O desemprego e o desespero

Boas,

não encontrei tópico semelhante, mas se a moderação entender podem mover o tópico.

Sou licenciado em Cardiopneumologia, estou desempregado e sinto-me a desesperar. Esta frase resume bem o meu estado de espírito. Em janeiro deste ano fui para a Suécia ao abrigo do programa Erasmus, voltei no final de Abril (dia 30), excusado será dizer a loucura que foram esses meses, certo? Quando voltei tinha o projecto de investigação para terminar, portanto de 30 de Abril até final de Junho não tive aulas, nem estágio (já tinha feito na Suécia), pelo que a “vida louca” continuou (não precisava de estar 24h por dia a fazer o trabalho final, como é obvio). Acabei a licenciatura e até hoje ainda não consegui trabalhar (nem eu, nem os meus colegas, mas pronto) e sinto-me a desesperar. Sei que há pessoas em pior situação que eu, com filhos e família para sustentar, felizmente ainda sou novo (tenho 22 anos) e vivo com os meus pais, o meu problema não é o precisar de dinheiro, sinceramente nem me importava de ser mal pago, só me quero sentir útil e ocupado. Já estou farto desta vida rotineira de deitar tarde, acordar tarde, ver séries, ver filmes, vir ao forum, ler noticias do nosso Sporting, sair à noite, apanhar uma bebedeira e repetir isto outra vez, quase que dia após dia. Gostava de me sentir útil, gostava que tivesse algo que me fizesse acordar todas as manhãs, tenho saudades da sensação de estar cansado e de andar a correr de um lado para o outro, de ter que fazer um horário mental para conseguir cumprir as minhas tarefas. Sempre fui um aluno relativamente bom, nunca chumbei nenhum ano, nem sequer deixei qualquer disciplina por fazer, sinto que nunca falhei com o meu país e agora sinto que é este país que está a falhar comigo.

Desculpem o desabafo…

Não és o unico… :great:

Infelizmente é um fenomeno cada vez mais recorrente, no meu caso acabei a licenciatura logo no inicio de 2012, portanto ha dois anos e meio, no entanto, só comecei a procurar mais activamente emprego ha exactamente um ano (quando acabei o mestrado), e ate hoje nada…

Sem qualquer exagero, devo ter mandado uns 150 C.V. para os mais variados locais e só uns 10/15 é que me devem ter respondido, no meio desta crise não deixa de ser curioso certas respostas de determinadas empresas…

O que mais me irrita neste momento é aquele pessoal meu amigo que já se conseguiu empregar, e dizem-me coisas como: “não andas a procurar bem”, “tens de te mexer mais”, “não sejas tão selectivo…”, sabem lá eles as coisas que já me candidatei… :inde: não peço nada de especial, só queria ter um estágio/emprego onde pudesse evoluir profissionalmente…

[hr]

Já agora muito interessante o conselho do Lupin muitas vezes o ginasio (no meu caso) é um belo escape, pelo menos durante umas 2 horas por dia, lá estou eu a malhar para esquecer as frustrações :mrgreen:

Começa a deitar-te cedo e a acordar cedo. Arranja um motivo para isso - ir ao ginásio, procurar emprego, ir correr, dar uma volta, espairecer, o que seja. Ganha novamente um ritmo.

Não que isto te vá dar um emprego. Mas vai ajudar a sentires-te melhor e mais motivado. Porque se entrares numa espiral de relaxe, noitadas, etc etc vai ser mais difícil.

O resto é contigo. Concorre a estágios no estrangeiro - teres feito erasmus ajuda - vê as perceptivas, aprende uma nova língua… basicamente mexe-te mais e dedica mais tempo à procura de trabalho do que ao lazer. Se não tens problemas de dinheiro menos desculpas tens para não dedicares o tempo livre a aprender mais e, portanto, a sentires-te mais útil. Com o tempo virá a tua oportunidade. Boa sorte.

:beer:

Bom conselho.

Acrescento também que deves tentar construir/fazer algo que possas mostrar, um pequeno ou grande projecto que te permita aplicar algum conhecimento ou até mesmo procurar novo conhecimento; algo que te faça sentir orgulhoso ou com sentimento de dever cumprido (a palavra accomplished em inglês parece-me adequar-se melhor).

Fazer algo do género é mais fácil noutras áreas, que propriamente na tua mas fica o conselho na mesma. Aliás, porque não aproveitar para aprender algo que te possa dar outras perspectivas profissionais?

E eu sei (e acredito que o Lupin também) que é mais fácil falar que fazer mas o esforço valerá a pena, de certeza.

Ainda há pouco tempo estive desempregado, uma vez que mudei de cidade para vir com a minha mulher (ela arranjou um emprego melhor).

Uma das coisas que me obriguei desde início (e olha que o meu trabalho era das 16h à 1h) foi a deitar-me e acordar com ela. Enquanto ela saía de casa eu pegava na bike e ia dar uma volta. Depois voltava, tomava um banho e punha-me à procura de trabalho e tentava cumprir esse horário. Fui fazendo uns cursos no Coursera, simplesmente para auto-conhecimento, aproveitei para ler e meter os filmes em dia (algo que não conseguia enquanto trabalhava). Basicamente usava o meu tempo livre de forma útil - e só não fiz mais porque tinha de gerir as poupanças enquanto não arranjasse emprego.

Entretanto tive uma oportunidade e estou novamente de volta ao trabalho enquanto freelancer.

Força nisso evil :great:

um concelho que te posso dar, não fiques à espera que as coisas te caiam no colo, nesta vida só se consegue o que se luta.
queres um emprego? vai à luta, deixa-te de choradinhos, deixa-te de vida de lorde, pá. tens 22 anos, estás na flor da vida, podes fazer tudo o que quiseres, se deres 100%.

não tens responsabilidades, podes aceitar qualquer trabalho. qualquer um. se não gostares, se não te sentires realizado, podes deixar e aceitar outro.

E a Suécia não é opção evilution?
De qualquer forma trabalho arranjas sempre basta quereres. Nem que seja nos call centers. Por acaso tive uma colega num call center que era cardiopneumologista

Bom conselho o do forista Lupin :great:

Infelizmente é algo que nos afecta cada vez mais , a situação não está fácil para ninguém e os jovens acabam por sentir mais isso , pois terminam os seus cursos , estão cheios de sonhos e vontade e acabam de mãos e pés atados acabando por arranjar trabalho em áreas que nada têm a ver com as suas especialidades
O importante é não desistires , tenta ocupar o teu tempo com coisas que consideres úteis , coisas que te façam esquecer a dura realidade da vida e que de algum modo te façam sentir bem , pois se tiveres bem ( ou menos mal ) a nível psicológico , acabas por ganhar energia , acabas por se sentires motivado e de bem contigo
Força EVIlution :great:
Não desistas de ti , nem dos teus sonhos NUNCA :beer:

És jovem e o mundo é grande.

Tens “mil e uma” soluções para o teu problema, só tens é de considerar abandonar a zona de conforto. Vai para fora de Portugal, ou sujeita-te a um trabalho abaixo das tuas qualificações.

Isso de querer mudar mas continuar a viver vidinha de conforto com os pais não passa de deculpas. Sim, tens o curso feito, sim, até o podes ter feito bem, mas a vida é cada vez mais dificil e nada é dado, é preciso estar sempre a lutar, mesmo quando pensas que a luta já chegou ao fim.

Estás num momento comum desta moderna sociedade Portuguesa, jovem adulto que se acumudou. Tu como muitos outros já deviam ter levado umas “chicotadas” valentes da vida. Nestes anos não podes parar, tens de estar sempre a melhorar e tens sempre de querer mais… vais levar muita “porrada” pelo caminho, mas é a vida.

Coragem masé, e não te deixes tornar em mais um dado estatistico.

Não fiques em casa a massacrar-te.

É isto… Não precisas de te ater a uma área, podes procurar trabalho a fazer outras coisas (ainda que não gostes tanto) e, simultaneamente, vais procurando um naquilo que gostas de fazer. É uma forma de, por um lado, estares a ganhar dinheiro e, por outro, de não estares parado e ganhar experiência.

Aconselho-te a veres o que há fora de Portugal. Aqui em Bruxelas, por exemplo, os hospitais estão repletos de portugueses - acho que até competem em número com os belgas. O que eu conheço são maioritariamente enfermeiros, portanto não sei qual é a situação para outras profissões, mas por acaso até conheci recentemente uma cardiopneumologista como tu.

Enquanto não arranjas emprego, para não ficares parado aconselho trabalho voluntário de âmbito social ou desportivo

  • por ex. a Refood, e há muitas outras

  • por ex. o Sporting frequentemente pede voluntários para isto ou aquilo

etc etc

Isto são coisas que ficam muito melhor num CV do que “Tentei tentei e enquanto não consegui fiquei parado”.

Boa sorte!

Eu posso te dar o meu exemplo

Eu sou dentista (em paris neste momento) e mal acabei o curso comecei logo a trabalhar. Durante 2 anos tive sempre bastante Trabalho ate que a custa da crise comecei a desesperar pq comecei a ter 2/3 pacientes por dia e estava das 9 as 19 a espera para trabalhar e nao havia Trabalho. Ate que decidi emigrar com a minha namorada para paris e em que tive uma nova fase de superaçao!!! 4 meses em casa sem puder trabalhar pq o meu frances nao era satisfatorio para o gajo q me avaliou e q me iria dar autorizaçao para trabalhar…

Nestes 4 meses nao tinha nd pa fazer nem guito para me aventurar em saidas lol so estudar frances…e o meu escape foi correr todos os dias, hoje, ano e meio depois, é uma das minhas paixoes e foi a adrenalina que produzia a correr que me tirou da depressao em que estava a mergulhar!

Ja agora esse escape fez com que em um ano emagrecesse cerca de 10kilos e fez com que cometesse a loucura de me inscrever na primeira maratona da minha vida lol agora vamos la ver se a termino!!!

Para quem ta em casa que faça um desporto que a obrigue a sair de casa é o meu conselho!!

Ja agora posso te aconcelhar a procurar trabalho no estrangeiro

Tal como já disseram: faz coisas úteis!

Levanta-te cedo. Se não tens nada que fazer de manhã arranja: vai correr, vai ao ginásio, vai às compras (pra casa), etc… Manda cv’s, procura o que existe em Portugal e no estrangeiro.

Podes também registar-te no coursera, por exemplo, e ir fazendo uns cursos sobre o que quiseres. Conhecimento nunca é de mais…

Faz o que quiseres, mas tens que sair desse ciclo negativo o mais cedo que consigas. Quanto mais ficares assim, pior é :great:

edit:
Citando um multimilionário que já foi à bancarrota 2x:
“1% rule: improve yourself 1% a day in any area! After 100 days you will be 100% better.”

Tens ai uma oportunidade.

[url]http://www.empregopelomundo.com/formacao-2/santander-totta-lanca-programa-de-bolsas-de-estagio/[/url]

eu também estou desempregado, a minha empresa deixou de fabricar em portugal para ir para o leste.
nesta altura ando a ajudar um colega meu que decidiu-se lançar na restauração, longe de mim pensar um dia atender clientes na restauração :lol:
mas é complicado jovens com estudos conseguir emprego em portugal.

Como pai, sem dúvida que é uma preocupação para mim muito grande qual vai ser o futuro das minhas filhas.

A mais velha entrou para a Licenciatura em Fisioterapia, em Alcoitão, e tem nos seus horizontes fazer Erasmus e está determinada em ir trabalhar para o estrangeiro.

Custa muito pensar que uma das minhas meninas qualquer dia vai estar a muitos quilómetros de distância mas… o que posso fazer?

Se isso acontecer, será bom sinal, será sinal de que ela está lançada e que tem uma carreira profissional que lhe permitirá levar a sua vida para a frente.

Por isso, caríssimo, não baixes os braços, inscreve-te nos Centros de Emprego, tenta, tenta, tenta… Algo vai aparecer, sem dúvida. Nem que seja fora de portas (leia-se, fora de Portugal).

Não podes é ficar contente com a tua situação actual.

Os conselhos que foram dados pelos outros foristas fazem todo o sentido.

Eu tenho uma licenciatura em Ensino Basico, na variante de Ed. Fisica, o que quer dizer que sou professor, mas além dos Estágios e das AEC’s nunca exerci como docente colocado ou profissionalizado. Também passei por fases de desespero, com a agravante de ter família, mulher e filha, tendo chegado ao ponto de quase não ter dinheiro para comer e pagar as contas.

Se tivesse ficado parado, à espera de arranjar um emprego para dar aulas, acho que ainda hoje andaria com horários de meia dúzia de horas a recibos verdes, e isto se arranjasse algo.
Então fiz-me à vida, como alguns sugeriram atrás e muito bem.
Fui para Inglaterra, trabalhar em áreas que não tinham nada a ver com a minha formação (trabalhei numa fábrica, trabalhei nas limpezas, trabalhei num shopping), as coisas melhoraram, mas só para piorar quando decidi regressar a Portugal. Novamente em Portugal, sem arranjar emprego dentro da minha área, tornei a trabalhar no que consegui (numa fábrica de calçado, nos Census), até que me fartei disto e comecei novamente à procura fora do País.
Hoje estou em Malta, feliz, com um emprego que anos antes nunca tinha pensado ter, que tem muito pouco a ver com a minha área de formação, mas que me realiza bastante, e com boas perspectivas futuras.

A vida também pode ser assim, apesar de não ter de ser obrigatoriamente. Existem caminhos mais fáceis, onde as coisas vão aparencedo mais naturalmente e outros onde temos de batalhar mais, mas com Esforço, Dedicação e Devoção, vem a Glória!

Por isso reforço o que foi escrito atrás. Abre horizontes. Não tenhas medo de dar um passo atrás, caso vejas boas perspectivas de poder dar dois em frente. Sai da zona de conforto. Eu sei que pode ser fácil e cómodo estar em casa de familiares e ir procurando emprego dentro da nossa área. Mas pode tornar-se numa rotina sem fim. E os pais não vão estar lá sempre para amparar. Tenta procurar emprego noutras áreas a fazer outras coisas.

Pensa que, enquanto estás em casa a enviar CV’s e a curtir a vida, existem outros lá foram que estão a ganhar experiência profissional, seja na área deles, seja noutras. E nas sociedades actuais uma licenciatura por si só quer dizer pouco. Interessam é as competências que as pessoas têm, muitas delas surgindo das experiências profissionais que se vão acumulando. Capacidade de adaptação é uma boa chave para o sucesso.

Boa sorte para o teu futuro.

duplo post. Podem apagar pf