O FC Porto vai ficar com 70 por cento do passe de João Moutinho e cede a Alvalade Nuno André Coelho, apurou a TSF.
Nuno André Coelho, defesa central de 24 anos, é um jovem da formação do FC Porto que já foi emprestado a clubes como o Estrela da Amadora, mas que no passado fez parte do plantel dos “dragões”.
A agência Lusa tinha avançado que os dirigentes do Sporting e do FC Porto estiveram reunidos de madrugada para ultimar os detalhes da transferência do jogador.
[hr]
Nome completo Nuno André da Silva Coelho
Data de nasc. 7 de Janeiro de 1986 (24 anos)
Local de nasc. Paço de Sousa, Portugal
Altura 1,90
Peso 85 kg
Pé Destro
Informações profissionais
Clube atual Portugal FC Porto
Número 18
Posição Defesa central
[hr]
Reportagem sobre Nuno Coelho na Academia de Talentos;
NO próximo nome desta lista poderá muito bem ser o de Nuno André Coelho, conhecido no mundo profissional da bola por estes três nomes para não ser confundido com o outro Nuno Coelho, futebolista promissor do meio-campo das escolas do FC Porto. Apesar de estar emprestado actualmente ao Estrela da Amadora, condição na qual tem actuado nas últimas temporadas, Nuno André Coelho viu o seu trabalho e potencial reconhecido pelos dirigentes portistas quando foi convidado a renovar contrato há poucos meses, num claro voto de confiança no seu valor.
Apesar de se ter iniciado nos escalões jovens do Penafiel, Nuno André Coelho terminou a sua formação de futebolista no FC Porto, que mostrou mais uma vez estar atento aos promissores jovens talentos, onde se manteve até à época de 2005/2006. Contudo, na época anterior, ainda com idade de júnior, o jovem defesa-central actuara já na Segunda Divisão B ao serviço da extinta equipa secundária do FC Porto.
Nessa primeira experiência nos escalões profissionais, Nuno André Coelho demonstrou logo enorme potencial, aliado a uma maturidade invulgar para um jogador tão jovem. A titularidade assumida desde logo no FC Porto B fez com que não viesse a terminar a temporada seguinte de dragão ao peito: o Maia, da Divisão de Honra, demonstrou interesse no promissor defesa-central e os responsáveis portistas viram aí a oportunidade ideal para Nuno André Coelho dar o salto para um campeonato mais competitivo, acelerando a sua evolução.
Na época seguinte, Nuno André Coelho viria a dar outro salto, desta vez para o estrangeiro. O destino foram os belgas do Standard de Liége, onde viria a ser treinado pelo bem conhecido dos portugueses, Michel Preud’Homme, antigo ídolo da baliza do Benfica, que a meio da temporada substituira o técnico Johan Boskamp. O jovem defesa-central aumentava assim o contingente luso, formado por Ricardo Sá Pinto, Rogério Matias, Sérgio Conceição e Areias, numa época em que o clube belga havia apostado forte no mercado português.
Pela primeira vez, Nuno André Coelho não pegaria de estaca na equipa, acusando o salto que havia dado. Além disso, o início de temporada conturbado do Standard de Liége também não contribuiu para uma afirmação estável do jovem futebolista português, que, juntamente com os compatriotas Areias e Rogério Matias, nunca chegaram a convencer o técnico belga, terminando a época com poucos jogos oficiais registados.
Nuno André Coelho acabaria por voltar ao clube de origem, o FC Porto, uma vez que o defesa-central não entrava nas contas de Michel Preud’Homme para a temporada seguinte, onde os belgas conseguiriam mesmo alcançar o tão desejado título belga. Assim, de regresso ao Porto, o jovem jogador acabaria novamente por ser emprestado. E, mais uma vez, a um clube da Divisão de Honra: o Portimonense.
Apesar de ser um jovem a quem a última época não havia corrido de feição, o técnico do Portimonense, Vítor Pontes, conhecia o valor de Nuno André Coelho. Afinal de contas, não era por acaso que o jovem jogador era um dos titulares indiscutíveis no centro da defesa da selecção portuguesa de Esperanças, tendo sido um dos convocados de José Couceiro para o conceituado Torneio de Toulon e para o Campeonato do Mundo de Sub-20, no Canadá, no ano passado.
Nuno André Coelho é um defesa-central poderoso, com grande capacidade de choque, mas que também sabe jogar em antecipação. Além disso, é um líder nato que se impõe em campo, um daqueles jogadores que os treinadores muito apreciam por se tornarem numa extensão do técnico dentro das quatro linhas. Por isso, não foi de admirar que Nuno André Coelho ganhasse rapidamente a confiança de Vítor Pontes na equipa titular do Portimonense.
Depois da boa época em Portimão, os responsáveis do FC Porto viriam então a demonstrar a sua confiança no jovem jogador, renovando-lhe o contrato que chegava ao fim em 2009. Apesar de pretenderem emprestá-lo mais um ano, uma vez que não teria grandes chances de actuar na equipa principal dos dragões, tapado pelas referências indiscutíveis de Pedro Emanuel e Bruno Alves, os dirigentes portistas mostraram com este acto que contam com o promissor futebolista para o futuro.
Os primeiros rumores indicavam que o destino de Nuno André Coelho deveria passar pelo Belenenses, como compensação pelo negócio do também defesa-central Rolando, que se mudou recentemente para o FC Porto. Contudo, essa possibilidade não se viria a confirmar e Nuno André Coelho acabou por assinar até ao final da época com o Estrela da Amadora, apesar de haver uma proposta de Espanha, como confidenciou publicamente o próprio jogador. Contudo, talvez escaldado pela anterior experiência no estrangeiro, Nuno André Coelho preferiu optar pelo clube da Reboleira e continuar em Portugal.
Nuno André Coelho irá assim estrear-se na principal liga do nosso futebol, depois da aventura menos bem sucedida na Bélgica e das passagens pelos campeonatos nacionais secundários. Segundo o próprio, esta será a oportunidade ideal para se afirmar em Portugal e cimentar o seu estatuto de internacional, uma vez que até agora era maioritariamente conhecido pelos adeptos nacionais através dos jogos da Selecção.
No Estrela da Amadora, o promissor futebolista enfrenta a concorrência apertada de jogadores experientes como Hugo Carreira por um lugar no centro da defesa amadorense. Contudo, se conseguir ganhar a confiança do jovem técnico Lito Vidigal e demonstrar todo o seu potencial, Nuno André Pinto conseguirá, certamente, atingir os seus objectivos. E na temporada seguinte, com o provável abandono dos relvados do capitão do FC Porto, Pedro Emanuel, quem sabe se não recairá nele a aposta para ocupar a vaga no plantel portista.
Nome: Nuno André da Silva Coelho.
Data de Nascimento: 7 de Janeiro de 1986 (24 anos).
Naturalidade: Paço de Sousa, Portugal.
Posição: Defesa-central.
Altura: 1,92m.
Peso: 83kg.
Clubes: FC Porto B, Maia, Standard de Liége, Portimonense, Estrela da Amadora.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=ONWkt1CJ5Uw[/youtube]