O campeonato mais fraco dos últimos anos?

Depois de ver o Sporting vencer com toda a facilidade o Braga e ter chegado a casa a tempo de ver um bocado do passeio do Porto no Bonfim ocorreu-me que já há muito tempo que não via um campeonato com um elenco de equipas “não-grandes” tão fraco. Senão veja-se:

  • Estão na II Divisão o Rio Ave e o Guimarães, dois clubes tinham por hábito dar luta aos “grandes” (em especial ao Benfica :slight_smile: ).
  • O Belenenses foi repescado à ultima hora, mas já com um plantel pensado para a Segunda Divisão.
  • O Boavista, apesar de alguns jogadores interessantes (Linz, os dois polacos…), deve ter a sua defesa mais frágil dos últimos 15-20 anos. Ainda assim, os 3-0 ao Benfica tornam-nos um dos raros casos em que pode haver algumas esperanças de melhoras.
  • O Nacional, suposta equipa-sensação, foi de uma nulidade confrangedora contra os “grandes”.
  • Idem para o Leiria, com a agravente de ser este ano uma espécie de Porto B, com tudo o que isso implica quando defrontar o “clube-mãe”.
  • O Vitória de Setúbal, atolado numa situação financeira calamitosa, vai caindo de qualidade todos os anos, só não descendo porque…
  • … o Aves de Xano, Rui Faria e Nené é bem capaz de ser a pior equipa na I Divisão desde o Estoril colheita de 93-94 e…
  • … o Estrela da Amadora não está muito longe.

Claro que acidentes acontecem, com equipas que, sem saber ler nem escrever, conseguem arrancar pontos - veja-se o caso do Paços de Ferreira, completamente massacrado nos jogos connosco e com os lamps mas a conseguir, graças a um paio do outro mundo e a um erro colossal do João Ferreira, arrecadar 4 dos 12 pontos que tem até agora. E ainda não vi jogar nem a Académica nem o Marítimo.
Mas, acasos à parte, não vi ainda nenhuma equipa com capacidade para fazer frente aos grandes com consistência como em épocas anteriores
Isto é preocupante. Estamos a fazer até agora uma boa época, mesmo muito boa se atendermos aos recursos que temos; mas olho para o calendário com quase um terço da época cumprido e desespero a procurar onde é que o Porto - que está muito longe de ser uma equipa brilhante - vai perder pontos. Parece incrível - e doloroso - pensar que há apenas ano e meio, o Benfica conquistou o título com uns miseráveis 65 pontos, sem conseguir ganhar quase metade dos seus jogos (15 para ser mais preciso) e perdendo 3 dos 4 jogos contra os seus rivais directos. Este ano, com menos 2 equipas e 4 jornadas, duvido que menos de 70 pontos e/ou mais do que 5 ou 6 jogos não ganhos permitam a uma equipa ser campeã - o que torna os clássicos com o Porto e os derbies com o Benfica decisivos para o Sporting e deixa muito pouca margem de recuperação para erros.

Realmente este campeonato parece mais fraco e sobretudo algo desequilibrado, embora ainda não consiga apontar a(s) causa(s).

O Braga foi até agora a maior desilusão, logo seguido do Boavista, sobretudo pelo que ameaçaram fazer nos jogos em Alvalade e contra o Benfica.

Parece-me que em relação ao Sporting e ao seu directo rival Porto, este período até ao inicio de Dezembro é fundamental para aquilatar as reais possibilidades.

O Porto jogou com os actuais melhores classificados, já o Sporting tinha tido até ao ultimo jogo, um calendário mais descançado. Veremos como está a classificação em Dezembro.

E mais, se repararmos à classificação, o porto perdeu 5 pontos mas 3 em Braga e 2 em Alvalade, jogos dificeis onde perder pontos até é aceiavel, com os mija na escada não perdeu um unico ponto.
Nós…perdemos 3 pontos em casa com o Paços e mais 2 em Aveiro, e os tais 2 com o Porto.
Com a agravente de os jogos contra as equipas teoricamente mais fortes serem todos em Alvalade, o que indica uma segunda volta mais complicada para os nosso lado.

Eu acredito sempre que seremos campeões, mas não podemos é perder pontos contra estas equipas menores, que de facto tenho de concordar que são do mais fraco que tem havido, em especial o Estrela e o Aves.

E mais, se repararmos à classificação, o porto perdeu 5 pontos mas 3 em Braga e 2 em Alvalade, jogos dificeis onde perder pontos até é aceiavel, com os mija na escada não perdeu um unico ponto. Nós...perdemos 3 pontos em casa com o Paços e mais 2 em Aveiro, e os tais 2 com o Porto. Com a agravente de os jogos contra as equipas teoricamente mais fortes serem todos em Alvalade, o que indica uma segunda volta mais complicada para os nosso lado.

Eu acredito sempre que seremos campeões, mas não podemos é perder pontos contra estas equipas menores, que de facto tenho de concordar que são do mais fraco que tem havido, em especial o Estrela e o Aves.


Por outro lado na 2ª volta não temos as 2 deslocações à Madeira que são sempre dificeis para os grandes, mas temos 4 deslocações de nível forte como Dragão, Luz, Braga e Bessa.

Equipas como o Aves, Estrela, Beira-Mar (apesar dos 3-3) e Setúbal não têm o mínimo valor para jogar a 1º divisão.

Quanto à comparação do nosso calendário com o dos principais adversários, à partida pode parecer mais complicado, mas por vezes esses jogos são os mais fáceis, principalmente se estivermos no 1º lugar e com uns pontitos de avanço :slight_smile:

Já aqui tinha defendido a teoria de que a diferença das restantes equipas para os chamados grandes está cada vez maior. Penso que a tabela vai reflectir cada vez mais isso mesmo, com o fosso entre os que lutam para ser campeões e os restantes a ficar cada vez mais largo.

Hoje em dia, pontos perdidos como os que deixámos em Aveiro e em casa frente ao Paços de Ferreira podem ser muito mais difíceis de recuperar do que em outras épocas. Até o Braga, que muito prometia com o plantel que tem, quando joga fora de casa transforma-se numa equipa quase banal, mostrando estar ainda longe de poder ascender a mais altos vôos.

Ou seja, deu-se uma clara regressão na qualidade do nosso campeonato, vindo desmistificar a ideia de que a redução do número de clubes seria benéfica para a competição.

Depois do campeonato de há 2 anos ter sido um dos mais competitivos, notei já no ano passado um decréscimo de qualidade, e este ano esse decréscimo confirma-se.

Este ano o campeonato será decidido entre os 3 grandes e nos jogos entre eles, pois perder pontos com os restantes será a excepção.

Os pequenos estão a ser pequenos e a jogar para o empate na maioria dos jogos com os grande (excepção ao BM contra nós, mas no fds seguinte, trancaram-se cá atrás à espera de milagres).

Este ano o campeonato esta algo desequilibrado(alias sempre foi,com o titulo a ser deçidido sempre entre as mesmas 3 equipas),o Braga esta a desiludir-me um bocado,embora eu sempre tenha achado que com este treinador eles nao iriam repetir as “proezas” dos ultimos dois anos,mas esperava melhor…tambem esperava melhor do Boavista.
Mas o campeonato mais fraco destes ultimos anos foi,sem duvida alguma,o da maldita epoca em que os lampioes ganharam!

acho que este campeonato está a ficar cada vez mais reduzido e menos competitivo… ao ciontrário do q foi dito, eu até acho bem q equipas mais pequenas joguem na 1ª liga, acaba por causar algumas surpresas e não são só para o nosso SCP…(como a dos ovos moles :x )

Por alguma razão temos um campeonato muito inferior em relação ao resto da Europa, tendo em conta os clubes que tem uma participação activa na liga dos campeões, nós somos desses todos um dos campeonatos mais inferiores. Temos sempre as mesmas 3 equipas nos 3 primeiros lugares, as restantes equipas, como já vem sendo hábito em Portugal não têm estofo financeiro para poder competir á altura dos desgnados " três grandes".

O Boavista há uns aninhos ganhou o titulo, conseguiu manter uma pedalada aceitavel no ano seguinte, mas a partir dai vulgarizou-se e já lá vão os tempos em que o Boavista se metia na luta pelo principal lugar da nossa liga Portuguesa. O Braga tem vindo a crescer, e cresceu bastante com Jesualdo Ferreira, um treinador que eu penso ser treinador para equipas de média qualidade, este ano teem um plantel maravilhoso, com muita qualidade, rico em bons jogadores mas mesmo assim tem sido desastroso nas partidas fora de casa e aparenta muita fragilidade na recuperação dos jogos para a Taça UEFA, o que pode ser considerado normal, visto não estarem presentes nesta competição mais vezes.

A diferença entre os 3 grandes e as restantes vai ser cada vez maior :arrow:

A diferença entre os 3 grandes e as restantes vai ser cada vez maior :arrow:
Deus queria e que nunca chegemos a situaçao de,por exemplo, o campeonato Escoces!Embora se continuarmos com um campeonato assim vamos acabar por la chegar :cry: ...
... O Boavista há uns aninhos ganhou o titulo, conseguiu manter uma pedalada aceitavel no ano seguinte, mas a partir dai vulgarizou-se e já lá vão os tempos em que o Boavista se metia na luta pelo principal lugar da nossa liga Portuguesa. O Braga tem vindo a crescer, e cresceu bastante com Jesualdo Ferreira, um treinador que eu penso ser treinador para equipas de média qualidade, este ano teem um plantel maravilhoso, com muita qualidade, rico em bons jogadores mas mesmo assim tem sido desastroso nas partidas fora de casa e aparenta muita fragilidade na recuperação dos jogos para a Taça UEFA, o que pode ser considerado normal, visto não estarem presentes nesta competição mais vezes. ...

Penso que a questao Braga e Boavista tem uma explicacao muito simples, escolha desastrosa de treinadores.
Nos restantes clubes a vulgaridade instala-se sendo obvio que o problema nao esta no numero de equipas mas na condicao financeira das mesmas, torna-se tambem obvio que o investimento faraonico nos estadios do Euro 2004 , ao contrario da revolucao futebolistica que o evento pretendia proporcionar, nao serviu para nada. Mentira , serviu para afundar os clubes e o estado mais um bocado.
Nao penso que este campeonato seja particularment fraco, penso que e mais um dentro da media a que nos vai habituando o futebol Portugues.

A solucao passa por uma solucao radical, tipo MSL ou coisa que lhe valha, ‘franchisar’ a coisa, teriamos o ‘Continente SC’ o ‘FC Somague’… :lol:
Muito embora perante o cenario economico nacional penso que talvez seja melhor comecar a pensar em termos de Chipre ou Malta…

... O Boavista há uns aninhos ganhou o titulo, conseguiu manter uma pedalada aceitavel no ano seguinte, mas a partir dai vulgarizou-se e já lá vão os tempos em que o Boavista se metia na luta pelo principal lugar da nossa liga Portuguesa. O Braga tem vindo a crescer, e cresceu bastante com Jesualdo Ferreira, um treinador que eu penso ser treinador para equipas de média qualidade, este ano teem um plantel maravilhoso, com muita qualidade, rico em bons jogadores mas mesmo assim tem sido desastroso nas partidas fora de casa e aparenta muita fragilidade na recuperação dos jogos para a Taça UEFA, o que pode ser considerado normal, visto não estarem presentes nesta competição mais vezes. ...

Penso que a questao Braga e Boavista tem uma explicacao muito simples, escolha desastrosa de treinadores.

Nos restantes clubes estamos de acordo que defacto a estabilidade financeira não é sequer comparavél com o aspecto financeiro dos “três grandes”, no entanto penso que o teu argumento não tenha total veracidade, simplemente porque o Braga cresceu o que cresceu, a meu ver, graças a um treinador que sabe treinar muito bem equipas medianas, Jesualdo Ferreira, embora tendo um presidente bastante ambicioso também possa influenciar,mas no caso concreto do Braga, não tens razão.

Quanto ao Boavista, depende do ponto de vista, pelo mesmo motivo que podemos dizer que o Boavista foi campeão graças ao Jaime Pacheco, por outro lado podemos dizer que o Jaime Pacheco a partir dai afundou um pouco o clube. No entanto, ele foi campeão, no ano seguinte manteu um ritmo aceitavel, para uma equipa daquelas e a seguir a isso vulgarizou-se.

Apesar de terem maior poder financeiro, que as equipas comuns, não creio que a culpa seja inteiramente por culpa de um treinador, pelos aspectos que referi a cima.

Um abraço

... Apesar de terem maior poder financeiro, que as equipas comuns, não creio que a culpa seja inteiramente por culpa de um treinador, pelos aspectos que referi a cima.

Um abraço

ermmm… estava meramente a reportar-me a presente epoca, se achas que a escolha do Montenegrino que o Booavista fez e que o Braga fez uma boa troca ao trocar o Jesualdo pelo Carvalhal , tens obviamente direito a isso , mas eu discordo totalmente. Foram duas escolhas totalmente erradas e os resultados ate agora provam isso.

... Apesar de terem maior poder financeiro, que as equipas comuns, não creio que a culpa seja inteiramente por culpa de um treinador, pelos aspectos que referi a cima.

Um abraço

ermmm… estava meramente a reportar-me a presente epoca, se achas que a escolha do Montenegrino que o Booavista fez e que o Braga fez uma boa troca ao trocar o Jesualdo pelo Carvalhal , tens obviamente direito a isso , mas eu discordo totalmente. Foram duas escolhas totalmente erradas e os resultados ate agora provam isso.

Eu quando respondi ao teu tópico, onde disses que a escolha desastrosa de treinadores dita o afastamente do Braga e Boavista dos titulos, eu referi toda alguma da recente história dos clubes, revelando que no Braga o problema não foi o treinador, aliás se não fosse o Jesualdo, não seriam o que são, não comentei os treinadores actuais em lado nenhum

Gostava que me disseses onde é que eu refiro que a troca pelo Carvalhal foi boa e onde é que eu disse que a compra do treinador estrangeiro do Boavista foi boa?

Ainda é muito cedo para analisar a competitividade da epoca.

Agora, não concordo quando falam que a tendência é para os pequenos se afundarem. É exactamente o contrário. Já lá foi o tempo em que as equipas entravam em Alvalade ou na luz, pensando que 2-0 ou 3-0 não era um mau resultado.

Quanto ao Boavista é o mais forte candidato a ser o próximo clube histórico a desaparecer. :idea:

... Gostava que me disseses onde é que eu refiro que a troca pelo Carvalhal foi boa e onde é que eu disse que a compra do treinador estrangeiro do Boavista foi boa?

em lado nenhum.

Um clube Historico Portugues que esta rapidamente a afundar-se no abismo e o Belenenses,o ano passado nao desceram pelas ilegalidades do Gil Vicente,se isso nao tivesse ocorrido…

... Gostava que me disseses onde é que eu refiro que a troca pelo Carvalhal foi boa e onde é que eu disse que a compra do treinador estrangeiro do Boavista foi boa?

em lado nenhum.

:smiley: :wink:

:arrow: