Novo Regulamento de Quotas

Reformulação dos escalões de sócio:

Parece-me tudo bem… mas…

Que significa “*acesso e manutenção condicionado à aprovação do conselho directivo” dos sócios C e D?

Manutenção condicionada?

Dá a ideia de dois escalões precários sem estado definido. :inde:

Terá a ver com estares empregado ou não, rendimento anual, valor da reforma, etc, não sei se as condições já foram definidas pelo CD mas, julgo ter lido que os escalões em causa são uma espécie de resposta desta Direcção à crise que atravessamos.

Ilegibilidade? Não se consegue ler? Ou será Elegibilidade?

Ui… só agora é que vi… :shifty: Como é que um erro desses passa em claro por toda a gente até à tipografia…

“Manutenção” nesse caso implica que regularmente seja verificada a capacidade económica do sócio?

Se sim, parece-me um pouco invasivo…

Sim, segundo foi falado na AG, de 6 em 6 meses é validado se o sócio continua dentro dos requisitos para estar num desses 2 escalões

Se as condições de elegibilidade forem, entre outras, por exemplo, a condição laboral, é natural que haja uma esquema de controlo dessas condições, 6 meses parece-me razoável.

Isto já vinha a ser falado neste tópico: http://www.forumscp.com/index.php?topic=44228

E já agora deixo aqui a seguinte imagem:

(Cliquem na imagem)

Até dia 31 deste mês, os sócios Efectivos B (os que pagam 8€ por mês e os antigos correspondentes que pagam 55€ por ano) e os sócios reformados que pagam 2€ por mês, podem responder para optarem pela categoria que mais lhes convém, de acordo com o que está explicado nessa imagem.

Já recebi em casa, está muito bom e muito bem explicado.

Excelente e enorme orgulho.

RUI,

Contigo o SPORTING

É mais forte.

5 estrelas! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Existe alguma condição para se ser efectivo B?

Não.

As Categorias Efectivo A e B não têm qualquer restrição em termos de acesso, basta que a pessoa seja maior de idade (18 anos).

Então um efectivo A pode mudar para efectivo B?

Não, há aqui algo que não está bem e não são apenas os erros ortográficos.

Sempre fui sócio correspondente (passaram-me a Efectivo B em 2012) e, com o decorrer dos anos, as quotas foram naturalmente aumentando com o custo de vida: 40, 50, 55 euros. Ajustes à inflacção, compreensível.

Se morar longe deixa de ser suficiente e passa a ser necessário declarar o que se ganha ou o que se não ganha para fazer um favor ao clube, sob pena de se ser excluído, (depois de se ter votado nesta mesma direcção), algo não está justo.

Então agora tenho de passar a um novo escalão B e pagar mais 23 euros por ano (€78 no total) se quiser manter a minha privacidade?

Além de que que continuo a morar longe e a não poder usufruir de benefícios, o Sporting não é um hospital nem um transporte público. :menos:

Este escalão B, substituindo o anterior estatuto de “sócio correspondente”, limitado apenas a residentes a mais de 50kms de lisboa, foi criado e aprovado no mandato de Godinho Lopes.

O que se fez foi criar 2 novos escalões, precisamente para pessoas mais carenciadas. Ou seja criou-se aqui uma oportunidade, e não se empurrou ninguem para o B, pois essa era já anteriormente a unica alternativa mais barata, para os “não-carenciados”

Comprendo a situação que expões, e concordo com ela, mas só queria dizer que o que se deu foi um passo em frente, pequeno mas em frente :great: :beer:

:naughty:

Lendo ESTE documento (na situação descrita ao meio), concluo que os ex-sócios correspondentes que não optarem pelo escalão B (78€/ano) passam automaticamente a um novo escalão C, com eventual ajuste no nº de votos, a pagar 4€/mês (52€/ano) e sem nenhum “desconto”, pelo que não têm nunca de apresentar quaisquer documentos ou declarações.

Mais pormenores AQUI

tambem é a minha leitura do prospecto.
quem paga 55 euros, se nao comunicar passa automaticamente a 4 euros mes sem ter que provar nada.

Será que aprovação será só para novos socios?

Do que leio do prospecto que recebi não há duvida que quem está sócio por correspondência, paga actualmente 55€, pode caso assim o solicite passar a sócio de escalão B e passar a pagar 78€ Ano, ficando com regalias reforçadas, ou, caso não responda, passa ao escalão C, pagando 52€ Ano e mantendo as regalias atuais. Até aqui tudo bem, penso que está bem visto, embora tenha duvidas que isto aumente a receita do clube…

No entanto, ficando ficando no escalão C, não sei até que ponto mais tarde não seremos “incomodados” para mudar obrigatoriamente de escalão/preço, visto que existe realmente ali a nota de que este escalão é de acesso e manutenção reservada… Isto não me parece nada bem e lança desconfianças desnecessárias. Os sócios devem ser tratados com o máximo respeito e carinho, não com “ameaças”. Atenção, isto é o que leio do novo regulamento, pode não ser nada disto, mas se for não acho muito bem, mas pronto, à que seguir em frente.

Quanto ao acesso para novos sócios aos escalões C e D, caso se confirme que tal está condicionado à situação económica do aderente, parece-me um profundo absurdo. A criação destes escalões parece-me muito bem, no meu caso, por exemplo, se existisse a possibilidade de livre adesão a qualquer escalão, tinha já 3 familiares para aderir ao escalão D. Para adeptos que gostam do clube mas não vão ver mais que 2/1/0 jogos ano a Alvalade, moram muito longe e não podem/querem estar a gastar muito dinheiro “apenas” para ser sócio, não tirando disso benefícios, esta parece-me uma solução muito boa. Agora se tal estiver condicionado a situações económicas isso é uma barbaridade, um clube não é o estado para estar a consultar a vida das pessoas…

Em suma, acho que este novo regulamento merecia um esclarecimento mais cabal.

Sim, pode.
Mas já sabes que nesse caso a pessoa vai perder regalias: em número de votos, elegibilidade para órgãos sociais e em ofertas comerciais (no caso da Gamebox e bilhetes a preço de sócio, que na Categoria B só se pode comprar para a Bancada B).