O futebol bonito e o bom futebol

Nestes últimos tempos (entenda-se um, dois meses, que parece que alguém ficou ofendido…), tenho reparado que muitos se juntaram a mim e a outros maluquinhos do fórum (alguns já cá estavam muito antes de mim) que questionavam e questionam o Paulo Bento como treinador, pelas suas decisões, pela sua incapacidade técnica e táctica e também pelo facto de passados 3 anos a equipa não jogar um futebol agradável e que se adeqúe a um clube da grandeza do Sporting. Fico triste por muitos destes só agora terem visto esse péssimo futebol que existe há 3 anos, porque parece que só o vêem agora que o Sporting não ganha e nas épocas passadas andavam todos contentes e nós, os maluquinhos, preocupados com o estado do futebol em Alvalade. É óbvio que existem os parolos que continuam a achar que está tudo bem e que pelas contas deles já vamos ser tricampeões (eu não vi um único título…); mas o que me preocupa mais são os outros. Aqueles que dizem que não querem que o Sporting pratique um bom futebol, querem que o Sporting ganhe.

E preocupam-me estes porquê? Simples, porque não me lembro de um campeão (nem o Benfica de Trapattoni nem o Porto de Adriaanse) que jogasse tão pouco, tão mal e tão sem nexo como o faz o Sporting de há 3 anos para cá. Há muitos foristas que confundem um bom futebol com um futebol bonito e de levantar a plateia. Claro que todos adorávamos um futebol bonito e atractivo, mas ninguém aqui exige um futebol bonito, exige-se sim um bom futebol, um futebol positivo, com fio de jogo, que não passe por dar caxuxos um jogo inteiro, que não passe por os nossos centrais meterem 6 ou 7 bolas fora do estádios e as outras irem parar à outra área sem que passem pelo meio campo. E quem diz os centrais, diz os (maus) laterais, que fazem exactamente o mesmo. Não conheço qualquer campeão que o tenha sido sem organização.

Até a Grécia que venceu o Euro 2004 poderia não jogar um futebol bonito, mas era raro ver-se um pontapé para a frente, era organizada, tinha fio de jogo, sabia o que queria, sabia as suas virtudes e os seus defeitos e por isso soube ser campeã da Europa. Como futebol bonito e atractivo poderia aqui vir falar da Rússia ou da Croácia, que davam gosto de ver jogar neste último Europeu, já a Túrquia era mais um exemplo de uma equipa bem organizada que praticava um bom futebol, sem ser muito bonito.

Nós, adeptos do Sporting, só exigimos o bom futebol, que terá que passar pelo esforço, dedicação, devoção e glória. E este lema não se pode aplicar só aos jogadores, o treinador, desculpem-me os seus fãs, tem tido tudo menos dedicação e esforço em transformar este Sporting em algo melhor, em algo consistente. Muitos me poderão agora vir com a conversa das taças, mas as taças dão glória a alguém? Alguém com o mínimo de juízo trocaria 1 campeonato por 3 taças? Muitos se comparam aos do lado, que não estão bem e bla bla bla… e o que eu quero é que assim continue, embora este ano tema que isso não seja possível. Não exigimos uma máquina de golos e bom futebol, exigimos uma equipa organizada, consistente, que faça mais do que dar pontapés para a frente. Queremos um treinador que exija disciplina e que não confunda disciplina com ditadura e com “eu quero, posso e mando” e queremos alguém que perceba de futebol. Perceba o jogo, a essência de como se chega à baliza adversária de forma mais inteligente e trabalhada.

Muitos virão com a conversa que a equipa do Peseiro jogava um futebol bonito e não ganhou nada. PORRA, deixemo-nos de tretas. O homem esteve em Alvalade um ano e levou-nos à final da Taça UEFA. Prefiro ir a uma final da UEFA (mesmo que a perca) do que conquistar duas ou três Taças de Portugal. Nesse ano, fomos eliminados da taça de forma heróica, caímos de pé, com uma arbitragem para lá de tendenciosa e perdemos o título por um frango do guarda redes. E uma coisa essencial: dava gosto ver o Sporting jogar, dava gosto ir ao estádio, dava gosto dizer “EU SOU DO SPORTING!”. Todos nós nos sentíamos orgulhosos, caímos, é verdade, porque as expectativas foram bastante elevadas, mas sabe-se lá o que poderia fazer Peseiro se lá tivesse ficado 3 anos, com a estabilidade e costas largas que proporcionam a este homem que actualmente se senta no banco do Sporting. Qualquer treinador que leve o Benfica ou o Porto a uma final europeia é um héroi, este foi escorraçado de Alvalade porque não tinha mão pesada e porque perdeu tudo numa semana. Ele perdeu, porque chegou ao final com hipóteses de discutir tudo, algo inédito no Sporting dos últimos 10, 20 ou 30 anos.

Além do mais, nem sempre um futebol bonito, tem que ser eficaz. Há o bom futebol, bonito e eficaz (O Barcelona será o exemplo maior, mas o Sevilla de Juande Ramos também o era), há o bom futebol, bonito e que já foi eficaz e que actualmente não o é (Arsenal, por exemplo) e há o futebol bonito, que nem sempre é eficaz (O Zenith este ano da LC, que mereceu ganhar os três jogos e não ganhou um). Mas lá está, mais difícil é encontrar futebol feio e eficaz. Há o outro lado, que é o que exijo ao Sporting, que é o futebol bom, organizado e positivo, onde temos vários exemplos por essa Europa fora, desde o Real Madrid, ao Inter, ao Chelsea, Bayern, entre outros. Não praticam um futebol espectacular, mas praticam, sem dúvida, um bom futebol. E antes que venham com a conversa dos recursos financeiros, lembro que equipas menores, como o Leixões, o Braga, o Nacional, entre outras praticam esse bom futebol, sem ser um futebol espectacular.

Isto tudo para se perceber o que eu e muitos outros foristas pretendem e exigem que o Sporting seja. Para isto não é preciso nenhum Ronaldinho ou Messi, para isto é apenas e só preciso alguém que perceba de futebol e que saiba ler o jogo. A matéria prima é bem capaz de desempenhar o seu papel, apenas é preciso alguém que a manobre. Ou seja, é preciso um bom treinador.

PS: Muitos questionarão a chicotada psicológica nesta altura da época. Eu sou completamente a favor. Quando o barco se está a afundar não devemos ficar parados a ver este a ir ao fundo, tem que se fazer algo que evite que este se afunde. Se há chicotadas que não resultam, muitas são as que resultam e neste momento qualquer mudança é positiva. O trabalho de Paulo Bento está mais que analisado ao fim destes 3 anos, não é preciso mais um ano de sofrimento, é preciso mudar. Fazer pior será complicado, não ficaria nada preocupado se quem viesse não me levasse à final da Taça de Portugal.

Fiquei-me por aqui. Mas que é esta merda? Tu nem 6 meses tens de fórum (!!).

Antes de alguma vez teres digitado uma letra neste espaço já haviam “maluquinhos” contra o Bento. :arrow:

6 meses? E o tempo em que andamos neste e noutros fóruns como visitantes? Mais razão me dás…se há 6 meses era eu e poucos mais que falávamos mal e agora é 90% do fórum…

Vê se percebes uma coisa, ninguém se juntou a ti, tu é que te juntas-te aos outros. :idea:

Quando tu mandas-te a tua primeira mensagem já + de metade deste Fórum estava contra ele. Até posso ter uma coisa em comum contigo [Paulo Bento] mas de iluminados de meia tijela, já está isto cheio. Siga! :arrow:

Não é verdade, se me falares em cerca de 20% tudo de bom, agora na altura em que me juntei ao fórum, metade não era com certeza, mas ok…não é essa a principal mensagem a passar do post… :arrow:

A questão do futebol bonito depende do gosto de cada um. Se calhar muita gente não gosta do estilo do futebol italiano, mas ninguém pode por em causa a sofisticação táctica do mesmo e o trabalho que dá a implementar aquele estilo de jogo. O problema do Sporting não está em praticar um futebol pouco vistoso, mas sim, como já foi dito, na falta de futebol concretamente. Não é normal a falta de produção do nosso meio-campo, a falta de ligação com o ataque. Não é normal a quantidade de passes errados, o afunilamento do jogo, a falta de soluções, a insistência no pontapé para a frente, a má marcação de pontapés de canto ou maus cruzamentos para a área. Aqui pode-se e deve-se imputar responsabilidades a Paulo Bento porque a equipa do Sporting tem jogadores para jogar mais.

A questão da substituição do treinador não se vai colocar enquanto esta direcção estiver em funções porque estão todos dependentes uns dos outros e porque não há nenhuma garantia que venha alguém melhor. O histórico na escolha de treinadores nos últimos anos está longe de ser recomendável…

Tenho apenas meio ano disto. Mas sobejamente muitos de Sporting! E apesar do pouco tempo aqui, reparo que o número de contestatários ao treinador é maior agora que há 6 meses atrás. Naquela altura, metade dos foristas me caíam em cima por desancar diariamente PB pela pobreza que a equipa apresentava!
Agora, passados 6 meses, reparo que há um residual de foristas que ainda o defende CEGAMENTE!
Infelizmente, isto é verdade. Infelizmente, porque significa que as coisas não melhoraram.

mas o que me preocupa mais são os outros. Aqueles que dizem que não querem que o Sporting pratique um bom futebol, [b]querem que o Sporting ganhe[/b].

lol…?

Uma equipa que jogue mal significa que não soube defender, logo sofreu golos.

Uma equipa que jogue mal significa que não sabe finalizar, então marcou menos golos que a outra.

Isto de jogar bem é subjectivo. O SCP já jogou bem e bonito e também já jogou bem e feio com o Paulo Bento. Ultimamente tem jogado mal e feio e não tem pontuado. Quebra de forma. Simples

Acho que qualquer um percebeu o sentido da frase… Sem jogar futebol já nem vou ao bom (para não ser muito exigente), vou ao aceitável, poucas equipas ganharam.

já tenho muitos anos de sporting, de modo que é natural que a Ram esteja a precisar de um upgrade , mas sinceramente tirando o improviso do 5-3 a as baldas da CL (roma e manchester) , não me recordo de mais…em 3 anos !
Chamares quebra de forma a este acontecimento repetitivo em 2 anos e tal , não abona em favor de um treinador, que supostamente está lá para por a equipa a jogar e em forma.
Simples-mente não é possível continuarem os defensores de PB a camuflar uma situação por demais evidente, com pragmatismos , ainda para mais quando noutras temáticas demonstram a sua sapiência.

A questão do futebol do Bento (feio) ‘versus’ futebol do Peseiro (bonito), tem a ver com o seguinte, na minha opinião :

Dantes, o processo ofensivo era o objectivo estratégico da equipa. De tal modo que a táctica se confundia com a estratégia e era ver transições defensivas mal resolvidas, quando se perdia a bola em zonas do meio campo, com a equipa balanceada para a frente. Foi assim que se perdeu, por exemplo, a final da Taça UEFA.

Veio o Bento e inverteu a prioridade :

• Recuou a linha intermediária, juntando-a à defesa.
  • Reforçou o processo defensivo, apostando na ideia de que não sofrer golos era condição necessária para poder vencer jogos.
  • A partir dessa segurança defensiva, apostar no erro alheio ou no virtuosismo dos elementos avançados para tentar marcar golos.

Só que esta ‘segurança defensiva’ foi feita com a destruição objectiva do processo ofensivo que antes era a imagem de marca da equipa.

Como atacar bem é mais difícil do que só defender bem, pensei que esta situação fosse temporária e com paciência se voltaria a um futebol equilibrado que conjugasse eficácia com alguma estética (a tal arte de jogar bem).

Já passou tempo suficiente para constatar, que afinal, isso nunca irá acontecer. Bento é um treinador básico, que conseguiu numa emergência, estabilizar defensivamente uma equipa lírica (à Peseiro), até esteve em risco de ganhar um Campeonato, aproveitando uma espiral de vitórias, que reforçaram a auto-confiança (tal como o Boavista há uns anos, também ganhou o seu campeonato).

Mas a factura paga nunca mais foi revertida → Destruição do processo ofensivo.

Bento, boa pessoa certamente, é um treinador de futebol, solista de uma nota só. Só sabe dar essa nota e penso que já mostrou o limite da sua competência.

Por mim era já Juande Ramos contratado mas mantinha o Bento a treinador até final da época… Assim o Juande tinha o resto da época para analisar bem com que jogadores do plantel principal e do de juniores e com que emprestados deveria ficar… que contratações deveria fazer… que jovens deveria emprestar…

Para o ano tinhamos uma equipa a jogar bom futebol e com uma maior aposta nos jovens de certeza…

O Sporting já nem a pressão logo a partir dos pontas de lança faz bem que era um dos méritos do sistem táctico que com dois avançados móveis e batalhadores que conseguiam cobrir uma boa parte do espaço.

ha coisas que gosto no Paulo Bento ha outras em que o Odeio…

ele tem desmembrado o plantel, ele punha o Deivid de parte… para apostar no Djalo. Deu o Deivid como negociavel 4.5M, n foi isso que nos temos que pagar pelo Grimi?

Alecsandro, Carlos Bueno, Tiui, Grimi, Ronny, Abel, Pedro Silva, Celsinho, Purovic, Djalo, Derlei, Marian Had… se é ele que aprova os reforços… ele tem que assumir pelos erros deles, pelo baixissimo nivel da qualidade do nosso plantel, tirando 4 ou 5 jogadores da nossa equipa, quase q posso dizer que o Nacional tem melhor plantel que o Sporting. Um dia destes ainda me vai fazer sentido as declaraçoes feitas pelo celebre Rui Alves ha uns anos atras.

Gosto da maneira como ele disciplina os jogadores, mas ele tem se mostrado um treinador fraco ao nivel dum Toni, Fernando Santos, ate ja o acho pior que o Jesualdo.

Casquem no P.Bento à vontade.
Tem defeitos e tem virtudes. Não faz sentido é fazerem-no só quando perdemos pontos. Porque até à 3ª jornada da liga éramos os melhores - quase unanimemente aqui no fórum.
E agora somos uma merda, é?

Foi o P.Bento que fez com que o Liedson falhasse duas oportunidades claras de golo?

Estivesse quem estivesse, iam sempre encontrar coisas que não gostassem. Ninguém é perfeito - falam no Juande Ramos. Foi despedido porquê esse? :shhh:

Não é com atitudes destas que vamos lá. Balanços fazem-se no fim, por agora apoiem, que é o que fazem melhor.

o problema é q ele à terceira jornada nao era o maior para mais de metade do pessoal do forum, se fores ver os meus posts quando nos referiamos ao plantel do sporting no inicio da epoca, eu tinha detio que tinhamos imensas lacunas, pq o treinador e o director desportivo(existe? O P.Barbosa parece-me o Eusebio do Sporting) assim acharam que aqueles é q eram os bons reforços.

Olha que estás enganado. Já de há muito que muitos não calam a indignação contra as prestações do Sporting do bento.
Agora, é natural que, com o passar do tempo, existam cada vez mais a encher o copo, e a transbordar.

Exacto. E apenas isto que continuo a considerar fundamental. Coerência e não desvirtuar factos com falácias.

Criticar o treinador, ou neste caso PB, quando ele de facto erra, à vontade, pois eu também o faço, já o fiz com treinadores antes e continuarei a fazer com qualquer treinador que venha. Ele errou na substituição x, preparou mal o jogo y, a táctica z não está a funcionar, a equipa joga mal, sim, critique-se.

Agora, não se aldrabem factos. Com PB ao leme, já tivemos periodos de bom futebol sim. Se foi porque havia Nani ou fulano ou beltrano que o ajudaram nisso, seja. Mas que já houve época de bom futebol, houve. Tal como ele tem bastante mérito no regreso aos titulos (por menores que alguns os queiram tornar), que já não entravam no palmarés do futebol do Sporting desde 2002. Desde que ele entrou, em 2005, ganhámos 2 Taças de Portugal (consecutivas, o que é histórico), 2 Supertaças, igualámos registos históricos numas competições (Champions) e estabeleceu outros (melhor defesa dos campeonatos do Sporting).

Se PB é o único com mérito nessas conquistas? Não. Se essas conquistas são suficientes? Para o Sporting que eu imagino, ainda não. Se falta o Campeonato? Sim.

Quanto ao futebol bonito vs bom futebol… já disse várias vezes: eu quero é que o Sporting ganhe! Vitórias morais e futebol bonito sem vitórias, não valem pontos nem aumentam o palmarés.

Se ele foi mais ou menos protegido (por acaso é engraçado ainda dizer-se que Peseiro não foi protegido… quantos treinadores na história do Sporting puderam começar uma nova época depois de não terem ganho nenhum troféu e de terminar o campeonato em 3º? Ou quanta protecção não teve Peseiro do presidente de então e de como a saída do treinador não implicou o abandono do dito presidente? a verdade é que numa época do principio ao fim, PB ganhou mais do que Peseiro e mesmo hoje ainda existe mais apoio para com PB dos adeptos em geral por aí do que alguma vez houve com Peseiro), quem o defende mais ou o deixa de defender menos, e outras coisas assim, isso para mim são fait divers. E ataques disparatados, como de ele estar com quezilias pessoais com jogador x, ou acusá-lo de lampião, de infiltrado, ou ofende-lo só porque sim, etc, só porque não se gosta dele, para mim é parvoice.

E também já o disse: se me derem garantias totais que ao mandá-lo embora amahã fará com que ganhemos o Campeonato no fim da época… sou o primeiro a assinar para que ele saia! Se tiverem a certeza que o proximo treinador que aceitar vir orientar este actual plantel, sem tirar nem pôr, irá conseguir melhor… avancem. Depois cá estaremos para fazer o balanço.

Finalmente alguém coerente! Concordo contigo Hollow ,tenho a mesma opinião, sem tirar uma virgula!!

Gostaria de dar a minha colherada a este tema so para dizer que os que sao a favor da nao continuidade do Paulo bento no Sporting ainda nao li aqui nenhum (como eu) que exigi-se futebol muito bonito, o que nos queriamos era ver vitorias, futebol consistente, fio de jogo , substituicoes com o intuito de melhorar a equipa (coisa que ainda nao consegui ver em 3 anos)e sobretudo ver que afinal o Sporting tem tudo para melhorar, e pelo que se ve ,e mais do mesmo, ou seja nada que nos os adeptos podemos pensar que efectivamente as exibicoes e os resultados irao melhorar, nada!!

Qualquer equipa que conheca a forma de jogar do sporting, dificilmente perdera o jogo, tudo e tao previsivel que as facilidades em anular os jogadores mais criativos do sporting se torna de facto muito facil!

Veja -se ontem o Pacos no seu terreno ate e um adversario dificil, mas este ano e nitidamente um candidato a descida, e quando o Sporting nao se consegue impor perante um adversario destes, a quem se vai impor?

E evidente que ninguem dos constatarios como eu esperam um futebol bonito, eu espero um futebol eficaz, coisa que nao se dislumbra , antes pelo contrario se o Paulo Bento nao sair muito brevemente estaremos afastados do titulo ainda antes do natal!!

O Paulo Bento ate acerdito que seja uma boa pessoa, mas nao tem ainda tarimba para lidar com certas situacoes de disciplina, e o disciplinador que em tempos ate ganhou fama de o ser foi dismitificado, depois das suas declaracoes a cerca do vuckcevic em publico, depois de tambem ja ter dito em publico que nao haveria caso vuckcevic, as provas estao ai a vista de todos!!

Um exemplo mais para a sua nao continuidade tem a ver com a forma como mais uma vez nao soube lidar com o caso stoikovic, depois do golo nas antas, que deveria sair em defesa do jogador e nao o fez!!

Sera que estamos perante mais um caso, Miguel Veloso, Yannick, mal liderado , ate porque os jogadores nao sao estupidos, e evidente que o Paulo bento tem 2 pesos e 2 medidas!!

Para terminar e com pena que digo isto tudo, mas o sporting apesar de nao ter muitos cracks no plantel , tem jogadores capazes de jogar bem mais e de fazer a diferenca com um treinador que tambem faca a diferenca,um treinador tem de ter capacidade para tirar partido das qualidades de cada jogador, e o que eu vejo e os jogadores amarrados a um sistema que ja se viu que nao resulta e neste momento a diferenca que o Paulo faz no sporting nota-se dia a dia nas bancadas dos estadios onde o sporting joga!!