de ter mais opções para o lugar.

Não me parece credível tb que chame Manuel Fernandes, nem acho que se deva pensar na substituição Moutinho/Manuel Fernandes porque na minha opinião são dois jogadores diferentes em lugares diferentes.

Espero isso sim que João Moutinho continue muitos anos em Alvalade e que eu um dia o possa ver como capitão principal do Sporting.

Conseguiremos segurá-lo para a próxima época?
Não brinques com coisas sérias. ;)

Nao falem dessas coisas!

Moutinho por mais alguns anos em Alvalade!

Mais alguns?
Os bons jogadores do SPORTING são para permanecer no SPORTING, não só alguns anos …

concordo com o Jardax XXI… Moutinho deve ir ao Europeu, no mundial provavelmente ia apenas pa fazer numero, enquanto no Europeu ele ia ajudar e mt a selecção

Tudo bem que ele no Europeu ia “rebentar”. Mas que jogador temos na selecção principal que, em caso de necessidade, substitua o Deco? Hugo Viana, Maniche… não me parece. Um defende pouco, e os dois quase não têm jogado… E relembrar que o Moutinho é, a par com o Lixo Gonzalez, o jogado mais utilizado do campeonato português…

Gostei do pormenor do lixo… :lol:

concordo com o Jardax XXI... Moutinho deve ir ao Europeu, no mundial provavelmente ia apenas pa fazer numero, enquanto no Europeu ele ia ajudar e mt a selecção

Exacto, e se Quaresma for ao Mundial o que é bastante mais provável, os sub-21 vão ficar desfalcados.

Mas é sempre bom ver estes destaques :smiley:

PS- Espero que fique por mais anos [-o<

Joao Moutinho na minha perspectiva nao atravessa o seu melhor momento em alvalade,o seu momento chave foi no tempo de Jose Peseiro,mas mesmo assim nao deixa de ser um grande jogador.O sporting com a possivel ausencia de Sa Pinto,precisa de um jovem com a mesma garra e coragem para o substituir.

Espero que os dirigentes do Sporting nao cometam os mesmos erros de a uns anos,e que tentem mante-lo por mais anos,porque sao estes jovens talentos que sao precisos para se formarem grandes equipas.

Tambem concordo que Joao Moutinho e muito mais ùtil e necessario no europeu de sub-21,do que no Mundial.Ele terá tempo para fazer boas campanhas na selecçao A e tornar-se um grande jogador.

[b]Joao Moutinho na minha perspectiva nao atravessa o seu melhor momento em alvalade[/b],o seu momento chave foi no tempo de Jose Peseiro,mas mesmo assim nao deixa de ser um grande jogador.O sporting com a possivel ausencia de Sa Pinto,precisa de um jovem com a mesma garra e coragem para o substituir.

Espero que os dirigentes do Sporting nao cometam os mesmos erros de a uns anos,e que tentem mante-lo por mais anos,porque sao estes jovens talentos que sao precisos para se formarem grandes equipas.

Tambem concordo que Joao Moutinho e muito mais ùtil e necessario no europeu de sub-21,do que no Mundial.Ele terá tempo para fazer boas campanhas na selecçao A e tornar-se um grande jogador.

Partilho a mesma opinião, a sorte dele é que entrega-se ao jogo e destaca-se mais em alguns momentos… :roll:

os jogadores n podem jogar smp bem, n se pode tar smp em forma principalmente quando se trata de um jovem, todos os jogadores têm os seus pontos altos e baixos :wink:

Apesar da sua inegável qualidade, não é um fora de série como era o Quaresma ou o C.Ronaldo, pelo que só tem a ganhar em ficar pelo Sporting mais uns bons anitos

Apesar da sua inegável qualidade, não é um fora de série como era o Quaresma ou o C.Ronaldo, pelo que só tem a ganhar em ficar pelo Sporting mais uns bons anitos

nada a ver…quantos e quantos jogadores que foram os melhores do mundo e nunca ninguem viu a fazerem uma finta como as do ronaldo…
são posições totalmente diferentes…fintar bonito não faz de um jogador o melhor do mundo…ou não faz dele um craque

Certo, mas o estilo engonhado e tímido com o Moutinho joga não me agrada… de todo.

O Paulo Sousa também era muito renegado e fora de portas era tanto ou mais admirado que o Figo e Rui Costa.

O Moutinho é enorme. Tenho a certeza que será um jogador fantástico. Dos melhores do mundo.

Quem ler estes comentários vai pensar que o Moutinho não tem técnica nenhuma… O homem pode não fazer fintas a torto e a direito, mas acho que é mais pelo estilo de jogo dele do que por falta de habilidade. No início de época era vê-lo a fazer “cabritas” a torto e a direito, e ver jogadores como o Beto do SLB a tentar agredi-lo…
O Moutinho é, na minha opinião, um jogador moderno. A magia está a perder importância no futebol indústria… O que as pessoas querem são vitórias, para ver futebol espectáculo vêem os anúncios da Nike…
Seria muito bom conservarmos o puto por muitos e bons anos, mas com aquela qualidade… Não conheço muitos jogadores que aos dezoito anos conseguissem jogar como ele jogou no De Kuip e nem mesmo o tão adorado Quaresma foi tão importante na equipa principal do SCP como o Baixinho.

vai quase de certeza representar-nos no Europeu e não no Mundial…

é grande jogador, trata bem a bola e põe-na jogável com a qualidade k todos nós sabemos… mas dou-lhe mais 2 anitos para a grande explosão de todo o seu potencial e aí sim é k vai ser difícil segurá-lo no clube porque quase de certeza k não vamos ter dinheiro para o segurar… :evil:

senão vejam este pequeno grande exemplo k está referido no texto do site e k reflecte bem as dificuldades em assegurar a continuidade dos grandes jogadores k saiem das camadas jovens:

...mas sabendo do bom trabalho que o Sporting costuma fazer em suas categorias de base (de lá saíram [b]Luis Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo[/b], dentre outros)

esperemos k isto não venha a acontecer mas infelizmente parece-me k é só uma questão de tempo… :frowning:

Gosto especialmente desta :twisted: :

Gosto especialmente desta :twisted: :

uma demonstração clara da forma de jogar tímida e engonhada que caracteriza o moutinho…