O futuro plantel

Bem sei que o pessoal está mais interessado e procupado (e bem) com o momento pré-eleitoral do clube. Mas no seguimento de um post do blog 442, proponho que se fale do futuro plantel do Sporting .

Já tinha essa noção, mas fiquei com a certeza alicerçada na listagem do conjunto extenso de jogadores que temos sob contrato, alguns deles sem grande qualidade ou sem grandes provas.

É muita gente, directa ou indirectamente, no presente ou no futuro na folha de pagamentos!

Assim, temos:

Legenda
FC= fim de contrato, FE= fim de emprestimo, E= emprestado, UAJ= ultimo ano de junior

5 GR
Ricardo, Nelson (FC), Tiago, Nuno Santos (E-Penafiel), Mário Felgueiras (E-Espinho),
6 DD
Abel (FE), Garcia, André Nogueira (UAJ), M. Sérgio (E-Guimarães), P Araujo (E-Penafiel), Rogério (E?-Fluminense)
6 DE
Tello, Caneira (FE), André Marques (UAJ), Valdir (E+FC-Estrela), Edson (E-Legia), Paito (E?-Guimarães)
10 DC
Tonel, Polga (FC), Hugo, Semedo (E-Feirense), Santamaria (E-Estrela), Miguel Ângelo (E-Barreirense), M.Veloso (E-Olivais), Tiago Pires (UAJ), Paulo Renato (UAJ), C Marques (E-União Madeira)
4 MD
Custódio, Loureiro, Hugo Machado (E-Barreirense), Zezinando (UAJ).
8 M
Moutinho, Martins, Alves, Nani, Romagnoli (FE), S. Pinto (FC), Pedro Celestino (UAJ), Labarthe (E-Beiramar).
7 E
Douala, Koke (FE), Wender (E-Braga), Paulo Sérgio (E-Belenenses), Edgar Marcelino (E-Roosendal), Yannick Djaló (E-Casa Pia), David Caiado (UAJ).
6 A
Liedson, Deivid, Lourenço (E-Leiria), S.Varela (E-Setubal), Diogo Tavares (UAJ), Manoel (E-Guimarães).
3 PL
Carlos Saleiro (E-Espinho), Tomané (UAJ), Pinilla (E?-Racing)

São, se não me esqueci de ninguem, 55 jogadores para um plantel que se quer de 23/24 jogadores.

Parece-me também um conjunto de jogadores desequilibrado quer em termos quantitativos por posição, quer em termos qualitativos entre sectores e por posição!

Por mim, num plantel de 23/24 jogadores pacece-me que tendo em conta opções realisticas e uma aposta na formação, contaria com 2 GR (Ricardo e Santos ou Felgueiras), 2 DD (Abel e eventualmente Garcia pela polivalencia de central), 3 DC (Tonel, Polga e outro de qualidade que sinceramente não vejo nas actuais escolhas), 2 DE (Marques e outro de qualidade e com polivalencia de central no pressuposto do fim do emprestimo de Caneira), 2 MD (Custódio e nitidamente Zezinando), 6 M (Moutinho, Martins, Nani, Alves, Romagnoli e um médio esquerdo), 2 Alas (Koke, assim ele prove ser melhor que as outras alternativas e Caiado), 2 Av (obviamente Liedson e Tavares, Djaló ou Varela) e 2 PL (Tomané e outro).

São 15 portugueses, dos quais 11 da formação, 4 estrangeiros e 4 contratações (DC, DE, ME e PL).

Isto sem esquecer que nos juniores ficam muitas unidades de grande valor (Patricio, Carriço, Coutinho, Pereirinha, Martins, Paim, Alison…)

Wender, devolvia-o por troca com o Abel e tentaria fazer as mais valias financeiras com o Deivid e Douala.

Os restantes seniores (Tiago, Hugo, Tello, Loureiro, etc) tentava-os despachar a quem desse mais! :slight_smile:

A colocação dos restantes devia ser feita no pressuposto da aferição do real interesse futuro no jogador. P ex. Não acho que Hugo Machado ou Santamaria tenham alguma vez lugar no plantel (para já não falar de algum lastro que por lá andae ficará) pelo que continuar com contrato é mau para ambas as partes. Por outro lado, considero que provavelmente precisando de rodar, a maior parte dos juniores de ultimo ano poderão ser interessantes desportivamente num futuro próximo.

Nota: Na listagem aparecem nomes dos quais tenho dúvidas da sua situação (Rogério, Pinilla, etc.) mas que aparecem nessa situação em alguns sites consultados!

Assim de relance falta o Edson[E] a DE.

Assim de relance falta o Edson[E] a DE.

Faltava esse e outros segundo o zerozero!

É muita gente! Muita gente mesmo! :roll:

Mais simples que isto não há:
Manter estes:
1-Liedson
2-Ricardo
3-Polga
4-Custódio
5-Carlos Martins
6-Miguel Garcia
7-Douala
8-João Moutinho
9-Nani
10-Deivid
11-João Alves
12-Tonel
13-Caneira
14-Abel
15-Romagnoli
16-André Marques
17-Tiago

E ir buscar estes
1- Nuno Santos
2- Semedo
3- Miguel Veloso
4- Zezinando
5- Djaló
6- Varela

Pessoalmente dispensava :

Tello ;
Luis Loureiro;
Miguel Garcia;
Manoel - Esta contratação não lembra ao Diabo;
Hugo;
Douala- Tentava realizar algum bom dinheiro com ele;

Tentaria também manter os jogadores mais importantes e não entrar em desejos negociáveis, procuraria manter a espinha base do Sporting e reforçar bem e com qualidade a defensiva, apostando na compra definitiva do Abel, contratando um bom central, como o Caneira não deve ficar, tentaria contratar um bom defesa esquerdo e um bom trinco ficando o Custódio como segunda opção. Analisaria bem os nossos extremos e na frente contratava um avançado móvel para jogar com o Liedson. Com isto e com atitude seríamos campeões. :smiley:

Em primeiro lugar porque se sabe que o Sporting não pode contratar jogadores sem vender ninguém, e porque é fundamental manter uma base formada por uma espinha dorsal de jogadores experientes rodeados pela rapaziada da casa, eu diria que há dois jogadores negociaveis, e vários intocaveis.
Refiro-me a Deivid e Douala no primeiro caso enquanto o outro grupo é costituido por Ricardo, Tonel, Polga, Custódio, Martins, Moutinho, Nani, Liedson, Garcia, Loureiro e Sá Pinto se quiser jogar mais um ano.
É também fundamental manter Abel e principalmente Caneira. Quanto Romagnoli e Koke ainda é cedo para tomar uma posição, mas se não interessarem há que encontrar alternativas.
Para alé disso parece-me que será sempre fundamental contratar um ponta de lança com caracteristicas diferentes de Liedson, um homem capaz de jogar só na área e de fazer mossa nos centrais adversários.
O resto compôes-se conforme as necessidades entre os jogadores que temos emprestados e os que possam ter qualidade para subir directamente dos juniores ao plantel principal.
Será preciso mais um guarda-redes seguramente Nuno Santos, um central, talvez Veloso ou mesmo Semedo, um defesa esquerdo, André Marques ou Valdir, um ou dois extremos a escolher entre Paulo Sergio, Marcelino, Caiado e Pereirinha.
Temos também alguns jogadores com contrato que convinha despachar como sejam Tiago, Tello, Hugo, Wender, Mário Sérgio, Edson e Manoel.
João Alves é um caso à parte pois custou uma fortuna. Não aposto um centimo neste jogador mas também não se pode deitá-lo pela borda fora assim sem mais nem menos.
Resulta daqui mais ou menos isto:
Ricardo e Nuno Santos;
Abel, Garcia, Tonel, Polga, Veloso, Caneira e Marques (Valdir)
Custódio, Loureiro, Moutinho, Martins, Nani, Alves, Romagnoli (outro) e Sá Pinto (?)
Paulo Sergio, Koke (?) Doula (?) Caiado
Liedson, Deivid (?) outro

Existe um miúdo nos juniores que ninguém falou mas
que que de certeza vai ser um caso sério: Fábio Paim.
Pelo menos é o que consta.
O Luís Loureiro, Tiago, Manoel e Mário Sérgio podiam servir de moeda
de troca, mais uns trocos, para trazer algums bons jogadores
que joguem na nossa liga.
O Deivid vendia. Douala também e Tello também.
Abel comprava o passe.
O Wender e Edson gostava de ver se davam mais alguma coisa.
Caneira se fosse possível também comprava o passe.
Koke parece-me bom jogador, apesar deser cedo.
Romagnoli não gostei do vi até agora.

Dos juniores vinham também o Zezinando e Rui Patrício.
Os outros iam rodar.
Varela?? Muita gente fala muito bem dele, mas há qualquer coisa
que me falta para ter total confiança nele.
Paulo Sérgio, Pinilla e Semedo regressavam.
O resto continuava a rodar para ganhar estaleca.

Os outros do plantel ficavam todos.

Mais simples que isto não há: Manter estes: 1-Liedson 2-Ricardo 3-Polga 4-Custódio 5-Carlos Martins 6-Miguel Garcia 7-Douala 8-João Moutinho 9-Nani 10-Deivid 11-João Alves 12-Tonel 13-Caneira 14-Abel 15-Romagnoli 16-André Marques 17-Tiago

E ir buscar estes
1- Nuno Santos
2- Semedo
3- Miguel Veloso
4- Zezinando
5- Djaló
6- Varela

O Deivid pode ir para a casa da mulher do bimbo, o resto era de ficar :smiley:

O Paulo Sergio está emprestado, em fim de contrato e já não volta (ainda bem).

Existe um miúdo nos juniores que ninguém falou mas que que de certeza vai ser um caso sério: Fábio Paim. Pelo menos é o que consta.

Nunca o vi jogar, mas pelo lei dos nossos reporteres, é mais fama que proveito. Já teve potencial, mas parece irremediavelmente perdido… É o que dá ser dado como génio aos 14…

O Wender e Edson gostava de ver se davam mais alguma coisa.

Wender, o quê!?

Cumprimentos.

Não sei porque se fala tanto de Nuno Santos… Se não joga no Penafiel, e nunca mostrou ser um fora de série, não entendo tamanho desejo. Para ficar no banco, mais vale colocar lá um miúdo.

Não sei porque se fala tanto de Nuno Santos... Se não joga no Penafiel, e nunca mostrou ser um fora de série, não entendo tamanho desejo. Para ficar no banco, mais vale colocar lá um miúdo.

Entre o Nuno Santos, duas vezes considerado o melhor guarda redes do torneio de Toulon, o Nelson e o Tiago venha o diabo e escolha!

Temos que tirar Liedson de (FC) para (RCF) renovacao de contrato finalisada. :slight_smile:

Existe um miúdo nos juniores que ninguém falou mas que que de certeza vai ser um caso sério: Fábio Paim.

Esse jogador é bastante falado pelos nossos excelentes repórteres das camadas jovens do Sporting, Coração de Leão e Felina, e o caso desse jovem consiste em talento enorme e muito vedetismo na cabecinha. Esse rapaz precisa de um pulso firme!

Tendo em conta os contratos existentes e as opções do P. Bento até então,aposto que o plantel não andará longe disto:

GR - Ricardo, N. Santos e R. Patricio

DD- Abel e M. Garcia

DE- A. Marques e ?

DC- Tonel, Polga, Carriço, ?

Trincos- Custodio, L. Loureiro e Zezi.

MedInt.- Moutinho, C. Martins, Tello, Nani, Celestino, J. Alves

Ava- Douala, D. Caiado, ?

PL- Liedson, Deivid.

O que totalizará os tais 24/25 jogadores, nº considerado ideal por P. Bento.

“?” - Jogadores eventualmente a contratar.

Os restantes com contrato serão emprestados, vendidos ou dispensados.

Tendo em conta os contratos existentes e as opções do P. Bento até então,aposto que o plantel não andará longe disto:

GR - Ricardo, N. Santos e R. Patricio

DD- Abel e M. Garcia

DE- A. Marques e ?

DC- Tonel, Polga, Carriço, ?

Trincos- Custodio, L. Loureiro e Zezi.

MedInt.- Moutinho, C. Martins, Tello, Nani, Celestino, J. Alves

Ava- Douala, D. Caiado, ?

PL- Liedson, Deivid.

O que totalizará os tais 24/25 jogadores, nº considerado ideal por P. Bento.

“?” - Jogadores eventualmente a contratar.

Os restantes com contrato serão emprestados, vendidos ou dispensados.

Pegando no teu plantel… vou dizer o que penso que será feito.
GR: Se o Ricardo não for vendido (que acho que há reais hipóteses de o ser e nesse caso seria contratado alguém para o substituir), o Tiago tenho quase a certeza que continua, pois tem contrato por mais um ano e se não o conseguiram despachar até agora (devido ao alto contrato) também não vai ser desta. O Rui Patricio não acredito que vá para os séniores. Será para mim mais provável que volte o Nuno Santos para 2º ou 3º… mas já deixei de acreditar nele… se nem no Penafiel é titular… está tudo dito.

DD: Concordo, vão ser esses.

DE- A. Marques e ? (Continua o Tello quase de certeza. Gostaria de ver o Edson mas não percebi o que se passou este ano, por isso quase de certeza q esse não regressa) O Caneira seria óptimo mas não acredito na sua continuidade.

DC- Tonel, Polga, Carriço, ? (O Carriço ainda é junior e não vai já para a equipa A. Acredito no regresso do Semedo ou na contratação de um bom central, penso que isso dependerá de como correr o resto da época.

Trincos- Custodio, L. Loureiro e Zezi. (Acho que o Luis Loureiro vai ser dispensado se o conseguirem e se assim for deverão ir buscar mais alguém. Quanto ao Zezi, acredito que fique no plantel)

MedInt.- Moutinho, C. Martins, Tello, Nani, Celestino, J. Alves (Celestino tenho dúvidas… deverá ser emprestado. Falta aqui o Romagnoli que ainda tem contrato para a próxima época e não acredito na sua dispensa.)

Ava- Douala, D. Caiado, ? (Acredito na subida do Caiado. Acredito que possam vender Douala e nesse caso contratarão outro)

PL- Liedson, Deivid. (Acredito que poderão vender o Deivid e nesse caso uma contratação terá de ser feita (André Pinto?)) O Tomané deverá ser emprestado.

Carriço, ? (O Carriço ainda é junior e não vai já para a equipa A.
- O Carriço é uma aposta Pessoal. Ainda terá idade de Junior, mas tenho um feeling que o P. Bento tb aprecia as suas qualidades.
(Acho que o Luis Loureiro vai ser dispensado se o conseguirem e se assim for deverão ir buscar mais alguém. Quanto ao Zezi, acredito que fique no plantel)
- tenho a impressão que o ordenado do Loureiro é bastante alto... não me parece que haja alguma equipa interessada em pagar "tão grande Fardo" ;).
Falta aqui o Romagnoli que ainda tem contrato para a próxima época e não acredito na sua dispensa.)
- Ele veio por empréstimo de ano e meio n foi? :roll: - esqueci-me dele - peço desde já perdão o próprio Romagnoli por este lapso ( e ao Leãodro se estiver a ler isto ;). )
Carriço, ? (O Carriço ainda é junior e não vai já para a equipa A.
- O Carriço é uma aposta Pessoal. Ainda terá idade de Junior, mas tenho um feeling que o P. Bento tb aprecia as suas qualidades.
(Acho que o Luis Loureiro vai ser dispensado se o conseguirem e se assim for deverão ir buscar mais alguém. Quanto ao Zezi, acredito que fique no plantel)
- tenho a impressão que o ordenado do Loureiro é bastante alto... não me parece que haja alguma equipa interessada em pagar "tão grande Fardo" ;).
Falta aqui o Romagnoli que ainda tem contrato para a próxima época e não acredito na sua dispensa.)
- Ele veio por empréstimo de ano e meio n foi? :roll: - esqueci-me dele - peço desde já perdão o próprio Romagnoli por este lapso ( e ao Leãodro se estiver a ler isto ;). )

Segundo todas as crónicas (pois nunca o vi jogar), tb acredito no Carriço, mas não para já. Ele é defesa central e penso que o Paulo Bento não vai apostar nele ainda tão jovem. Acho que ou o deixa nos juniores chamando para alguns treinos e eventualmente para a pré-época ou empresta para rodar noutra equipa. (acredito mais na primeira hipótese).

Quanto ao Loureiro, a minha reserva quanto à sua dispensa é exactamente essa, tem um elevado salário e é mto dificil alguém o querer. Mas tenho a certeza que o Paulo Bento o quereria dispensar, pois nunca aposta nele (e quanto a mim mal, devido a uma fase mto má do Custódio se bem que agora esteja a melhorar).

Ainda levas porrada do Leãodro! :slight_smile: Eu acredito no Romagnoli! Ainda vai ser muito útil esta época e explodirá na próxima! [-o<

Posso estar a fazer confusão, mas o Zezi ainda não jgou pela equipa senior pois não? Porquê rodar o Tomané que até teve uma estreia melhor que a do Caiado (que, segundo os manos reporteres é um caso sério e era suposto ter mostrado grandes coisas), e utilizar Zezi? :-k :-s

Posso estar a fazer confusão, mas o Zezi ainda não jgou pela equipa senior pois não? Porquê rodar o Tomané que até teve uma estreia melhor que a do Caiado (que, segundo os manos reporteres é um caso sério e era suposto ter mostrado grandes coisas), e utilizar Zezi?
é tudo uma questão de posições... tomané e caiado são jogadores com características atancantes, que escasseavam na equipa nessa altura. Não julgues o Caiado por 10 minutos em Campo ;).