O Futuro

Ainda sem saber o que nos irá acontecer até final da época, quer no campeonato, quer nas competições europeias, acho que mais cedo ou mais tarde se colocará a questão do que o Sporting (sua administração) irá fazer no futuro.

Estes 3 jogos da LC vieram demonstrar que o Sporting tem uma equipa jovem, valorosa, mas inexperiente. E é aqui, na experiência dos jogadores que quero pegar A experiêcia só se ganha com jogos e neste momento jogadores como Tonel, Abel, Moutinho, Nani, Martins, Ronny, Veloso, Djaló e outros estão a dar os primeiros passos nestas andanças. Será necessário que a administração defina se grande parte destes jogadores jovens são para ficar – um ou outro é inevitável que saiam – para montar uma equipa que nos próximos anos participe regularmente na LC, ganhe EXPERIÊNCIA, e que seja capaz de realizar umas gracinhas. Ou se daqui a 2 ou 3 anos o plantel já seja totalmente diferente e voltemos a falar de falta de experiência. Um plantel com valor e experiente demora alguns anos a contruir, mas é preciso que a política desportiva do SCP melhore, e muito, daqui para a frente. Porque até aqui, a política desportiva tem sido uma miséria.

Acho que este será um grande teste à actual administração! (não é que eu tenha alguma ilusão…)

À pergunta “Quantos jogadores restam da equipa campeão de 2001/2002?” a resposta é pouco animadora…

A participacao regular na CL está dependente de tantos factores que me pareceu sempre arriscado basear uma estrategia desportiva (ou financeira) nessa permissa.

Quanto à importancia dos jogadores, continuo a defender o mesmo de sempre… Nao tenho problemas de maior em vender, se absolutamente necessario pelas razoes conhecidas, jogadores “plus” como Quaresma, Ronaldo ou eventualmente Nani.

Já me chateia muito ter de vender Viana, Veloso e muito menos MOUTINHO!!

Tem tudo a ver com a minha ideia de uma verdadeira equipa de futebol, onde dou mais importancia a jogadores de futebol que a palhacos de circo, salvo o obvio exagero!

A mim parece-me que a política não muda. Formar para vender. Nunca teremos um plantel sólido, com alternativas de qualidade e com jogadores com muitos anos de casa e formados na escola do Sporting. Parece-me utópico. É o meu sonho e de muitos sportinguistas ver Moutinho daqui a 5 anos com a braçadeira de capitão a erguer uma LC ou uma Taça Uefa, acompanhado por Veloso, Djaló, Carriço, Pereirinha… sonhar é bom, não custa. Custa é perceber que muito provavelmente daqui a esses 5 anos teremos Buenos, Nalitzis, Kutuzoves, Tellos e no meio destes espantalhos dois ou três jovens que estão a dar cartas mas com as malas já feitas para irem para outras paragens.

E esses mesmos jovens, alguns, voltam para cá. Mas para jogar pelos rivais. É a sina. Alguém que mude isto, por favor…

um ou outro é inevitável que saiam

Olha que não é isso que o Pinóquio disse, com a benda de património não precisas de vender jóias da coroa - a ver vamos como diz o cego.

Claramente teriam que ter uma estratégia, no mínimo a 3 anos de manutenção da estrutura base da equipa, como por exemplo Ricardo, Tonel, Moutinho, Nani, entre outros essenciais.

Só assim o Porco conseguiu o que conseguiu e não é impossível fazermos o mesmo.

Esta discussão é muito interessante, e o jogo de ontem suscitou-me o mesmo tipo de reflexão.

A minha opinião é que para o Sporting ter hipóteses de fazer um brilharete a nível internacional, seria necessário um upgrade à promessa :roll: de Pipinho: acredito que seria necessário passarem alguns anos sem vendermos rigorosamente nenhum jogador de primeira linha, e ao mesmo tempo termos capacidade de recrutar a preços comportáveis jogadores que aportassem verdadeira e imediata mais-valia à equipa.

O actual plantel, para além do défice de experiência, que só se colmata com o tempo, é muito irregular no que toca ao nível de qualidade das opções. No mesmo lote de jogadores convivem elementos de nível superior como Moutinho, Nani e Liedson, com alternativas de terceira apanha como Tello, Garcia ou Custódio.

Seria necessário substituir estes “elos mais fracos” do plantel por elementos pelo menos ao nível dos primeiros, o que, então sim, permitiria uma política de rotatividade moderada, que distribuísse o esforço sem comprometer a competitividade.

O problema é que se começam a saír os Moutinhos à razão de um ou dois por ano, o nível global nunca vai subir, e lá continuarão as aventesmas de sempre a tapar os buracos do plantel.

Conseguir resolver esta equação implica desde logo criar capacidade para resistir às ofensivas dos tubarões sobre os nossos melhores jogadores. Isto envolve por um lado a criação de um quadro económico que dispense as receitas das vendas, mas também de condições de atractividade para que os próprios jogadores não sintam tanto o apelo do estrangeiro. Aqui acredito que é possível obter algum sucesso. Um jovem que seja razoavelmente remunerado e tenha a oportunidade de ganhar títulos e disputar grandes jogos internacionais no Sporting, poderá ser convencido a esperar pelos 25 anos para “dar o salto”, em vez de o fazer aos 19 ou 20. E também tem que haver mão firme para fazer ver que a transferência não resulta da manifestação de vontade unilateral do jogador. Lembro-me sempre do caso do Deco, que andou dois anos a dizer que queria ir embora, mas só saiu quando o PdC quis, pelo dinheiro que ele quis, e com um título europeu no bolso. Não vejo no entanto que haja um esforço sério de enveredar por uma política deste tipo, por falta de vontade e de capacidade.

Por outro lado, a resolução da equação implica também um rigor insuperável da política de recrutamento, e aqui não vejo que estejamos sequer perto do bom caminho. Dos nossos limitados recursos, nem um cêntimo poderia ser gasto numa contratação que não renda, mas quando vejo chegar Buenos e assisto a rábulas como a do Moisés, tenho que concluir que o responsável por esta área é, para além de outras coisas, um amador, um curioso que a força das circunstâncias promoveu a guru sem saber ler nem escrever.

Enfim, acredito que a solução existe, mas vejo as coisas negras enquanto os protagonistas forem os actuais.

Dou toda a razão ao FLL, mas acho incomportável para o clube conseguir aguentar 2, 3 anos os jogadores “estrela” do clube, não tanto pela boa ou má gestão dos nossos dirigentes mas mais pela pouca capacidade de compra dos portugueses em geral e dos Sportinguistas em particular. A quando das eleições falei várias vezes que o SCP precisava de ter mais 30.000 sócios pagantes, quando tivermos 60.000 a 80.000 sócios pagantes (quotas a 12€) é provável que se consiga aumentar os ordenados dos jogadores e assim melhores equipas.

Quando temos jogadores dos tão em voga neste momento a ganhar 25.000€, ou mesmo que ganhem 50.000€ (que não ganham) mês, como é que é possivel bater propostas de clubes que lhes pagam 200.000€ é impossivel.

Falaste do caso Deco no FCPorco, mas esqueceste-te dos casos Costinha e Maniche.

O real é termos de vender um jogador “estrela” por ano, mas que ao menos seja bem vendido. E que com esse dinheiro tentar acabar com os jogadores mais fracos colmatando a sua saída com jogadores que de facto mereçam, e não com jogadores para encher, porque para isso é preferivel ter mais dois ou três juniores. Isto tudo enquanto não conseguirmos atingir um valor razoável de sócios claro.

O aumento do número de sócios pagantes não é apenas uma necessidade, é uma inevitabilidade. É provavelmente a fonte de receitas que mais rápida e facilmente pode ser incrementada, e há-de sê-lo com uma campanha ao estilo lampião, para maior vergonha dos iluminados que um dia jogaram fora a ideia do kit.

Quanto aos ordenados, é claro que não falo em igualar propostas de 200.000€. Mas acredito que se o tecto praticado for de 100.000€, então um Moutinho, que é o melhor e mais importante jogador da equipa, deve ganhar nessa ordem, apesar de ser novo e da casa. Nós temos essa cultura de que o jogador formado em casa pode ser tratado como lixo, quando na verdade os melhores jogadores que temos tido são mesmo os talentos de produção interna. Acreditamos que, por serem miúdos, temos direito ao “bacalhau a pataco”, mas isso tem que acabar.

Dito isto, penso que se um jovem se sentir devidamente valorizado ao nível desportivo e financeiro (ainda que nos limites do clube), será mais fácil convencer-se de que é mais prudente crescer como jogador e partir para a aventura do estrangeiro com maior maturidade, em vez de assinar de cruz o primeiro contrato chorudo que lhe apareça, correndo o risco de fracassar, seguindo-se anos de banco, empréstimos ou regresso inglório a Portugal.

Ja tinha deixado a minha ideia sobre isto no post ao jogo com o Bayern.

O SCP tem que ir assegurando internamente participaçao na prova, nao deve nem pode (ainda que Nani, neste momento se alguem desse mm os tais 20 M era de vender) vender jogadores e com o dinheiro que vai arrecadando desta competição, comprar mais um ou dois bons jogadores por época para colmatar as lacunas da formação.

Por exemplo, um extremo esquerdo, um extremo direito e um PL melhor que Bueno para manter no banco.

Votaram em Pipinho e na venda da mobilia que um dia há de valer milhoes e milhoes para nao venderem jogadores, se apos esta epoca começa a sangria, nunca iremos a lado nenhum.

Repare-se no Ajax e até no Lyon (ainda que os ultimos sejam uma questao de excelente gestao desportiva de activos e nao de formaçao) e repare-se como os primeiros conseguiram os seus ultimos titulos europeus.

Uma politica de nao vender jogadores da casa antes dos 24 anos era necessaria…

Ja tinha deixado a minha ideia sobre isto no post ao jogo com o Bayern.

O SCP tem que ir assegurando internamente participaçao na prova, nao deve nem pode (ainda que Nani, neste momento se alguem desse mm os tais 20 M era de vender) vender jogadores e com o dinheiro que vai arrecadando desta competição, comprar mais um ou dois bons jogadores por época para colmatar as lacunas da formação.

Por exemplo, um extremo esquerdo, um extremo direito e um PL melhor que Bueno para manter no banco.

Votaram em Pipinho e na venda da mobilia que um dia há de valer milhoes e milhoes para nao venderem jogadores, se apos esta epoca começa a sangria, nunca iremos a lado nenhum.

Repare-se no Ajax e até no Lyon (ainda que os ultimos sejam uma questao de excelente gestao desportiva de activos e nao de formaçao) e repare-se como os primeiros conseguiram os seus ultimos titulos europeus.

Uma politica de nao vender jogadores da casa antes dos 24 anos era necessaria…

Exactamente!

Precisamos de estabilizar o nosso futebol e a nossa equipa! Não podemos todos os anos perder um ou dois jogadores influentes e comprar gajos baratinhos na esperança de algum ser bom!

Um dia temos de perceber que só com miudos não vamos longe, e por isso temos duas alternativas:

1º - Manter os miudos bons durante vários anos, de forma a juntar á sua capacidade técnica alguma experiência, e assim poupando no investimento em jogadores, gasta-se em formação e em manter as pedras preciosas.

2º - Investir mais no futebol e juntar a alguns jovens, jogadores bons. Vendem-se algumas perolas, e contratam-se jogadores seguros que possam trazer experiencia e qualidade.

Só existem estas duas vias.
O Problema é que a nossa direcção nos ultimos anos está apostada em transformar o sporting numa empresa rentável e esquece-se que para isso é preciso que o produto que a empresa cria, dê frutos.
Não podemos todos os anos vender o que temos de bom, para comprar o que existe e se ajeita! Tudo bem que isso poderia equilibrar as nossas contas, mas não chega…

Se a venda de património, como prometido, nos permitir aguentar os miudos, e investir no futebol, mantendo-os e adquirindo alguns jogadores que tragam algo de novo ao sporting, optimo! Vendam tudo o que não é desportivo.
Se apenas servir para alguem ganhar dinheiro e o sporting ficar na mesma … então tudo mal!

Lembro que à muitos anos atrás alguem disse que para o sporting equilibrar as suas contas e ser uma equipa competitiva teria de se transformar numa empresa, hoje, vende-se a “empresa” para o equilibrar!

Na minha opiniao a melhor forma da nossa equipa ganhar experiençia e tentar manter a sua base o maior tempo possivel no clube.Claro que se os nossos principas jogadores continuam a subir nas cotaçoes dos colossos Europeus(e nao so) e praticamente impossivel mantar a base da equipa por muito tempo,entao que ,tal como disseram aqui,tentar vender apenas um jogador por ano seria ma opçao.Se fosse para vender um esta epoca que vendessem ja o Nani(se o conseguissem vender por mais de 20M seria bastante bom),e que aguentassem o Moutinho o maior tempo possivel.

Na minha opiniao a melhor forma da nossa equipa ganhar experiençia e tentar manter a sua base o maior tempo possivel no clube.Claro que se os nossos principas jogadores continuam a subir nas cotaçoes dos colossos Europeus(e nao so) e praticamente impossivel mantar a base da equipa por muito tempo,entao que ,tal como disseram aqui,tentar vender apenas um jogador por ano seria ma opçao.Se fosse para vender um esta epoca que [b]vendessem ja o Nani[/b](se o conseguissem vender por mais de 20M seria bastante bom),e que aguentassem o Moutinho o maior tempo possivel.
"Já" não... deixem-no estar pelo menos até Janeiro ou o final da época. Ele tem dado uma ajudazinha na Europa...
Na minha opiniao a melhor forma da nossa equipa ganhar experiençia e tentar manter a sua base o maior tempo possivel no clube.Claro que se os nossos principas jogadores continuam a subir nas cotaçoes dos colossos Europeus(e nao so) e praticamente impossivel mantar a base da equipa por muito tempo,entao que ,tal como disseram aqui,tentar vender apenas um jogador por ano seria ma opçao.Se fosse para vender um esta epoca que [b]vendessem ja o Nani[/b](se o conseguissem vender por mais de 20M seria bastante bom),e que aguentassem o Moutinho o maior tempo possivel.
"Já" não... deixem-no estar pelo menos até Janeiro ou o final da época. [b]Ele tem dado uma ajudazinha na Europa...[/b]

Tirando o golo ao Spartak, a meu ver o seu registo na Champions é francamente mau. Ainda ontem, que atitude tão displicente!

"Já" não... deixem-no estar pelo menos até Janeiro ou o final da época. Ele tem dado uma ajudazinha na Europa...
JA e impossivel pois o mecado esta fechado lol,mas quando disse ja queria dizer final da epoca...

Não percebo onde é que neste jogo se sentiu falta de experiência, é aquele lugar comum do futebol que usamos muitas vezes para evitar identificar o que mais doi.

• ontem objectivamente, no lance em que comemos o golo fatal, não falhou nenhum “jovem” mas sim jogadores a meio caminho ou já bem experientes, neste caso Martins e Ricardo (este último só para alguns).

• No jogo jogado não se pode dizer que qualquer um dos putos, mesmo Veloso, tenha estado mais apagado que um Liedson ou que um inchado paredes.

• O que o Sporting precisa não é de experiência: é de jogadores e capacidade física. A primeira ganha-se com dinheiro ou, mais difícil e na falta deste, com gente competente que saiba escolher bons reforços, nomeadamente para o ataque onde somos risíveis. A outra ganha-se trabalhando como se trabalha noutros países e não como vemos os outros trabalhar cá.

O futuro devia assim passar por melhores aquisições e métodos de treino modernos.

Quando se estabelece um acordo com a banca, pelo qual se compromete a gerar mais valias anuais na ordem de 5,5 milhões de Euros com a venda de jogadores, o que se pode esperar?

Quanto à venda de património não desportivo, estou cá com uma impressão que o dinheiro vai sumir nos meandros da banca mas o problema vai continuar. Isso é o que normalmente acontece quando se vende património para abater dívidas, dividas estas que, diga-se, em parte advém do próprio património a alienar.

Em síntese: não vale a pena alimentar ilusões, no dia em que aparecer um tubarão a bater com o “Money” na mesa, vai o Nani, o Moutinho e se for o caso vai até o Paim sem se estrear como sénior.

A participacao regular na CL está dependente de tantos factores que me pareceu sempre arriscado basear uma estrategia desportiva (ou financeira) nessa permissa.

Quanto à importancia dos jogadores, continuo a defender o mesmo de sempre… Nao tenho problemas de maior em vender, se absolutamente necessario pelas razoes conhecidas, jogadores “plus” como Quaresma, Ronaldo ou eventualmente Nani.

Tem tudo a ver com a minha ideia de uma verdadeira equipa de futebol, onde dou mais importancia a jogadores de futebol que a palhacos de circo, salvo o obvio exagero!

Olha que os “palhaços de circo” são os que muitas vezes resolvem os jogos como os de ontem.

Também sei que é impossível manter no Sporting os “plus”, mas em relação aos outros deve-se fazer um esforço para mantê-los.

A minha opinião é que para o Sporting ter hipóteses de fazer um brilharete a nível internacional, seria necessário um upgrade à promessa :roll: de Pipinho: acredito que seria necessário passarem alguns anos sem vendermos rigorosamente nenhum jogador de primeira linha, e ao mesmo tempo termos capacidade de recrutar a preços comportáveis jogadores que aportassem verdadeira e imediata mais-valia à equipa.

O actual plantel, para além do défice de experiência, que só se colmata com o tempo, é muito irregular no que toca ao nível de qualidade das opções. No mesmo lote de jogadores convivem elementos de nível superior como Moutinho, Nani e Liedson, com alternativas de terceira apanha como Tello, Garcia ou Custódio.

Seria necessário substituir estes “elos mais fracos” do plantel por elementos pelo menos ao nível dos primeiros, o que, então sim, permitiria uma política de rotatividade moderada, que distribuísse o esforço sem comprometer a competitividade.

Já me contentava com a manutenção dos jogadores formados em Alvalade, porque por experiência própria os que vêm substituir os “elos mais fracos” são ainda mais fraquinhos :wink:

Acho que é importante que a mensagem da SAD mude radicalmente. Em vez de passarem a mensagem que os vendem à “1ª oferta”, é necessário mentalizar desde cedo os putos que, salvo raríssimas excepções, não sairão do SCP antes dos 22/23 anos. Para os compradores esta mensagem também será válida.

Olha que os “palhaços de circo” são os que muitas vezes resolvem os jogos como os de ontem.

Também sei que é impossível manter no Sporting os “plus”, mas em relação aos outros deve-se fazer um esforço para mantê-los.

De acordo, mas se os “palhacos de circo” ganham meia duzia de jogos mais complicados, os “outros” ganham os restantes e formam efectivamente uma equipa.

Depois com a equipa formada é mais facil integrar nao apenas os jovens mas tambem os reforcos (mesmo aqueles que tem menos qualidade) pontuais.

Não percebo onde é que neste jogo se sentiu falta de experiência, é aquele lugar comum do futebol que usamos muitas vezes para evitar identificar o que mais doi.
  • ontem objectivamente, no lance em que comemos o golo fatal, não falhou nenhum “jovem” mas sim jogadores a meio caminho ou já bem experientes, neste caso Martins e Ricardo (este último só para alguns).

• No jogo jogado não se pode dizer que qualquer um dos putos, mesmo Veloso, tenha estado mais apagado que um Liedson ou que um inchado paredes.

• O que o Sporting precisa não é de experiência: é de jogadores e capacidade física. A primeira ganha-se com dinheiro ou, mais difícil e na falta deste, com gente competente que saiba escolher bons reforços, nomeadamente para o ataque onde somos risíveis. A outra ganha-se trabalhando como se trabalha noutros países e não como vemos os outros trabalhar cá.

O futuro devia assim passar por melhores aquisições e métodos de treino modernos.

A experiencia que falta ser conquistada por estes jogadores tem mais haver promenores dentro do próprio jogo.

Por exemplo:

• Sobre quem foram feitas as duas primeiras faltas do Bayern logo no inicio da partida ? Nani ( Van Bommel ) e Moutinho (Ottl), faltas duras e claramente para intimidar.
    Viste alguem do Sporting, preocupado em dar duas frutas ao Podolski ou ao Scweinsteiger, logo à abrir ?
  • O tempo que o Kah demorou ao longo de toda a partida a repor em bola em jogo.
  • O Sagnol passou todo o jogo a picar o Moutinho e o Liedson.

Ou seja são pequenos promenores que ajudam a destabilizar e que se ganham com os anos e experiencia nestas andanças.

Basta ver que só o Ricardo, Caneira, Paredes e Farnerud, tinham jogado na LC. Para os outros 19 do plantel, esta é a estreia. Até mesmo para o PB.

Sobre o assunto em questão, manter esta fornada até pelo menos ao Euro 2008 seria o ideal.

Como muitos sabem fui desde o principio contra a venda do património, e assim continuo.

Infelizmente o SCP não tem a capacidade de gerar receitas que grandes clubes como o Barça, M.United, Milão etc. por isso a necessidade de vender os jogadores que vamos formando ano após ano.

Os nossos actuais dirigentes, num exemplo de grande demagogia, que faria corar muitos dos nossos políticos, lançaram para os olhos dos sócios do SCP que não seriam vendidas as nossas pérolas, em vez disso vender-se-ia o nosso património, que de repente, apesar de todos os gestores existentes pelas estruturas das não sei quantas sociedades do SCP, não tinhamos capacidade de rentabilizar.

O que vai acontecer é que vamos ficar sem património, e com certeza, a manter-se esta incompetência generalizada nos actuais quadros dirigentes leoninos, os craques que formamos vão ser vendidos, ou, pior, sairão a custo zero.

Para mim o SCP tem de assumir definitivamente e com frontalidade que pelo menos 1 jogador tem de ser vendido por ano. Se ao mesmo tempo que assumir esta posição estratégica, definir jogadores como fazendo parte de um projecto a longo prazo, poderemos criar uma equipa, na verdadeira acepção da palavra, que poderá, aí sim, lutar pelos êxitos que os fundadores do nosso clube almejavam à 100 anos atrás.

Para isto é preciso conhecer os jogadores profundamente, dar-lhes condições e, fundamentalmente, formação, para que eles queiram ficar no SCP, e não sair ao primeiro apelo do dinheiro. É preciso perceber quais os jogadores que o SCP pode contar e aqueles que serão mais facilmente ‘negociáveis’. E preciso perceber quais as necessidades a curto /médio/longo prazo da equipa principal e assim orientar a formação neste sentido.

Enfim, tem de ser feito um trabalho ainda mais eficaz do que é feito hoje, que envolva todos os elementos do futebol leonino e que estes em conjunto trabalhem para levar a cabo esta estratégia de venda de 1 ou 2 jogadores por ano e que estas vendas possam acontecer numa fase mais adiantada da carreira dos jogadores, trazendo assim, benefícios financeiros e desportivos.

No fundo, trata-se de criar uma estrutura/equipa tão sólida e coesa que as saídas de craques não inviabilizem o sucesso da equipa, mesmo que estes craques sejam Figos, Quaresmas, C.Ronaldos ou Nanis.