Ah, agora percebo… É que eu via tanta vez tu a falares da Sonae e de algumas das suas empresas…
És jornalista?
Pelo que sei, quanto ao Público, parece que o design vai ser feito pelo escocês Mark Porter que trabahou e trabalha para a Wired e para o Guardian. Sei que para além da mudança de visual também haverão mudanças nos conteúdos e nos suplementos, etc.
Acho que o Público tem muito por onde melhorar, como por exemplo, nos suplementos e na opinião/colunistas/cronistas. Nesta última parte creio que têm um dos maiores, o Vasco Pulido Valente, e tem a Maria Filomena Mónica (gosto dela), o Eduardo Prado Coelho (que não gosto dele, mas que conta umas estórias engraçadas) e o Eduardo Cintra Torres (gosto das bojardas dele).
Mas acho que necessita de mais gente independente que não esteja ligada a partidos, que sejam Cronistas na verdadeira acepção da palavra, autênticos estilistas… Portugueses as grandes contratações seriam o Miguel Esteves Cardoso, o João Pereira Coutinho, Alberto Gonçalves, Pedro Mexia, e Carla Hilário Quevedo. Depois podiam pedir a uns brasileiros (de que eu gosto muito de ler), e neste campo sugeria Diogo Mainardi e Millôr Fernandes. Depois num domínio mais das letras (podia ser bom para escrever num suplemento) podiam sempre ir buscar o Mário de Carvalho que tanto quanto sei há uns anos escreveu para o Público, sendo que já li algumas dessas coisas que ele escreveu e gostei bastante.
Mas isto é pouco. Há muito mais gente muito boa neste capítulo. Os grandes jornais de referência lá de fora não têm ninguém ligado aos partidos a escrever. As grandes colunas são assinadas por pessoas independentes que fazem da crónica não um espaço de confissão, vinganças, e sururus políticos, não um espaço de trabalho partidário, mas sim um espaço de arte, de estilo e de liberdade. Só cá em Portugal é que se vêem os espaços de opinião preenchidos por políticos. Que nojo! Como se já não fosse mais do que entediante ter que os aturar diariamente na televisão, na Assembleia, na nossa vida, etc.