Pronto, é a minha irmã. E apesar da partilha genética, acho que ela tem uma voz completamente anormal para a idade. Depois de ganhar uns concursos na escola, decidi perder uma meia horinha e gravamos, num completo amadorismo, uma cover que colocamos no youtube. Já aí há uns tempos coloquei o vídeo aqui pelo fórum com uma óptima crítica, e dado o óptimo feedback que tenho tido no youtube acabei por abrir este tópico.
Sinceramente, espero que gostem. Além de ser uma menina extremamente humilde, acho que tem qualquer coisa de especial na voz. Fica aqui para vossa critica.
Um abraço! E as minhas desculpas pelo abuso na criação de um novo tópico mas… é minha irmã!
PS: a gravação é de boa qualidade, mas não sei porquê não fica grande coisa nas colunas do portátil. Pela minha experiência, com uns phones fica impecável.
Talento, tem. Ainda lhe falta acertar certos pormenores, pelo menos vejo três (talvez erradamente :whistle: ) :
uma tendência para usar apenas as cordas finas, o que lhe dificulta um pouco a vida quando quer cantar certas notas mais graves (2’14" por exemplo, ou 3’30"-3’31")
às vezes, parece que lhe falta “apoio” (que é uma técnica que se adquire não muito dificilmente : aos 52-53" por exemplo, ou ainda em 1’34-1’36 ; no fim : parece que lhe falta ar, estarei enganado ?).
não abre a boca de forma suficiente, e às vezes acho que a articulação das palavras não é a melhor, mal se consegue perceber a letra.
Estes 3 defeitos, qualquer cantor amador os tem, são muito fáceis de os trabalhar. Em nada diminuem o potencial da tua irmã, a verdade é que ela tem um talento que precisa de cultivar, como todos os talentos. Acho que umas (poucas) sessões com um professor de canto poderiam trazer muito facilmente algumas noções para melhorar.
Uma coisa é certa : tem de continuar.
E já agora, parabéns pela escolha do tema, uma grande música (do Jorge Fernando, acho eu) !
Estas mais do que correcto em todas as suas observações. Conheci recentemente um colega meu de trabalho que toca guitarra Portuguesa e que tem excelentes referências no mundo do fado Português. Ficou deveras impressionado com a voz da minha irmã mas apontou genericamente os mesmos defeitos que acabas de mencionar. Dentro em breve decidiremos qual o caminho a seguir tendo sempre em mente que é apenas uma menina adolescente que acima de tudo tem que se divertir. Se tiver realmente talento, oportunidades não lhe faltarão para o mostrar.
Vamos gravar agora no Natal o Barco Negro e Foi Deus tornados famosos pela Amália. Acho que ficam qualquer coisa de extraordinário quando a ouvi há cerca de uma semana. Depois coloco aqui os links.
A banda do meu irmão anda à procura de vocalista e acho que eles precisam ali de qualquer coisinha mais melódica para dar um bocadinho de sal à música. A tua irmã que passe pelo myspace da banda e pode ser que eles até se entendam:
Acho que já acabou o prazo de inscrição. De qualquer forma, tenho sempre algum medo àquele tipo de programa. Se a coisa não corre bem, a cabeça daquelas crianças pode não ficar como devia…
São inumeros os casos de “pequenos talentos” que nada lucram em passar por estes programas. Alguns por demasiada exposição, outros porque se cria demasiada expectativa em quem ainda não tem maturidade suficiente.
Fomos convidados para ir cantar a uma casa de fado em Lisboa, algo que devemos fazer em Abril do próximo ano pois é a altura em que me mudo para a capital. Depois coloco aqui a data certa se alguém estiver interessado.
Em vez de andarem sempre a ser alertados deixem de participar em “programas” desse género, que só servem para andarmos ainda mais enganados com esta ideia de que todos somos celebridades, somente a espera da nossa hora ou como disse o outro, dos nossos 15 minutos de fama.
Não estou a criticar ninguém em especial, mas sim o tipo de sociedade em que vivemos, bem retratado aqui pelo forista Jorge Martins que trata os apresentadores pelo primeiro nome como se fossem amigos de longa data. Quando toda esta legião de celebridades não passa de menos de 1% da população e vive num mundo completamente desfasado da nossa realidade.
Amigos de longa data não são de certeza, abram os olhos, e não se esqueçam que somos nós que alimentamos casos como o do Michael Jackson, o maior exemplo (como se fizesse falta haver um) de que celebrity culture faz mal a cabecinha, tanto a deles como a nossa.
Acabo de ver na FOX um exemplo que te dá total razão. Uma miúda, de feitio impossível que se apresenta como top 20 do American Idol junior como se toda a gente a conhecesse, participa numa audição do American Idol depois de aos 12 anos ter sido top 20 do American Idol junior. Além de cantar de forma completamente banal aos 16, não aceita a decisão do Júri e continua a cantar e termina o programa a aconselhar a ninguém ver o programa nem participar, com o ar completamente arrogante de quem nunca lhe foi negado nada na vida. Uma miúda completamente fora da realidade.
Por isso, é um facto, em idades jovens são muito poucos os que estão preparados para lidar de forma saudável com a fama e, como dizes e bem, aquilo pode mesmo fazer mal à mioleira.
Nâo pude ouvir a minha irmã num concurso lá da Escola, mas uma colega dela colegou um video no Youtube. Deixo aqui o video para os vossos comentários, eu como irmão estou completamente rendido à voz da minha irmã.