Novo modelo da LC

Li que foi aprovado um novo modelo da LC patrocinado por Platini e que penaliza os Clubes portugueses.

Alguém conhece os pormenores e pode colocá-los aqui?

Está tudo bem explicado no blog Quatro Quatro Dois:

As alterações ao modelo da Champions League ontem anunciadas pela UEFA podem significar o fim da classe média também no futebol. Para beneficiar os pequenos sem deixar de agradar aos grandes, Platini acaba por prejudicar todos os que estão no meio, como é o caso de Portugal, que dificilmente voltará a ter três equipas na fase de grupos.

A principal mudança está no acesso directo, que passa a abranger 22 clubes em vez de 15. Quem são os novos? São o campeão em título, os terceiros classificados dos três primeiros países do ranking (actualmente Espanha, Inglaterra e Itália) e os campeões do 10º, 11º, e 12º (actualmente Ucrânia, Escócia e Turquia). Se o campeão em título for um dos 21 qualificados, entra o campeão do 13º (Rep. Checa).

Ou seja, os três mais poderosos passam a garantir um terceiro representante, sem necessidade de pré-eliminatória, hoje obrigatória.

Mas há mais: relativamente às outras 10 vagas, os não-campeões dos países 1 a 15 do ranking disputam 5 lugares entre si e os campeões dos países 13 a 53 lutam pelos restantes.

Com este formato, em Agosto, o Benfica teria disputado a segunda pré-eliminatória com um de entre Ajax, AEK, Spartak Moscovo, Steaua, Rangers, Genk, Shakhtar Donetsk, Slavia ou Besiktas e se passasse iria jogar pelo acesso com Valência, Milan, Arsenal, Toulouse ou Werder Bremen.

(…)

Estamos tramados… Para Portugal, a Champions vai passar a ser uma liga mesmo para Campeões.

que graaaaaande tanga, a aparir do proximo ano os grandes clubes europeus vao andar a dar goleadas atras de goleadas na champs, vai ser mais dificil a classificaçao para a LC do que propriamente a LC ^-^

Por um lado, parece-me justo que os não-campeões tenham acesso mais dificultado e que se dêem hipóteses de participação aos campeões dos países mais pequenos. Afinal, é suposto ser a Liga dos Campeões. E até clarifica as coisas: acaba-se a palhaçada de se achar que dois 2ºs lugares valem mais que um título e um terceiro.

Mas por outro, acho que o kovacevic do 4-4-2 tem razão: os clubes dos países médios - os únicos que conseguiam ainda fazer frente de vez em quando aos clubes do Bando dos Três (Inglaterra, Espanha e Itália) - levam um sério golpe na sua competitividade, já que terão uma participação muito mais incerta, e, logo, um acesso muito mais irregular ao nível competitivo e às receitas da Liga dos Campeões. Na prática, isto pode é resultar num fosso ainda maior entre a elite do Bando dos Três e os outros todos - exactamente aquilo que é mais importante combater neste momento. Má decisão, portanto.

Quanto a nós, há um bom remédio: sermos campeões em 2008/09.

E que e mesmo isso, porque tendo em conta a tradicional fraca prestacao Eurpoeia do SPorting nunca nos vamos safar se nao for dessa maneira… Hmm… tempos Europeus dificeis avizinham-se…

Não acho que seja assim como vocês estão a dizer. O problema de Portugal é se perder o seu 6º lugar, e não esta alteração. Vejamos:

HOJE - 32 equipas na fase de grupos
9 campeões
6 vice-campeões
1 actual campeão da CL
16 da pré-eliminatória

FUTURO - mesmas 32 equipas
12 campeões
6 vice campeões
1 campeão da CL
10 da pré-eliminatória

Ou seja, Portugal vai continuar a ter o seu campeão e outra equipa, que não perderemos caso fiquemos nas 6 primeiras posições, mas se perdermos o 6º teriamos menos 1 equipa directa no modelo actual…

Em contrapartida, nas pré-eliminatórias as nossas equipas subirão no ranking e terão menos 3+3 equipas fortes. Se este ano isto já estivesse em vigor, o fifica seria na mesma cabeça de série, embora agora passem menos equipas, apenas 10 em vez de 16. Mas, ou têm capacidade para estar na CL, ou não têm…

ó alemid entao mas se Italia Espanha e Inglaterra vao por 3 clubes directamente na LC, so se estou a perceber mal mas olha aqui

Ou seja, os três mais poderosos passam a garantir um terceiro representante, sem necessidade de pré-eliminatória, hoje obrigatória.

neste caso as vagas ficam muito menos, vamos dar por nos a lutar com sevilhas, romas’s,… para entrar na LC :shifty:

O problema como diz e muito bem o alemid será perder o 6º lugar no ranking e está praticamente perdido.

Mas neste sistema o Sporting de Boloni não teria tido a necessidade de fazer uma pré eliminatoria que perdeu, numa altura em que Portugal estava salvo erro em 9º lugar do ranking.

Mas as pré eliminatorias vão ficar mais dificeis, isso vão