António de Sousa Duarte (45 anos) vai, através da sua empresa, a ADBD Comunicare, prestar assessoria ao Sporting. É aliás um leão de coração, sendo há vários anos sócio do clube.
Estará sob a alçada do presidente do conselho diretivo e passará a ser o rosto para a comunicação, designadamente do futebol. Foi jornalista durante quase duas décadas, tendo sido diretor de jornais e revistas.
Ao serviço da agência Lusa foi dos primeiros repórteres portugueses a entrar em Sarajevo durante a guerra da ex-Jugoslávia. É investigador e autor na área de Ciência Política, destacando-se as biografias de Salgueiro Maia e D. Manuel Martins, outras obras sobre o 25 de Abril e ainda um ensaio académico sobre a Revolução Social de 1383-85.
Lançou há dias uma obra de ficção, em coautoria com o romancista Francisco Moita Flores, sobre a máfia e o cinema. Dirige ainda uma Pós-Graduação na área da Comunicação e Informação.
Quem o conheça melhor que se pronuncie, eu não conheço! :arrow:
Post editado para conter a imagem de António Sousa Duarte. /Paracelsus
Ter sido repórter de guerra e ter escrito sobre a máfia, parece-me um excelente perfil :lol:
Agora a sério, não o conheço, mas ter obra publicada não é nada mau.
O mais importante é a sua rede de contactos na imprensa, nas direcções e nos homens do terreno.
Posso acrescentar isto sobre os jornais onde trabalhou (acho que estamos a falar da mesma pessoa): http://www.ancora-editora.pt/biografias/antoniodesousaduarte.htm
António de Sousa Duarte nasceu em Vendas Novas, Évora, em Abril de 1964. Frequentou Direito e é pós-graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Jornalista desde 1983, exerceu as funções de colaborador, redactor, editor, chefe-de-redacção e director, trabalhou no [b]Record, Tal & Qual, 24 horas, Lusitano, Diário de Lisboa, Expresso, Nova Gente, Visão e Agência Lusa[/b]. É professor universitário e administrador de um conjunto de empresas de consultoria de Comunicação e Relações Públicas.
Hoje considerado como um autor de referência no género da biografia é co-autor de uma série de documentários biográficos transmitidos pela RTP sobre Salgueiro Maia, D. Manuel Martins, António Aleixo e Ary dos Santos e autor das obras Salgueiro Maia. Um Homem da Liberdade (1995); Bósnia. Para Além do Impossível (1996); Bispo de Setúbal. A Vida de um Homem Plural (1997); e Confissões de 25 de Abril (1999).
Parece-me um espectro largo para alguém com 45 anos.
As suas primeiras intervenções públicas serão mais esclarecedoras.
Miguel Salema Garção tem a seu cargo a comunicação corporativa, as relações públicas, Sporting eventos, responsabilidade social e será também o porta-voz do clube.
O Salema não deverá ir embora porque ainda ontem foi dito que ele ia ser um dos membros da tal Comissão Executiva, precisamente com o pelouro da Comunicação.
Sendo assim parece que vai haver 2 homens-fortes para a comunicação.
Para quem queria emagrecer a estrutura organizativa, não está nada mal não senhor.
Coloquei a composição da Comissão Executiva no tópico do JEB, neste caso acho que António de Sousa Duarte será responsável pela comunicação do Futebol, pelo menos é o que entendo da notícia, assessoria e rosto da comunicação é o que diz na notícia que ele vai fazer! :arrow:
Não conheço a pessoa em questão, logo não irei fazer juízos de valor. Desejo-lhe no entanto, a maior sorte agora que entra nos quadros do Sporting e que possa fazer um bom trabalho. :arrow:
eu diria que:
o Salema está acima e tem funções mais vastas e no clube,
enquanto o Duarte e a sua empresa são os rostos da comunicação para o futebol.
Se for assim, espero que se entendam muito bem um com o outro e, claro, com JEB.
António Duarte será o rosto da comunicação, designadamente o futebol, estando sob a alçada do presidente do CD;
Miguel Salema Garção terá a seu cargo a comunicação corporativa, as relações públicas, Sporting eventos, responsabilidade social e será também o porta-voz do clube.
Concluo que Salema Garção deixará de ter funções relacionadas com o futebol.
Mais um tacho. Estamos a ir na direcção errada. Mais um a engordar a estrutura administrativa enquanto reforços para o futebol nada. Gostava de saber para que são necessárias tantas pessoas na comunicação? Arranjem mas é uma equipa campeã!
Tiraste-me as palavras da boca.
O Salema como tem sido um excelente profissional, com méritos extraordinários, um autentico insubstituivel no cargo de director de comunicação do Sporting, vá de o promover. Terá agora funções de maior responsabilidade e abrangência no clube, certamente a mamar um ordenado maior e melhores prémios de produtividade. É realmente fantástica esta diz que é uma espécie de meritocracia no Sporting!! ^-^ ^-^ :wall: :wall: Parece que o presidente mudou, mas os vicios continuam os mesmos!! :inde: :think: :shhh:
Quanto ao novo director, só espero que faça um bom trabalho. Tem a seu favor o ser Sportinguista, ter um passado como jornalista em varios orgãos de imprensa e um curriculo académico e bibliográfico bastante rico. Só espero é que não seja mais um a querer entrar no Sporting para tirar dividendos em prol da sua empresa!!!
O quê, ainda vão aqui? Mas alguém no seu perfeito juízo e sem sofrer do “síndrome do iluminado” (iluminado: que acredita em tudo o que lhe é pespegado pelos dirigentes do SCP) acreditou que Miguel Salema Garção (e já agora Pedro Afra) iam ser colocados de lado por JEB?
O melhor conselho que tenho para vos dar é: esqueçam, procurem a felicidade nas eventuais vitórias do futebol (aproveitem enquanto durar) e esqueçam mesmo a realidade tachista do clube que premeia a incompetência… eu já estou noutra e durmo bem mais descansado. 8)