Vem esta conversa a propósito de algo que li num tópico aqui do fórum em que se comentava a última época em que fomos campeões.
Estou farto, fartinho de levar com a lampionagem e a tripeirice (principalmente estes últimos que não têm moral nenhuma) a cada vez que nos queixamos da arbitragem trazerem à baila os penaltys que nos foram atribuídos nesse magnífico ano.
Eu lembro-me bem que de facto foram assinalados muitos, mas também me lembro que muitos mais ficaram por assinalar(o mesmo comentava um colega aqui do fórum no tópico que referi no início). Poucos foram assinalados incorrectamente. Mas aquela gente só olha para os números: 17 penaltys e insistem que fomos escandalosamente beneficiados.
Será que não há uma maneira de recuperar as crónicas publicadas nos jornais sobre as arbitragens de todos os jogos nesse ano? Ou mesmo aquela rubrica de um dos pasquins chamada Liga da Verdade, ou um Tribunal d’O Jogo ou algo assim para esfregarmos nas fuças dessa gente (de preferencia que dê para enviar por mail).
Era um bom serviço que se prestava a cada Sportinguista que, como eu, está farto de ouvir essa história que a borregagem insiste em trazer à baila.
Alguém guarda este tipo de recortes? Existe alguma fonte online? alguma biblioteca que os tenha? Alguém sabe de algo assim?
Um grande abraço e desculpem o desabafo (e eventualmente o local impróprio para expor o tópico)
gente que vem com essa conversa de “eia, tanto penálti, vocês foram levados ao colo”, terá necessariamente que ser tão estúpida que nem que lhes enfiasses as crónicas todas no cérebro pelo nariz acima elas iam mudar de conversa, portanto o que eu faria era simplesmente ignorar essas pessoas e deixá-las a falar sozinhas.
Sou obrigado a dar-te razão, mas ainda assim se tivessemos as crónicas só eram cegos se quisessem. Mas realmente o maior cego é aquele que não quer ver e é definitivamente esse o caso.
Ficava ainda assim muito agradecido se pudessemos recuperar essas crónicas sobre o trabalho da arbitragem em cada jogo. Isso mesmo tendo em conta a parcialidade dos analistas dos pasquins (que mesmo assim são menos parciais que os responsáveis pelas avaliações da arbitragem para a Liga de Clubes).
Tb gostava. Tal como gostava de ter o video que provasse que existe fora de jogo do maciel, naquele lance da bola defendida já dentro da baliza pelo ricardo, enfim era a maneira de os calados…
eu pessoalmente é recordar-lhes o ano da quase bola de prata do simulão, aí sim, em 18 golos, quase todos de livre e penaltis fabricados…
Parece estar adiantado mas não tenho a cerza , o campo está inclinado na imagem e logo a linha de fora de jogo também estará, se tiver em fora de jogo por “um pé” é muito, em caso de dúvida já se sabe quais são as indicações.
O que agente podia começar a fazer era a contabilização dos erros a favor e contra de uma forma séria, não só dos nossos como dos nossos concorrentes, possivelmente no tópico das outras esquipas e selecções, e ficariamos possivelmente surpreendidos com os resultados.
Conversa de que somos prejudicados sem ter em conta o que acontece com os outros e os jogos em que somos beneficiados é bonito de se dizer mas é errado e leva a conclusões que de nada valem.
Por muito que consigas provar que apenas 5 penaltis dos 17 foram mal assinalados e que ficaram por marcar a favor do Sporting um número de penaltis superior a esse, eles continuarão sempre a dizer que o Sporting foi levado ao colo.
Quanto a esse lance do Sporting-Leiria, parece-me que o momento do passe é muito ligeiramente antes dessa imagem. Repara na posiçao do Maciel. Ele esta a virar porque estava a correr em direcção à sua propria baliza. Tenho noçao que o fora de jogo era mais marcado, nao deixava duvidas. Dois ou tres decimos de segundo sao o suficiente para o fora de jogo ser indiscutível, ainda que mesmo que o momento exacto do passe seja esse registado pela imagem, parece efectivamente haver fora de jogo.
Segundo o jornal o jogo nesse ano do titulo, ficaram por marcar 15 penaltys a favor do sporting!!
E num desses jogos,como sportinguista que me orgulho de ser ,nao me posso esquecer do jogo Sporting-Braga, aos 25 minutos ja estavamos a ganhar por 2-0 com uma das melhores exibicoes, 2 penaltys ficaram por marcar, e o arbitro marcou um contra o sporting que nao existe!!
O jogo acabou empatado 2-2, Alguem se recorda?
E quem era o arbitro, era o Augusto Duarte de Braga que acabaria por ser condenado pelo apito dourado, no celebre encontro em casa do Pinto da Costa!!
Alguem se lembra desta jogo?
Um bom sportinguista nunca se deveria de esquecer, deste jogo, porque de facto a primeira parte foi uma exibicao de gala, onde dava gosto ver jogar o Sporting, mas depois o campo comecou a ficar inclinado!!
A melhor maneira de os calares é dizendo-lhes para enumerarem e identificarem todos esses penaltys escandalosos. Provavelmente só se vão lembrar do mergulho do Jardel no galinheiro e tu então respondes-lhes com todos os penaltys que ficaram por assinalar a nosso favor. Eu pessoalmente não me lembro de nenhum em particular e também já deixei de coleccionar jornais há muitos anos, por isso não posso ajudar.
Mas como acaba de se ver pelo post anterior, há muitos casos por onde pegar, portanto é apenas uma questão de pesquisar. O penalty de que falou o lcustodio parece-me um bom exemplo.
lembro nesse ano que foi feito no fim do campeonato um “estudo” sobre os penalty bem marcados, mal marcados e os por assinalar… e o sporting ainda saia prejudicado. Essa é que é essa…
Começo a ter esperança de alguém arranjar alguma cópia de um desses artigos que analisam a questão dos penalty nessa época. De preferência redigido por alguém sem conotação com o Sporting. A propósito de roubos de igreja, desse jogo com o Sp. Braga e de como nunca os devemos esquecer, lembro-me muito bem de ir ver os jogos a Alvalade na Década de 90 que foi quando me lembro de os roubos serem mais escandalosos, em que o FC Porto com uma equipa de caceteiros perna de pau ganhava campeonatos com golos estranhíssimos de penalty nos ultimos minutos de metade dos jogos. Cheguei, por mais que uma vez, a ouvir o estádio de Alvalade em couro a gritar “Invasão, Invasão”, as redes a abanarem quase ao limite e a polícia em pânico. Eram tão óbvios e frequentes os roubos que já desde aí toda a gente sabia bem o que se passava nos bastidores da Arbitragem, basta lembrarem-se do que disse o Santana Lopes já no final dessa fase, sabia até onde os encontros para os subornos decorriam. Foi uma pena o apito dourado não existir na altura. Os roubos continuam mas nunca vi nada como o final dos 80’s e toda a década de 90.
Gostava de pelo menos poder encontrar os artigos dessa temporada em que fomos campeões. Orgulho-me muito dos princípios por que se norteia o meu clube
Também já levei com isso de, ah o Jardel andava dopado, ah marcaram-vos penalties até dizer chega…mas todos eles esquecem-se que acabaram em 3º e 4º (respectivamente) :lol: :lol: :lol:
Aquele em que o Jardel foi agarrado pela cintura e deitado ao chão em plena área do Boavista e o árbitro mandou seguir e depois anularam um golo limpo ao Niculae? Se for esse, recordo-me. O Jaime Pacheco foi expulso por protestar (se calhar perguntou ao árbitro “então, só roubas isso? estás a faltar ao combinado”) e a caminho dos balneários ainda começou a provocar os adeptos do Sporting passando a mão pela manga, onde costuma estar o escudo de campeão, como quem diz “os campeões somos nós”. No dia seguinte a Bola trazia a foto da falta sobre o Jardel, salvo erro na primeira página, perguntando-se como fora possível o árbitro não marcar o penalty. Acabou por ser uma vitória sofrida, mas justa e, como se costuma dizer, “contra 14”.
Também me lembro dum penalty não marcado sobre o Iordanov num jogo com o Rio Ave em que o Iorda finta o guarda-redes e este, já no chão, estica o braço e derruba-o, agarrando-o pelo tornozelo. Foi outro roubo escandaloso.
Há outro pormaior nesse ano dos 17 penaltis… contem quantos desses 17 penaltis foram marcados quando já estávamos a ganhar por 2 ou 3 de diferença. Muitos não teriam influência na atribuição dos pontos caso não fossem marcados.
Esse jogo julgo que foi em Alvalade (e que grande gozo me deu ganhar assim). O Alan está a referir-se a um no Bessa, um ano ou dois depois, com o Fernando Santos ao leme. O Sporting perdeu 2-1 depois de estar a ganhar, tendo os golos do Boavista chegado depois de o Paixão expulsar o Rui Jorge e o Barbosa. À custa da brincadeira perdemos o 2º lugar e o acesso à Champions.
Este tópico faz tanto sentido quando um tópico idêntico no fórum do FC Porto a dizer que têm de lutar contra tudo e contra todos porque são habitualmente roubados. Eles também acham que têm razão, assim como nós.
A arbitragem é sempre uma questão polémica e que nunca há-de reunir consenso.
Da mesma forma que o Sporting ganhou o último campeonato porque foi muito melhor que a concorrência e inclusive foi mais prejudicado que beneficiado, também o Benfica em 2004-05 foi roubado de forma escandalosa na primeira metade da época (lembro-me eu e lembro-me bem, inclusive de 3 jogos consecutivos a perder pontos por sofrerem golos em fora de jogo) e no entanto a maioria de vós acha que eles foram levados escandalosamente até ao título porque foram beneficiados na última meia dúzia de jogos com faltas e penaltis inventados.
Baseando-me apenas e só na generalidade das análises da imprensa às arbitragens, posso dizer que efectivamente foi roubado um campeonato ao Sporting há 2 anos. E não foi apenas pelo golo sofrido com a mão, foi por um conjunto de 3-4 jogos em que perderam pontos por erros grosseiros da arbitragem.