O homem que viveu 256 anos

O homem que viveu 256 anos

O chinês Li Ching-Yuen, também conhecido como Li Ching-Yun, possivelmente foi o homem que viveu mais tempo na Terra, chegando aos 256 anos. Ao longo da vida, perdeu 23 esposas e supera de longe a francesa Jeanne Calment que morreu com 122 anos e 164 dias, considerada a pessoa que mais viveu.

Li-Ching era de Qi Jiang Xian, na província de Szechuan, e de acordo com alguns registros, o chinês nasceu em 1677. Sobre a longevidade de Yun, descobriram que ele era um médico especialista em ervas medicinais, mestre de qigong e consultor tático. Dizia que o segredo para uma vida longa é manter o coração calmo, sentar como uma tartaruga, andar alegre como um pombo e dormir como um cão. A frase jamais foi esquecida por Wu Pei-Fu, um senhor da guerra chinês que teve grande influência no país entre 1916 e 1927.

Li despertou a paixão por colher ervas com apenas dez anos. À época, já tinha viajado para Kansu, Tibet, Annam, Sian e Manchúria. Pouco tempo depois, emigrou para Kai Hsien, onde conheceu mestres de renome do taoísmo que lhe ensinaram a alquimia interna, o chi kung e a arte secreta de como usar ervas para se manter saudável e alcançar a longevidade. Na fase adulta, após se tornar um mestre das ervas e das artes marciais, começou a comercializar as plantas que coletava. Com 71 anos, se juntou ao Exército Provincial do comandante Yeuh Jong Chyi, assumindo a função de professor de artes marciais e conselheiro tático.

Em 1933, ao retornar a sua terra natal, Li-Ching morreu de causas naturais e o general Yang designou uma equipe para investigar o passado do homem. Yeun dizia ter nascido em 1734, ou seja, teria vivido 199 anos. Entretanto, uma equipe de pesquisadores da Universidade Minkuo encontrou registros de que Li nasceu em 1677. As principais provas são os documentos do Governo Imperial Chinês o parabenizando pelos aniversários de 150 e 200 anos. Em depoimentos de pessoas que conheceram Yuen também ficou claro que ele aparentava ter menos de 70 anos.

Investigações confirmaram ainda que Li não consumia bebida alcoólica e nem fumava. Fazia refeições em horários regulares e tomava um suco a base da fruta goji que é abundante em aminoácidos. Entre outros hábitos, o chinês dormia cedo e acordava cedo todos os dias. Nâo passava um dia sem praticar exercícios físicos e também meditava muito, chegando a ficar horas sem se mover, com os olhos fechados e as mãos no colo.

Cientistas explicaram mais tarde que a meditação reduzia o envelhecimento natural do cérebro de Yuen, impedindo o encolhimento cerebral. Trata-se de uma mudança mental que diminui os efeitos do estresse, depressão e ansiedade.

:o :o :o 256 anos? :lol:

Não me acredito.

O Mário Soares vai em quantos??? Ele também usa essa técnica da meditação, só que cá o pessoal chama de cochilos. :mrgreen:

Com 256 anos, estava este senhor na puberdade…

pois, deve ter sido da erva… :shifty:

Há um aqui no fórum que tem 188 por isso não me surpreende.

Ganhaste :rotfl: :rotfl:

Quem já viu isto, que segundo parece é basicamente um argumento meio ficção meio ensaio sobre questões e possibilidades mais ou menos desconhecidas do homem e da humanidade…

… perceberá que de facto há muitos se estuda a possibilidade que, em condições teóricas e ideais, um corpo humano pode aguentar em média 190 anos.

Claro que muita coisa diminui essa média, desde logo a eterna discussão carnívoro vs veganismo.

E sem contar com os diversos factores externos. No tempo desse senhor chinês o mundo não estava envolto nem em um terço da radiação e poluição que existe hoje em dia.

Quando vi o início do tópico,lembrei-me logo desse. :think:

What :lol:

Epá, os cochilos só não explicam a durabilidade do Pai da Democracia. Ser guiado para todo o lado por um motorista pago por mim, por ti, etc., também ajuda, assim como ser protegido por um polícia também ele pago por mim, por ti, etc.

E ser o Titular de uma Fundação que recebe do Estado - ou seja, novamente por mim, por ti, etc - cerca de 700.000 euros por ano…isto quando o valor, há anos, ultrapassava o milhão e meio de euros, também é capaz de fortalecer o homem.

Relativamente ao chinês, vou procurar praticar alguns dos hábitos dele nos próximos tempos. Se, daqui a 150 anos, ainda for membro do Fórum SCP, é porque resultou. :mrgreen:

Fogo :xock: :xock:

256 anos é qualquer coisa !!

Tenho que começar a consumir erva, pode ser que dê, para chegar aos 256 anos e ter 23 esposas…

Catanado, de certeza!

se fosse catanado, devia ter uns 300 na realidade ;D

O Tartaruga Genial existe! :dance:

Eu acredito, aliás, dizem que há um lugar no Tibete, em que uma comunidade de monges que vive isolada, e que são vistos muito poucas vezes, que dizem existir monges com mais de 300 anos…

Fica ao critério de cada um acreditar ou não, mas eu pessoalmente acredito que a maquina que é o corpo humano, se bem tratada, chega e sobra para durar tanto.

256 anos do planeta Mercúrio, só pode :lol:

Ou então ele andou com o anel do Senhor dos Aneis, ou era aquele mestre do kill Bill.

256 anos? :xock:

Teoricamente, isso é possível? É que confiar em antigos registos chineses… :mrgreen:

256?! PORRA!! :o

Eu sinceramente não acredito, mas… :shifty: :shifty: