Numero telefone estranho

Boa noite,

Meu pai estes dias, vem me perguntar se conhecia o indicativo +245. Eu na hora não soube mas graças ao google, rapidamente descobri que era de Guine Bissau! Meu pai ainda mais confuso ficou.

Pelos vistos, anda a receber chamadas, sempre de numeros diferentes (ele faz questão de anotar os numeros todos em papel) e ja agora, e ainda bem se calhar sei la, nunca atendeu as chamadas por achar aquilo duvidoso.

Sera alguma tentativa de fraud, de busca de informação pessoal/privado ? Ando com esta pulga atras da orelha desde que me contou.

Saudações Leoninas :fist:

é burla…diz ao teu pai para não atender nem ligar para esses numeros internacionais

Também já me aconteceu
Da Argélia e do raio que os parta

Sendo um PALOP, pode ser alguém a ligar por engano, julgando que está a ligar para um familiar. Mas sim, andam aí vagas de wangiri (burla que consiste em forçar a que ligues de volta) com origem sobretudo em África e Europa de Leste. Nunca liguem de volta para números que não conheçam, sobretudo internacionais. Conselho das operadoras.

vai ao site sync.me e descobres, à partida, de quem é o numero

Também há aplicações que o fazem. Aliás, a minha versão do Android já tem algo embutido que permite mais infos sobre os números.

Ha casos onde dao um toque e esperam que lhes liguem de onde depois 'e debitado 'a conta.
Aqueles que tenham contracto e nao pre-pago depois recebem uma conta engracada.

Tive um amigo a queixar-se exatamente do mesmo: chamadas constantes oriundas da Guiné Bissau.

Há cerca de 4 anos atrás um amigo meu sócio recebeu uma carta de uma operadora com uma conta de 15 mil euros . Ele nem era cliente dessa operadora (que queriam que pagasse na mesma ) e só resolveu o problema com um advogado. Quando foi apresentar queixa na PJ viu uma pilha de queixas. O inspector encarregue diz que forjam identidades falsas e tornam clientes com esses documentos. As contas aparecem em casa posteriormente. Cuidado com o facto de alguém pedir a identificação. Quase sempre é de países africanos (principalmente da Nigéria ) que acontecem essas tentativas .

Obrigado a todos pelas respostas, ja desconfiava que fosse algo do género. :beer:

Uma vez decidi responder a um daqueles e-mails para apanhar pessoal mais inocente.
Dizia que tinham um video meu gravado com a minha webcam e que se nao enviasse 2 mil euros iriam partilhar com os meus contactos.
Fiz um email alternativo (nao usem o vosso se nao metem o e-mail em todas as newsletters possiveis) e mandei um bocado de gozo.
Tipo isto