O estádio

Parece que o estádio novo foi discutido em mais que um tópico.
Quanto à supressão do fosso, isso foi já respondido pelo psilva (que até é entendido no assunto), e não é assim tão simples.
O relvado não pode ser rebaixado, porque não seria visível nos sectores B. E se fosse elevado, além de assim não ficar mais próximo dos sectores mais baixos, ficaria até mais alto que estes.
Se o relvado fosse prolongado até à bancada, tapando o fosso, as cadeiras cortariam a vista aos lugares dos sectores mais baixos.
Quanto a mim, não é o fosso em si que me incomoda, mas sim ser tão largo. Mas tem que se viver com isso.
Quanto ao piso vermelho no exterior do estádio, eu já me contentava, numa primeira fase, que o mesmo não tivesse tantas lagoas quando chove, sobretudo junto à porta Sapo.

Por partes:

O rebaixamento do relvado parece-me ser mesmo uma impossibilidade (do ponto de vista da bancada B). E digo parece pois não tenho meios de aferir correctamente isso. Mas a experiência (muitos teatros, muitos balcões, muitos diagramas de visibilidade) permite-me admitir que assim seja.

Subi-lo para compensar a perda de visibilidade na B apenas agravaria ou impossibilitaria a visibilidade da A.

Atenção que a visibilidade exigida referida é para todos os lugares e não para a maioria!

Já cobertura do fosso por relvado me parece menos impossível. Tudo manteria as suas posições relativas, haveria apenas mais superfície à volta do campo de jogo. Ter-se-ia que fazer umas obras valentes de sustentação desta nova massa, demolir alguns muros, resolver os túneis resultantes, etc. Gastava-se bastante mas não é nada de impossível. Apenas se perdiam os acessos motorizados ao relvado.

Já agora, e num aparte, tive o outro dia com plantas do estádio e pareceu-me que os objectivos confessados do fosso não estão cumpridos pois duvido que um camião (e nem precisa ser dos maiores) consiga percorrer o fosso. Os cantos então…Ou seja: à vista desarmada, um camião conseguirá entrar na porta à direita da JL, subir a rampa e sair de marcha atrás. Mas admito estar errado.

Voltando ao fosso, veria com melhores olhos o seu recobrimento com uma estrutura leve (metálica, tipo os pontões existentes), amovível em caso de necessidade total ou parcialmente e com um pavimento leve (quadricula metálica). Não teria grande uso, excepto talvez para os fotógrafos mas parece-me que visualmente ficaria mais “engraçado”.

Quanto ao piso vermelho à volta do estádio, confesso que quando o vi pela primeira vez me causou repulsa e julguei que causaria mais celeuma! Não gosto mas…

Sobre as “piscinas”, como já escrevi, admito que seja mais erro de construção do que (mas também) erro de projecto. O que me leva a questionar porque é que nunca foi (aparentemente) reclamado pelo dono de obra ao empreiteiro accionando a garantia!

Tenho de admitir que raramente vi jogos na bancada B (apenas o jogo da final da UEFA), mas sei que na 1ª fila da bancada B superior uma pessoa mal consegue ver a baliza e o ideal é estar um pouco inclinada para o vidro. Se for verdade que corta visibilidade, o abaixamento do relvado fica fora de hipótese.

Quanto ao fosse, cabem lá diversos camiões. Quando existem concertos estes costumam entrar e montar as estruturas lá dentro. Até já lá vi um carros tipo “monster trucks” a passear nos fossos (são claramente mais pequenos mas…).

Eu acho que se conseguissem trazer a relva até às bancadas já nos “aproximava” mais do jogos. Aquele fosso cria uma grande barreira entre adeptos e jogadores. Se as passadeiras dos portões aguentam, porque não colocar passadeiras à volta do recinto mas tapadas com relva? Na minha opinião seria o melhor. Até porque ter grades à volta do recinto, pareceria que tínhamos ali uns leões ou coisas assim “aprisionados”.

Quanto às possas são claramente irritantes. Mas qualquer obra em PT sofre desse mal (abatimento do terreno?), até as auto estradas…

Quanto à proposta de pintar o nome “Sporting” nas palas, tem todo o sentido a nível de estética e de reconhecimento, mas digo-vos que sempre que aterrei em Lisboa quando se passa perto do estádio já vamos relativamente baixos para verificar o que está escrito. Tenho até algumas filmagens que o comprovam. No entanto, admito que existam locais em que se veja bem o estádio por cima.

Por mim, pintava aquele piso a volta de verde. Só isso já melhorava bastante.

Definitivamente o abaixamento vai sempre prejudicar a visibilidade!

Que ele entram não duvido. Que circulem já me custa a acreditar. Havendo só uma entrada…

Para por relva a sério a obra seria bem mais onerosa e complicada com a eventual desvantagem de dificilmente ser amovível. A hipótese que pus, tentando simplificar a explicação seria cobrir o fosso com pontões (peço aqui algum esforço se entender a não literalidade do conceito).

A minha ideia é mais tapar o fosso com bancada sem mexer no relvado. Assim, a visibilidade da bancada B ficava inalterada e podiam circular as ditas viaturas lá debaixo na mesma. A questão é que, a não se inverter a sangria de sócios e adeptos do nosso clube, estar-se-ia a ampliar ainda mais o deserto em que se transformou o nosso Estádio.

Mas espero espero viver os anos suficientes para ver o nosso Sporting com a pujança de outras eras e ver essa obra realizada.

O estádio dos Los Angeles Dodgers de baseball sofreu recentemente uma grande remodelação. Uma das coisas que fizeram foi colocar mais lugares em baixo, ocupando o espaço vazio entre as bancadas e o relvado, mas sem rebaixar o mesmo. Isso ainda deu algum trabalho porque tiveram que adiantar o “dugout” (sítio onde se sentam os jogadores que não estão em campo) mas ganharam mais uns poucos milhares de lugares que são tão só dos melhores e mais caros do estádio. Os lugares são muito espaços e até têm mesa à frente.

No caso do Sporting é mais complicado porque há que tapar um fosso, mas creio ser técnicamente possível colocar uma bancada metálica naquele espaço, não?

http://www.ballparksofbaseball.com/nl/dodger2007902.JPG

http://losangeles.dodgers.mlb.com/la/images/fan_forum/box_seating_500x341.jpg

http://www.mlb.com/la/photogallery/year_2006/month_03/day_18/cf1354995.html

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&q=dodger+stadium,+los+angeles&ie=UTF8&t=k&z=16

[b]Bem tenho pensado bastante no fosso, pois sem duvida é aquilo que me parece perturbar mais os sportinguistas (foristas)…
Ja me tinha lembrado de tentar cobrir com algo,mas faltava-me que tipo de material e como disseram atras uma estrutura metalica, com uma cobertura verde (aqui entram as ideias das velhas glorias, dos anos em k fomos campeoes e respectivos nomes dos jogadores…simbolos…), talvez nos reduzisse o problema.
Bem são so ideias…

Saudações leoninas.[/b]

Acho que se estão a esquecer que há lugares quase ao nível do relvado, e que se colocasse o que quer que fosse, como por exemplo mais lugares, entre o relvado e o actual fosso, esse lugares actualmente existentes ficariam com a visibilidade comprometida.

Pedia apenas que não escrevesses em verde, está reservado para avisos, ou algo que se queria realçar, para uma discussão normal é preferível o tom normal.
Obrigado.

Eu não tava a dizer colocar mais lugares…
Apenas tentar “cobrir” o fosso (a mesma altura), dando uma imagem mais “verde” do fosso e não aquele monte de betão!!!
No caso de ser preciso usar o fosso, facilmente se retiraria a estrutura metalica…

ok desculpa…so vi depois…

Sim, tens razão mas o Old Trafford tem um ou dois filas de assentos mais ou menos de baixo ou ao mesmo nivel do relvado. Agora gostaria de ver uma proposta que ia meter mais um ou dois filas de assentos e o resto era um passeio como o San Siro para tapar aquele fosse mas este tópico poderia não ser o lugar para isto.

o fosso é 1 estupidez

Se fosse por mim o estádio mudava em algumas coisas que já aqui disseram(não sei para quais seria necessário o consentimento do autor, possivelmente para todas, mas há muitas coisas que pessoalmente não me agradam).

A primeira as cadeiras, não gosto daqueles efeitos não têm nada que ver com o SPorting, para além de esteticamente serem muito questionáveis.

O fosso também não é algo que me agrade, podiamos muito bem fazer o que propuseram se for possivel.

Depois na parte de fora ao acho que está moderno demais ;D , gosto de coisas mais clássicas mais sóbrias e apesar de até achar por fora interessante e a ideia dos azuleijos até é engraçada, mas não gosto do exagero, não era certamente projecto que eu aprova-se.

O chão com aquela cor repulsiva que não lembra nem ao Demo…

Apesar dos pesares é o mais lindo estádio do mundo ;D . O senhor que desenhou o estádio é que não ia ficar muito contente com o que eu acho e com o que eu mudava se podesse.

O tipo de visualização de ambos os desportos é diferente!

O Basebol é visto na proximidade do batedor, logo qualquer lugar realmente perto é valorizado.

O Futebol passa-se num campo de +/- 105x70 logo uma visibilidade próxima da relva está longe de ser apreciada.

Sobre a bancada amovível, aliado à comprovada inutilidade de aumentar lotação, existe a pouca disponibilidade das autoridades em aprovarem estruturas desse tipo (ainda que as admitam nos pavilhões), o facto de seram estruturas complexas e caras, o facto de o próprio desenho do perimetro ser complicado de adaptar dado ser curvo, o diferencial de cota entre a 1ª bancada e o relvado não ser assim tão elevado que permita a colocação de bancadas telescópicas com degraus suficiente para fazer sentido, a dificuldade de compatibilização de acessos e fugas de emergência…

Continuo a achar que se poderá perfeitamente ocultar o fosso sem ter que forçosamente dar uma funcionalidade ou uso efectivo à nova superfície criada.

Independentemente das dificuldades arquitectónicas, neste momento, infelizmente, não existe necessidade de aumentar a lotação do estádio com lugares por cima do fosso.

Creio no entanto que aquilo devia ser disfarçado de algum modo. Porque não aproveitar o espaço para publicidade, colocando entre as bancadas e o relvado telas semelhantes às que estão nos mastros e nos vãos exteriores das bancadas?

Sem certezas algumas, creio que não seria autorizado pois criaria uma superfície (+/-) horizontal acessível mas não perceptível como não percorrível. Creio que por questões de segurança não seria autorizado, mas ainda assim parece-me uma boa ideia a explorar!

Era relativamente barato, podia ter o ganho publicitário (se bem que preferiria qualquer coisa mais gráfica relacionada com o clube), seria amovível permitindo o uso do fosso…Excelente ideia. :great:

Também me tinha lembrado desse problema. Não conheço as normas que regem essa matéria, mas presumo que com alguma imaginação seria possível implementar isso de forma a garantir a segurança dos espectadores.

Eu falei em publicidade numa perspectiva de rentabilização. Mas também preferia qualquer coisa alusiva ao Sporting, e com a crise do mercado publicitário talvez isso até fosse mais verosímil.

Imagine-se, por exemplo, telas a todo o perímetro do relvado com fotos gigantes (em tons de verde) de lendas do Sporting, como se simbolicamente elas também ali estivessem a ver o jogo. Stromp, Peyroteo, Travassos, Hilário, Damas, Yazalde, Manel, por aí fora. Fazia um efeito do caraças! Inspiração para os nossos, intimidação para os outros.

Ou então frases seminais da história do Clube, um pouco como o “Tu es Petrus…” à volta da cúpula da Basílica de S. Pedro. :slight_smile:

[font=Tahoma]Do meu lugar avista-se uma área considerável da parede do fosso, que é tremendamente inestética, mas não creio que essa área se veja dos lugares mais acima; se fosse o caso justificava-se perfeitamente a colocação de alguma publicidade, pois tudo é menos inestético que aquele cinzento (cimento não pintado).

Ainda sobre a cobertura do fosso, lembro que do lado poente existem canteiros de relva, e que os mesmos têm que ficar nalgum lugar, o qual tem que ter exposição solar. Ao cobrir o fosso, os canteiros ficariam à sombra…
É claro que se esses canteiros não estivessem tão fundo, teriam muitíssimo mais exposição solar, mas alguém decidiu, não só ter um fosso, como também um fosso enorme…
Suponho que metade da largura e altura do fosso chegavam e sobravam para garantir a segurança, e mesmo no caso de ambulâncias chegariam. Só para os camiões TIR relacionados com eventuais concertos é que não.
Mas enfim, o fosso existe, e temos que viver com ele.[/font]

eu já lá joguei e posso-vos dizer cada vez que a bola ia para o fosso era um grande pinçel para a ir buscar.
quanto a alterações é tudo muito bonito, mas se vocês repararem bem a relva está sempre em mau estado e até estou admirado com a duração desta ultima, o problema nunca foi a relva em si mas a ventilação do estádio que não ajudava a sua fixação, todas as alterações que possam vir a existir tem que se levar esse factor em consideração, além disso teriam que mudar a entrada das ambulancias que agora é feita por ali