Boas
Ja repararam que poderemos ter um onze inicial muitas vezes formado por pouquissimos ou nenhum portugues?
Quantos estrangeiros podem jogar de inicio?
Abraços
Boas
Ja repararam que poderemos ter um onze inicial muitas vezes formado por pouquissimos ou nenhum portugues?
Quantos estrangeiros podem jogar de inicio?
Abraços
Já não há limite de estrangeiros ou extra-comunitários em Portugal. Agora o que existe é um número minimo de jogadores portugueses e formados no clube.
Quanto aos portugueses, não me importo de ter menos desde que a qualidade da equipa aumente, embora seja bonito ter uma equipa com muitos portugueses. Mas ainda assim teremos pelo menos 3 portugueses no onze inicial (Abel, Miguel Veloso e Moutinho).
Já tinha constatado esse facto, o ano passado a base passava por um núcleo de jogadores portugueses e a maioria formada no clube, este ano a lógica vai ser inverter.
Ou seja, há equipas estrangeiras que correm o risco de jogarem com mais portugueses que nós.
Eu prefiro ter mais tugas e sinceramente nesse aspecto estou um pouco triste com o que se passa este ano. Uma das coisas que me dava mais gozo o ano passado era ver o Sporting jogar com 8 ou 9 portugueses, enquanto os outros grandes jogavam com 3, 4 ou 5 tugas. E o facto de termos mais portugueses não fazia com que fossemos mais fracos do que eles que tinham menos portugueses.
Por mim, não havia mais do que 5 ou 6 estrangeiros no plantel completo.
Eu quero é que a equipa ganhe.
Se esta equipa conseguir repetir a vitória da taça e ser campeão e ir à segunda fase da Champions prefiro ter mais estrangeiros.
Isso mesmo. Primeiro que tudo quero que o Sporting ganhe, As vitórias são a alavanca que o Sporting necessita de atingir patamares mais elevados. Se para ganhar tivermos de jogar com 2 sérvios, 3 tiroleses, 1 gabonês, 2 zambianos, 4 brasileiros e 1 Neozelandês tou-me pouco borrifando.
Não é por termos mais estrangeiros este ano que vamos abandonar a aposta na formação. Não podemos é estar à espera de ter Quaresmas, Ronaldos, Nanis etc anualmente a sair da Academia. Existem ciclos mais e menos produtivos.
Que sejam tugas ou nao pouco importarà se o Sporting ganhar, agora sempre nos dà um gostinho especial quando o material é made in portugal e um gostinho ainda mais especial quando é made in academia :victory:
Só espero que com isto, não haja uma perca de identificação com o Sporting, e aquilo que representa em Portugal. É só isso que me assusta, no facto de ter muitos estrangeiros. Normalmente um português tem mais noção da nossa grandeza e daquilo que o Clube representa para os sócios e adeptos.
A esta subida no rácio “estrangeiros/tugas” na equipa não é alheio o facto de terem saído 5 tugas, 3 dos quais eram titulares (Custodio, Nani e Ricardo) e 4 dos quais eram da casa (Martins, Custódio, Nani e Garcia).
Portanto não se trata apenas da totalidade do investimento ter sido feito em estrangeiros (Ismailov, Vukcevic, Gladstone, Purovic e Stojkovic), mas também do facto de a maior parte dos que saíram serem tugas.
Isto para mim é algo preocupante no que diz respeito à formação. Num clube onde se pretendia que 60% da equipa titular fosse oriundo da formação, aquilo que se vê na verdade é que, os que são realmente bons acabam por sair precocemente, e os que vão ficando têm dificuldade em se impôr e acabam por sair, muitas vezes para clubes inferiores, o que é sintomático da sua qualidade.
Ou seja, na verdade a formação está a servir os cofres do clube e não a equipa. O estabelecimento de uma equipa com a espinha dorsal baseada na formação, que se extenda no tempo e protagonize grandes conquistas, e não sirva apenas para gracinhas pontuais, tarda muito a chegar num clube que tanta vaidade tem na sua Academia. Lembro o FCP dos anos 90 que conseguiu manter durante vários anos uma equipa alicerçada em jogadores como Baía, JMPinto, Fernando Couto, Secretário, Paulinho Santos e Domingos, muitos dos quais formados nas escolas do dragão, e com a qual conseguiu enriquecer grandemente o seu palmarés.
O que interessa é a qualidade, e não a nacionalidade… Aparentemente, parece que temos uma equipa mais forte e isso é que é importante. Talvez o lateral esquerdo seja português, (Antunes), mas não sei se será a melhor opção…
Claro q interessa é ganhar mas reparem q nao tens um titular indiscutivel com 25/30 formado em Alvalade ou pelo menos portugues!Tanto o Abel como o Tonel sao 2ªs opçoes!Isto para a reconhecida qualidade da formaçao Leonina parece-me pouco!
E é algo q a curto prazo traz problemas ao clube!
O Abel nao e segunda opçao!
Exactamente o importante é ganhar, apesar de logicamente preferir ter mais portugueses se possível da Academia.
Acho que isto também tem a ver com o facto de o SCP praticamente já não “ir às compras” em Portugal, de há uns anos para cá. O que para mim faz muito sentido:
se formamos do melhor em Portugal (e na Europa, a meu ver), e se assumimos a aposta na formação, não precisaremos, a priori, de comprar no mercado nacional;
quando um Antunes é mais caro que um Romagnoli, está tudo dito;
como já referiu o Eddie, houve uma situação conjuntural que coincidiu com a saída de um grupo de jogadores da casa que deixaram de ser opção para o onze (Custódio, Garcia, Martins), para além dos que eram titulares e foram vendidos (Ricardo, Nani). É a lei do mercado.
Vamos ser sinceros, o unico jogador que saiu da nossa Formação e poderia fazer falta foi o Nani. Não venham com a ladainha de que vendemos todas as nossas pérolas e depois dão exemplos de Custódio, Garcia e Martins. Desculpem lá, mas esses jogadores não são pérolas em lado nenhum e a sua saida foi benéfica ao clube. Já em relação ao Nani, este sim uma pérola que supostamente não poderia sair (segundo Soares Franco) acabou mesmo por sair, porque bateram 25,5 Milhões. Isto é uma quantidade astronómica de dinheiro, era inevitável a sua venda.
Desde que veio SF a politica era manter os nosso formandos mas ao que parece vai tudo continuar na mesma. O Veloso veio com discursos presunçosos de que pelo menos este ano fica (olha, obrigadinho) e o Moutinho não tarda nada tambem se vai embora porque vão bater a clausula mais cedo ou mais tarde. Isto sim, tem de ser prevenido e tratado e não o facto de vermos sair jogadores Portugueses. Só faz falta quem tem qualidade, se existem um conjunto de jogadores Portugueses que não servem os interesses do Sporting então tem de ir embora.
Não gosto nem nunca gostei destes orgulhos bacocos, de que era muito bom vermos o Sporting só com Portugueses formados na Academia. Preocupem-se com jogadores de qualidade e com titulos, que é o que nós queremos. Vamos aproveitar a excelente Academia que temos (para mim a melhror do Mundo a par do Ajax) e vamos contratar bons jogadores moderadamente e pensadamente ao Estrangeiro. :arrow:
Então quem é o “principal” lateral direito?
Equipa que quero ver :
…Stojkovic
Abel…Tonel…Polga…Caneira (?)
…M.Veloso
…J.Moutinho…Izmailov
…Romagnoli
…Liedson…XXXXXXX
XXXXXX = Yannick, Derlei o Purovic
4 o 5 jogadores Tugas. :think:
Na ultima temporada : Ricardo, Abel, Tonel, Caneira, M.Veloso, J.Moutinho, Nani, Yannick (7 o 8 porque Yannick era em concurencia com Bueno e Alecsandro)
Um scenario possivel :
…Stojkovic
Abel…Gladstone…Polga…Ronny
…M.Veloso
…J.Moutinho…Izmailov
…Romagnoli
…Liedson…Derlei o Purovic
3 Tugas…
O que aconteceu tem a ver com o Sporting nao ter uma identidade própria, o que fez que quando pela 1ª vez tiveram dinheiro para gastar voltaram a optar pelo estrangeiro em deterimento pela aposta no jogador da formacao. O caso Varela é um exemplo claro. Se bem que a equipa ainda sofria do sintoma de falta de opcoes, devido à gestao ruinosa de Paulo de Andrade ha 2 anos atrás.
A obcessão pela formação é um caminho errado.
O Sporting deve recrutar nas suas escolas jogadores que provem ser excepcionais, casos de Quaresma, Ronaldo, e mais recentemente Moutinho, Veloso e Nani.
Se o treinador pretende um jogador com determinados caracteristicas ( um exemplo é o caso do avançado ), alto, possante…etc… se não existe na academia um jogador com estas carateristicas, então a solução é ir ao mercado.
Este defeso sairam 3 titulares portugueses, Ricardo, Nani e Caneira, é normal por isso que o numero de estrageiros no onze aumente, não me parece que reflicta uma mudança na filosofia do clube.
Parece-me mais que é uma situação conjuctural, estamos a esquecer que no plantel estão Paulo Ranato, Pereirinha, Adrien Silva, João Gonçalves, quem sabe se algum destes se torna uma surpresa e entra no onze de forma regular ? Já equilibra os pratos da balança.
O Sporting precisa é de ganhar titulos, se o onze tem mais portugueses, brasileiros, argentinos, servios ou russos… who cares ?
E a opcao por comprar lixo e vender jogadores da formacao entre 1995 e 2005 foi a melhor opcao? :boohoo:
Foi nesse periodo que por ex metemos o Caneira a “rodar” até se fartar e ir embora.
Há quem nao tenha ainda percebido que o Sporting tem um orçamento muito mais limitado que outras grandes equipas europeias com quem o Sporting quer concorrer, e a unica coisa que nos salva às vezes é a ligacao sentimental dos jogadores ao clube. Ou se o Caneira fosse sérvio ia estar a fazer força para voltar, ou teria o Moutinho se fosse russo renovado pelos valores que renovou?