Nova Expressão já controla quase 10% do capital do Sporting

A agência de meios Nova Expressão voltou a aumentar a posição no capital da SAD do Sporting, detendo agora uma participação de 9,33%. Jornal de Negócios Online negocios@mediafin.pt

A agência de meios Nova Expressão voltou a aumentar a posição no capital da SAD do Sporting, detendo agora uma participação de 9,33%.

Num comunicado a Nova expressão adianta que comprou 542 mil acções da SAD leonina, equivalente a 2,581% do capital. Esta compra resultou de 2 operações fora da Bolsa, no dia 31 de Janeiro de 2008 e no dia 8 de Fevereiro de 2008, de 520.000 acções e de 22.000 acções respectivamente.

No total, directa e indirectamente, a Nova Expressão detém já 1,96 milhões de acções da SAD do Sporting, que representam 9,33% do capital da SAD.

A companhia detida por Pedro de Almeida Teles Baltazar, no início deste ano, tinha reforçado a sua posição para 6,2%.

Mais um reforço do capital por parte da Nova Expressão…e sem necessidade do estádio e da Academia passarem para a SAD.

Já tem quase tanto como o Gilmar Veloz

Tendo em conta o quadro que deixo abaixo do R&C semestral deste ano, seria interessante saber a quem é que a NovaExpressão comprou as accões… eu aposto na Orey do First Portuguese Players Fund mas gostava realmente de saber:

troquem lá por miúdos.

Não há muito mais a dizer, a NovaExpressão adquiriu 542 000 accões da Sporting SAD, passando de 1 286 000 de accões para 1 828 000 accões (correspondentes a 8,705% das accões)… logicamente que as comprou a alguém (Sporting SGPS, Orey ou Sportinveste).

Há vários outros accionistas. A esposa do Sr. Lima de Carvalho, por exemplo, que recebeu 200.000 acções como parte do pagamento dos estudos de mercado que fez para o negócio da venda do património.

Se o que apresentas é verdade, e acredito piamente que sim e representa cerca de 98% dos direitos de voto, e se me permitem a piada, o Joao_Faria melhor em estar calado, que andar a atirar larachas que não correspondem à realidade.

Mas pronto, lá me fizeste ir à procura do R&C do ano que passou…

R&C anual 2006/07

R&C semestral 2007/08

Ora, é fácil perceber que a NovaExpressão tem vindo a comprar accões à Sporting SGPS, que contava com 60% das accões a época passada e conta agora paenas com 52% das accões… pode-se especular que esta venda é um pouco aquilo que os dirigentes queriam fazer com o Estádio e Academia até aos 50 ou 40% da SAD através da venda das accões da SGPS, mas isso deixo pra vocês :wink:

Essa parte deixa-me curioso… essas accões deveriam estar declaradas no R&C, mas não estão e não me lembro de alguma vez terem estado… bizarro :eh:

Dados da Nova Expressão: capital social € 700.000,00; facturação em 2007 de pouco mais de 15 milhões de euros. Estes investidores é que querem trazer para a SAD? ???

http://www.novaexpressao.pt/cgi-bin/index.asp

Para todos os efeitos é venda de património… Alguém me refresca a memória sobre o que é que a SGPS pode ou não vender ? Está ou não obrigada às mesmas regras do Sporting Clube ?

Além disso, sendo vendas feitas fora de bolsa, foram feitas por que valor ? Acho que se devem consultar as contas da SGPS e saber isso… mas infelizmente, nunca vi contas da SGPS… >:(

Estive a dar uma vista de olhos pelo Código de Valores Mobiliários e parece-me que só é necessário fazer reporte de participações acima de 2%, mas vou investigar melhor.

Outra coisa, alguém sabe apontar as “declarações de interesses” dos accionistas de referência ?

Joaquim Oliveira :arrow: comprar ad eternum os direitos de transmissão televisiva
Pedro baltazar :arrow: ??
Duarte D’Orey e Tristão Menezes :arrow: ??

Já agora, apresento-me como Sportinguista preocupado, já que este é o meu primeiro post aqui…

Cumprimentos a todos, ha det brå para quem está longe de PT :slight_smile:

Pelo que sei, nem é tanto pela empresa em si, mas mais pela cúpula que segundo se diz é genuinamente Sportinguista… ou seja, pode existir um interesse sincero em que seja um negócio interessante para as duas partes - para a NovaExpressão e para o SCP.

De resto, a NovaExpressão associou-se recentemente à Columbus e é esperado que comece a ganhar peso.

Quanto à SGPS, trata-se de uma holding controlada praticamente a 100% pelo Sporting Clube e cujo objectivo prático é o de contornar a lei das SADs que refere que o Clube Fundador não pode possuir mais de 40% das accões da sua SAD. As decisões referentes à SGPS são tomadas pela direccão do Sporting Clube, que é por sua vez eleita pelos Sócios do SCP.

P.S.: Obrigado plo cumprimento. :wink:

Creio que essa participação não atinge o limite que obriga a comunicar… De qualquer modo, descansem os espíritos mais inquietos, que isto não fui eu que inventei, foi o Sporting que divulgou no comunicado sobre o Lima de Carvalho.

E entretanto, os estatutos dizem que é preciso autorização dos sócios para alienar participações sociais, mas deixem lá isso, como é a SGPS os representantes do Sporting podem fazer o que lhes apetece sem darem cavaco aos sócios que os elegem. :arrow:

PS- Confirma-se que a participação adquirida pela Nova Expressão pertencia ao First Portuguese Fund:

Tinha curiosidade em saber por quanto o fundo vendeu as suas acções (recebeu-as da Sporting SGPS a 2€ cada).

Ora, tendo em consideração o que o Paracelsus pôs aqui, a Orey/FP Players Fund detinha 528.000 acções, as quais segundo a sua comunicação vendeu.

Na mesma comunicação, diz que vendeu igualmente 542.000 acções. Serão supostamente estas as que recebeu do Sporting SGPS a 2€/cada pelo resgate dos passes dos jogadores.

Resta mesmo saber por quanto é que foram transaccionadas…

Quanto ao que faz a SGPS, deixem que lhes diga que, para mim, foi um meio para contornar o disposto no regime das SAD’s (como já aqui foi dito) e também para contornar os estatutos do Sporting, pois o que o Sporting detém é a participação na SGPS e esta, por sua vez, detém acções da SAD, pelo que é “defensável” (apesar de discutível) dizer-se que essas participações da SGPS na SAD não são património do Sporting…

Alguma peixeirada que por aqui vai, muito por culpa do R&C do SCP:

[s]Ora, neste relatório é referido que o Grupo Orey tem 528 000 accões, quando o Comunicado colocado pelo FLL refere que o grupo Orey tinha 520 000 + 22 000 accões (542 000 accões), mas pronto, passando à frente… Estas accões passam para a NovaExpressão… o que pode totalizar 2 370 000 accões, correpondendo a mais de 10% da SAD (parece-me que os dados da primeira notícia não estão lá muito correctos ao referir 9,33% de accões equivalentes a 1,96 milhões de accoes).

A NovaExpressão fica assim como o 3o maior accionista da SAD do Sporting, a seguir ao Clube e à SGPS.[/s]

Esclarecido mais à frente.

Se for isso, são boas notícias. Seria interessante verificar, conhecer as pessoas em causa…

Sim, sei que o objectivo da SGPS é contornar a lei das SADs. A minha questão é mesmo - sendo a SGPS detida a 100% pelo Clube, as regras do clube não se lhe deveriam aplicar ? Enfim, questão jurídica que não tem resposta imediata…

Quem terá comprado o terceiro e último bloco de acções ?

ps2. Jag var i Sverige fem månader… vinter två tusen :wink:

Bate certo.

No ponto 3 do comunicado diz que tinha um lote de 528.000 acções. São aquelas que vêm no R&C que puseste aí.

No ponto 1 diz que tinha um lote de 520.000 e no ponto 2 um lote de 22.000. Tal significa que posteriormente a esse R&C adquiriu-as e nas datas mencionadas vendeu-as.

:offtopic:
Apenas 5 meses e há 8 anos atrás e mesmo assim ainda tens o teu Sueco desenferrujado. Parabéns!

Ah, acho que já percebi (desculpa lá a cabeca confusa)…

Então, o Grupo Orey vendeu 22 000 + 520 000 anteriormente (provavelmente à NovaExpressão, uma vez que esta tem exactamente 542 000 da sua SGPS)… e agora o Grupo Orey vendeu 528 000 (à NovaExpressão uma vez mais, já depois de fechado o R&C)… então é a primeira notícia que está um bocado pró errada :wink:

As 520 + 22 mil acções, são quase de certeza as que passaram para a NovaExpressão. Agora o terceiro lote de 528 mil, como concluis que foram também para a NovaExpressão ? Ou supões ?

A notícia é do Jornal de Negócios online (esqueci de mencionar): [url]http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=313596[/url]

Supõe-se. As 520+22 mil acções foram, quase de certeza, como dizes. Daí no R&C aparecer 542.000.

As 528.000 poderão não ter sido, uma vez que o comunicado não divulga a quem foram vendidas nem por quanto. O que nos ajudaria a saber se a direcção do SCP anda a vender acções ao “preço da chuva” ou não…