O Defeso do Sporting 2008/09

Com tanto forista com uma vontade desmesurada de comentar contratacões e potenciais reforcos, acho incrível :o como é que nenhum deles se lembrou de criar este tópico para dar origem a uma conversa bem mais interessante que as habituais citacões de blogs e de imprensa duvidosa. Neste tópico pretende-se sobretudo perceber o ‘sentimento’ que as contratacões deste defeso está a gerar nos foristas.

A pergunta que está acima para ser votada poder-se-ia colocar apenas no final do defeso, mas os foristas têm liberdade para alterar a sua opcão até ao início da pré-época (aproximadamente a 7 de Julho), consoante os acontecimentos até essa data e a discussão que se pode vir a gerar neste tópico. Acresce no entanto que Paulo Bento já foi ‘de férias’, as cláusulas de Moutinho e Veloso já não podem ser accionadas de forma unilateral e é portanto pouco provável que existam alteracões de monta até ao início da pré-época.

Assim sendo, vou então listar alguns aspectos que me merecem comentário neste defeso:

[ul][li]A saída de Carlos Freitas é para mim o factor de mudanca mais importante neste defeso (mais do que a accão de P Barbosa e Ribeiro Telles) e com reflexos notórios - aparenta existir agora uma estratégia que passa pela contratacão de valores seguros, deixando os valores ‘especulativos’ reservados aos jovens da Academia, investinfo globalmente o mesmo que na temporada anterior. Isso traduz-se num desperdício financeiro teórico à partida inferior à anterior estratégia (a do ‘entreposto’), que passava por comprar os jogadores em ‘packs’ dos empresários, desconhecidos de preferência para uma possível valorizacão e rentabilizacão financeira, a qual raramente (ou mesmo nunca) acabava por acontecer.[br]
[/li]

[li]A contratacão de Rochemback e Caneira encaixam numa linha de pensamento interessante e que pode vir a dar muito bons resultados - são jogadores com experiência de grandes palcos, com estilo de jogo diferente do que existia no plantel do Sporting (sobretudo Rochemback) e isso pode ter um efeito muito benéfico nos nossos jovens talentos, já que uma coisa é aprender futebolisticamente com um Paulo Renato ou Farnerud e outra muito diferente é perceber como se posicionar como um Caneira ou como manter a posse de bola e fazer a bola rolar no meio-campo com um Rochemback.[br]
[/li]

[li]As nuances tácticas ao 4-4-2 em losango decorrentes das contratacões passam a ser mais fáceis de implementar. PB já disse que pretende experimentar um 4-1-3-2 e é bem capaz de o conseguir, uma vez que a experiência dos novos jogadores pode possibilitar uma transicão relativamente rápida, mantendo a estabilidade no rendimento global. Não me vou alargar mais neste ponto, já que o Gabriel Alves criou e muito bem um tópico específico para o efeito :arrow: Génios da Táctica - 2008/09[br]
[/li]

[li]Caso se confirmem as permanências de Moutinho, Veloso e Grimi, o equilíbrio no plantel será a nota dominante para a época que se avizinha, numa mescla entre juventude ingénua e irreverente, juventude com sangue na guelra e já muitos jogos nas pernas, lideranca e ‘sentimento’ de jogadores com muitos anos da casa e experiência futebolística dos grandes ligas e palcos europeus de alguns jogadores. A contratacão de Hélder Postiga vem reforcar claramente o ataque dado o carácter lutador do jogador e a aquisicão definitiva de Izmailov permite ao Sporting contar com um desequilibrador importante, esperando-se apenas que seja mais regular que o habitual.[br]
[/li]

[li]A baliza continua o caso mais periclitante, uma vez que as partes Stojkovic, PB e Sporting não parecem estar muito dispostas a ceder e aqui está um braco-de-ferro que esperemos que não seja foco de instabilidade para a nova época. É urgente encontrar uma solucão que defenda os interesses do Sporting, seja a aposta total em R Patrício, seja a contratacão de um veterano que possa vir dar seguranca extra às nossas balizas por mais um par de anos.[br][/li][/ul]

Portanto, para não continuar o testamento, eu votaria na 2a opcão, e venham de lá essas opiniões sobre as entradas e saídas do Sporting neste defeso. :arrow:

Pois, até agora está tudo a correr muito bem no que respeita a contratações e a saídas, esperemos que este cenário se mantenha.

Quanto à pergunta, escolhia a segunda opção visto que na minha opinião, ainda falta um ou outro jogador, um guarda redes para ser titular, um lateral esquerdo, e se fosse possível, o tal jogador de renome que mal chegue venda logo não sei quantas camisolas.

Eu votei na 2ª opção.

Acho que não podemos chegar a Julho/meio de Julho com tantas indefinições. Acho que deviamos, desde já, renovar com o Moutinho e o Veloso para acabar com especulações, principalmente com o capitão, visto que o Veloso não parece ter muita vontade de ficar.

O Grimi, tem de ficar decidido até ao fim do mês. Se o Grimi não ficar, avancem , por favor, para a contratação de um lateral esquerdo e não de um central, como se tem falado.
Acho que essa opção, só em último caso (se viesse o Zé Castro, não ficaria minimamente desapontado).

Primeiro, há que explorar o mercado e ver que possibilidades há de trazer um defesa esquerdo, sobretudo que defenda bem, isto claro, se o Grimi não ficar. Eu ainda acredito, que cá vem parar o Dusan Basta, mas a ver vamos.

Na baliza, mais uma situação indefinida, que creio que tem que ser resolvida. O Stojkovic, para mim, nesta altura já não tem condições para ficar. Toda a troca de palavras, declarações, etc, cairam mal no balneário e sobretudo entre a massa adepta.

Despacha-lo o mais depressa que possível, é essencial. Para onde…é um pouco mais difícil. O mercado do leste tem bons guarda-redes. Talvez se tentassem troca-lo com outro, não era má ideia.

Penso que, estas 3 questões (saídas, o defesa esquerdo e o guarda-redes) são as questões principais neste momento.

Acho que o Barbosa e toda a SAD estão a trabalhar bem neste defeso.

A contratação do Marco Caneira, para mim, foi das mais importantes, senão a mais…desta temporada. Pelo menos, até ao momento.

Considero tal como fiz no meu voto, que apesar de estar satisfeito com as contratações realizadas até agora, pois foram feitas com critério e segundo as necessidades da equipa, nos faltam reajustes no plantel. Refiro-me particularmente à situação de um número 10 que rivalize com romagnoli pelo lugar, pois apesar de termos outros jogadores que possam fazer o lugar, não são números 10 “puros”, e acho que nos faz imensa falta um jogador de enorme visão de jogo e último passe.

Com a chegada de Caneira o centro da defesa penso que nos oferece garantias, e ainda temos um jogador que pode jogar em qualquer posto da defesa, que pode ser muito importante numa época longa.

Em relação à lateral esquerda necessitamos de mais um jogador, como é obvio, vamos ver se será Grimi. Se Grimi voltar gostaria que o seu “concorrente” fosse o Tiago Pinto, em desfavor de Ronny.

Se conseguirmos ficar com Moutinho e Veloso o meio campo estará completo, para mim fora a situação referida no início(Nº10), parece-me um meio campo forte e de boa concorrência, esperando que os jogadores que iniciam a segunda época no Sporting já adaptados, consigam subir a sua produção.

A linha atacante até pela quantidade de jogadores disponíveis de momento, está completa, não devendo existir alterações. Vamos ver como corre de ínicio sem Liedson…

Deixei para o fim a questão da baliza, que considero a de mais difícil resolução pois a questão de Stojkovic teima em não se resolver, sendo o principal entrave à resolução do trio final de guarda-redes. Se a situação de Stojkovic se resolver, apostaria num bom guarda-redes para fazer séria concorrência a Patricio, e não para fazer número.

Bom, eu não diria melhor. Acho que focas-te todos os pontos importantes, e concordo em absoluto com o que disseste. :clap: :clap:

Votei na 2ª hipótese, pois na minha opinião ainda temos um defesa esquerdo para contratar, seja ele o Grimi ou outro. Na questão do GR, sou da opinião que a aposta do Rui Patricio deve continuar, tal como o Tiago deverá ser o 2º guarda Redes, e vir um miudo para 3º (eu tinha um nome, já muito falado aqui no fórum, mas de momento não me consigo lembrar) :inde:.

De resto estamos com um defeso como a muito não se via para os lados de Alvalade, penso mesmo desde altura que fomos campeões (André Cruz, Cesar Prates, João Pinto, Jardel, Di Franscechi) bem sei que não vieram todos no mesmo ano.

Agora é manter os que temos a excepção do Veloso, que depois das declarações dele, penso que não tenha condições para ficar no clube.

Cumps

então se o Veloso não é para ficar, falta vir um trinco…

Baseado no panorama expectável de momento, reconhecendo as restrições financeiras e o mercado a que podemos aspirar, e considerando as posições em falta só poderia votar na 2ª hipótese!

Obviamente não são totalmente as minhas escolhas. Mas dentro do que tem sido as pré-épocas do Sporting e as personagens que tem protagonizado esses filmes só posso considerar que houve um progresso!

De 25 ficam para já 20 ou 18 (conforme a definição do Stoj e Grimi)

Qualquer do contratados são na teoria reforços, largou-se algum lastro (infelizmente fica o Ronny, se bem que tenha muitas duvidas sobre o meu homónimo e sobre Tiui ) e não se fizeram empréstimos…

Ainda assim acho que tivemos a sorte, ou o azar, da lesão do Liedson (e digo azar por considerar que, ainda que seja um enorme jogador, o Liedson tem condicionado demasiado o estilo de jogo do Sporting impedindo outras situações e não se adaptando ele próprio).

Faltam 2 posições, sendo que numa o alvo está identificado.

De negativo, a manutenção de alguns elementos de menor qualidade, a fraca aposta nos jovens (ainda que aqui faça o parentisis que considerando que pontualmente se fosse mais longe acabo por aceitar que este ano seria difícil esta aposta pois a margem de erro é consideravelmente menos e a pressão maior) e a falta de um jogador “diferente”.

No entanto tudo isto poderá ficar de pantanas caso se dê a saida de Moutinho e/ou Veloso…

Edit:

Nos pontos negativos esqueci-me de referir o meu desacordo com:

Os valores por que se exerceram - Izmailov - ou estão perto de exercer (vide caso Romagnoli o ano passado) - Grimi - as clausulas de opção que acho excessivas para os jogadores em questão.

A perda de Diogo Viana por troca com Postiga e outras nuances do acordo que nos poderão ser prejudiciais.

votei na 2ª opção.

acho que continuamos a precisar de um nº 10 com créditos firmados e de um GR se o stoj não ficar.

as contratações acho que foram boas para o nosso poder de compra e excelentes se compararmos com os anos transactos.
não concordo com a continuação de ronny no plantel, nem com o stoj se o seu comportamento for como o do ano passado.

gostava de saber como é que está a situação do farnerud:
é para despachar certo?

Votei na 2ª hipótese. Grimmi e Stojkovic são pontos em aberto. Claro que tambem gostava de ver o Alvim em vez do Ronny e o Linz em vez do Tiu … mas as soluções já encontradas poderão resolver os problemas que tivemos no ano passado quer no lado esquerdo da defesa quer na concretização de golos.

As respostas estão a ser unânimes porque o plantel ainda não está definido. Fazia mais sentido fazer esta pergunta assim que esteja assegurado o tal defesa esquerdo que falta e a resolução do problema na baliza.

Poderei opinar e avaliar com melhor exactidao o desempenho do sporting neste defeso , quando este chegar ao fim…por agora o sporting parece me que tem actuado bem , mantendo jogadores da época passada (Izma) e contratando 3 jogadores que conhecem bem a realidade do futebol portugues (Roca , Postiga , Caneira) mas como tambem já referi nao acho que seja suficiente para diminuir os 20 !!! pontos que o fcporto acabou á nossa frente no campeonato. Continuamos com claros problemas nas laterais , na posicao de guarda redes e acho que ofensivamente faz falta um jogador diferente daqueles que existem , com mais capacidade técnica , que faca transicoes em posse , que quando necessário assuma riscos individuais , que sirva como um desiquilbrador claro dentro da estrutura de jogo do sporting.

Vou esperar pelo fim das contratacoes para ver… mas a partida:

Izmaylov - parece-me caro, e nao me entusiasma por ai alem.

Rochemback - tenho de esperar para ver, como, a ser verdade que lhe entregaram parte do passe, ele tem interesse numa futura transferencia, penso que vai ser um bom reforco, mas sinceramente espero para ver, parece-me acertado, mas…

Caneira - uma boa contratacao.

Postiga - So se magicamente a ligacao ‘afetiva’ com o Derlei lhe der um impulso fantastico.

No geral parecem-me um progresso bem assinalavel relativamente a epocas anteriores, mas ainda falta muita lenha para ser uma fogueira de grande nivel.

Eu votei na 2ª opção. Penso que têm estado a equilibrar as equipas em todos os sectores e despachámos os cromos.

No entanto, acho que há posições onde temos de melhorar :

• Falta um GR. É necessário vender Stoi e contratar outro que lute com Patrício pela titularidade. Engraçada a dificuldade em conseguirmos vender o melhor da Europa…
  • Falta um def esquerdo. Faço votos que seja Grimi.
  • Um extremo, que possa servir em modelos de jogo diferentes.
  • Um nº 10 para dar luta ao pipi.

Há outros factores a ter em conta que passam pela venda ou não do Veloso e Moutinho, e qual a capacidade de os substituirmos.

Quanto ao papel do Barbosa vs Carlos Freitas, ainda não dá para tirar grandes conclusões porque, à excepção do Postiga, apenas estamos a recuperar jogadores que já passaram por Alvalade. Quando for necessário explorar os conhecimentos do mercados internacionais, vamos ver como se comporta. Uma coisa ganhamos, com certeza com Pedro Barbosa, SERIEDADE!

Deixo apenas um ponto de interrogação no que diz respeito aos atacantes. É uma incógnita saber a forma com que se apresentará o Liedson após a lesão, se Derlei estará 100% apto, se Postiga se adaptará e como será Tiui após a adaptação. Ou seja, não há um jogador em quem se possa confiar a 100%, à imagem do que acontecia no passado com Liedson.

Então mas neste caso a opcão a escolher seria a 3 - “não estou satisfeito, as apostas até agora são insuficientes” - o que seria um sintoma de que os problemas do plantel não estão a ser resolvidos a tempo e horas neste defeso. :wink:

Concordo com tudo o que se tem dito neste tópico, mas faltou falar na contrataçao de alguem para o lado direito da defesa que a meu ver está mal entregue! ^-^ Alguem falou no Dusan Basta, onde e que isso veio?

O Sporting está a preparar-se muito bem. O plantel apresenta mais qualidade e sobretudo mais equilíbrio.

Porém, já disse isto mais do que uma vez e volto a repetir. O Sporting precisa de um “abre-latas”, um jogador tecnicamente acima da média, um “Riquelme”. Tal só será possível com dinheiro em caixa, ou seja, com a venda de um dos nossos talentos (Moutinho ou Veloso). A venda de um deles teria que ser aplicado na compra de 2 jogadores, sendo um deles o proclamado “abre-latas”.

Neste momento, e partindo do princípio que o FC Porto não vende o Lucho (como o PdC acabou de confirmar) e que o Quaresma só sai pelo valor da cláusula (ou seja, não sai), o FC Porto continua a ser o principal favorito.

Continuo a achar que o Izmailov e Romagnoli são os nossos ‘abre-latas’, o problema deles tem sido mesmo a irregularidade, porque já se viu que têm ‘flare’ para dar e vender quando metem a 5a.

O Porto tem sido esperto ao jogar na expectativa… está de braco dado com o Sporting (quer queiramos quer não) e aproveitou para enfraquecer o Benfica com o roubo do Rodriguéz. Como o PdC não é estúpido, devem andar já a ver nos bastidores qual é a melhor estratégia para garantirem o título, já que o caminho para a LC vai estreitar-se e o Porto näo se pode dar ao luxo de falhar a entrada dados os elevados custos anuais do plantel que possui.

O Porto deve falhar a champions de qualquer maneira. O castigo da UEFA está em stand-by à espera que a FPF se decida.

Pois, mas a FPF já deu a entender que iria demorar a decidir. ???

Ia demorar para o FCP não ficar fora da champions este ano, mas não podem demorar 1 ano, por isso é quase certo que os porcos para o ano vão ver a champions/UEFA de sofá.