O 2º lugar e a melhor década de sempre na Europa

O Sporting conseguiu pela 14ª terceira vez garantir a presença na competição principal da UEFA algo de inédito no nosso clube. Na realidade antes de 2007/2008 só no início da década de sessenta, quando ainda jogavam os cinco violinos, o Sporting se tinha qualificado duas vezes seguidas para a TC/LC.
A participação de 2008/2009 tem ainda o aliciante de podermos entrar para o 2º pote da LC, ou seja estarmos num grupo em que duas das equipas têm uma cotação inferior à nossa, o que em teoria nos coloca como favoritos para passar aos quartos-final.
Nesta década já conseguimos quatro qualificações para LC, o que juntando à presença na final da taça UEFA, faz desta época a melhor década de sempre na Europa. Finalmente o Sporting está a fazer o caminho que o Benfica fez na década de 60, e o Porto fez na década de 90, estar sempre entre os maiores. Nunca o Sporting esteve tão próximo de concretizar o sonho do seu fundador o de ser “um cube tão grande como os maiores da Europa”. O caminho ainda é longo mas pelo menos agora estamos a trilha-lo com calma e sem sobressaltos.
Segue-se a lista de participações do SCP na principal prova da UEFA:

1955/56
1958/59
1961/62
1962/63
1966767
1970/71
1974/75
1980/81
1982/83
1997/98
2000/01
2002/03
2005/06
2007/2008
2008/2009

Compreendo a intenção, mas estás a misturar acessos à principal prova como campeão (até durante uma época em que só ia este) e como 2º .

Mesmo discordando de uma série de situações e leituras sobre a situação, tenho que considerar positivo a constância com que o Sporting tem conseguido estar nesta prova, até porque forçosamente obriga os adversários que ficam abaixo a um esforço maior a todos os niveis

Se, nalguns casos, tem sido por mérito próprio ou demérito dos adversários já é outra conversa…

eu so fico triste com a “festa” que andamos a fazer por termos ficado em apenas 2º lugar dps de uma epoca mt ma no campeonato

onde anda a nossa ambiçao??

Melhores que os violinos. :victory:

Não podes comparar uma época em que só o Campeão tinha entrada na Taça dos Campeões com a situação desde 2005/6 em que mesmo o 3º classificado só precisa de passar uma pré-eliminatória para lá ir. Só havendo três grandes em Portugal, estar presente na LC nestas três épocas era só uma questão de não ser demasiado incompetente. Nada a ver com o domínio interno do Benfica dos anos 60 e 70 e o Porto dos anos 90 (e actual), portanto.

Agora, se conseguirmos a qualificação directa para o ano, aí sim, vale a pena ir festejar. :wink:

:clap: faço minhas cada uma das tuas palavras :clap:…é este o SPORTING que queremos e acreditamos? Um clube que contente com o segundo lugar?

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, POR CIMA DE TUDO E TODOS QUERO O SPORTING EM PRIMEIRO.

Com este treinador, estes jogadores e esta direcção para o ano estamos aqui a festejar a ida á taça UEFA (se não for à Intertoto).

Será que vale a pena ser do Sporting se este passar a ser um clube que luta para ficar em segundo?

Concordo, hoje estava a falar com um lampiurso que foi lá ontem e disse que os sócios do enfica fizeram a hola, deviam estar contentes com o 4º lugar :lol:

:arrow:
É exactamente isto, e sim para o ano a entrada directa vale a pena festejar.

Claro que o grande objectivo do Sporting tem que ser o título nacional e não o segundo lugar. Chegar à LC em segundo é mais fácil do que ser campeão, mas também já aconteceu sermos campeões e não chegarmos à LC.
Mas é muito muito importante jogar na Champions, graças a a estar na LC o Sporting está a habituar-se a jogar todos os anos com clubes como o Inter, Bayern, Manchester, Roma, etc.
É nestes jogos que a equipa se agiganta. A jogar com o Paços de Ferreira ou com o Nacional não se aprende nada.
Nas décadas de 80 e 90 era raro ganharmos ao Porto e ao Benfica, em termos competitivos estávamos a léguas dos nossos rivais, entrávamos nesses jogos já derrotados. Isso tem mudado nos últimos tempos, para mim essa mudança tem tudo a ver com as presenças na LC. Agora batemos-nos de igual para igual com os melhores da Europa por isso nenhuma equipa portuguesa nos mete medo.

Sem dúvida que a qualificação directa no próximo ano é muito mais saborosa!

Para ja ficamos assim…

Pot 1:

Chelsea
Liverpool (terceira pre-eleminatoria)
Barcelona (terceira pre-eleminatoria)
Manchester United
Arsenal (terceira pre-eleminatoria)
Ol. Lyon
Internazionale
(uma vaga)

Pot 2:

Bayern
PSV
Villareal
Roma
Porto
Werder Bremen (terceira pre-eleminatoria)
SPORTING
(uma vaga)

Pot 3:

Juventus (terceira pre-eleminatoria)
Steua (terceira pre-eleminatoria)
Zenit
Panathinaikos (segunda pre-eleminatoria)
Bordeaux
(3 vagas)

Pot 4:

Olympiakos (terceira pre-eleminatoria)
Fenerbahçe (segunda pre-eleminatoria)
Shakhtar (segunda pre-eleminatoria)
Anderlecht (segunda pre-eleminatoria)
Cluj
(3 vagas)

Unknown: min max coef.

Real Madrid Esp 2 1 93.837
Schalke 04 () Ger 3 2 67.078
Glasgow Rangers (
) Sco 3 2 >66.013
Celtic (
*) Sco 4 3 >52.013
FC Basel ** Sui 4 3 51.993
CL4 Ita 4 1 40.934 -119.934
CL-QR3 *** 4 3 >40.272 - 63.380

Estamos no Pote 2!!!

Para o ano nao nos escapa :exclaim:

eliminatória

Curiosamente, é nesses jogos que a equipa se torna anã, e perde pontos que a impedem de ser campeã!

Tudo a puxar pelo Zenit na Final da UEFA e pela Fiorentina na ultima jornada.
Giro era jogarmos contra o Panathinaikos (Pesudo).

Eu não vejo aqui grandes motivos de alegria! Compara-se alhos com bogalhos…

Aliás, eu só festejo uma entrada directa na Champions se o fizermos na próxima temporada… Tudo o resto é uma treta!

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Ora tudo dito

Essa consistencia tem mais a ver com o amadorismo que entrou no Benfica desde 92 do que com outra coisa.

Isso é td mt bonito mas a champions devia ser consequência do 1º e não do 2º lugar!

Acho que nem “8” nem “80”, é verdade que nesta década tem sido mais fácil ir à LC, com a qualificação directa do 2º classificado, mas tambem é verdade que se na década de 90 houvesse essa qualificação directa do 2º lugar, teriamos ido à LC … 2 vezes e na década 80 … 3 vezes. Nesta década que ainda não acabou, já é a 5ª vez. Claro que para alguns não tem havido progresso, ou é demérito dos outros. Eu só ainda não percebi porque na década de 80 e 90 o mérito era dos outros e não o demérito que era nosso …