Nestes últimos tempos (entenda-se um, dois meses, que parece que alguém ficou ofendido…), tenho reparado que muitos se juntaram a mim e a outros maluquinhos do fórum (alguns já cá estavam muito antes de mim) que questionavam e questionam o Paulo Bento como treinador, pelas suas decisões, pela sua incapacidade técnica e táctica e também pelo facto de passados 3 anos a equipa não jogar um futebol agradável e que se adeqúe a um clube da grandeza do Sporting. Fico triste por muitos destes só agora terem visto esse péssimo futebol que existe há 3 anos, porque parece que só o vêem agora que o Sporting não ganha e nas épocas passadas andavam todos contentes e nós, os maluquinhos, preocupados com o estado do futebol em Alvalade. É óbvio que existem os parolos que continuam a achar que está tudo bem e que pelas contas deles já vamos ser tricampeões (eu não vi um único título…); mas o que me preocupa mais são os outros. Aqueles que dizem que não querem que o Sporting pratique um bom futebol, querem que o Sporting ganhe.
E preocupam-me estes porquê? Simples, porque não me lembro de um campeão (nem o Benfica de Trapattoni nem o Porto de Adriaanse) que jogasse tão pouco, tão mal e tão sem nexo como o faz o Sporting de há 3 anos para cá. Há muitos foristas que confundem um bom futebol com um futebol bonito e de levantar a plateia. Claro que todos adorávamos um futebol bonito e atractivo, mas ninguém aqui exige um futebol bonito, exige-se sim um bom futebol, um futebol positivo, com fio de jogo, que não passe por dar caxuxos um jogo inteiro, que não passe por os nossos centrais meterem 6 ou 7 bolas fora do estádios e as outras irem parar à outra área sem que passem pelo meio campo. E quem diz os centrais, diz os (maus) laterais, que fazem exactamente o mesmo. Não conheço qualquer campeão que o tenha sido sem organização.
Até a Grécia que venceu o Euro 2004 poderia não jogar um futebol bonito, mas era raro ver-se um pontapé para a frente, era organizada, tinha fio de jogo, sabia o que queria, sabia as suas virtudes e os seus defeitos e por isso soube ser campeã da Europa. Como futebol bonito e atractivo poderia aqui vir falar da Rússia ou da Croácia, que davam gosto de ver jogar neste último Europeu, já a Túrquia era mais um exemplo de uma equipa bem organizada que praticava um bom futebol, sem ser muito bonito.
Nós, adeptos do Sporting, só exigimos o bom futebol, que terá que passar pelo esforço, dedicação, devoção e glória. E este lema não se pode aplicar só aos jogadores, o treinador, desculpem-me os seus fãs, tem tido tudo menos dedicação e esforço em transformar este Sporting em algo melhor, em algo consistente. Muitos me poderão agora vir com a conversa das taças, mas as taças dão glória a alguém? Alguém com o mínimo de juízo trocaria 1 campeonato por 3 taças? Muitos se comparam aos do lado, que não estão bem e bla bla bla… e o que eu quero é que assim continue, embora este ano tema que isso não seja possível. Não exigimos uma máquina de golos e bom futebol, exigimos uma equipa organizada, consistente, que faça mais do que dar pontapés para a frente. Queremos um treinador que exija disciplina e que não confunda disciplina com ditadura e com “eu quero, posso e mando” e queremos alguém que perceba de futebol. Perceba o jogo, a essência de como se chega à baliza adversária de forma mais inteligente e trabalhada.
Muitos virão com a conversa que a equipa do Peseiro jogava um futebol bonito e não ganhou nada. PORRA, deixemo-nos de tretas. O homem esteve em Alvalade um ano e levou-nos à final da Taça UEFA. Prefiro ir a uma final da UEFA (mesmo que a perca) do que conquistar duas ou três Taças de Portugal. Nesse ano, fomos eliminados da taça de forma heróica, caímos de pé, com uma arbitragem para lá de tendenciosa e perdemos o título por um frango do guarda redes. E uma coisa essencial: dava gosto ver o Sporting jogar, dava gosto ir ao estádio, dava gosto dizer “EU SOU DO SPORTING!”. Todos nós nos sentíamos orgulhosos, caímos, é verdade, porque as expectativas foram bastante elevadas, mas sabe-se lá o que poderia fazer Peseiro se lá tivesse ficado 3 anos, com a estabilidade e costas largas que proporcionam a este homem que actualmente se senta no banco do Sporting. Qualquer treinador que leve o Benfica ou o Porto a uma final europeia é um héroi, este foi escorraçado de Alvalade porque não tinha mão pesada e porque perdeu tudo numa semana. Ele perdeu, porque chegou ao final com hipóteses de discutir tudo, algo inédito no Sporting dos últimos 10, 20 ou 30 anos.
Além do mais, nem sempre um futebol bonito, tem que ser eficaz. Há o bom futebol, bonito e eficaz (O Barcelona será o exemplo maior, mas o Sevilla de Juande Ramos também o era), há o bom futebol, bonito e que já foi eficaz e que actualmente não o é (Arsenal, por exemplo) e há o futebol bonito, que nem sempre é eficaz (O Zenith este ano da LC, que mereceu ganhar os três jogos e não ganhou um). Mas lá está, mais difícil é encontrar futebol feio e eficaz. Há o outro lado, que é o que exijo ao Sporting, que é o futebol bom, organizado e positivo, onde temos vários exemplos por essa Europa fora, desde o Real Madrid, ao Inter, ao Chelsea, Bayern, entre outros. Não praticam um futebol espectacular, mas praticam, sem dúvida, um bom futebol. E antes que venham com a conversa dos recursos financeiros, lembro que equipas menores, como o Leixões, o Braga, o Nacional, entre outras praticam esse bom futebol, sem ser um futebol espectacular.
Isto tudo para se perceber o que eu e muitos outros foristas pretendem e exigem que o Sporting seja. Para isto não é preciso nenhum Ronaldinho ou Messi, para isto é apenas e só preciso alguém que perceba de futebol e que saiba ler o jogo. A matéria prima é bem capaz de desempenhar o seu papel, apenas é preciso alguém que a manobre. Ou seja, é preciso um bom treinador.
PS: Muitos questionarão a chicotada psicológica nesta altura da época. Eu sou completamente a favor. Quando o barco se está a afundar não devemos ficar parados a ver este a ir ao fundo, tem que se fazer algo que evite que este se afunde. Se há chicotadas que não resultam, muitas são as que resultam e neste momento qualquer mudança é positiva. O trabalho de Paulo Bento está mais que analisado ao fim destes 3 anos, não é preciso mais um ano de sofrimento, é preciso mudar. Fazer pior será complicado, não ficaria nada preocupado se quem viesse não me levasse à final da Taça de Portugal.